Você sabe qual esporte é conhecido como a “nobre arte”? Se o seu palpite foi o boxe, acertou em cheio.

Retratado no cinema, em filmes como Rocky, a nobre arte é um esporte que desperta a paixão de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Porém, nem todos que assistem a uma luta sabem como funciona o esporte, quais são os golpes e como é definido o vencedor.

Por isso, fizemos este guia com tudo sobre boxe!

Fique com a gente e conheça todos os detalhes da nobre arte!  

História do Boxe

A origem da nobre arte remonta à Inglaterra, nos séculos 18 e 19. Inicialmente, o esporte era praticado com as mãos descobertas. O surgimento das Regras de Queensberry, em 1867, marcou o início do boxe moderno.

As Regras de Queensberry estabeleceram rounds de três minutos, intercalados por um intervalo de um minuto, e a obrigatoriedade do uso de luvas.

A nobre arte integra os Jogos Olímpicos desde 1904, em Saint Louis, com uma única exceção em 1912, em Estocolmo, quando o esporte foi proibido.

No Brasil, a história da nobre arte teve início com a chegada de alemães e italianos no final do século 19 e início do século 20. As primeiras lutas ocorreram nas docas de Santos e do Rio de Janeiro, envolvendo marinheiros.

Éder Jofre
Éder Jofre é considerado o maior boxeador brasileiro da história

A partir da década de 1960, a nobre arte ganhou popularidade no Brasil graças às conquistas de Éder Jofre, considerado o maior boxeador brasileiro de todos os tempos. Jofre foi campeão mundial em 1961 e 1973, contribuindo significativamente para a disseminação do esporte no país.

Posteriormente, outros pugilistas, como Luis Faustino Pires, Servílio de Oliveira e Adilson “Maguila” Rodrigues, também alcançaram resultados expressivos em suas carreiras.

Entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, Acelino “Popó” Freitas destacou-se ao conquistar quatro títulos mundiais de boxe. O lutador baiano obteve três títulos pela Organização Mundial de Boxe e um pela Associação Mundial de Boxe.

Acompanhe a seguir informações sobre as principais entidades da nobre arte mundial.

Entidades mundiais de Boxe

  • WBA (Associação Mundial de Boxe)
  • WBC (Conselho Mundial de Boxe)
  • OMB (Organização Mundial de Boxe)
  • IBF (Federação Internacional de Boxe)

Existem diversas entidades de boxe ao redor do mundo, mas há um grupo formado pelas quatro principais federações: WBA, IBF, WBC e WBO. 

Essas quatro entidades são as únicas que têm a chancela da IBHOF (International Boxing Hall of Fame) e, consequentemente, reúnem os melhores lutadores do mundo. 

Um mesmo lutador pode ser campeão em mais de uma entidade. Os supercampeões são aqueles que são campeões nas quatro entidades e defenderam o cinturão por 24 meses consecutivos. 

Também são considerados supercampeões os lutadores que já conseguiram defender por mais de cinco vezes o cinturão de sua categoria.

Saiba, mais a seguir, sobre as 4 principais entidades mundiais de boxe!

WBA

Mais antiga entidade da nobre arte do mundo, a WBA (Associação Mundial de Boxe, na tradução para o português) foi fundada em 1921.

Esta é a federação mais tradicional e conceituada do boxe no mundo e conta com 17 categorias, desde o peso-mínimo até o peso-pesado.

WBC

Entre as principais entidades da nobre arte do mundo, o WBC (Conselho Mundial de Boxe) é considerado o mais conhecido. 

Fundado em 1963 por 13 países da América Latina e do Norte, além de França e Inglaterra, é dividido em 17 categorias.

IBF

A IBF (Federação Internacional de Boxe) foi fundada em 1983, nos Estados Unidos. 

Foi essa organização que promoveu a luta entre Mike Tyson e Tony Tucker, em 1987. 

Tyson foi vencedor e, assim passou a ser considerado campeão indiscutível dos pesos-pesados no boxe. 

WBO

A mais nova entre as quatro principais entidades do boxe mundial, a World Boxing Organization (WBO) foi fundada em 1988 por empresários de Porto Rico e República Dominicana. 

Nos últimos anos, a WBO se destacou por a entidade que oferece os melhores pagamentos.

Foi a WBO quem organizou a luta entre o irlandês Conor McGregor, campeão do UFC, e o norte-americano Floyd Mayweather Jr, que acabou vitorioso.

Você ama outros esportes além das Artes Marciais? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Regras da nobre arte

Ainda que seja controlado por diferentes entidades, a nobre arte tem regras padronizadas. O que caracteriza a luta é a permissão para acertar socos nos adversários somente da cintura para cima. 

Na nobre arte, os torneios são divididos por categorias, limitadas por peso.

Entre as regras do boxe, há diferenças do que é utilizado nas principais lutas profissionais e no boxe olímpico. 

Até a Olimpíada de Londres, em 2012, atletas profissionais não poderiam participar do boxe nos Jogos Olímpicos. 

Para a Olimpíada do Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Boxe (AIBA) aprovou uma mudança na regra que permitiu a participação de lutadores profissionais nos Jogos pela primeira vez.

Como é declarado vencedor na nobre arte

Na nobre arte, a vitória de um boxeador pode ser declarada por nocaute, nocaute técnico ou por pontos.

Um boxeador recebe 10 pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha entre 6 e 9 pontos. 

A pontuação leva em consideração os números de golpes que atingirem o adversário, domínio da luta, competitividade, superioridade técnica e tática, além de infrações à regra.

Em geral, os placares dos rounds devem considerar os seguintes cenários:

  • 10 x 9: round equilibrado, com leve vantagem para um dos lutadores;
  • 10 x 8: round com um vencedor claro;
  • 10 x 7: domínio total de um dos lutadores;
  • 10x 6: declarada a vitória de um dos lutadores.

Ao fim de uma luta, se não tiver acontecido um nocaute, são consideradas as pontuações dadas pelos juízes. O boxeador que for mais pontuado pela maioria dos juízes será o vencedor.

Em lutas profissionais, 3 juízes são responsáveis pela contagem de golpes. Já no boxe olímpico, são 5, sendo que, a partir da Olimpíada de Tóquio, a pontuação de todos eles será considerada.

Além do sistema de pontos, há outras formas de definir um vencedor no boxe:

  • Nocaute: quando o adversário cai no chão ou se apoia-se nas cordas, o árbitro conta até 10 e esse atleta não consegue se levantar até o término da contagem;
  • Provocar a queda do adversário 2 a 3 vezes na lona no mesmo round (o número depende da competição);
  • Nocaute técnico: quando um dos pugilistas é golpeado muitas vezes em sequência, e o árbitro considera que ele não consegue suportá-los;
  • Se um dos treinadores jogar a toalha ao chão, o que significa a desistência do combate.

O que não vale na nobre arte

Na nobre arte, os golpes só são considerados pontuáveis se forem acertados de frente ou na lateral da cabeça ou o abdômen do adversário. Golpes nos braços não são pontuáveis;

Soco na nuca, agarrar ou golpes abaixo da cintura são infrações. Quando acontecem, o árbitro dá uma advertência ao pugilista. Se voltar a repetir, o pugilista pode ser desqualificado;

O pugilista não pode desferir nenhum golpe no adversário enquanto ele estiver no chão;

Mordidas também são motivo de advertência e potencial desqualificação.

Duração das lutas da nobre arte

No boxe profissional, é possível que os organizadores definam quantos rounds haverá uma luta. Em geral, as lutas duram até 12 rounds de 3 minutos cada.

Diferentemente do boxe profissional, nos Jogos Olímpicos, a duração das lutas é bem mais curta. A partir da Olimpíada de Tóquio, em 2020, tanto as lutas masculinas quanto femininas terão 3 rounds de 3 minutos.

Ringue

Ringue de boxe

O ringue da nobre arte tem 7,8 metros quadrados, sendo que a área de luta ocupa 6,1. 

Ele deve ficar à altura de 1 metro do chão. A distância das cordas laterais é de 30 centímetros e a corda do topo fica a 1,30 metro do chão do ringue, enquanto a primeira fica a 40 centímetros.

Árbitro

Árbitro de boxe

As lutas da nobre arte são conduzidas por um árbitro central, no ringue. Ele é responsável por controlar o cumprimento das regras pelos pugilistas e intervir quando necessário.

Juízes

Juízes no boxe

As lutas da nobre arte nas Olimpíadas têm 5 juízes. Já os combates do boxe profissional contam com 3 juízes, que são os responsáveis por contar os golpes de cada pugilista e, assim, determinarem o vencedor se não houver um nocaute.

Médico

Médico boxe

As lutas da nobre arte devem ser sempre acompanhadas por um médico, que deve avaliar as condições de casa pugilista, assegurando que os boxeadores têm condições de seguir no combate.

Locutor

Locutor de boxe

O locutor é o responsável por apresentar os pugilistas para o público, assim como o árbitro e os juízes. É ele também quem anuncia o resultado da luta.

Assistentes

Assistentes de boxe

É permitido que cada boxeador tenha o auxílio de quatro assistentes. Eles devem ficar atrás do poste, seja no corner vermelho ou azul, e têm a responsabilidade de cuidar dos ferimentos do pugilista, orientá-lo durante a luta e jogar a toalha se acharem que ele não têm condições de continuar na luta. Em inglês, uma expressão comum utilizada para definir esses assistentes é “cutman”.

Categorias da nobre arte

As categorias da nobre arte, assim como as demais artes marciais, seguem os pesos dos lutadores.

Algumas das principais entidades mundiais, como a WBA e a WBC, contam com 17 categorias.

Já nas Olimpíadas, o boxe masculino tem 10 categorias, enquanto o boxe feminino é disputado em apenas 3.

Categorias da nobre arte masculina nas Olimpíadas

  • Mosca ligeiro – até 49 kg
  • Mosca – até 52 kg
  • Galo – até 56 kg
  • Leve – até 60 kg
  • Meio-ligeiro – até 64 kg
  • Meio-médio – até 69 kg
  • Médio – até 75 kg
  • Meio-pesado – até 81 kg
  • Pesado – até 91 kg
  • Super pesado – acima de 91 kg

Categorias da nobre arte feminina nas Olimpíadas

  • Mosca – até 51 kg
  • Leve – até 60 kg
  • Meio-pesado – até 81 kg

Golpes da nobre arte

  • Jab
  • Direto
  • Cruzado
  • Uppercut
  • Gancho

Jab

Jab no boxe

O jab é um soco lançado com a mão que está à frente da guarda.

Direto

Direto no boxe

Direto é um soco mais potente lançado com a mão que está atrás da guarda.

Cruzado

Cruzado no boxe

O cruzado é um golpe lateral, de curta distância.

Uppercut

Uppercut

Uppercut é um golpe executado de baixo para cima, tendo como alvo preferencial o queixo do adversário.

Gancho

Gancho no boxe

O gancho é um golpe feito com um movimento semicircular curto que visa atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário, com ângulo mais aberto que o cruzado.

Além dos golpes, confira outros termos muito utilizados no boxe:

  • Clinch: quando os pugilistas estão se segurando ou se apoiando sem trocar golpes.
  • Esquiva: ato de desviar dos golpes do oponente.
  • Guarda: posição inicial do combate, com uma perna levemente à frente da outra e as mãos posicionadas na altura do rosto.
  • Knockdown: quando um pugilista cai com um soco do adversário
  • Sparring: nome dado ao pugilista que auxilia no treino.

Vá além das Artes Marciais! Confira também outros conteúdos do Esportelândia:

Benefícios da nobre arte

Boxe feminino

Nem todos os praticantes de boxe têm o objetivo de competir. Muitas pessoas, inclusive mulheres, têm recorrido ao esporte pois os treinamentos de boxe, quando bem orientados, oferecem uma série de benefícios para a saúde.

Entre os principais benefícios proporcionados pelo boxe, podemos destacar:

  • Aumento da coordenação motora;
  • Alívio de estresse;
  • Emagrecimento progressivo;
  • Defesa pessoal;
  • Melhor composição corporal;
  • Aumento da autoestima.

Para tirar o melhor proveito dos treinamentos e movimentos do boxe, é recomendável que os praticantes utilizem os equipamentos adequados. Confira quais são eles logo abaixo!

Equipamentos de Boxe

  • Luvas
  • Protetor bucal
  • Short ou bermuda
  • Capacetes
  • Saco de pancada
  • Pêra ou Punching Ball
  • Teto-solo
  • Cordas

Luvas

Luvas de boxe

Principais equipamentos do boxe, as luvas usadas nos Jogos Olímpicos têm peso de 10 onças, o equivalente a 284 gramas. Porém, é possível encontrar luvas entre 6 e 16 onças.

Para iniciantes no boxe, é recomendável usar as luvas de sparring. Ela se assemelha à luva de competição, mas tem um formato maior, é acolchoada e com peso bem distribuído e equilibrado.

É possível encontrar kits de boxe, com bandagens acompanhando as luvas.

Protetor bucal

Protetor bucal de boxe

O protetor bucal é obrigatório no boxe. Além de proteger os dentes, ele evita lesões na mandíbula, no queixo e na coluna cervical.

Esse equipamento é individual e jamais deve ser compartilhado, para não haver risco de transmissão de doenças.

Short ou bermuda

Short boxe

Short, bermuda ou calção… Não importa qual termo você prefira. O importante é utilizar a vestimenta de boxe no tamanho certo, para assegurar mobilidade e conforto durante os treinamentos e lutas.

Capacetes

Capacete no boxe

O uso de capacetes no boxe acontece apenas nas lutas femininas dos Jogos Olímpicos. Desde a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, o uso do capacete, assim como de camisetas, foi banido do boxe masculino.

No entanto, para quem está iniciando os treinamentos no boxe, o uso de um protetor de cabeça, principalmente se o treinamento consiste em sua maior parte em sparring.

Saco de pancada

Saco de pancada do boxe

Equipamento para treinamentos de boxe, é usado na aplicação de socos para melhorar a força, técnica e combinações de golpes.

É possível encontrar kits de boxe que venham com luvas e sacos de pancada.

Pêra ou Punching Ball

Punching ball

A pêra ou punching ball é usada em treinamentos para melhorar a resistência dos braços e mãos. Além disso, é o equipamento de boxe ideal para os lutadores treinarem a aplicação e, principalmente, a agilidade dos seus golpes.

Teto-solo

Teto solo

O teto-solo é uma pequena bolsa de ar suspensa por duas cordas elásticas, presas no teto e no solo. Esse equipamento pode variar em tamanho, formato, e elasticidade, para oferecer diferentes níveis de treinamentos.

Cordas

Corda

Os treinos de boxe exigem o uso de cordas, para melhorar a agilidade das pernas, algo fundamental na movimentação durante o combate. Além disso, a corda é usada para melhorar o condicionamento físico.

Com o uso dos equipamentos adequados, qualquer praticante de boxe pode desfrutar dos benefícios deste esporte.

Se você quer aprender mais sobre artes marciais, confira também:

Tudo sobre Muay Thai: história, técnicas, golpes e benefícios

Agora que você sabe tudo sobre Boxe, aproveite para conhecer mais sobre a história e os detalhes de outros esportes: