Pontuador nato, astro da NBA, recordista e MVP. Podemos cravar tranquilamente que James Harden é um dos maiores jogadores de basquete da atualidade.

Embora não tenha conquistado nenhum título da liga mais disputado do mundo, o ala-armador do Los Angeles Clippers tem trilhado temporadas brilhantes nos últimos tempos.

Caso você esteja atrás de informações sobre a carreira de James Harden, veio ao lugar certo. Uma atleta de alto nível merece uma biografia completa, certo?

Conheça, a seguir, a história, as estatísticas e as principais curiosidades do barbudo mais simpático das quadras norte-americanas!

Quem é James Harden?

James Harden: biografia, recordes, estatísticas e prêmios
Icon Sport.

James Edward Harden Jr. é jogador de basquete e defende o Los Angeles Clippers, equipe norte-americana da NBA. O atleta dos Estados Unidos nasceu em 26 de agosto de 1989 em Los Angeles, no estado da Califórnia.

Harden atua na posição de ala-armador. Na carreira, jogou por Artesia, no high school, Arizona State, no college, e também no Oklahoma City Thunder, time pelo qual foi draftado em 2009. Em 2012, se transferiu para o Rockets, em seguida migrou até o Brooklyn Nets e atualmente joga no Los Angeles Clippers.

Conhecido pelo carisma, barba gigantesca e comemorações icônicas, o jogador é considerado um dos maiores pontuadores da história. Não à toa, é dono de diversos recordes da liga.

Harden não faturou nenhum título da NBA – sua melhor campanha coletiva foi em 2012, pelo City Thunder, quando disputou as finais contra o Miami Heat e ficou com o vice-campeonato. O atleta, entretanto, já recebeu o prêmio de MVP da temporada, em 2018.

Pela seleção norte-americana, conquistou os Jogos Olímpicos de Londres (2012) e a Copa do Mundo de Basquete na Espanha (2014).

Como James Harden começou no basquete?

james harden início carreira
James Harden jogou o college pela Arizona State University

James Harden iniciou a sua trajetória ainda adolescente na Artesia High School, colégio localizado em Lakewood, Califórnia.

O jogador atraiu o interesse de várias universidades, mas decidiu defender as cores da Arizona State University, na cidade de Tempe. Por lá ficou entre 2007 e 2009.

Para se ter uma ideia da genialidade do ala-armador, ele terminou o segundo ano da faculdade com média de 20.1 pontos, 5.6 rebotes e 4.2 assistências. Graças às boas atuações, chegou a ser cotado às primeiras posições do draft.

Em 2009, foi draftado pelo Oklahoma City Thunder na terceira escolha geral. Começava ali a carreira do astro norte-americano.

James Harden na NBA

Quando James Harden chegou à NBA
O ala-armador foi draftado pelo Oklahoma City Thunder

James Harden entrou para a NBA em 2009, quando foi escolhido pelo Oklahoma City Thunder. O jogador foi draftado na terceira posição da primeira rodada. Estavam no draft alguns nomes famosos como Blake Griffin e Stephen Curry.

Em sua primeira temporada, 2009-10, acumulou médias de 9.9 pontos, 3.2 rebotes e 1.8 assistências. Também foi eleito jogador da segunda equipe da Seleção de Calouros.

Harden estourou para o mundo em 2011-12. Naquela edição, o atleta ajudou Oklahoma a atingir as finais da NBA e, de quebra, ser eleito o melhor sexto homem da temporada.

O ala-armador decidiu não renovar o seu contrato com o City Thunder em 2012. Após troca envolvendo Daequan Cook, Cole Aldrich, Lazar Hayward, Kevin Martin, Jeremy Lamb e escolhas de draft, Harden se transferiu para o Houston Rockets.

Em Houston, James Harden se tornou uma das maiores estrelas das NBA e chegou a conquistar o prêmio de MVP da liga. No entanto, a longa passagem do armador pelos Rockets acabou não resultando em nenhum título.

Já em 2021 deixou os Rockets para formar um trio com Kevin Durant e Kyrie Irving nos Nets. A empreitada acabou não funcionando e menos de um ano depois, Harden foi jogar ao lado de Joel Embiid no Philadelphia 76ers.

Após mais um fracasso nos Playoffs da temporada 2022/23, James Harden pediu uma troca do 76ers, por conta de um forte desentendimento com Darly Morey. O armador queria uma longa renovação com a franquia, mas quando o GM negou o pedido, Harden disparou:

Daryl Morey é um mentiroso e nunca mais farei parte de uma organização da qual ele faça parte. Deixem eu dizer de novo: Daryl Morey é um mentiroso e nunca mais farei parte de uma organização da qual ele faça parte”, disse o Barba em agosto de 2023.

Em 31 de outubro de 2023, o Philadelphia 76ers trocou James Harden para o Los Angeles Clippers, no novo time, o Barba vai reencontrar pela terceira vez em sua carreira Russel Westbrook, além de juntar com outras duas estrelas, Paul George e Kawhi Leonard.

O ”Barbudo” está em sua décima quarta temporada na NBA. Do início da carreira profissional até o momento, foi dez vezes votado para o All-Stars. Até o momento, não conseguiu disputar outra final de NBA.

Times de James Harden na NBA

  • Oklahoma City Thunder: 2009-2012
  • Houston Rockets: 2012-2021
  • Brooklyn Nets: 2021-2022
  • Philadelphia 76ers: 2022-2023
  • Los Angeles Clippers: 2023-atualmente

Estatísticas de James Harden

 

Qual o salário de James Harden?

James Harden: biografia, recordes, estatísticas e prêmios
Icon Sport.

James Harden tem um contrato de dois anos e US$ 68,6 milhões (R$ 377,8 milhões) em salários, com o Philadelphia 76ers, incluindo uma opção de renovação para o atleta até a temporada de 2023/24. No entanto, o jogador já afirmou que não pretende continuar atuando na equipe.

Com sua troca para Los Angeles, os Clippers assumem o compromisso e o contrato do jogador.

Recordes de James Harden

recordes james harden
Harden dominou a NBA nos seus tempos de Houston Rockets e se tornou dono de vários recordes da NBA
  • Jogador com mais pontos em triplo-duplos em um único jogo (60)
  • Jogador com mais lances livres batidos em um único jogo (24)
  • Jogador com mais lances livres convertidos em um único jogo (24)
  • Jogador com mais chutes de três tentados em uma única temporada (1028)
  • Ala-armador com mais triplos-duplos na carreira (42)
  • Jogador com mais triplos-duplos com mais de 50 pontos na carreira (5)

OBS: os recordes envolvem apenas partidas de temporada regular.

Premiações de James Harden

Prêmios de James Harden
Jogador já foi eleito MVP, melhor sexto homem, entre outras honrarias com a camisa do Houston Rockets
  • MVP da NBA: 2018
  • 10 vezes eleito para o All-Star: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022
  • 6 vezes eleito para o time ideal da NBA: 2014, 2015, 2017, 2018,2019 e 2020
  • Melhor sexto homem da NBA: 2012
  • 2 vezes cestinha da NBA: 2018 e 2019
  • Líder de assistências da NBA: 2017

 

Significado da comemoração de James Harden

significado comemoração james harden
Entenda o significado da comemoração ”Cooking”

James Harden é dono de uma das comemorações mais icônicas da NBA. Trata-se da celebração popularmente conhecida como ”Cooking”, em que o jogador imita um cozinheiro misturando uma tigela com as mãos. A comemoração é realizada desde 2015.

Segundo o atleta, não há uma origem definida. A celebração simplesmente ”surgiu” e é usada para mostrar que o seu time está ”cozinhando” o adversário, ou seja, atropelando.

Fato curioso: o rapper norte-americano Lil B diz ter sido o criador do movimento e acusou James Harden de plágio. Nada foi comprovado, entretanto.

Títulos de James Harden na seleção dos EUA

  • Jogos Olímpicos de Londres: 2012
  • Copa do Mundo de Basquete: 2014

Tênis do James Harden

Você joga basquete e está atrás de um tênis para usar nas quadras? Tenho certeza que essa opção vai te agradar! Trata-se do Adidas Harden Vol. 3. O modelo é uma homenagem ao período de James Harden na Artesia High School.

Já se imaginou desfilando com o tênis do ”Barba”? É uma boa pedida! Se liga:

tênis do james harden

 

 

 

Gostou deste texto sobre James Harden? Deixe sua opinião e sugestões de mais biografias nos comentários! O seu feedback é sempre importante!

Que tal ler mais conteúdos sobre a bola laranja?

Confira outros textos da Esportelândia: