Conheça a história de Conor McGregor: carreira, cinturões, fatos interessantes, cartel atualizado e tudo sobre o lutador de MMA

Polêmico, vitorioso e ícone do UFC. Conor McGregor é um dos maiores lutadores de MMA da história e certamente merece um texto especial.

O irlandês mostrou ao mundo o seu poder de fogo e sua flexibilidade para enfrentar adversários em diversas categorias. Venceu dois cinturões, bateu recordes e se tornou temível.

Ficou interessado na história do “Notorious”? Então vem com a gente! Te apresentamos as principais informações sobre o atleta: biografia, cartel, carreira e muito mais.

Quem é Conor McGregor

quem é conor mcgregor
Conor McGregor é um lutador de MMA e boxeador profissional

Conor Anthony McGregor é um lutador irlandês de artes marciais mistas e boxeador profissional. Ele nasceu no subúrbio de Crumlin, em Dublin, no dia 14 de julho de 1988.

O atleta, também conhecido pelo apelido de “Notorious”, é especialista em boxe, taekwondo, jiu-jitsu brasileiro e karatê.

McGregor é um dos maiores lutadores da história do UFC, tendo conquistado cinturões em duas categorias: peso-pena e peso-leve. Atualmente, o irlandês subiu de modalidade e realizou sua terceira luta nos meio-médios.

Além do MMA, o atleta já se aventurou no boxe. Ele enfrentou Floyd Mayweather Jr. no confronto que ficou conhecido como “The Money Fight”, em 2017.

McGregor ficou marcado por várias polêmicas ao longo da carreira, principalmente por ter cultivado uma personalidade explosiva dentro e fora dos ringues.

Como Conor McGregor começou no MMA

quando conor mcgregor começou no mma
Primeira luta oficial de McGregor no MMA foi em 2008

McGregor começou a praticar boxe e kickboxing com 13 anos, mas não recebia o apoio da família – oriunda da classe operária. Ele encontraria resistência dentro de casa antes de iniciar a carreira, principalmente porque a Irlanda nunca foi um polo forte na modalidade.

Seu pai praticamente o obrigava a trabalhar de encanador. No futuro, queria que o filho tivesse uma profissão “comum” e mais estável. Os atritos aumentaram quando Conor decidiu abandonar os estudos para se tornar lutador.

E deu certo. O irlandês começou a sua trajetória nos ringues locais e, em março de 2008, realizou a sua estreia no MMA. A primeira luta oficial foi contra Gary Morris, com direito a vitória por nocaute técnico.

McGregor continuou acumulando vitórias em competições menos expressivas até 2013, quando foi convidado a estrear no UFC. Ele recebeu o convite do próprio Dana White, presidente do evento, que viajou à Irlanda para receber uma homenagem.

Como Conor McGregor chegou ao UFC

como conor mcgregor chegou ao ufc
Irlandês enfrentou Marcus Brimage em sua estreia pelo UFC

Após ser convidado pessoalmente por Dana White, McGregor disputou sua primeira luta no UFC em abril de 2013. Ele se tornou o segundo irlandês a participar do campeonato.

Conor escolheu a categoria peso-pena e venceu Marcus Brimage na estreia, derrotando o norte-americano por nocaute técnico ainda no primeiro round.

Em entrevista após o confronto, White não poupou elogios ao novato. Afirmou categoricamente que o garoto era uma fera e estava impressionado com a sua postura.

Confira outros textos sobre artes marciais: 

História de Conor McGregor

Após estrear com o pé direito, McGregor venceu mais quatro lutas contra Max Holloway, Diego Brandão, Dustin Poirier e Dennis Siver – a primeira por decisão dos juízes e as três últimas por nocaute técnico.

Em julho de 2015, Conor desafiou o brasileiro José Aldo pelo cinturão dos peso-penas. Aldo se machucou e não pôde participar do confronto – Chad Mendes foi escolhido para substituí-lo. No octógono, McGregor venceu a batalha e conquistou o título interino.

Primeiro cinturão de Conor McGregor

primeiro cinturao conor mcgregor
Conor conquistou o primeiro cinturão contra José Aldo

Aldo e McGregor finalmente se enfrentaram em dezembro. O irlandês previu, em entrevista antes da luta, que nocautearia o brasileiro com um gancho de esquerda. E assim o fez, com apenas 13 segundos no relógio.

Conor bateu dois recordes com a conquista do título: primeiro irlandês a sagrar-se campeão do UFC e nocaute por cinturão mais rápido da história.

Em 2016, o lutador subiu para a categoria dos meio-médios e sofreu a sua primeira derrota da carreira no UFC. McGregor recebeu um mata-leão no segundo round, não conseguiu sair do golpe e foi finalizado por Nate Diaz.

Segundo cinturão de Conor McGregor

segundo cinturão conor mcgregor
McGregor faturou o segundo título no UFC contra Alvarez

Conor enfrentou Nate Diaz novamente em 2016 e desta vez venceu a revanche. Pouco tempo depois, decidiu descer para o peso-leve, na tentativa de levantar outro cinturão.

A primeira luta na nova modalidade já foi um desafio de título. McGregor enfrentou Eddie Alvarez em novembro do mesmo ano na arena Madison Square Garden, em Nova Iorque.

Notorious derrubou Alvarez por nocaute técnico no segundo assalto e sagrou-se campeão dos peso-leves. De quebra, se tornou o primeiro lutador masculino da história a deter dois cinturões de categorias diferentes simultaneamente.

Conor perdeu o título por inatividade. Na tentativa de recuperá-lo, em 2018, contra o russo Khabib Nurmagomedov, acabou perdendo por finalização – a sua segunda derrota no UFC.

O irlandês havia dito que se aposentaria do MMA em 2019, mas voltou para os octógonos em 2020. McGregor subiu aos meio-médios e derrotou Donald Cerrone por nocaute técnico, sendo essa a última luta do atleta até o momento.

Veja, a seguir, o cartel de Conor McGregor no UFC. Ao todo, ele disputou 12 lutas: venceu dez e perdeu apenas duas. Ele atuou em três categorias diferentes.

Cartel de Conor McGregor no UFC

Ano Categoria Adversário Resultado
2013 Peso-pena Marcus Brimage Vitória por nocaute técnico
2013 Peso-pena Max Holloway Vitória por decisão dos juízes
2014 Peso-pena Diego Brandão Vitória por nocaute técnico
2014 Peso-pena Dustin Poirier Vitória por nocaute técnico
2015 Peso-pena Dennis Siver Vitória por nocaute técnico
2015 Peso-pena Chad Mendes Vitória por nocaute técnico
2015 Peso-pena José Aldo Vitória por nocaute
2016 Meio-médio Nate Diaz Derrota por finalização
2016 Meio-médio Nate Diaz Vitória por decisão dos juízes
2016 Peso-leve Eddie Alvarez Vitória por nocaute técnico
2018 Peso-leve Nurmagomedov Derrota por finalização
2020 Meio-médio Donald Cerrone Vitória por nocaute técnico

Categorias de Conor McGregor

categorias de conor mcgregor
Notorious já realizou lutas em três categorias diferentes

Conor McGregor está atualmente na categoria meio-médio. O lutador, entretanto, já atuou em outras duas modalidades: peso-leve e peso-pena.

No UFC, três confrontos foram realizados nos meio-médios, dois nos peso-leves e sete nos peso-penas, totalizando 12 batalhas ao todo.

Títulos de Conor McGregor no UFC

  • Cinturão dos peso-penas interino (2015)
  • Cinturão dos peso-penas (2015)
  • Cinturão dos peso-leves (2016)

Maiores rivais de Conor McGregor

maiores rivais conor mcgregor
Khabib é o maior rival de Conor McGregor

O maior rival de Conor McGregor é Khabib Nurmagomedov. O russo foi o segundo lutador da história a derrotar o irlandês no UFC.

Ambos já declararam que a rivalidade já extrapolou o lado pessoal. Não à toa, os dois atletas foram pivôs de uma briga generalizada em 2018, quando se enfrentaram.

Nurmagomedov e McGregor já haviam se estranhado antes do confronto. No octógono, as previsões se confirmaram. O russo venceu a luta, pulou o ringue e foi agredir o técnico de jiu-jitsu do irlandês, Dillon Dennis.

Ainda na confusão, dois amigos de Khabib subiram no ringue para confrontar Conor. Aí as coisas fugiram totalmente do controle e os seguranças tiveram que intervir. O ocorrido rendeu uma suspensão de aproximadamente seis meses ao irlandês.

José Aldo pode ser considerado outro rival de McGregor. O brasileiro estava há nove anos sem perder, quando foi derrotado pelo europeu na disputa do cinturão em 2015. Os atletas já trocaram farpas na época da luta, mas nada tão sério.

Recordes de Conor McGregor no UFC

  • Terceiro campeão da história em duas categorias diferentes
  • Primeiro campeão irlandês da história
  • Nocaute em luta de cinturão mais rápida da história (13 segundos)
  • Primeiro lutador a deter dois cinturões de categorias diferentes simultaneamente
  • Mais prêmios Luta da Noite seguidos da história (5)

Biografia de Conor McGregor

biografia de conor mcgregor
Lutador é pai de dois filhos e tem duas irmãs mais velhas

Conor McGregor tem duas irmãs, Erin e Aoife, e dois filhos, Conor Jack McGregor Jr. e Croia McGregor. Está em relacionamento estável com Dee Devlin desde 2008.

