Leicester City, Senegal, Santo André e mais: elencamos as 10 maiores zebras do futebol em todos os tempos! Relembre os momentos

Hoje produzimos um texto especial que relembrará as maiores zebras do futebol em todos os tempos. Está preparado para conferir algumas façanhas históricas?

Separamos dez casos que impressionaram torcedores no Brasil e no mundo. Tem o Leicester de 2016, a Grécia de 2004, Camarões de 1990 e por aí vai.

Você encontrará números, dados e principais curiosidades. Não deixe de registrar sua opinião nos comentários, hein? Queremos sua participação.

Maiores zebras da história do futebol

  1. Leicester City – Premier League (2016)
  2. Grécia – Eurocopa (2004)
  3. Verona – Serie A (1985)
  4. Camarões – Copa do Mundo (1990)
  5. Once Caldas – Libertadores (2004)
  6. Coreia do Norte – Copa do Mundo (1966)
  7. Bulgária – Copa do Mundo (1994)
  8. Senegal – Copa do Mundo (2002)
  9. Santo André – Copa do Brasil (2004)
  10. Mazembe/Raja – Mundial de Clubes (2010/2013)

Mazembe – Mundial de Clubes (10º lugar)

maiores zebras do futebol mazembe
Kidiaba e sua icônica dança em 2010
  • Times: Mazembe e Raja Casablanca
  • Países: Congo e Marrocos
  • Torneio: Mundial de Clubes
  • Anos: 2010 e 2013

Abrimos a lista de maiores zebras do futebol com dois vexames brasileiros protagonizados no Mundial de Clubes. A competição de tiro curto da FIFA reúne os campeões continentais, mas a gente sabe que apenas sul-americanos e europeus costumam chegar longe.

Não nas temporadas 2010 e 2013. Na primeira, o Internacional enfrentou o modesto Mazembe, da República Democrática do Congo, e foi eliminado por 2-0. A icônica dancinha do goleiro Kidiaba traz pesadelos para os torcedores Colorados até hoje.

Três anos depois, foi a vez do Atlético Mineiro ser derrotado na fase preliminar. O Galo jogou mal contra o Raja Casablanca, de Marrocos, e deixou a competição mais cedo.

Santo André – Copa do Brasil (9º lugar)

Maiores zebras do futebol brasileiro
Santo André conquistou a Copa do Brasil em cima do Flamengo
  • Time: Santo André
  • País: Brasil
  • Torneio: Copa do Brasil
  • Ano: 2004

O ano de 2004 foi definitivamente a temporada das zembras. No Brasil, o Santo André chocou o país ao derrotar o Flamengo na final da Copa do Brasil e conquistar o título inédito. Primeiro e único da história até hoje.

O esquadrão contava com atletas que viriam a se tornar conhecidos posteriormente como Sandro Gaúcho, Fumagalli e Romerito. Os paulistas deixaram para trás adversários de peso como Guarani, Atlético Mineiro e Palmeiras.

Na decisão valendo o título, o Ramalhão empatou em casa por 2-2 e, na volta, em pleno Maracanã lotado, despachou o Rubro-Negro por 2-0, gols de Sandro Gaúcho e Élvis.

Senegal – Copa do Mundo (8º lugar)

senegal 2002
Senegal foi uma das maiores zebras do futebol na história
  • Time: Seleção de Senegal
  • Torneio: Copa do Mundo
  • Ano: 2002

Em 2002, Senegal realizou uma campanha impressionante na Copa do Mundo! Quem aí se lembra? Foi a estreia dos africanos no Mundial, que nunca haviam participado da competição na história. Se eles ficaram nervosos com a responsabilidade?

De jeito nenhum. A epopeia se iniciou de forma fantástica logo na estreia – com direito a vitória em cima da atual campeã França. Mais tarde, os dois empates com Dinamarca e Uruguai foram o suficiente para a equipe avançar no torneio.

A zebra ainda passeou bonito no mata-mata. Os senegaleses eliminaram a Suécia nas oitavas e fizeram jogo duro contra a Turquia, que venceu nos detalhes por 1-0. Os africanos poderiam ter enfrentado a gente nas semifinais, hein. Já imaginou que incrível?

Bulgária – Copa do Mundo (7º lugar)

bulgaria 1994
Bulgária terminou em quarto lugar na Copa de 1994
  • Time: Seleção de Bulgária
  • Torneio: Copa do Mundo
  • Ano: 1994

A Bulgária também foi considerada uma grande zebra durante a Copa do Mundo de 1994. Até aquela edição, a seleção só havia jogado cinco vezes o Mundial. E nunca havia se classificado para o mata-mata.

Esperava-se que os europeus repetissem o mesmo desempenho das temporadas anteriores, porém nos Estados Unidos foi diferente. Pra começo de conversa, os búlgaros conseguiram vencer a Argentina na fase de grupos e ir diretamente aos playoffs.

Com Hristo Stoichkov, craque do Barcelona, realizando uma das performances mais impressionantes de sua carreira, o esquadrão eliminou México e Alemanha (sim!) antes de alcançar as semifinais. Nem dá pra acreditar, né?

A Bulgária parou na Itália. Mas olha só. Quase que eles ainda vencem a partida – que terminou em 2-1 apertado para a Azzurra. Na disputa pelo terceiro lugar, a zebra sucumbiu perante a Suécia. Mas quem liga? A campanha foi histórica.

Coreia do Norte – Copa do Mundo (6º lugar)

coreia do norte copa do mundo
Coreia do Norte bateu a Itália na Copa do Mundo de 1966
  • Time: Seleção da Coreia do Norte
  • Torneio: Copa do Mundo
  • Ano: 1966

Se a gente te falasse que a Coreia do Norte chegou aos playoffs da Copa do Mundo de 1966  você acreditaria? Sim! Isso realmente aconteceu. Definitivamente uma das maiores zebras de torneios internacionais em todos os tempos.

Era a primeira aparição dos asiáticos no torneio (a segunda da história). Sem expressão alguma no esporte, o time deu um jeito de vencer a Itália e empatar com o Chile na fase de grupos, classificando junto com a União Soviética na chave 4.

Nas quartas de final (não haviam oitavas naquela época), os norte-coreanos chegaram a abrir 3-0 em Portugal, mas permitiram a reação do esquadrão comandado pelo craque Eusébio. Os europeus viraram para 5-3 e passaram para as semis.

Veja mais segredos do futebol:

Equipamentos de futebol

Once Caldas – Libertadores (5º lugar)

Maiores zebras da Libertadores
Once Caldas foi uma das maiores zebras da Libertadores
  • Time: Once Caldas
  • País: Colômbia
  • Torneio: Libertadores
  • Ano: 2004

É hora de relembrar uma das maiores zebras da Libertadores da história! Em 2004, o Once Caldas, que sequer estava cotado a chegar ao mata-mata, realizou uma verdadeira epopeia e levantou a taça mais importante da América.

A trajetória é realmente impressionante. Os colombianos realizaram ótima fase de grupos e passaram em primeiro lugar na chave 2. Foram quatro vitórias em seis compromissos disputados. E tínhamos um Vélez Sarsfield por ali!

No mata-mata, os brasileiros até tentaram, mas sofreram nas mãos do Once Caldas. Santos e São Paulo foram eliminados nas quartas e semis, respectivamente, com Arnulfo Valentierra, artilheiro do clube, on fire.

Os colombianos disputariam o título com o todo poderoso Boca Juniors. Após dois empates no tempo regulamentar e cobranças de pênaltis emocionante, o time de Manizales superou os argentinos e venceu seu primeiro (e único título) da Liberta.

Camarões – Copa do Mundo (4º lugar)

maiores zebras do futebol camaroes
Camarões chegou até às quartas de final da Copa de 1990
  • Time: Seleção de Camarões
  • Torneio: Copa do Mundo
  • Ano: 1990

Com um futebol bonito, veloz e eficiente, Camarões fez bonito na Copa do Mundo de 1990. Contrariando expectativas, a seleção africana encheu os olhos de milhões de torcedores ao redor do mundo logo na partida de estreia, batendo a bicampeã Argentina.

Os Hermanos eram fortes candidatos ao título e tinham Maradona ainda jogando o fino da bola. François Oman-Biyik, entretanto, fez logo questão de abalar os planos argentinos com um gol que selou a vitória aos 67 minutos.

E não para por aí! Os camaroneses derrotaram a Romênia e passaram em primeiro lugar no grupo B. No mata-mata, superaram a Colômbia nas oitavas de final com grande apresentação de Roger Milla, autor de dois gols.

