Chile, Paraguai, Argentina, Colômbia… vários gringos já jogaram muita bola em nosso país. Foi pensando nisso que decidimos construir um ranking com os melhores estrangeiros do futebol brasileiro em todos os tempos.
Lembra do Pedro Rocha no São Paulo? Ou talvez Elías Figueroa no Inter? Bom, se você é mais novo, vai ser lembrar, com certeza, de Dejan Petković atuando no Rio de Janeiro. Ou de Juan Pablo Sorín fazendo história no Cruzeiro.
Chega de spoiler! Já deu pra sentir um gostinho do que vem por aí, né? Então segue o fluxo. Reunimos números, estatísticas, curiosidades e muito mais.
Melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história
- Rodolfo Rodríguez
- Darío Pereyra
- Carlos Gamarra
- Pedro Rocha
- Elías Figueroa
- De Arrascaeta
- Andrés D'Alessandro
- Diego Lugano
- Dejan Petković
- Gustavo Gómez
Gustavo Gómez (10º lugar)
- País: Paraguai
- Posição: Zagueiro
- Time: Palmeiras (2018-Presente)
- Títulos: 3x Campeonato Paulista, 2x Copa Libertadores, 1x Copa do Brasil, 2x Campeonato Brasileiro, 1x Supercopa do Brasil, 1x Recopa Sul-Americana
Abrimos a lista de melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história com o zagueiro do Palmeiras: Gustavo Gómez. O paraguaio chegou ao alviverde em 2018 e logo virou um dos pilares do time que venceu praticamente tudo no país
Gómez merece a décima posição nessa lista dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro por conta de suas atuações e imponentes como xerife da zaga do Palmeiras em campanhas de muitos títulos.
Ainda em atividade, o zagueiro pode até subir algumas posições na lista de melhores estrangeiros do futebol brasileiro.
Dejan Petković (9º lugar)
- País: Sérvia
- Posição: Meia
- Times: Vitória (1997-1999), Flamengo (2000-2002 e 2009-2011), Vasco (2002-2003 e 2004), Fluminense (2005-2006), Goiás (2007), Santos (2007), Atlético Mineiro (2008)
- Títulos: 2x Campeonato Baiano, 3x Campeonato Carioca, 1x Copa do Nordeste, 1x Campeonato Brasileiro
Dejan Petković foi um dos raríssimos europeus que atuaram em solo brasileiro. O habilidoso sérvio jogou em três dos quatro grandes do Rio e ainda acumulou passagens por outras agremiações entre as décadas de 90 e 2000. Hoje é comentarista do SporTV.
Letal nas bolas paradas, o meio-campista se destacou pela técnica refinada, liderança e poder de decisão. Faturou Bola de Prata, foi artilheiro de Copa do Brasil e é o maior goleador estrangeiro da história do Brasileirão com 83 tentos.
Diego Lugano (8º lugar)
- País: Uruguai
- Posição: Zagueiro
- Time: São Paulo (2003-2006 e 2016-2017)
- Títulos: 1x Campeonato Paulista, 1x Campeonato Brasileiro, 1x Libertadores, 1 Mundial
Diego Lugano nunca deixou de dar raça pelo São Paulo quando vestiu a camisa tricolor. Deve ser por isso que alcançou o status de ídolo no clube paulista. O zagueiro foi contratado em 2003 e, mesmo com a desconfiança inicial, se firmou como titular.
Sua temporada mais consistente foi a 2005. Naquele ano, o uruguaio faturou Paulistão, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Ele possui no currículo duas Bolas de Prata, 213 partidas realizadas e 13 gols anotados.
Assim, Lugano aparece na oitava posição dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro na nossa lista
Andrés D'Alessandro (7º lugar)
- País: Argentina
- Posição: Meia
- Time: Internacional (2008-2022)
- Títulos: 7x Campeonato Gaúcho, 1x Sul-Americana, 1x Libertadores, 1x Recopa Sul-Americana
Continuamos a lista de melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história com Andrés D'Alessandro, craque do Internacional. O argentino, que ainda se encontra em atividade, está no Colorado desde 2008. Um dos gringos mais longevos em solo nacional!
Meia-armador de extrema habilidade, D'Ale ficou marcado pelos dribles desconcertantes, assistências precisas e, claro, confusões dentro de campo. Empilhou diversas taças como Libertadores, Sul-Americana e Campeonato Gaúcho.
O lendário argentino do Inter se aposentou em 2022 pelo clube, e merece a sétima posição na lista dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro.
De Arrascaeta (6º lugar)
- País: Uruguai
- Posição: Meia-armador
- Times: Cruzeiro (2015-2018), Flamengo (2019-Presente)
- Títulos: 3x Campeonato Carioca, 1x Campeonato Mineiro, 3x Copa do Brasil, 2x Campeonato Brasileiro, 2x Libertadores, 1x Recopa Sul-Americana, 2x Supercopa do Brasil
Chegando ao Cruzeiro em 2015, Giorgian De Arrascaeta ainda era uma jovem promessa uruguaia. No entanto, não demorou muito para o jogador conquistar a torcida da raposa e ganhar títulos com o clube.
Já em 2019, De Arrascaeta deixou o Cruzeiro na maior transferência interna no mercado brasileiro, rumando ao Flamengo. No rubro-negro, o uruguaio virou ídolo e ganhou inúmeros títulos, que o caracterizam como um dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro.
Confira mais sobre futebol:
- Melhores atacantes da Espanha: top 10 atual e da história
- Melhores técnicos da Espanha: confira o top 10 da história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Melhores goleiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
Elías Figueroa (5º lugar)
- País: Chile
- Posição: Zagueiro
- Time: Internacional (1977-1980)
- Títulos: 6x Campeonato Gaúcho, 2x Campeonato Brasileiro
Elías Figueroa é considerado o melhor jogador chileno de todos os tempos. E nós, brasileiros, tivemos a honra de observar de perto o seu futebol por aqui! O zagueirão atuou entre 1977 e 1980 no Internacional, empilhando seis estaduais e dois brasileiros.
O defensor era firme, mas nunca perdia a elegância dentro de campo. Se antecipava aos marcadores, não fazia faltas e saía jogando com a cabeça erguida. Também se destacava pelo senso de liderança. Não à toa, tornou-se capitão em todos o clubes que defendeu.
Mais do que justa, sua presença na lista entre os melhores estrangeiros do futebol brasileiro.
Pedro Rocha (4º lugar)
- País: Uruguai
- Posição: Meia
- Times: São Paulo (1970-1977), Coritiba (1978), Palmeiras (1979), Bangu (1979)
- Títulos: 1x Campeonato Paranaense, 2x Campeonato Paulista, 1x Campeonato Brasileiro
Prosseguimos nosso ranking de melhores estrangeiros do futebol brasileiro com Pedro Rocha. O uruguaio foi um dos responsáveis por transformar o São Paulo em um dos times mais temidos da década de 70. Ele era o maestro e grande cérebro do Tricolor!
“Verdugo” foi o primeiro gringo a terminar uma edição de Brasileirão como artilheiro do campeonato. Ele alcançou a marca em 1972 (17 gols, empatado com Dadá Maravilha). Também classificou o São Paulo para a sua primeira Libertadores da história.
Carlos Gamarra (3º lugar)
- País: Paraguai
- Posição: Zagueiro
- Times: Internacional (1995-1997), Corinthians (1998-1999), Flamengo (2000-2002), Palmeiras (2005-2006)
- Títulos: 1x Campeonato Carioca, 1x Campeonato Paulista, 1x Campeonato Gaúcho, 1x Mercosul, 1x Campeonato Brasileiro
Abrimos o pódio dos melhores estrangeiros da história do futebol brasileiro com um jogador muito querido. Carlos Gamarra é o dono da nossa medalha de bronze! Com passagens brilhantes pelo futebol nacional, sobretudo, no Corinthians, o zagueiro definitivamente deixou saudades.
O defensor era dotado de uma classe absurda. Sua técnica, muito mais refinada do que a maioria dos colegas de posição, sobressaia-se visivelmente nas partidas. Mas também não lhe faltava garra e determinação. Jogador que qualquer clube sonha em ter.
Sendo assim, Gamarra merece a segunda posição na lista dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro.
Darío Pereyra (2º lugar)
- País: Uruguai
- Posição: Zagueiro
- Times: São Paulo (1977-1988), Flamengo (1988), Palmeiras (1989)
- Títulos: 4x Campeonato Paulista e 2x Campeonato Brasileiro
Darío Pereyra é o dono da segunda posição em nossa lista de melhores estrangeiros do futebol brasileiro em todos os tempos. Formou, junto de Oscar, nos anos 80, aquela que é considerada a melhor dupla de zaga da história do São Paulo.
Atuando como quarto zagueiro, ajudou o Tricolor a faturar quatro Paulistas e dois Brasileiros. É visto como uma das maiores lendas da agremiação por tudo o que fez dentro de campo. Ao todo, foram 451 partidas e 38 gols anotados.
Rodolfo Rodríguez (1º lugar)
- País: Uruguai
- Posição: Goleiro
- Times: Santos (1984-1988), Portuguesa (1991-1992), Bahia (1992-1994)
- Títulos: 2x Campeonato Baiano, 1x Campeonato Paulista
Perguntem à velha guarda: se um goleiro fez uma sequência de grandes defesas, diz-se que foi um momento à la “Rodolfo Rodríguez”. E é com o goleirão ex-Santos que fechamos o ranking de melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história.
O uruguaio era simplesmente fenomenal. Em julho de 1984, protagonizou um dos momentos mais épicos do futebol nacional negando cinco finalizações seguidas do América de Rio Preto. Confira, abaixo, como foi:
Há 33 anos, Rodolfo Rodriguez fazia a sequência de defesas mais assustadora da história do futebol! #MemóriaSFC pic.twitter.com/c4y5HX1FgX
— Santos FC (@SantosFC) July 14, 2017
É isso, pessoal! Chegamos ao final do ranking. É claro que faltou muita gente boa. Não podemos nos esquecer de Ramos Delgado, Hugo de León, Freddy Rincón, Darío Conca, Carlitos Tévez, Romerito, Víctor Aristizábal, Paolo Guerrero, Valdivia entre outros craques.
Mas diz aí pra gente: como seria o seu top 10 perfeito dos melhores estrangeiros do futebol brasileiro ? Queremos a participação de todos vocês nos comentários! Fique à vontade para concordar ou discordar. Combinado?
Conheça outros esportes:
- Melhores centrais do vôlei: confira o top 10 da história
- Os 10 melhores pilotos alemães da Fórmula 1 na história
- Saiba tudo sobre Ayrton Senna: os títulos, a história e o legado
- Melhores ponteiros do vôlei: confira o top 10 da história
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
*Última atualização feita em 31 de outubro de 2023
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!