fbpx
Conheça toda a história do Voleibol desde quando foi criado até hoje. Veja ainda os títulos e recordes do Brasil no Vôlei

Quem acompanha a Superliga ou jogos da Seleção Brasileira, seja a feminina ou a masculina, pode não se atentar que a história do voleibol começou no fim do século 19, em uma relação direta com o basquete.

Pode até ser surpreendente, mas você sabia que a ideia do criador do voleibol era desenvolver um esporte que não fosse tão cansativo e não envolvesse contato físico como o basquete?

Desde a criação do esporte, muitas regras do vôlei mudaram, até chegar ao que vemos nos jogos de vôlei atualmente, como o fim da vantagem e a introdução do líbero.

Fato é que o voleibol tem se consolidado como um dos esportes mais populares do Brasil. Nas quadras, já são 5 medalhas de ouro em Olimpíadas — 3 dos homens e duas das mulheres, além de 3 medalhas de ouro no vôlei de praia.  

Quer conhecer um pouco mais da história do voleibol? Vem com a gente!

Infográfico: a história do voleibol

Infográfico todos os detalhes da história do voleibol

Quem inventou o voleibol?

O inventor do voleibol foi o norte-americano William G. Morgan. Ele era diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Quando surgiu o voleibol?

William G. Morgan criou o voleibol em 1895, em uma história diretamente relacionada ao basquete, que havia surgido 4 anos antes.

A pedido do pastor Lawrence Rinder, o então diretor da ACM de Holyoke buscava um esporte que não fosse tão desgastante e com contato físico como o basquete, para que pessoas mais velhas pudessem se sentir mais confortáveis.

Morgan então idealizou um esporte com uma rede como a do tênis, mas com altura de 1,98 metro (desde o chão até o topo da rede). As equipes deveriam, portanto, rebater uma câmara da bola de basquete sobre essa rede.

William G. Morgan, criador do vôlei
O norte-americano William G. Morgan foi o criador do voleibol, em 1895

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Como era chamado o voleibol logo que surgiu?

Inicialmente, o voleibol não recebeu esse nome. Quando foi criado, em 1895, o esporte foi denominado mintonette. Somente um ano depois, em uma convenção entre professores de educação física dos Estados Unidos, realizada no Springfield’s College, Dr. A.T. Halstead sugeriu que o esporte recebesse o nome de voleibol.

A mudança de nome foi uma consequência do objetivo do esporte.

Qual é o objetivo do voleibol?

Justamente por ser um esporte cujo objetivo é rebater uma bola sobre uma rede, o voleibol recebeu esse nome. Porém, essa é uma ideia um pouco resumida de como é o jogo.

Para pontuar em uma partida de vôlei, as equipes devem, além de passar a bola sobre a rede, buscar com que ela caia no chão no lado da quadra adversária. Os times pontuam também quando o adversário manda a bola para fora dos limites da quadra.

Há ainda outras formas de uma equipe pontuar no voleibol, em consequência de violações do adversário, como:

  • encostar na rede;
  • dar mais do que três toques na bola antes de passá-la para a quadra adversária;
  • invadir o lado da quadra adversária, tanto por cima quanto por baixo da rede;
  • o jogador que está no fundo da quadra atacar além da linha de 3 metros.

Onde é praticado o voleibol?

Criado em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1895, o voleibol chegou ao Canadá no início do século seguinte. Fora da América do Norte, os primeiros países a praticarem o vôlei foram asiáticos, como China, Filipinas e Japão.

Na América do Sul, o voleibol chegou primeiro ao Peru, em 1910. O esporte foi apresentado aos peruanos em uma missão governamental, cujo objetivo era organizar a educação primária do país.

Em 1947, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi fundada em Paris. O Brasil foi um dos países fundadores, assim como Egito, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Iugoslávia, Polônia, Portugal, Romênia, Checoslováquia e Uruguai.

Dois anos depois da fundação da FIVB, foi disputado o primeiro campeonato mundial na Checoslováquia, vencido pela Rússia.

No Brasil, a história do vôlei começou logo depois da chegada do esporte à América do Sul.

Vá além do mundo do Vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:

Como começou a história do voleibol no Brasil?

O voleibol chegou ao Brasil na segunda década do século 20. Há versões que indicam que o esporte no país, inicialmente, foi praticado no Colégio Marista do Recife e também na Associação Cristã de Moços de São Paulo.

Em 1923, o Fluminense foi o primeiro clube do Brasil a adotar o vôlei. O clube carioca criou um torneio aberto para os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.

Foi no ginásio do Fluminense, em 1951, que foi o disputado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol.

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, a antiga CDB, em conjunto com a Federação Carioca. O Brasil foi campeão tanto da competição masculina quanto do torneio masculino.

A partir da fundação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em 1954, o esporte passou a se difundir mais no país. Porém, a popularidade do vôlei no Brasil se tornou ainda maior quando as seleções começaram a se destacar nos Jogos Olímpicos.

Seleção Brasileira de vôlei feminino bicampeã olímpica

Quando o voleibol virou esporte olímpico?

O voleibol se tornou esporte olímpico a partir da Olimpíada de 1964, disputada em Tóquio. A confirmação da entrada do esporte nos eventos dos Jogos Olímpicos havia sido confirmada dois anos antes, no Congresso de Sofia, na Bulgária.

O primeiro país campeão olímpico no voleibol masculino foi a Rússia. A Checoslováquia recebeu a medalha de prata, enquanto o Japão ficou com o bronze.

Já entre as mulheres, o Japão recebeu a primeira medalha de ouro do voleibol na história das Olimpíadas. A Rússia ficou com a prata, e a Polônia recebeu o bronze.

O Brasil passou a ser reconhecido como uma potência olímpica do voleibol a partir da década de 1980. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi consagrada a “geração de prata”, como ficou conhecido o time comandado por Bebeto de Freitas, que recebeu a primeira medalha do Brasil no esporte em olimpíadas.

Aquela equipe contou com jogadores como Bernard, Renan, Bernardinho, Marcus Vinícius e William. Desde a “geração de prata”, o Brasil passou a figurar com frequência no pódio das Olimpíadas no vôlei, consolidando o esporte como um dos mais populares no país.

Desempenho do Brasil no vôlei em Olimpíadas

Brasil campeão olímpico de vôlei em Barcelona, em 1992
Seleção Brasileira de voleibol masculina foi campeã olímpica pela primeira vez em 1992, em Barcelona

Depois de conquistar a prata no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de 1984, o Brasil passou a colecionar medalhas.

Em 1992, em Barcelona, a Seleção Brasileira foi campeã olímpica, sob o comando de José Roberto Guimarães. O time responsável por conquistar a medalha de ouro contava com Maurício, Marcelo Negrão, Giovane, Paulão, Carlão e Tande.

Os primeiros resultados positivos do Brasil no voleibol feminino vieram a partir da década de 1990, com Bernardinho como treinador.

Sob seu comando, a equipe conquistou sua primeira medalha olímpica, o bronze, em Atlanta, na Olimpíada de 1996. Aquela edição ficou marcada pela rivalidade das brasileiras com a seleção cubana, marcante por seu sistema tático.

Nos Jogos Olímpicos seguintes, o Brasil acumulou mais 4 medalhas de ouro, totalizando 5.

No masculino, além da campanha vitoriosa em Barcelona, o país chegou ao lugar mais alto do pódio em Atenas, em 2004, e no Rio de Janeiro, em 2016.

Já no feminino, a equipe do técnico José Roberto Guimarães foi bicampeã olímpica em Pequim’2008 e Londres’2012.

No vôlei de praia, o Brasil tem mais 3 medalhas de ouro. Jaqueline Silva e Sandra Pires venceram a primeira edição do esporte nas Olimpíadas, em Atlanta, em 1996.

No masculino, por sua vez, Emanuel e Ricardo foram campeões olímpicos em 2004, em Atenas, enquanto Alisson e Bruno Schmidt, sobrinho de Oscar Schmidt, conquistaram o ouro no Rio de Janeiro, em 2016.

Agora que você sabe tudo sobre a história do Vôlei, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: 

* Última atualização em 05/08/2019

Ficha Técnica
Título
História do Voleibol: Quando surgiu e chegada ao Brasil
Resumo
Conheça toda a história do Voleibol desde quando foi criado até hoje. Veja ainda os títulos e recordes do Brasil no Vôlei
Autor

Comentários

Salvar