Campeão do Campeonato Brasileiro vs campeão da Copa do Brasil: conheça as origens da Supercopa do Brasil e relembre as edições

O que é a Supercopa do Brasil? Você deve estar se perguntando.

Criada em 1990 e disputada apenas três vezes na história, a Supercopa do Brasil foi “ressuscitada” no calendário brasileiro. Em 2020, a CBF promoveu a volta do torneio que reúne os vencedores do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O modelo da competição é semelhante aos campeonatos realizados na Europa. Alguns exemplos clássicos são: Supercopa da Inglaterra (Community Shield), Supercopa da Itália, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Espanha.

O torneio brasileiro foi realizado cercado de polêmicas e controvérsias. E nós vamos te explicar o porquê. Confira, a seguir, a história, as curiosidades e todos os vencedores da Supercopa do Brasil. Segue o fio!

História da Supercopa do Brasil

supercopa brasil
Supercopa reúne o campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil

A primeira edição foi disputada em 1990 entre Vasco da Gama (campeão do Campeonato Brasileiro de 1989) e Grêmio (campeão da Copa do Brasil de 1989). O confronto foi realizado no formato ida e volta.

O jogo, entretanto, não ganhou data especial no calendário brasileiro. A CBF, organizadora da competição, aproveitou que ambos os times se enfrentariam na Libertadores 1990 e escolheu as duas partidas da fase de grupos para decidir o título.

O Grêmio venceu por 2 a 0 no placar agregado e faturou, teoricamente, o primeiro troféu.

Em 1991, foi a vez de Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1990) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990) se enfrentarem pelo título da Supercopa.

A segunda edição, ao contrário da primeira, foi realizada em uma data específica. O Corinthians venceu a partida única por 1 a 0 e levou o título.

Após 28 anos, a CBF decidiu “ressuscitar” a Supercopa do Brasil. A terceira edição foi disputada em 2020 entre Flamengo (campeão do Campeonato Brasileiro de 2019) e Athletico Paranaense (campeão da Copa do Brasil de 2019)

Primeira edição da Supercopa do Brasil (1990)

supercopa do brasil 1990 gremio
Grêmio foi campeão da Copa do Brasil de 1989

A primeira edição foi realizada entre Vasco da Gama e Grêmio, ocorreu em duas datas: partida de ida no Estádio Olímpico (14 de março de 1990) e partida de volta no São Januário (18 de abril de 1990).

Como dito, os jogos coincidiram com a fase de grupos da Libertadores daquele ano. Na ida, o Grêmio venceu por 2 a 0 com gols de Nilson e Darci. As equipes empataram na volta por 0 a 0 em jogo movimentado no Rio de Janeiro.

Segunda edição da Supercopa do Brasil (1991)

supercopa do brasil 1991 corinthians neto
Neto fez o gol que deu o título da Supercopa do Brasil 1991 ao Corinthians

A segunda edição, disputada entre Corinthians e Flamengo, foi realizada em jogo único. A bola rolou no Estádio do Morumbi em 27 de janeiro de 1991.

Com gol solitário de Neto aos 25 minutos do segundo tempo, o Corinthians triunfou por 1 a 0 e sagrou-se campeão inédito do torneio.

Terceira edição da Supercopa do Brasil (2020)

supercopa do brasil flamengo 2020
Flamengo venceu a terceira edição em 2020

Flamengo e Athletico Paranaense mediram forças pelo troféu da Supercopa em 16 de fevereiro de 2020, no estádio Mané Garrincha. Assim como a edição anterior, o confronto foi realizado em jogo único.

Confirmando expectativas, o Rubro-Negro foi superior em campo e venceu o Furacão sem dificuldades por 3 a 0. Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique balançaram as redes a favor do clube carioca.

Todos os campeões da Supercopa do Brasil

  • Grêmio (1990)
  • Corinthians (1991)
  • Flamengo (2020)

Artilheiros da Supercopa do Brasil

  • Arrascaeta (Flamengo) – 1 gol
  • Bruno Henrique (Flamengo) – 1 gol
  • Darci (Grêmio) – 1 gol
  • Gabigol (Flamengo) – 1 gol
  • Neto (Corinthians) – 1 gol
  • Nilson (Grêmio) – 1 gol

Controvérsias sobre a Supercopa do Brasil

vasco campeao brasileiro 1989
Vasco foi campeão brasileiro em 1989

Embora muitos considerem a Supercopa do Brasil 1990 um torneio oficial organizado pela CBF, alguns veículos jornalísticos da época não noticiaram o feito; apenas trataram as partidas como jogos normais da Libertadores da América.

Além disso, o Grêmio alega nunca ter recebido um troféu como forma de recompensa. Há quem diga que a única edição oficial realizada na história foi a de 1991. Essa sim recebeu uma data específica, jogo único e cobertura jornalística especializada.

Em 2015, a CBF considerou a volta da Supercopa. O duelo seria disputado entre Cruzeiro (campeão do Campeonato Brasileiro de 2014) e Atlético Mineiro (campeão da Copa do Brasil de 2014). Por falta de datas no calendário, a ideia não foi passada adiante.

Conheça outros campeonatos de futebol:

*Última atualização em 01 de janeiro de 2019

Ficha Técnica
Título
Supercopa do Brasil: história, curiosidades e vencedores
Resumo
Campeão do Campeonato Brasileiro vs campeão da Copa do Brasil: conheça as origens da Supercopa do Brasil e relembre as edições
Autor

Comentários

Salvar