A equipe só seria eliminada pela Inglaterra nas quartas, mas em jogo duríssimo. Os europeus triunfaram por 3-2 na prorrogação e quase deram tchau. Campanha histórica de Camarões, né? Certamente merecia estar aqui.

Verona – Serie A (3º lugar)

maiores zebras do futebol verona
Verona bateu Roma, Napoli e outras potências italianas em 1985
  • Time: Verona
  • País: Itália
  • Torneio: Serie A
  • Ano: 1985

Continuamos a lista de maiores zebras da história do futebol com o Verona de 1985. Naquela edição, o clube italiano realizou a proeza de desbancar o Napoli de Maradona, a Juventus de Platini, a Roma de Falcão e a Udinese de Zico para faturar o scudetto.

Comparado aos adversários de topo de tabela, a agremiação era muito mais tímida no cenário nacional – embora tivesse terminado a temporada anterior em sexto lugar. Fruto de um baita trabalho coletivo orquestrado pelo treinador Osvaldo Bagnoli.

O Campeonato Italiano acabava de aprovar uma regra que liberava a contratação de dois estrangeiros por equipe. Assim, com a força do meia Briegel (Alemanha) e do atacante Elkjaer (Dinamarca) – dentre outras peças importantes – os Gialloblù chegaram ao topo.

Foi a primeira (e única vez) que um time interiorano de região (no caso, Vêneto) faturou a Serie A no modelo pontos corridos. A campanha ficou conhecida como o “Verona del Miracolo”, ou seja, o “Verona do Milagre”.

Grécia – Eurocopa (2º lugar)

maior zebra da historia do futebol
Grécia foi uma das maiores zebras da história do futebol
  • Time: Seleção da Grécia
  • Torneio: Eurocopa
  • Ano: 2004

A nossa medalha de prata fica com a seleção da Grécia em 2004. Treinada pelo alemão Otto Rehhagel, que já havia feito história com Kaiserslautern na Bundesliga, a equipe surpreendeu o mundo ao levantar a taça da Eurocopa.

Para se ter ideia do tamanho da zebra, os gregos disputaram apenas três edições de Copa do Mundo (em 21) e quatro de Euro (em 16) em toda a sua história. Em outras palavras, o país sequer tinha o costume de se classificar para torneios!

E aí aconteceu o impossível. Na fase de grupos, a Grécia conseguiu sobreviver a uma chave dificílima com Portugal, Espanha e Rússia. Nos playoffs, eliminou França e República Tcheca sem tomar gols. Campanha sólida!

Mas a partida mais épica ficou guardada para o final. Os gregos enfrentaram novamente os portugueses (que, a propósito, eram os anfitriões do campeonato) e triunfaram por 1-0, superando craques como Figo, Pauleta, Deco e Ronaldo.

Leicester City – Premier League (1º lugar)

maiores zebras da historia do futebol
Leicester de 2016 é a maior zebra da história do futebol
  • Time: Leicester City
  • País: Inglaterra
  • Torneio: Premier League
  • Ano: 2016

Finalizamos a lista de maiores zebras do futebol com o título antológico do Leicester City em 2016. Os Foxes, que nunca haviam vencido nada além de Copas da Liga em sua história, quebraram a lógica e faturaram a inédita Premier League.

Por que essa pode ser considerada a maior façanha do esporte em todos os tempos? Vamos aos motivos. Primeiro: o clube era um franco candidato ao rebaixamento, pois tinha acabado de ascender à elite em 2014.

Segundo: foi na era pontos corridos – o que deixa qualquer conquista naturalmente mais difícil. E para terminar: conseguiu desbancar o famoso Big Six da Inglaterra, grupo composto por Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham e dois times de Manchester.

O elenco do Leicester, naquela época, não se comparava aos investimentos milionários realizados pelas potências da liga. Jamie Vardy, Riyad Mahrez, N'Golo Kanté e companhia, liderados pelo técnico Claudio Ranieri, de fato, fizeram o impossível.

E aí, concorda com o nosso ranking de dez maiores zebras do futebol? Registre sua opinião nos comentários! Aproveite para concordar ou discordar à vontade. Até a próxima!

Continue mergulhando no universo dos esportes:

*Última atualização feita em 12 de junho de 2020

Salvar