Quantos rounds tem uma luta de boxe? Como é declarado o vencedor? Conheça as principais regras do boxe e se torne expert no esporte

Você sabe quais as diferenças entre as regras do boxe profissional e do boxe olímpico?

Não se preocupe caso não saiba a resposta. Se você quer conhecer todos os detalhes das regras do boxe, está no lugar certo!

Fique com a gente para entender como funcionam as lutas de boxe, sua duração, como é declarado o vencedor e tudo o que precisa para acompanhar os combates do esporte!

Regras do Boxe

Regras do boxe

Ainda que seja controlado por diferentes entidades, o boxe tem regras padronizadas. O que caracteriza a luta é a permissão para acertar socos nos adversários somente da cintura para cima. 

No boxe, os torneios são divididos por categorias, limitadas por peso.

Entre as regras do boxe, há diferenças do que é utilizado nas principais lutas profissionais e no boxe olímpico.

Até a Olimpíada de Londres, em 2012, atletas profissionais não poderiam participar do boxe nos Jogos Olímpicos. 

Para a Olimpíada do Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Boxe (AIBA) aprovou uma mudança na regra que permitiu a participação de lutadores profissionais nos Jogos pela primeira vez.

Como é declarado vencedor no Boxe

Esquiva Falcão declarado vencedor em luta do boxe

No boxe, a vitória de um boxeador pode ser declarada por nocaute, nocaute técnico ou por pontos.

Um boxeador recebe 10 pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha entre 6 e 9 pontos. 

A pontuação leva em consideração os números de golpes que atingirem o adversário, domínio da luta, competitividade, superioridade técnica e tática, além de infrações à regra.

Em geral, os placares dos rounds devem considerar os seguintes cenários:

  • 10 x 9: round equilibrado, com leve vantagem para um dos lutadores;
  • 10 x 8: round com um vencedor claro;
  • 10 x 7: domínio total de um dos lutadores;
  • 10x 6: declarada a vitória de um dos lutadores.

Ao fim de uma luta, se não tiver acontecido um nocaute, são consideradas as pontuações dadas pelos juízes. O boxeador que for mais pontuado pela maioria dos juízes será o vencedor.

Em lutas profissionais, 3 juízes são responsáveis pela contagem de golpes. Já no boxe olímpico, são 5, sendo que, a partir da Olimpíada de Tóquio, a pontuação de todos eles será considerada.

Além do sistema de pontos, há outras formas de definir um vencedor no boxe:

  • Nocaute: quando o adversário cai no chão ou se apoia-se nas cordas, o árbitro conta até 10 e esse atleta não consegue se levantar até o término da contagem;
  • Provocar a queda do adversário 2 a 3 vezes na lona no mesmo round (o número depende da competição);
  • Nocaute técnico: quando um dos pugilistas é golpeado muitas vezes em sequência, e o árbitro considera que ele não consegue suportá-los;
  • Se um dos treinadores jogar a toalha ao chão, o que significa a desistência do combate.

O que não vale no boxe

Golpe baixo no boxe
Golpe abaixo da linha de cintura não é permitido no boxe

No boxe, os golpes só são considerados pontuáveis se forem acertados de frente ou na lateral da cabeça ou o abdômen do adversário. Golpes nos braços não são pontuáveis.

Soco na nuca, agarrar ou golpes abaixo da cintura são infrações. Quando acontecem, o árbitro dá uma advertência ao pugilista. Se voltar a repetir, o pugilista pode ser desqualificado.

O pugilista não pode desferir nenhum golpe no adversário enquanto ele estiver no chão.

Mordidas também são motivo de advertência e potencial desqualificação.

Duração das lutas de boxe

Afinal, quantos rounds tem uma luta de boxe? No boxe profissional, é possível que os organizadores definam quantos rounds haverá uma luta. Em geral, as lutas duram até 12 rounds de 3 minutos cada.

Diferentemente do boxe profissional, nos Jogos Olímpicos, a duração das lutas é bem mais curta. A partir da Olimpíada de Tóquio, em 2020, tanto as lutas masculinas quanto femininas terão 3 rounds de 3 minutos.

Você ama outros esportes além das Artes Marciais? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Ringue de boxe

Ringue de boxe

O ringue de boxe tem 7,8 metros quadrados, sendo que a área de luta ocupa 6,1. 

Ele deve ficar à altura de 1 metro do chão. A distância das cordas laterais é de 30 centímetros e a corda do topo fica a 1,30 metro do chão do ringue, enquanto a primeira fica a 40 centímetros.

Árbitro de lutas de boxe

Árbitro de boxe

As lutas de boxe são conduzidas por um árbitro central, no ringue. Ele é responsável por controlar o cumprimento das regras pelos pugilistas e intervir quando necessário.

Juízes de boxe

Juízes no boxe

As lutas de boxe nas Olimpíadas têm 5 juízes. Já os combates do boxe profissional contam com 3 juízes, que são os responsáveis por contar os golpes de cada pugilista e, assim, determinarem o vencedor se não houver um nocaute.

Médico

Médico boxe

As lutas de boxe devem ser sempre acompanhadas por um médico, que deve avaliar as condições de casa pugilista, assegurando que os boxeadores têm condições de seguir no combate.

Vá além do mundo do Boxe! Confira também nossos outros conteúdos:

Locutor

Locutor de boxe

O locutor é o responsável por apresentar os pugilistas para o público, assim como o árbitro e os juízes. É ele também quem anuncia o resultado da luta.

Assistentes

Assistentes de boxe

É permitido que cada boxeador tenha o auxílio de quatro assistentes. Em inglês, uma expressão comum utilizada para defini-los é “cutman”.

Eles devem ficar atrás do poste, seja no corner vermelho ou azul, e têm a responsabilidade de cuidar dos ferimentos do pugilista, orientá-lo durante a luta e jogar a toalha se acharem que ele não têm condições de continuar na luta. 

É claro que nenhum boxeador gosta de jogar a toalha, mas, às vezes, é preferível não correr o risco de sofrer lesões graves.

Antes de partir para os combates, lembre-se de utilizar todos os equipamentos de boxe.

Agora que você sabe tudo sobre as regras de boxe, aproveite para conferir mais conteúdos sobre artes marciais:

Comentários

Salvar