Campeão do Campeonato Brasileiro vs campeão da Copa do Brasil: conheça as origens da Supercopa do Brasil e relembre as edições

O que é a Supercopa do Brasil? Você deve estar se perguntando.

Criada em 1990 e disputada apenas duas vezes na história, a Supercopa do Brasil está de volta. Em 2020, a CBF promoverá a terceira edição do torneio que reúne os vencedores do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O modelo da competição é semelhante aos campeonatos realizados na Europa. Alguns exemplos clássicos são: Supercopa da Inglaterra (Community Shield), Supercopa da Itália, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Espanha.

O torneio brasileiro foi realizado cercado de polêmicas e controvérsias. E nós vamos te explicar o porquê. Confira, a seguir, a história, as curiosidades e todos os vencedores da Supercopa do Brasil. Segue o fio!

História da Supercopa do Brasil

Como surgiu a Supercopa do Brasil?

A primeira edição foi disputada em 1990 entre Vasco da Gama (campeão do Campeonato Brasileiro de 1989) e Grêmio (campeão da Copa do Brasil de 1989). O confronto foi realizado no formato ida e volta.

O jogo, entretanto, não ganhou data especial no calendário brasileiro. A CBF, organizadora da competição, aproveitou que ambos os times se enfrentariam na Libertadores 1990 e escolheu as duas partidas da fase de grupos para decidir o título.

O Grêmio venceu por 2 a 0 no placar agregado e faturou, teoricamente, o primeiro troféu.

Em 1991, foi a vez de Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1990) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990) se enfrentarem pelo título da Supercopa.

A segunda edição, ao contrário da primeira, foi realizada em uma data específica. O Corinthians venceu a partida única por 1 a 0 e levou o título.

Após 28 anos, a CBF decidiu “ressuscitar” a Supercopa do Brasil. A terceira edição já tem participantes, data e local definidos.

Flamengo (campeão do Campeonato Brasileiro de 2019) e Athletico Paranaense (campeão da Copa do Brasil de 2019) medirão forças no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 16 de fevereiro de 2020.

Curte outros esportes além do futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Primeira edição da Supercopa do Brasil (1990)

supercopa do brasil 1990 gremio
Grêmio foi campeão da Copa do Brasil de 1989

A primeira edição da Supercopa do Brasil, realizada entre Vasco da Gama e Grêmio, ocorreu em duas datas: partida de ida no Estádio Olímpico (14 de março de 1990) e partida de volta no São Januário (18 de abril de 1990).

Como dito, os jogos coincidiram com a fase de grupos da Libertadores daquele ano. Na ida, o Grêmio venceu por 2 a 0 com gols de Nilson e Darci. As equipes empataram na volta por 0 a 0 em jogo movimentado no Rio de Janeiro.

Segunda edição da Supercopa do Brasil (1991)

supercopa do brasil 1991 corinthians neto
Neto fez o gol que deu o título da Supercopa do Brasil 1991 ao Corinthians

A segunda edição da Supercopa do Brasil, disputada entre Corinthians e Flamengo, foi realizada em jogo único. A bola rolou no Estádio do Morumbi em 27 de janeiro de 1991.

Com gol solitário de Neto aos 25 minutos do segundo tempo, o Corinthians triunfou por 1 a 0 e sagrou-se campeão inédito do torneio.

Todos os campeões da Supercopa do Brasil

  • Grêmio (1990)
  • Corinthians (1991)

Artilheiros da Supercopa do Brasil

  • Nilson (Grêmio) – 1 gol
  • Darci (Grêmio) – 1 gol
  • Neto (Corinthians) – 1 gol

Controvérsias sobre a Supercopa do Brasil

vasco campeao brasileiro 1989
Vasco foi campeão brasileiro em 1989

Embora muitos considerem a Supercopa do Brasil 1990 um torneio oficial organizado pela CBF, alguns veículos jornalísticos da época não noticiaram o feito; apenas trataram as partidas como jogos normais da Libertadores da América.

Além disso, o Grêmio alega nunca ter recebido um troféu como forma de recompensa. Há quem diga que a única Supercopa do Brasil oficial realizada na história foi a de 1991. Essa sim recebeu uma data específica, jogo único e cobertura jornalística especializada.

Em 2015, a CBF considerou a volta da Supercopa. O duelo seria disputado entre Cruzeiro (campeão do Campeonato Brasileiro de 2014) e Atlético Mineiro (campeão da Copa do Brasil de 2014). Por falta de datas no calendário, a ideia não foi passada adiante.

Conheça outros campeonatos de futebol:

*Última atualização em 01 de janeiro de 2019

Ficha Técnica
Título
Supercopa do Brasil: história, curiosidades e vencedores
Resumo
Campeão do Campeonato Brasileiro vs campeão da Copa do Brasil: conheça as origens da Supercopa do Brasil e relembre as edições
Autor

Comentários

Salvar