Você já conheceu os maiores craques da Inglaterra. Hoje é dia de viajarmos para a Península Ibérica. Reunimos os melhores goleiros da Espanha no presente e no passado!
Na primeira parte do texto, ranqueamos dez arqueiros que estão arrasando na temporada 2019-20 da La Liga. Levamos em conta todas as nacionalidades para ficar justo
Depois, pra fechar com chave de ouro, elencamos os dez melhores goleiros espanhóis de todos os tempos. Aí sim considerando apenas aqueles nascidos no país.
Fique à vontade para concordar (ou discordar) das nossas listas, hein? Leia, reflita e participe nos comentários. Faltou alguém? Trocaria algum nome de lugar?
O que você vai conferir neste post:
- 1 Melhores goleiros da La Liga na atualidade
- 2 Melhores goleiros espanhóis da história
Melhores goleiros da La Liga na atualidade
- Jan Oblak
- Aitor Fernández
- Marc-André ter Stegen
- Thibaut Courtois
- Unai Simón
- Rui Silva
- Sergio Asenjo
- Fernando Pacheco
- David Soria
- Manolo Reina
Manolo Reina (10º lugar)

- País: Espanha
- Time: Mallorca
- Idade: 35 anos
Abrimos a lista de melhores goleiros da Espanha na atualidade com Manuel Reina. Titular do Mallorca, “Manolo” já tem lá os seus 35 anos de idade, mas continua exibindo ótimas performances. Não à toa, é o segundo goleiro com mais defesas difíceis na La Liga (99).
David Soria (9º lugar)

- País: Espanha
- Time: Getafe
- Idade: 27 anos
David Soria tem feito temporada consistente até aqui. O goleiro do Getafe não realizou tantas defesas difíceis – até porque a zaga do Getafe é uma das melhores da competição – mas é o atual arqueiro com mais partidas sem tomar gol na La Liga (13).
Fernando Pacheco (8º lugar)
- País: Espanha
- Time: Alavés
- Idade: 28 anos
Fernando Pacheco é um dos melhores goleiros da Espanha na atualidade. Revelado nas categorias de base do Real Madrid, criou-se bastante expectativa em cima dele. O seu destino, todavia, estava no Alavés. Chegou aos Babazorros e virou titular incontestável.
Sergio Asenjo (7º lugar)

- País: Espanha
- Time: Villareal
- Idade: 30 anos
Sergio Asenjo teve um início de carreira complicado e não conseguiu se encaixar nos times os quais defendeu. O panorama mudou, entretanto, quando se mudou para o Villareal. Desde 2013 no Submarino Amarelo, se tornou referência de garra e liderança.
Rui Silva (6º lugar)
- País: Portugal
- Time: Granada
- Idade: 26 anos
Rui Silva tem colecionado grandes atuações no Campeonato Espanhol. O goleirão do Granada é o terceiro com mais defesas difíceis na temporada (83) e já desperta interesse em vários clubes da Europa. Pode ser que já saia na próxima janela de transferências.
Unai Simón (5º lugar)

- País: Espanha
- Time: Athletic Bilbao
- Idade: 23 anos
É impressionante como o Athletic Bilbao tem o poder de revelar bons goleiros. E Unai Simón, de apenas 23 anos, é mais uma baita cria da base. Firmou-se na titularidade com a saída de Kepa para o Chelsea e simplesmente tornou-se um paredão!
Thibaut Courtois (4º lugar)

- País: Bélgica
- Time: Real Madrid
- Idade: 28 anos
Após deixar o Chelsea rumo ao Real Madrid, Thibaut Courtois vem recebendo algumas críticas. É verdade que o seu momento não é o melhor, mas ainda sim merece lugar neste ranking. O goleiro se notabilizou na última década, principalmente, pela envergadura.
Marc-André ter Stegen (3º lugar)

- País: Alemanha
- Time: Barcelona
- Idade: 28 anos
Em nossa terceira colocação de melhores goleiros da Bundesliga na atualidade temos Marc-André ter Stegen. O arqueiro do Barcelona é seguro, consistente e muito frio, além de ter qualidade com a bola nos pés. Um dos pilares do clube Catalão.
Aitor Fernández (2º lugar)

- País: Espanha
- Time: Levante
- Idade: 29 anos
O Levante vem realizando campanha nada animadora na temporada 2019-20. O time está no meio de tabela – sem risco de cair e sem pretensões maiores – mas tudo poderia estar pior não fosse Aitor Fernández, o goleiro com mais defesas difíceis do torneio (131).
Jan Oblak (1º lugar)

- País: Eslovênia
- Time: Atlético de Madrid
- Idade: 27 anos
Para nós, Jan Oblak é o melhor goleiro da La Liga na atualidade. Titularíssmo no Atlético de Madrid já há algum tempo, o esloveno tem catado uma barbaridade nos últimos anos. Seus principais atributos são o reflexo, o senso de posicionamento e as defesas à queima roupa.
Que tal conferir mais curiosidades sobre futebol?
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Melhores zagueiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Melhores zagueiros da Alemanha: top 10 atual e da história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
- Melhores técnicos da Espanha: confira o top 10 da história
Melhores goleiros espanhóis da história
- Iker Casillas
- Andoni Zubizarreta
- Santiago Cañizares
- Ricardo Zamora
- Víctor Valdés
- Francisco Buyo
- Luis Arconada
- Juan Carlos Ablanedo
- David de Gea
- Pepe Reina
Pepe Reina (10º lugar)

- Período: 1999-presente
- Times: Barcelona, Villareal, Liverpool, Napoli, Bayern de Munique, Milan, Aston Villa
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopas, 1x Supercopa da UEFA, 1x Bundesliga, 1x Copa da Inglaterra, 1x Copa da Itália, 1x Copa da Liga Inglesa, 1x Supercopa da Inglaterra
Hora de fecharmos o texto com chave de ouro! Conheça agora os melhores goleiros espanhóis da história. Começando por Pepe Reina. Com passagens por grandes clubes da Europa, o carismático arqueiro revelado no Barcelona trilhou carreira firme.
Sua estadia de maior expressão foi no Liverpool, onde ficou oito temporadas completas como titular. Ganhou três Golden Gloves seguidas, conquistou o coração do torcedor Red e faturou as duas copas domésticas. Ainda está em atividade pelo Aston Villa.
David de Gea (9º lugar)

- Período: 2008-presente
- Times: Atlético de Madrid, Manchester United
- Títulos: 2x Europa League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Premier League, 1x Copa da Inglaterra, 1x Copa da Liga Inglesa, 3x Supercopa da Inglaterra
Outro grande goleiro espanhol que ainda está em atividade é David de Gea, atualmente com 29 anos de idade. Suas performances na Inglaterra até agora foram tão consistentes que ele já merece um lugarzinho no ranking mesmo estando longe da aposentadoria.
Além de ter auxiliado o Manchester United a vencer uma Europa League, uma Premier League e uma Copa da Inglaterra, a muralha dos Red Devils (que não vive a melhor fase, é verdade) empilhou cinco aparições consecutivas no time do ano da PFA.
Juan Carlos Ablanedo (8º lugar)

- Período: 1981-1999
- Time: Sporting Gijón
Bora voltar um pouquinho no tempo? Mais precisamente entre os anos 80 e 90? Foi nesse período que Juan Carlos Ablanedo, um dos melhores goleiros espanhóis de todos os tempos, fez o seu nome. E olha que interessante: apenas atuando pelo Sporting Gijón.
“El Gato” defendeu os Rojiblancos por quase duas décadas e se destacou pelos reflexos apurados. Infelizmente não conseguiu levantar nenhuma taça na carreira – e nem se tornar titular da seleção – mas foi um exemplo de lealdade e consistência.
Luis Arconada (7º lugar)

- Período: 1972-1989
- Times: San Sebastián, Real Sociedad
- Títulos: 2x La Liga, 1x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha
Luis Arconada, lenda da Real Sociedad, foi um tremendo goleiraço. O arqueiro é outro exemplo de longevidade por um único clube. Embora tenha iniciado no San Sebastián, retornou para o time o qual defendeu nas categorias de base e por lá permaneceu 15 anos.
Curioso ressaltar que o espanhol era baixo para a altura média dos goleiros (1.78m). Ainda sim, conseguia se destacar em defesas acrobáticas, servindo de inspiração, inclusive, para Iker Casillas. Venceu o prêmio de melhor goleiro da Espanha três vezes seguidas.
Francisco Buyo (6º lugar)

- Período: 1975-1997
- Times: Mallorca, Deportivo La Coruña, Huesca, Sevilla, Real Madrid
- Títulos: 6x La Liga, 2x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha
Nosso sexto lugar ficou com Francisco Buyo. O goleiro se destacou por La Coruña e Sevilla, mas foi com a camisa do Real Madrid que “Paco” se notabilizou. Pelos Merengues, firmou-se como titular e colecionou honrarias das mais diversas.
Venceu seis La Ligas, duas Copas do Rei e quatro Supercopas. Durante duas décadas de serviços prestados em solo nacional, se tornou o quinto atleta que mais realizou partidas do Campeonato Espanhol (542 compromissos).
Víctor Valdés (5º lugar)

- Período: 2000-2017
- Times: Barcelona, Manchester United, Standard Liège, Middlesbrough
- Títulos: 3x Champions League, 2x Supercopa da UEFA, 2x Mundial de Clubes, 6x La Liga, 2x Copa do Rei, 6x Supercopa da Espanha
Chegamos à metade da lista com Víctor Valdés, titular do maior time da história do Barcelona e, consequentemente, um dos melhores goleiros espanhóis de todos os tempos. Sob a tutela de Pep Guardiola, o arqueiro ergueu os principais troféus do futebol.
Valdés acumulou 535 partidas pelos Catalães, empilhou seis La Ligas e conquistou o tricampeonato da Champions League. Além disso, é o maior vencedor do prêmio de melhor goleiro do país (junto com Antoni Ramallets) com cinco indicações.
Ricardo Zamora (4º lugar)

- Período: 1916-1938
- Times: Espanyol, Barcelona, Real Madrid, Nice
- Títulos: 2x La Liga, 5x Copa do Rei
Falamos tanto do prêmio de melhor goleiro da Espanha até agora, né? E você provavelmente deve estar boiando. Trata-se do troféu Zamora, entregue anualmente pelo jornal MARCA ao arqueiro com a menor média de gols sofridos na temporada.
Ricardo Zamora é uma lenda do futebol espanhol. Com sua boina característica, se destacou pelos reflexos, atletismo e bravura dentro de campo. Jogou tanto por Real Madrid quanto Barcelona, acumulando duas La Ligas e cinco Copas do Rei.
Santiago Cañizares (3º lugar)

- Período: 1988-2018
- Times: Real Madrid, Elche, Mérida, Celta, Valencia
- Títulos: 1x Jogos Olímpicos, 1x Champions League, 1x Europa League, 1x Supercopa da UEFA, 4x La Liga, 1x Copa do Rei, 2x Supercopa da Espanha
Abrimos o pódio de melhores goleiros da Espanha na história com Santiago Cañizares. Revelado na base do Real Madrid, o arqueiro não conseguiu se firmar nos Merengues e peregrinou por empréstimos. Em 1998, finalmente, foi para o Valencia.
E aí se tornou ídolo! Além de ter conduzido os Murcelagos a dois vice-campeonatos seguidos de Champions League, venceu uma Europa League e duas La Ligas. Na Espanha, ficou marcado pela épica estreia substituindo Andoni Zubizarreta contra a Dinamarca.
Andoni Zubizarreta (2º lugar)

- Período: 1979-1998
- Times: Alavés, Athletic Bilbao, Barcelona, Valencia
- Títulos: 1x Champions League, 1x Recopa Europeia, 1x Supercopa da UEFA, 6x La Liga, 3x Copa do Rei, 3x Supercopa da Espanha
E por falar em Andoni Zubizarreta… ele é o dono da nossa medalha de prata! Estamos falando de uma lenda debaixo das traves. Simplesmente o jogador com mais partidas de Campeonato Espanhol na história! Foram incríveis 622 jogos na La Liga.
“Zubi” se notabilizou defendendo Athletic Bilbao, Barcelona e Valencia. Além do ótimo senso de posicionamento e, claro, defesas decisivas, também era um líder nato. Tinha o costume de tranquilizar a defesa com dicas, orientações e muita serenidade.
Iker Casillas (1º lugar)
- Período: 1998-2020
- Times: Real Madrid, Porto
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 3x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 3x Mundial de Clubes, 5x La Liga, 1x Primeira Liga, 2x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha,
E aí? Esperava esse nome no primeiro lugar? Para nós, Casillas é o melhor goleiro espanhol da história. Liderança, títulos, humildade… tudo o que um atleta profissional sempre almeja na carreira “San Iker” conseguiu conquistar.
Titular e ídolo tanto no Real Madrid quanto na seleção, o arqueiro solidificou a era de ouro do país. Foi campeão da Copa, da Euro, da Champions, de todos os torneios domésticos e transformou-se no segundo atleta que mais vestiu a camisa da Fúria (167 jogos). Eterno!
E aí! Faltou algum nome importante em nossos rankings? Trocaria alguém de lugar? Venha debater conosco nos comentários! Estamos te esperando.
Confira informações de outros esportes:
- Os 10 melhores pilotos alemães da Fórmula 1 na história
- Conheça a história da Copa do Mundo de Futebol Americano
- Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Basquete Masculino
- Melhores ponteiros do vôlei: confira o top 10 da história
- Tudo sobre Wild Rift: lançamento, regras e todos os campeões
*Última atualização feita em 19 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários