A La Liga é um dos torneios de futebol mais expressivos do mundo – e repleta de craques, claro. Foi pensando nisso que decidimos elencar os melhores atacantes da Espanha.
Dividimos o texto em dois momentos. No primeiro, ranqueamos dez jogadores da posição que estão arrasando na temporada 2019/20. Levamos em conta todas as nacionalidades.
Depois, pra gente fechar com chave de ouro, compilamos dez espanhóis que marcaram época no setor ofensivo. Aí sim apenas aqueles nascidos no país.
Você encontrará informações básicas, times, títulos, números e principais curiosidades. De Lionel Messi a Raúl González. De Karim Benzema a Emilio Butragueño. Vem conferir!
Melhores atacantes da La Liga na atualidade
- Lionel Messi
- Karim Benzema
- Lucas Ocampos
- Gerard Moreno
- Mikel Oyarzabal
- Luis Suárez
- Chimy Ávila
- Roger Martí
- Willian José
- Lucas Pérez
Lucas Pérez (10º lugar)
- Time: Alavés
- País: Espanha
- Idade: 31 anos
Abrimos a lista de melhores atacantes da Espanha na atualidade com Lucas Pérez. Após passagens sem brilho na Premier League por Arsenal e West Ham, o jogador reencontrou as boas atuações na terra natal. Seus 11 gols e cinco assistências até o momento representam 55% do que fez o Alavés no torneio (29 tentos).
Willian José (9º lugar)
- Time: Real Sociedad
- País: Brasil
- Idade: 28 anos
Willian José finalmente se firmou em um clube europeu. O atacante brasileiro é peça fundamental do esquema armado por Imanol Alguacil. Tem dialogado muito bem com os companheiros de Real Sociedad e o fruto do trabalho se materializou em nove gols e uma assistência na atual temporada.
Roger Martí (8º lugar)
- Time: Levante
- País: Espanha
- Idade: 29 anos
Em oitavo lugar temos Roger Martí. É verdade que o Levante não faz campanha consistente no Campeonato Espanhol – e até em função disso o clube encontra-se no meio de tabela. Mas um atleta que definitivamente se sobressai nos Granotas é o pistolero espanhol. O jogador já marcou 11 gols e é a principal força ofensiva da agremiação.
Chimy Ávila (7º lugar)
- Time: Osasuna
- País: Argentina
- Idade: 26 anos
Continuamos a lista de melhores atacantes da La Liga em atividade com o baixinho Chimy Ávila, que já desperta interesse de clubes mais expressivos da Espanha. Habilidoso e criativo, não tem medo de partir para cima da marcação. É o atual artilheiro do Osasuna na edição 2019/20 com nove gols anotados.
Luis Suárez (6º lugar)
- Time: Barcelona
- País: Uruguai
- Idade: 33 anos
Luisito Suárez perdeu parte da temporada por conta de uma lesão – e por isso não está no topo do ranking – mas continua sendo um dos melhores atacantes do mundo. O uruguaio de 33 anos é o vice-artilheiro e o vice-garçom do Barcelona com 11 gols e oito assistências na atual edição da La Liga. Sabe balançar as redes como ninguém!
Mikel Oyarzabal (5º lugar)
- Time: Real Sociedad
- País: Espanha
- Idade: 23 anos
Outro bom nome da equipe da Real Sociedad que está dando o que falar é Mikel Oyarzabal. O jovem winger é veloz, incisivo e muito bom com a perna esquerda. Sabe armar jogadas e abrir espaços, sempre de cabeça erguida. Já contribuiu até o momento com nove gols e seis assistências. Baita jogador!
Gerard Moreno (4º lugar)
- Time: Villareal
- País: Espanha
- Idade: 28 anos
Gerard Moreno é um dos grandes nomes do Villareal na atualidade. Se o Submarino Amarelo está em boa fase brigando por vaga em competições europeias, muito disso se deve às ótimas apresentações do atacante espanhol. Ele é o terceiro maior artilheiro da La Liga 2019/10 com 11 tentos acumulados.
Lucas Ocampos (3º lugar)
- Time: Sevilla
- País: Argentina
- Idade: 25 anos
Abrimos o pódio de melhores atacantes da La Liga na atualidade com Lucas Ocampos. O jogador é indiscutivelmente o grande nome do Sevilla até aqui. Atleta de força, determinação e que se entrega um absurdo em campo. Com 25 anos nas costas e um futuro interessante pela frente, é o artilheiro da agremiação no certame com 11 gols marcados.
Karim Benzema (2º lugar)
- Time: Real Madrid
- País: França
- Idade: 32 anos
Karim Benzema está jogando uma barbaridade. Com a saída de Cristiano Ronaldo, o seu nome está muito mais em evidência. Interpreta os espaços vazios, toma decisões rápidas, serve companheiros com muita técnica e finaliza como ninguém. É o vice-artilheiro (e maior goleador do Real Madrid) com 14 gols no Campeonato Espanhol
Lionel Messi (1º lugar)
- Time: Barcelona
- País: Argentina
- Idade: 32 anos
Não tem jeito, né? O cara é um monstro. Lionel Messi é o dono do Barcelona, o artilheiro do campeonato (21 gols), maior assistente do torneio (14 assistências) e o melhor atacante da La Liga na atualidade. Simplesmente um dos maiores esportistas de toda a história. É até chato estender as palavras aqui. Todo mundo já tá cansado de saber!
Leia mais sobre futebol:
- Melhores técnicos da Espanha: confira o top 10 da história
- Melhores goleiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Melhores zagueiros da Alemanha: top 10 atual e da história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
Melhores atacantes espanhóis da história
- Raúl González
- Alfredo Di Stéfano
- David Villa
- Emilio Butragueño
- Telmo Zarra
- Fernando Torres
- Francisco Gento
- Quini
- Fernando Morientes
- César Rodríguez
César Rodríguez (10º lugar)
- Período: 1939-1960
- Clubes: Barcelona, Granada, España Industrial, Cultural Leonesa, Perpignan, Elche
- Títulos: 5x La Liga, 3x Copa do Rei
Chegamos à segunda parte do texto! Agora apresentaremos os melhores atacantes espanhóis da história. Começando por César Rodríguez, o segundo maior artilheiro do Barcelona em todos os tempos com 232 gols.
O jogador manteve o recorde até o surgimento de Lionel Messi, que atualmente ostenta 628 tentos com a camisa catalã. César faturou três Copas do Rei e duas La Ligas. Também defendeu outros clubes na carreira como Granada e Elche.
Fernando Morientes (9º lugar)
- Período: 1993-2005
- Clubes: Albacete, Zaragoza, Real Madrid, Mônaco, Liverpool, Valencia, Olympique de Marseille, Santa Ana
- Títulos: 3x Champions League, 2x Mundial, 1x Supercopa da UEFA, 2x La Liga, 1x Ligue 1, 1x Copa do Rei, 1x Copa da Inglaterra, 1x Copa da Liga Francesa, 1x Supercopa da Espanha
Fernando Morientes rodou a Europa e conquistou títulos expressivos por quase todos os clubes que defendeu. Era um atacante rápido, criativo e exímio finalizador. Por ter uma técnica acima da média, também se arriscava em cobranças de falta.
Sua passagem mais notável foi pelo Real Madrid, quando dividiu o setor ofensivo com Raúl González. A dupla se entendia muito bem e a parceria rendeu ótimos frutos aos Merengues como o tricampeonato da Champions League e dois títulos da elite espanhola.
Quini (8º lugar)
- Período: 1967-1987
- Clubes: Ensidesa, Sporting Gijón, Barcelona
- Títulos: 1x Recopa Europeia, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Espanhola, 1x Supercopa da Espanha
Chegamos ao oitavo lugar com Enrique Castro, mais conhecido como “Quini”. O atacante foi o artilheiro do Campeonato Espanhol em cinco temporadas. Suas passagens mais duradouras foram por Sporting Gijón (499 jogos) e Barcelona (142 jogos).
Ele foi, durante as décadas de 70 e 80, um dos centroavantes mais letais do futebol. Quini infelizmente ficou marcado por outro motivo. Sequestrado por um bandido em 1981, ficou 24 dias em cativeiro. Foi libertado posteriormente são e salvo.
Francisco Gento (7º lugar)
- Período: 1952-1971
- Clubes: Racing Santander, Real Madrid
- Títulos: 6x Champions League, 1x Mundial, 12x La Liga, 2x Copa do Rei
Continuamos a lista de melhores atacantes da Espanha em todos os tempos com Francisco Gento. O ponta-esquerdo jogou predominantemente no Real Madrid e cravou o seu nome no hall de atletas mais bem-sucedidos do futebol. Quer ver só?
Foram oito finais seguidas de Champions League e seis títulos faturados (recorde entre os jogadores), além de 12 La Ligas empilhadas (outro recorde). Gento foi pilar importantíssimo do reinado Merengue durante a metade do século XX.
Fernando Torres (6º lugar)
- Período: 2001-2019
- Clubes: Atlético de Madrid, Liverpool, Chelsea, Milan, Sagan Tosu
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 1x Champions League, 2x Europa League, 1x Copa da Inglaterra
Fernando Torres também merece um lugarzinho entre os maiores espanhóis. Em seu ápice, jogando pelo Liverpool, era temido por qualquer zagueiro do mundo. Ficou em terceiro lugar no Ballon d'Or 2008 e ganhou duas convocações para a seleção da Premier League.
Também colecionou boas atuações por Atlético de Madrid, agremiação que o revelou. Já pela Espanha, participou da geração que colocou a Fúria, finalmente, no topo do planeta. Faturou duas Euros e a tão cobiçada Copa, em 2010.
Telmo Zarra (5º lugar)
- Período: 1939-1957
- Clubes: Erandio, Athletic Bilbao, Indautxu, Barakaldo
- Títulos: 1x La Liga, 5x Copa do Rei
Nosso quinto lugar está muito bem protegido nas mãos de Telmo Zarra, o terceiro maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol com 251 tentos em 278 partidas. Média absurda, né? O centroavante marcava de todos os jeitos – principalmente de cabeça.
A lenda do Athletic Bilbao tem um recorde muito interessante no currículo: maior goleador da La Liga em temporadas únicas. Foram seis edições no topo da artilharia, além de 23 hat-tricks acumulados ao longo da carreira. Esse tinha faro de gol!
Emilio Butragueño (4º lugar)
- Período: 1982-1998
- Clubes: Real Madrid, Celaya
- Títulos: 2x Europa League, 6x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Espanhola, 4x Supercopa da Espanha
Estamos chegando no pódio, hein? Antes disso, impossível não citar Emilio Butragueño – certamente um dos melhores atacantes espanhóis até hoje revelados. Conhecido como “Abutre”, fez parte da “La Quinta del Buitre”, histórica equipe do Real Madrid nos anos 80.
O centroavante combinava potência e oportunismo. Foi pentacampeão da elite nacional, bicampeão da Europa League e duas vezes eleito o terceiro Melhor do Mundo na premiação Ballon d'Or (1986 e 1987). Na seleção, contribuiu com 26 gols em 69 compromissos.
David Villa (3º lugar)
- Período: 2000-2019
- Clubes: Sporting Gijón, Zaragoza, Valencia, Barcelona, Atlético de Madrid, New York City, Melbourne City, Vissel Kobe
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 3x La Liga, 3x Copa do Rei, 3x Supercopa da Espanha
O terceiro lugar do nosso ranking de melhores atacantes da Espanha na história fica com David Villa, o maior artilheiro da seleção com 59 gols. Técnico, habilidoso e prolífico nas cobranças de falta, o centroavante trilhou carreira bem consistente na Europa.
Conquistou títulos por quase todas as agremiações as quais vestiu a camisa. O destaque, obviamente, vai para o Barcelona – onde ergueu a orelhuda. Além disso, ajudou a Fúria a entrar de vez no mapa internacional do futebol com os títulos da Euro e da Copa.
Alfredo Di Stéfano (2º lugar)
- Período: 1945-1966
- Clubes: River Plate, Huracán, Millonarios, Real Madrid, Espanyol
- Títulos: 5x Champions League, 1x Mundial, 8x La Liga, 1x Copa do Rei
Você deve estar estranhando a presença de Alfredo Di Stéfano aqui, né? Afinal, o lendário centroavante do Real Madrid nasceu na Argentina. Muita gente não sabe, entretanto, que ele se naturalizou espanhol. E até atuou pela seleção! Foram 23 gols em 31 jogos.
Além do penta da Champions League e o octa da La Liga, Di Stéfano foi eleito Melhor do Mundo em duas temporadas (1957 e 1959). É considerado um dos maiores atletas do futebol em todos os tempos. E um dos mais icônicos também!
Raúl González (1º lugar)
- Período: 1994-2015
- Clubes: Real Madrid, Schalke 04, Al Sadd, New York Cosmos
- Títulos: 3x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 2x Mundial, 6x La Liga, 1x Copa da Alemanha, 4x Supercopa da Espanha, 1x Supercopa da Alemanha
Raúl González é o melhor atacante da Espanha em toda a história! Em 16 temporadas de Real Madrid, se tornou o jogador com o maior número de partidas disputadas com a camisa Merengue. Além disso, contribuiu com 323 gols.
Cria da base, “El Ferrari” é visto como uma divindade na agremiação espanhola – tamanha a sua importância. Fez parte dos “Galáticos”, capitaneou o clube e ergueu as taças mais importantes do esporte, com destaque para três Champions League.
E aí? O que achou dos dois rankings? Faria alguma modificação? Trocaria alguém de lugar? Venha participar conosco nos comentários!
Amplie seu conhecimento sobre outras modalidades:
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
- Livros de basquete: conheça os 25 melhores (com resumos)
- Melhores ponteiros do vôlei: confira o top 10 da história
- 23 livros de tênis: histórias incríveis dos maiores tenistas da história
- Melhores centrais do vôlei: confira o top 10 da história
*Última atualização feita em 16 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!