O que é a Supercopa do Brasil? Você deve estar se perguntando.

Criada em 1990 e disputada apenas três vezes na história, a Supercopa do Brasil foi “ressuscitada” no calendário brasileiro. Em 2020, a CBF promoveu a volta do torneio que reúne os vencedores do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O modelo da competição é semelhante aos campeonatos realizados na Europa. Alguns exemplos clássicos são: Supercopa da Inglaterra (Community Shield), Supercopa da Itália, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Espanha.

O torneio brasileiro foi realizado cercado de polêmicas e controvérsias. E nós vamos te explicar o porquê. Confira, a seguir, a história, as curiosidades e todos os vencedores da Supercopa do Brasil. Segue o fio!

História da Supercopa do Brasil

supercopa brasil
Supercopa reúne o campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil

A primeira edição foi disputada em 1990 entre Vasco da Gama (campeão do Campeonato Brasileiro de 1989) e Grêmio (campeão da Copa do Brasil de 1989). O confronto foi realizado no formato ida e volta.

O jogo, entretanto, não ganhou data especial no calendário brasileiro. A CBF, organizadora da competição, aproveitou que ambos os times se enfrentariam na Libertadores 1990 e escolheu as duas partidas da fase de grupos para decidir o título.

O Grêmio venceu por 2 a 0 no placar agregado e faturou, teoricamente, o primeiro troféu.

Em 1991, foi a vez de Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1990) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990) se enfrentarem pelo título da Supercopa.

A segunda edição, ao contrário da primeira, foi realizada em uma data específica. O Corinthians venceu a partida única por 1 a 0 e levou o título.

Após 28 anos, a CBF decidiu “ressuscitar” a Supercopa do Brasil. A terceira edição foi disputada em 2020 entre Flamengo (campeão do Campeonato Brasileiro de 2019) e Athletico Paranaense (campeão da Copa do Brasil de 2019)

Primeira edição da Supercopa do Brasil (1990)

supercopa do brasil 1990 gremio
Grêmio foi campeão da Copa do Brasil de 1989

A primeira edição foi realizada entre Vasco da Gama e Grêmio, ocorreu em duas datas: partida de ida no Estádio Olímpico (14 de março de 1990) e partida de volta no São Januário (18 de abril de 1990).

Como dito, os jogos coincidiram com a fase de grupos da Libertadores daquele ano. Na ida, o Grêmio venceu por 2 a 0 com gols de Nilson e Darci. As equipes empataram na volta por 0 a 0 em jogo movimentado no Rio de Janeiro.

Segunda edição da Supercopa do Brasil (1991)

supercopa do brasil 1991 corinthians neto
Neto fez o gol que deu o título da Supercopa do Brasil 1991 ao Corinthians

A segunda edição, disputada entre Corinthians e Flamengo, foi realizada em jogo único. A bola rolou no Estádio do Morumbi em 27 de janeiro de 1991.

Com gol solitário de Neto aos 25 minutos do segundo tempo, o Corinthians triunfou por 1 a 0 e sagrou-se campeão inédito do torneio.

Terceira edição da Supercopa do Brasil (2020)

supercopa do brasil flamengo 2020
Flamengo venceu a terceira edição em 2020

Flamengo e Athletico Paranaense mediram forças pelo troféu da Supercopa em 16 de fevereiro de 2020, no estádio Mané Garrincha. Assim como a edição anterior, o confronto foi realizado em jogo único.

Confirmando expectativas, o Rubro-Negro foi superior em campo e venceu o Furacão sem dificuldades por 3 a 0. Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique balançaram as redes a favor do clube carioca.

Quarta edição da Supercopa do Brasil (2021)

Supercopa do Brasil: história, curiosidades e vencedores
Flamengo bicampeão da Supercopa do Brasil. Alexandre Vidal/Flamengo.

Em 2021, o Flamengo chegava de um ano conturbado após a saída de Jorge Jesus, mesmo assim o Mengão conseguiu vencer o Brasileirão de 2020. Dessa forma, enfrentou o seu grande rival do momento, o Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil.

Em um jogo totalmente caótico, o Palmeiras saiu na frente com golaço de Raphael Veiga, o Flamengo conseguiu virar a partida com gols de Gabriel e Arrascaeta. Porém, o verde voltou a empatar com Veiga, que fez de pênalti.

O jogo foi para as penalidades e dessa forma, o Flamengo conseguiu sair vitorioso com brilho do goleiro Diego Alves, que pegou três pênaltis, consagrando os cariocas bicampeões da Supercopa do Brasil.

Quinta edição da Supercopa do Brasil (2022)

Supercopa do Brasil: história, curiosidades e vencedores
Atlético Mineiro campeão da Supercopa do Brasil. Reprodução/Twitter/Atlético-MG.

A quinta edição da Supercopa do Brasil contou com o Atlético Mineiro como campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2021, o Flamengo enfrentou o time mineiro por ter sido o segundo colocado na liga.

Em mais um jogo equilibrado e cheio de gols, Nacho Fernández abriu o placar para o galo, Gabigol e Bruno Henrique viraram para o rubro-negro, por fim, Hulk apareceu para empatar o duelo, que foi aos pênaltis.

Em uma disputa de pênaltis insana, o Atlético Mineiro venceu o Flamengo por 8 x 7.

Sexta edição da Supercopa do Brasil (2023)

Na edição de 2023 da Supercopa do Brasil, o Palmeiras recebeu o direito de disputar o torneio, o adversário foi novamente o Flamengo, em uma revanche histórica.

Parece que todos os jogos da Supercopa do Brasil são bons, dessa forma, essa partida também não decepcionou.

O Flamengo abriu o placar com gol de Gabigol batendo pênalti, em seguida, Raphael Veiga empatou e Gabriel Menino virou ainda no primeiro tempo. Na etapa seguinte, o então camisa 9 do Flamengo deu igualdade ao confronto outra vez.

O Palmeiras assumiu a liderança mais uma vez quando Veiga cobrou pênalti. Dois minutos depois, Pedro descontou e o duelo ficou novamente empatado. Gabriel Menino foi o nome do jogo ao marcar outro gol e garantir o título do Palmeiras em um jogo sensacional que acabou em 4 x 3, a favor do verde.

Sétima edição da Supercopa do Brasil (2024)

Supercopa do Brasil: história, curiosidades e vencedores
São Paulo conquistou todos os títulos possíveis com a Supercopa. Iconsport.

De forma inédita, a Supercopa do Brasil foi disputada entre Palmeiras e São Paulo em 2024. Após conquistar o Brasileirão Série A 2023, o Alviverde Imponente encarou o Tricolor Paulista, que venceu pela primeira vez em sua história a Copa do Brasil.

Pela grande final da Supercopa do Brasil, o Choque Rei foi marcado para o dia 4 de fevereiro. Sem gols nos 90 minutos regulamentar, a disputa foi para os pênaltis. Rafael foi o grande herói, pegando os chutes de Murilo e Piquerez, dando mais um título inédito ao São Paulo

Todos os campeões da Supercopa do Brasil

  • Grêmio (1990)
  • Corinthians (1991)
  • Flamengo (2020)
  • Flamengo (2021)
  • Atlético-MG (2022)
  • Palmeiras (2023)
  • São Paulo (2024)

Artilheiros da Supercopa do Brasil

  • Gabigol (Flamengo) – 5 gols
  • Rafael Veiga (Palmeiras) – 4 gol
  • Arrascaeta (Flamengo) – 2 gols
  • Bruno Henrique (Flamengo) – 2 gols
  • Gabriel Menino (Palmeiras) – 2 gols
  • Hulk (Atlético-MG) – 1 gol
  • Nacho Fernández (Atlético-MG) – 1 gol
  • Darci (Grêmio) – 1 gol
  • Neto (Corinthians) – 1 gol
  • Nilson (Grêmio) – 1 gol

Controvérsias sobre a Supercopa do Brasil

vasco campeao brasileiro 1989
Vasco foi campeão brasileiro em 1989

Embora muitos considerem a Supercopa do Brasil 1990 um torneio oficial organizado pela CBF, alguns veículos jornalísticos da época não noticiaram o feito; apenas trataram as partidas como jogos normais da Libertadores da América.

Além disso, o Grêmio alega nunca ter recebido um troféu como forma de recompensa. Há quem diga que a única edição oficial realizada na história foi a de 1991. Essa sim recebeu uma data específica, jogo único e cobertura jornalística especializada.

Em 2015, a CBF considerou a volta da Supercopa. O duelo seria disputado entre Cruzeiro (campeão do Campeonato Brasileiro de 2014) e Atlético Mineiro (campeão da Copa do Brasil de 2014). Por falta de datas no calendário, a ideia não foi passada adiante.

Em 2020, o torneio finalmente voltou a ser disputado, dessa fez com o Flamengo sendo o primeiro campeão do retorno da competição. Dessa forma, seguiu sendo realizado nos anos seguintes, com títulos do clube carioca, do Atlético-MG e também do Palmeiras.

Conheça outros campeonatos de futebol: