Gustavo Bala Loka é o representante do Brasil no BMX Freestyle em Paris 2024, sendo considerado um dos melhores do mundo no esporte, o atleta chega para brigar por medalha.

Nascido e criado em São Paulo, o atleta vem mostrando que pode entregar grandes desempenhos esportivos para o Brasil, já que tem apenas 21 anos.

Porém, qual é a sua história? Quais títulos já conquistou? Veja a seguir tudo sobre a carreira de Gustavo Bala Loka.

História de Gustavo Bala Loka

Gustavo, nascido na Cohab 2, periferia de Carapicuíba, começou no BMX dirt jump aos sete anos, praticando na pista Caracas Trail. Após assistir a um campeonato em Carapicuíba, pediu ao pai uma bicicleta BMX.

Na época, bicicletas de 16 polegadas não eram fabricadas no Brasil e importar era inviável financeiramente. Então, seu pai improvisou: foi a um ferro-velho em Osasco, encontrou uma bicicleta e a adaptou com peças de BMX para que Gustavo pudesse praticar.

Por que o apelido Bala Loka?

Seu apelido “Bala Loka” surgiu durante o aprendizado. Ao pedalar em alta velocidade para pular uma rampa, Gustavo perdeu o controle, calculou mal e caiu. Despertou assustado, com o pai jogando água em seu rosto.

Seus amigos, vendo sua velocidade e coragem, começaram a chamá-lo de “Bala Loka”, nome que ele carrega até hoje.

Gustavo Bala Loka
Divulgação/Icon Sports

Primeiras competições de Gustavo Bala Loka

Em 2016, Gustavo foi convocado pela Confederação Brasileira de Ciclismo para participar de um Campeonato Mundial. Em 2017, aos 15 anos, venceu uma etapa da Copa do Mundo de BMX Freestyle na China.

Embora o Brasil não tenha conseguido classificar representantes no BMX park para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Gustavo focou em Paris 2024.

Nos Jogos Sul-Americanos de 2022 em Assunção, conquistou a medalha de bronze no BMX Livre. No Campeonato Pan-Americano de BMX Park Freestyle de 2022 em Lima, também obteve a medalha de bronze, já mostrando que poderia entregar um grande desempenho.

No início de 2023, conquistou outra medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de BMX, ficando atrás de Daniel Dhers e Kenneth Tencio. Em julho de 2023, alcançou o primeiro Top 10 do Brasil em uma etapa da Copa do Mundo.

Como Gustavo Bala Loka chegou para Paris 2024

Em agosto de 2023, ocupando a 12ª posição no ranking internacional do BMX Freestyle Park, Gustavo participou do Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano da UCI em Glasgow, Escócia, onde terminou em décimo lugar.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, Chile, conquistou a medalha de bronze no BMX Freestyle. Em dezembro de 2023, foi indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o melhor do país na categoria BMX Ciclismo Livre durante o Prêmio Brasil Olímpico.

Em 2024, participou de duas etapas da Série de Classificação Olímpica, em maio em Xangai e em junho em Budapeste. Em Xangai, terminou em 8º lugar e em Budapeste, ficou na quarta posição geral, garantindo uma das seis vagas para os Jogos Olímpicos.

Conquistas de Gustavo Bala Loka

  • 3x Campeão brasileiro
  • Bronze nos jogos sul-americanos 2022
  • 2x Bronze no Campeonato Pan-Americano 2022 e 2023
  • Bronze no Pan-Americano de Santiago de 2023

Agora que você já sabe sobre a carreira de Gustavo Bala Loka, confira mais sobre o BMX