Conheça todos os detalhes da história do Liverpool, todos os títulos, os maiores jogadores e treinadores e os atletas do time atual 

Se você acompanha futebol, certamente, já sabe que o Liverpool foi campeão da Liga dos Campeões e também do Mundial de Clubes de 2019. O time inglês venceu o Flamengo na disputa no Catar.

Mas o quanto você conhece sobre a história do Liverpool? Sabe quantas vezes o clube inglês já foi campeão europeu? Quantas vezes ele já esteve no Mundial de Clubes? Quem são seus maiores jogadores e técnicos?

Fique com a gente para conhecer todos os detalhes da história do Liverpool e as conquistas dos Reds!

História do Liverpool

Busto de John Houlding, fundador do Liverpool
Busto de John Houlding, fundador do Liverpool, fica à frente de Anfield Road

O Liverpool foi fundado em 3 de junho de 1892 por John Houlding. O nascimento do clube está diretamente relacionado ao estádio de Anfield Road e a seu arquirrival Everton.

Entre 1884 e 1891, Anfield era a casa do Everton, principal rival do Liverpool. Porém, o clube se mudou para o Goodison Park depois de divergências entre sua direção e os proprietários do estádio.

Então dono de Anfield, John Houlding decidiu então fundar um novo clube para jogar no estádio e, assim, nasceu o Liverpool.

Houlding fundou o clube como Everton F.C. and Athletic Grounds Ltd, mas a Federação Inglesa reconheceu o novo time apenas quando houve a mudança de nome para Liverpool Football Club.

Depois de conquistar divisões inferiores, o clube chegou à Primeira Divisão do Campeonato Inglês e conquistou seu primeiro título da elite em 1901.

Remessa Online

Desde então, o Liverpool se tornou um dos clubes mais vitoriosos da Inglaterra e também da Europa.

Infelizmente, a história de glórias do clube inglês tem também dois momentos de tragédia. 

Em 29 de maio de 1985, em Bruxelas, aconteceu a tragédia de Heysel. Na partida entre Liverpool e Juventus, pela Taça dos Campeões da Europa, 39 pessoas foram mortas devido a acidentes causados por hooligans ingleses no estádio de Heysel. 

Já em 15 de abril de 1989, no estádio Hillsborough, em Sheffield, onde Liverpool e Nottingham Forest se enfrentavam, 96 pessoas morreram devido à superlotação do estádio. As investigações apontaram que a Polícia de Sheffield foi negligente no controle de acesso de torcedores.

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quais são os títulos do Liverpool?

Liga dos Campeões no EI Plus
Liverpool conquistou seu sexto título da Liga dos Campeões da Europa em 2018/2019

O Liverpool é um dos clubes mais vitoriosos da história do futebol inglês e também da Europa. Os Reds têm 6 títulos da Liga dos Campeões da Europa, sendo assim o terceiro maior vencedor da história da Champions League, atrás apenas de Real Madrid e Milan.

Em competições europeias, o Liverpool tem também 3 títulos da Liga Europa. Dessa forma, o time inglês faz parte do grupo de clubes que estão em segundo lugar na lista de maiores vencedores do torneio, atrás apenas do Sevilla.

Em torneios internacionais, os Reds têm ainda 4 títulos da Supercopa da Uefa, além da Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2019.

Na briga pelo posto de maior vencedor do Campeonato Inglês, o Liverpool é o segundo colocado, atrás do Manchester United. Embora jamais tenham vencido a Premier League, iniciada na temporada 1992/1993, os Reds foram campeões ingleses em 18 oportunidades.

Nas Copas nacionais, o Liverpool tem 7 títulos da FA Cup, ou Copa da Inglaterra, e 8 títulos da Copa da Liga Inglesa, um recorde na história da competição. O clube tem ainda 15 Supertaças da Inglaterra.

Quantos títulos mundiais tem o Liverpool?

Embora seja hexacampeão da Liga dos Campeões, o Liverpool tem somente um título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Antes de derrotar o Flamengo, por 1 a 0, na prorrogação, na final de 2019, o time inglês havia disputado o Mundial de Clubes por três vezes, sem conseguir ser campeão e nem sequer marcar gols na final.

Em 1977 e 1978, apesar de ter sido bicampeão europeu, o Liverpool decidiu não disputar a Copa Intercontinental contra o Boca Juniors, então campeão da Copa Libertadores. Em 1977, o Boca venceu o Borussia Mönchengladbach no Mundial. Já em 1978, não houve disputa.

Na primeira participação em um Mundial de Clubes, em 1981, o Liverpool enfrentou o Flamengo e foi derrotado por 3 a 0. 

Três anos depois, os Reds voltaram ao Mundial, mas, novamente, foram derrotados. Naquela oportunidade, o título ficou com o Independiente, da Argentina, com vitória por 1 a 0.

Na era da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Liverpool participou da edição de 2005. A equipe capitaneada por Gerrard chegou à final e foi derrotada pelo São Paulo, por 1 a 0, em jogo com atuação brilhante do goleiro Rogério Ceni.

Remessa Online

Em 2019, o Liverpool venceu Monterrey, do México, e o Flamengo, para conquistar seu primeiro Mundial de Clubes.

Todos os títulos do Liverpool

  • 6 títulos da Liga dos Campeões da Europa (Uefa Champions League)
  • 18 títulos do Campeonato Inglês
  • 3 títulos da Liga Europa
  • 4 títulos da Supercopa da Uefa
  • 7 títulos da Copa da Inglaterra (FA Cup)
  • 8 títulos da Copa da Liga Inglesa
  • 15 Supertaças da Inglaterra
  • 1 título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Elenco do Liverpool para a temporada 2019/2020

Time do Liverpool 2019/2020
Time titular do Liverpool tem os brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino
  • Goleiros: Alisson, Adrián e Kelleher
  • Laterais: Alexander-Arnold, Robertson e Clyne
  • Zagueiros: Virgil van Dijk, Matip, Joe Gomez e Lovren
  • Meio-campistas: Wijnaldum, Fabinho, Milner, Keita, Henderson, Oxlade-Chamberlain e Lallana
  • Atacantes: Sadio Mané, Salah, Roberto Firmino, Origi e Shaqiri

Comissão técnica do Liverpool na temporada 2019/2020

  • Treinador: Jürgen Klopp
  • Assistente: Peter Krawietz
  • Assistente: Pepijn Lijnders
  • Preparador físico: Mark Hulse
  • Treinador de goleiros: John Achterberg

Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores jogadores da história do Liverpool

  • Kenny Dalglish
  • Ian Rush
  • Steven Gerrard

Kenny Dalglish

Kenny Dalglish Liverpool
Kenny Dalgish foi uma lenda do Liverpool como jogador e também como técnico

Kenny Dalglish é tão ídolo do Liverpool que um setor do estádio Anfield Road recebeu seu nome. O escocês jogou pelos Reds entre 1977 e 1990 e marcou 179 gols.

Como jogador, venceu seis Campeonatos Ingleses, a FA Cup, quatro Copas da Liga, cinco FA Charity Shields, três Liga dos Campeões e uma Supertaça da UEFA. 

Em 1985, ele se tornou treinador do Liverpool e conquistou ainda três Campeonatos Ingleses, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e três Supercopas da Inglaterra.

Ian Rush

Ian Rush ídolo do Liverpool
Ídolo do Liverpool, Ian Rush é maior campeão e artilheiro da EFL Cup

Ian Rush é o maior artilheiro da história do Liverpool. Em duas passagens pelo clube, entre 1980 e 1996, o atacante nascido no País de Gales marcou 346 gols pelos Reds.

Ídolo eterno da torcida do Liverpool, Rush foi bicampeão da Liga dos Campeões, em 1980-1981 e 1983-1984, e pentacampeão inglês. Além disso, ganhou três Copas da Inglaterra e três Supercopas da Inglaterra.

Steven Gerrard

Steven Gerrard Liverpool
Steven Gerrard nasceu para o futebol no Liverpool e se tornou um ídolo eterno do clube

Steven Gerrard é um dos raros jogadores que passam praticamente toda a vida em um mesmo clube. Revelado nas categorias de base do Liverpool, o meia se profissionalizou em 1998 e defendeu os Reds até deixar o futebol inglês, em 2015.

Gerrard não conseguiu levar o Liverpool ao sonhado título da Premier League, mas foi o capitão do time campeão da Liga dos Campeões de 2004-2005, com virada histórica sobre o Milan, em Istambul.

Ele ainda foi campeão da Liga Europa, bicampeão da Supercopa da Uefa, bicampeão da Copa da Inglaterra, tricampeão da Copa da Liga Inglesa e bicampeão da Supercopa da Inglaterra.

Um meio-campista genial, Steven Gerrard é o quinto maior artilheiro da história do Liverpool, com 186 gols.

Maiores artilheiros da história do Liverpool

  1. Ian Rush (1980-1987 e 1988-1996): 346 gols
  2. Roger Hunt (1958-1969): 287 gols
  3. Gordon Hogdson (1925-1936): 241 gols
  4. Billy Liddell (1938-1961): 228 gols
  5. Steven Gerrard (1998-2015): 186 gols
  6. Robbie Fowler (1993-2001 e 2006-2007): 183 gols
  7. Kenny Dalglish (1977-1990): 179 gols
  8. Michael Owen (1996-2004): 158 gols
  9. Harry Chambers (1915-1928): 151 gols

Maiores treinadores da história do Liverpool

  • Bill Shankly
  • Bob Paisley

Bill Shankly

Bill Shankly maior treinador do Liverpool
Bill Shankly pavimentou o caminho para o Liverpool ser tetracampeão europeu após sua saída

O escocês Bill Shankly foi o treinador do Liverpool entre 1959 e 1974. Ele assumiu o comando do time quando os Reds estavam na Segunda Divisão. 

Em 1962, assegurou à volta à elite. Em 1964 e 1966, ganhou o Campeonato Inglês por duas vezes. Um terceiro título nacional veio em 1973.

Além do tricampeonato inglês, conquistou duas FA Cups e uma Liga Europa.

Shankly anunciou sua aposentadoria do futebol algumas semanas depois que o Liverpool venceu a final da FA Cup de 1974 e foi sucedido por seu assistente Bob Paisley.

Bob Paisley

Bob Paisley maior treinador da história do Liverpool
Bob Paisley levou o Liverpool a seus primeiros três títulos da Liga dos Campeões

Entre os tempos de jogador, assistente e treinador, Bob Paisley passou quase 50 anos no Liverpool. Em 1974, ele assumiu o comando do time após a aposentadoria de Bill Shankly.

Paisley comandou o Liverpool por um período de domínio nacional e europeu, conquistando 20 títulos em 9 temporadas: 6 Campeonatos Ingleses, 3 Copas da Liga, 6 Supercopas da Inglaterra, 3 Ligas dos Campeões, uma Liga Europa e uma Supercopa da Uefa.

O sucesso de Paisley foi Joe Fagan, que já fazia parte da comissão técnica do Liverpool desde o período sob o comando de Bill Shankly.

Na primeira temporada com Fagan como treinador, o Liverpool conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês e a Copa da Liga. 

Ele deixou o comando do Liverpool ao fim de sua segunda temporada e depois do Desastre de Heysel com a morte de 39 pessoas.

Além de Bob Paisley e Joe Fagan, o espanhol Rafa Benítez e o alemão Jürgen Klopp foram os outros dois treinadores que levaram o Liverpool a títulos da Liga dos Campeões da Europa.

Klopp tenta levar o Liverpool ao seu primeiro título da Premier League. Ao fim da temporada 2019, ele busca também conduzir os Reds ao primeiro título mundial da história do clube. Será que o treinador alemão conseguirá esses feitos?

Artigos esportivos do Liverpool

Camiseta do Liverpool

Camiseta do Liverpool

Para comprar a camiseta You’ll Never Walk Alone do Liverpool, use este link!

Camisa retrô do Liverpool

Camisa retrô do Liverpool

Compre a camisa retrô do Liverpool usando este link!

Agora que você conhece mais sobre a história do Liverpool, aproveite para ficar por dentro de outros assuntos do futebol:

*Última atualização em 22 de dezembro de 2019

Remessa Online

Comentários

Salvar