Imagine correr de bicicleta em alta velocidade em pistas ovais, tentando evitar se chocar com outros ciclistas. Essa é a realidade dos atletas do ciclismo de pista.
As disputas de ciclismo de pista envolvem diversas provas, desde sprints explosivos até corridas de resistência.
Em muitos casos, os acidentes são inevitáveis devido às altas velocidades e à proximidade dos competidores. Porém, também existem competições onde os ciclistas enfrentam a pista sozinhos, contra o relógio.
Quer entender melhor essa história? Continue no texto para conferir todos os detalhes do ciclismo de pista.
História do ciclismo de pista
Uma das principais modalidades do ciclismo, o ciclismo de pista surgiu no fim do século 19, na Europa.
Sua primeira participação em Jogos Olímpicos foi logo na primeira edição da era moderna, em 1896, em Atenas.
Desde então, a modalidade esteve fora do programa olímpico somente em Estocolmo, em 1912, quando foram disputadas apenas provas do ciclismo de estrada.
O ciclismo de pista, dessa maneira, tem uma certa tradição no cenário olímpico, o que a coloca como uma das competições mais importantes dos Jogos.
As mulheres passaram a competir no ciclismo de pista em Jogos Olímpicos apenas em 1988, em Seul.
O ciclismo de pista é uma modalidade derivada do ciclismo de estrada, mas realizada em pistas construídas exclusivamente para a sua disputa, os velódromos.
As provas variam desde sprints explosivos até corridas de resistência, e exigem dos atletas a tomada de decisão, estratégia e precisão para evitar colisões e maximizar o desempenho em cada volta da pista.
Velódromos do ciclismo de pista
Os velódromos são construídos especificamente para a disputa do ciclismo de pista. Com uma forma oval, os extremos das pistas são inclinados, permitindo que as voltas sejam completadas sem perda de aceleração.
Nas principais competições, incluindo os Jogos Olímpicos, as pistas dos velódromos são feitas de madeira, o que garante uma superfície lisa e rápida para os ciclistas.
Por outro lado, existem velódromos com pistas de concreto, e essas estruturas podem estar localizadas tanto em locais cobertos quanto a céu aberto, dependendo do evento e das condições climáticas.
Para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, por exemplo, foi construído um velódromo no Parque Olímpico, com uma pista de 250 metros. Essa extensão é a mesma utilizada no velódromo de Pruszków, na Polônia, onde foi realizado o Mundial de Ciclismo de Pista em 2019.
A uniformidade das pistas de 250 metros é padrão em competições internacionais, o que garante uma maior adaptação dos atletas em diferentes países.
O limite de atletas para uma prova de pista varia de acordo com o tamanho da pista. Em pistas de 250 metros, como as dos Jogos Olímpicos, podem competir até 24 atletas simultaneamente.
Pistas de 200 metros comportam 20 atletas, enquanto as de 333 metros podem ser usadas por até 36 ciclistas em uma prova.
Bicicleta do ciclismo de pista
As bicicletas da pista não possuem freio e contam com apenas uma marcha. Devido à alta velocidade atingida pelos atletas durante as provas, o uso do freio poderia causar acidentes e apresentar grande risco aos competidores.
Se houver a necessidade de frear, o ciclista precisa pedalar para trás, o que provoca a desaceleração da bicicleta de forma constante, sem nenhum ponto que ocorra certa parada brusca e resulte em acidentes.
Além disso, as bicicletas são projetadas em simuladores e testadas em túneis de vento, e precisam ser leves e rígidas, com quadro menor e mais ágil para as manobras necessárias e roda traseira maior do que a dianteira.
Ainda há de se pontuar o uso obrigatório de capacete, pelo qual é desenhado para favorecer a aerodinâmica nas provas de velocidade.
Provas do ciclismo de pista
Há diversas provas dentro do ciclismo de pista, confira cada uma delas abaixo:
- Velocidade individual ou sprint individual
- Velocidade por equipes ou sprint por equipes
- Keirin
- Perseguição por equipes
- Madison
- Omnium
- Scratch
- Perseguição Individual
- Contrarrelógio
- Corridas de pontos
Nos Jogos Olímpicos, são disputados seis formatos de provas no Ciclismo de Pista. Desde 2012, em Londres, o Omnium substitui a perseguição individual e a corrida de pontos — essas disputas passaram a acontecer dentro do Omnium.
Consideradas as provas que estão incluídas da disputa do Omnium, o ciclismo de pista tem 10 provas diferentes. Saiba como elas funcionam abaixo.
Velocidade individual ou sprint individual
A disputa da velocidade individual, ou sprint individual, no ciclismo de pista, envolve dois ciclistas competindo um contra um. Os oponentes largam próximos e dão duas voltas na pista. Ao entrarem na terceira volta, um sino soa, indicando que aquela é a volta decisiva.
Nas Olimpíadas, a partir das quartas de final, as provas são disputadas em três baterias. O ciclista que vencer duas dessas baterias se classifica para a próxima fase.
Nas Olimpíadas, a partir das quartas de final, as provas são disputadas em três baterias. O ciclista que vencer duas dessas baterias se classifica para a próxima fase.
Velocidade por equipes ou sprint por equipes
A prova de sprint em equipe no ciclismo de pista envolve três ciclistas no masculino e duas no feminino.
Cada ciclista deve completar uma volta na liderança, abrindo caminho para o próximo corredor da equipe.
Nas etapas eliminatórias e na final, as equipes largam simultaneamente em lados opostos da pista. A equipe que cruzar a linha de chegada primeiro é a vencedora.
Keirin
Keirin é uma prova de sprint disputada por seis ciclistas simultaneamente. Os ciclistas percorrem 2 km na pista e começam a disputa seguindo uma bicicleta motorizada.
A largada é dada com 6 atletas lado a lado. Caso um ciclista ultrapasse a linha da roda traseira da bicicleta que dita o ritmo, será desclassificado.
A bicicleta motorizada inicia a uma velocidade de 30 km/h no masculino e de 25km/h no feminino. A velocidade é aumentada até atingir de 50 km/h entre os homens e 45km/h entre as mulheres.
Até a motocicleta deixar a pista a 600/700 metros do fim, os ciclistas não podem ultrapassá-la.
Quando ela deixa a pista, os atletas arrancam até a linha de chegada, atingindo 70km/h. Dentro da regra, o primeiro a cruzar a linha é o vencedor.
Perseguição por equipes
A prova de perseguição é disputada por duas equipes de 4 corredores, que largam em pontos opostos da pista e percorrem a distância de 4 km.
Uma equipe é considerada alcançada quando a equipe adversária (pelo menos três corredores rolando juntos) atinge uma distância igual ou inferior a um metro.
Diante desse cenário, vence a equipe que alcançar a outra ou obtiver o menor tempo.
Madison
O Madison é uma prova de ciclismo de pista disputada por duplas, onde a estratégia e a cooperação são essenciais.
Enquanto um ciclista pedala devagar na parte alta do velódromo, o outro corre o mais rápido possível na parte baixa.
Para trocar de posição, o ciclista que estava correndo rápido toca no braço ou mão do outro, que então passa a acelerar.
A cada 10 voltas, a dupla pontua, e a maior pontuação ao fim da prova determina o vencedor.
Omnium
O Omnium estreou em Jogos Olímpicos na edição de Londres, em 2012. Esta competição engloba 6 provas diferentes:
Scratch;
Perseguição individual;
Eliminação;
Contrarrelógio;
Flying lap;
Corrida de pontos.
Scratch
A scratch é a corrida tradicional. O pelotão larga junto na pista, e o vencedor será quem concluir a distância total da prova primeiro.
Na questão da distância percorrida no Scratch, para os homens, são 16 km de distância. Já as mulheres percorrem 10 km durante essa prova do ciclismo de pista.
Perseguição individual
Na perseguição individual, dois atletas largam em lados opostos da pista, mas no mesmo sentido. Vencerá a prova quem alcançar o adversário ou fizer o melhor tempo.
Sobre a distância da perseguição individual, o percurso na prova masculina tem 4 km, enquanto o feminino tem 3 km.
Eliminação
Com sprints de caráter eliminatório, o último a cruzar a linha a cada duas voltas é eliminado da competição. Objetivo é continuar na disputa até o último momento, vencendo a prova.
Contrarrelógio
Os ciclistas vão para a pista sozinhos, com o objetivo de terminar o percurso no menor tempo possível. A prova masculina tem 1 km, enquanto as mulheres percorrem 500 metros.
Flying Lap ou Volta Lançada
O flying lap é uma prova com três voltas, mas apenas a última é cronometrada. Nesse sentido, as duas primeiras voltas são usadas apenas para ganhar aceleração.
Diante disso, a terceira e último volta é feita com o máximo de velocidade. O vencedor é aquele que faz o melhor tempo na terceira volta.
Corrida de pontos
A corrida de pontos é uma das provas mais estratégicas do ciclismo de pista, onde a cada 10 voltas um sino toca, indicando que os primeiros a cruzarem a linha ganham pontos. Os pontos são distribuídos da seguinte forma: 5, 3, 2 e 1 ponto para os quatro primeiros colocados, respectivamente.
No percurso masculino, a distância é de 30 km, enquanto no feminino, são 20 km. Esta diferença de distância exige diferentes estratégias e níveis de resistência dos ciclistas, mas o objetivo principal permanece o mesmo para ambos.
O vencedor da corrida é o ciclista que acumular mais pontos ao fim do percurso. Além dos pontos regulares, há um bônus significativo de 20 pontos para qualquer ciclista que consiga dar uma volta completa no pelotão, o que pode ser um fator decisivo na corrida.
Ciclismo de pista paralímpico
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.