O irlandês tem 77 quilos, 1,75 metros de altura e 188 centímetros de envergadura. Seu atual técnico é John Kavanagh. Ele já foi patrocinado por empresas como Beats, Monster Energy, Reebok, Bud Light e Burger King.

Notorious costuma treinar no ginásio Mjölnir, que fica na cidade de Reykjavík, Islândia. Ao contrário de vários lutadores, não cultiva nenhum ritual pré-luta.

Conor McGregor no boxe

conor mcgregor no boxe
“The Money Fight” foi realizado em agosto de 2017

Não satisfeito com os cinturões do UFC, Conor McGregor decidiu alçar voos em outra arte marcial: boxe. O irlandês enfrentou o famoso lutador Floyd Mayweather Jr. em agosto de 2017, no confronto que ficou conhecido como “The Money Fight”.

Conor e Floyd mediram forças na categoria meio-ligeiro. Mesmo nunca tendo participado de uma luta profissional de boxe na carreira, McGregor mostrou certa habilidade e surpreendeu o mundo ao sobreviver nove assaltos.

Mayweather derrubou Notorious no décimo round por nocaute. O duelo rendeu ao irlandês algo em torno de US$ 100 milhões. Há quem diga que ele tenha ficado afastado do esporte durante quase dois anos devido a boa quantia recebida após a derrota.

Essa foi a única luta de McGregor no boxe até o momento.

Curiosidades de Conor McGregor

curiosidades conor mcgregor
Confira algumas curiosidades sobre o atleta

Já sabemos que Conor McGregor é um lutador completo. Mas você sabia que ele tem um gosto especial por capoeira? Em suas visitas ao Brasil, o irlandês aprendeu algumas técnicas da modalidade. E mesmo fora do país, continua treinando.

Outro fato interessante: quando criança, Notorious era apaixonado por futebol e queria seguir carreira no esporte. A sua família torce pro Manchester United, da Inglaterra. As preferências do até então garoto mudaram e ele pegou gosto pelas artes mariais.

O amor pelos exercícios físicos realmente é parte vital da família McGregor. Sua irmã, Erin, é fisioculturista. Ela ajuda Conor nos treinamentos e faz questão de apoiar o irmão presencialmente nos octógonos.

Já que a Irlanda não é tão famosa por revelar esportistas de alto rendimento, Conor rapidamente tornou-se um ídolo na terra natal. E olha só que moral: ele já foi homenageado pela famosa banda U2 após um concerto.

Sabia que Notorious, além de lutador, é também “vidente”? Ele ficou famoso por prever, antes de algumas lutas, como iria finalizar o confronto. Com José Aldo foi isso. Disse que venceria o brasileiro com um cruzado de esquerda… e assim o fez.

Pra finalizar: duas curiosidades da cultura pop. McGregor ganhou um documentário em 2017 que conta a história da sua carreira. Em 2016, foi representado como um vilão no game Call of Duty: Infinite Warfare.

Polêmicas de Conor McGregor

polemicas conor mcgregor
Conor foi preso em 2019 por roubar e quebra o celular de um fã

Além da briga generalizada com o rival Khabib Nurmagomedov no UFC 229, Conor McGregor já se envolveu em outras polêmicas. E não foram poucas.

Em duas oportunidades (2017 e 2018), o irlandês foi multado por dirigir em velocidade acima do permitido. Ele precisou pagar € 1400 mil pelas punições.

Em novembro de 2017, no Bellator 187, McGregor invadiu o ringue de forma ilegal quando o seu amigo, Charlie Ward, nocauteou um adversário. Durante as comemorações, ele se estranhou com o árbitro Marc Goddard e foi convidado a se retirar do evento.

Em março de 2019, um fã tentou tirar fotos de Conor na saída de uma boate em Miami Beach. O lutador reagiu mal a situação, quebrou o celular do torcedor, foi preso pela polícia local e posteriormente liberado após pagar uma fiança de US$ 5 mil.

Ainda em 2019, McGregor foi filmado agredindo um homem no The Marble Arch Pub, em Dublin. Após investigações das autoridades irlandesas, Notorious foi levado à corte e multado em € 1 mil pela confusão.

Agora você sabe tudo sobre Conor McGregor, um dos maiores lutadores de MMA da história! Gostou deste texto? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite para continuar navegando na Esportelândia! Saca só essas sugestões:

*Última atualização em 5 de janeiro de 2020

Comentários

Salvar
15 Compart.
Compartilhar4
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin11