fbpx
Saiba tudo sobre as posições no vôlei, as funções de cada jogador nos sistemas táticos do voleibol e como funciona o rodízio

Nos jogos da Seleção Brasileira de vôlei ou da Superliga, você sabe o que o comentarista quer dizer quando fala que houve um ataque da saída ou da entrada de rede? E um ponteiro-passador, você sabe o que é?

Não se preocupe se você não domina todos esses termos. Estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre as posições do vôlei, as movimentações em quadra e os sistemas táticos!

Fique com a gente, se torne expert e não tenha mais dúvidas nas transmissões de voleibol! 

Posições do vôlei

  • Levantador
  • Oposto
  • Ponteiro (Pontas)
  • Central ou meio-de-rede
  • Líbero

Cada equipe de vôlei é composta por 6 jogadores. Porém, no voleibol profissional, é comum vermos os times titulares escalados com 7 atletas.

Isso acontece porque além dos 6 tradicionais, há um jogador com funções exclusivamente defensivas, que atua na posição de líbero. Esse atleta tem camisa de cor diferente dos companheiros de time.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre as posições dos jogadores e suas funções no voleibol.

Levantador

Fofão levantadora da seleção brasileira
Fofão foi a levantadora da Seleção Brasileira no primeiro ouro olímpico do vôlei feminino

Todas as jogadas ofensivas no voleibol passam pelas mãos do levantador. Assim como o quarterback no futebol americano, ele é responsável por armar os ataques, passando ou “levantando” a bola para aquele que será o responsável por atacar.

Os levantadores precisam ser precisos nos passes e ter atenção ao posicionamento do time adversário, para saberem para qual companheiro de time devem direcionar o levantamento, evitando bloqueios.

A função de levantador está diretamente relacionada aos sistemas táticos do vôlei.

Jogadores de vôlei que atuam como levantadores

  • Maurício
  • Fernanda Venturini
  • Ricardinho
  • Fofão
  • Dani Lins
  • Bruninho

Oposto

Sheilla oposto da seleção brasileira de vôlei
Jogando como oposto, Sheilla se tornou uma das melhores jogadores de vôlei de todos os tempos

Maior especialista em pontuar em uma equipe de vôlei, o oposto recebe esse nome por atuar sempre na posição oposta à do levantador. Como são experts em ataque, eles são boas opções para vir do fundo da quadra e atacar antes da linha de três metros.

Cabe ao oposto ser o desafogo do levantador em situações mais críticas. Por isso, os jogadores com essa função são comumente chamados de “bola de segurança”.

Alguns dos melhores opostos são canhotos, como os medalhistas olímpicos pela seleção brasileira André Nascimento e Leila.

Jogadores de vôlei que atuam como opostos

  • Marcelo Negrão
  • Leila
  • André Nascimento
  • Sheilla
  • Wallace
  • Tandara

Ponteiro ou ponta

Giba ponta da seleção brasileira de vôlei
Um dos melhores pontas da história, Giba está no hall da fama do vôlei

Esses jogadores são responsáveis por atacar das posições 2 e 4 (saída e entrada de rede). Além de terem a função de ajudar na pontuação do ataque, auxiliam o líbero nos passes na defesa.

Dessa forma, é comum ouvirmos “ponteiro-passador”, quando há referência a um jogador que é bom na recepção e também aparece como uma opção ofensiva para o levantador.

Para o equilíbrio tático da equipe, o mais comum é que os treinadores optem por um ponteiro especialista em recepção, o passador, e outro que se dedique mais ao ataque.

A escalação de dois pontas exclusivamente especialistas no ataque tende a prejudicar a recepção e comprometer a participação dos centrais, diminuindo as alternativas de passe para o levantador.

Jogadores de vôlei que atuam como pontas

Central ou meio-de-rede

Fabiana central da seleção brasileira de vôlei
A central Fabiana é uma das jogadoras bicampeãs olímpicas pela Seleção Brasileira

O central é, normalmente, um dos atletas mais altos do time de vôlei. Cabe ao jogador dessa função atacar da posição 3, no meio-de-rede. Além disso, exerce papel muito importante no bloqueio.

São os centrais que recebem as bolas mais baixas e rápidas do levantador no ataque.

Quando estão posicionados no fundo de quadra, geralmente, os centrais dão lugar ao líbero.

Jogadores de vôlei que atuam como centrais

  • Carlão
  • Ana Paula
  • Gustavo
  • Fabiana
  • Lucão
  • Thaísa

Líbero

 

Serginho líbero da seleção brasileira de vôlei
Medalhista em quatro Olimpíadas, Serginho é considerado o melhor líbero da história

A função do líbero no voleibol foi criada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em 1998. Esse jogador é facilmente identificado, já que utiliza uniforme de cor diferente dos companheiros de time.

O líbero tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.

Geralmente, os líberos substituem os centrais que estão posicionados no fundo de quadra de acordo com o rodízio — mais adiante, explicaremos com mais detalhes como funciona o rodízio.

Ainda que possa haver exceções, jogadores dessa função costumam ser mais baixos e ágeis, para não deixar a bola cair no chão. Eles também costumam se encarregar do levantamento caso o levantador tenha feito o primeiro dos três toques ou esteja distante da bola.

Jogadores de vôlei que atuam como líberos

  • Serginho
  • Fabi
  • Camila Brait
  • Maíque

Regras e posições no voleibol

rodízio no vôlei
No rodízio no vôlei os jogadores se movimentam em sentido horário

Ainda que as funções dos jogadores no vôlei sejam bem definidas, as regras do voleibol determinam o posicionamento dos atletas em quadra. Antes de o saque ser feito, todos os jogadores devem respeitar as 6 posições, para que a equipe não seja punida com a perda de ponto.

Em quadra, as posições dos jogadores de um time de vôlei são enumeradas de 1 a 6. O responsável pelo saque é o número 1, enquanto o jogador logo à sua frente e mais próximo à rede ocupa a posição 2.

Os demais jogadores perto da rede ficam nas posições 3 e 4, enquanto os outros dois no fundo da quadra ocupam as posições 5 e 6.

  • A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.
  • A posição n.º 2 chama-se saída de rede.
  • A posição n.º 3 chama-se meio de rede.
  • A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.
  • A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda.
  • A posição n.º 6 chama-se defesa central.

A troca de posições em quadra obedece à regra do rodízio.

Rodízio de posições do vôlei

Sempre que a equipe for sacar, deve ser feito um rodízio entre os jogadores, no sentido horário. Assim, o atleta que ocupava a posição 2 será o responsável pelo saque, enquanto aquele que sacava passa para a posição 6.

Depois que a equipe sacar, é permitido que os jogadores se movimentem livremente na quadra. Mas, aqueles que estavam nas posições 1, 5 e 6 (no fundo de quadra) não podem atacar além da linha de três metros, senão haverá uma “invasão” e será marcado ponto para o time adversário.

A forma como os atletas devem se movimentar em quadra após o saque respeita as funções de cada um deles. Por exemplo, os levantadores tendem a se posicionar mais próximos à rede, na posição central, para que possam receber o passe e efetuarem o levantamento.

A definição de quem será o responsável pelo ataque depende da leitura de jogo do levantador. Porém, os treinadores orientam seus comandados sobre quais são as melhores posições de ataque de acordo com a formação de rede do time adversário. 

Grandes técnicos de vôlei, como Bernardinho e José Roberto Guimarães, se especializaram em treinar os melhores movimentos ofensivos, sempre surpreendendo a defesa adversária. 

Já quando a equipe está defendendo, deve haver sempre preocupação com o posicionamento correto do bloqueio e em cobrir a quadra, para não deixar a bola tocar o chão. 

Agora que você já sabe tudo sobre as posições do vôlei, alimente sua paixão pelo esporte com outros conteúdos: 

*Última atualização em 4 de outubro de 2019

Ficha Técnica
Título
Posições do vôlei: entenda as funções e o rodízio em quadra
Resumo
Saiba tudo sobre as posições no vôlei, as funções de cada jogador nos sistemas táticos do voleibol e como funciona o rodízio
Autor

Comentários

Salvar