fbpx
Veja o elenco do San Antonio Spurs para 2019/2020, recordes e curiosidades e relembre os títulos do time com o técnico Gregg Popovich!

Você sabe qual time da NBA tem o recorde de participações consecutivas nos playoffs? A resposta é San Antonio Spurs!

Desde a temporada 1997/1998, os Spurs sempre avançaram para os playoffs da NBA. E grande parte desse sucesso pode ser creditada ao técnico Gregg Popovich. Afinal, ele está no comando da franquia desde 1996.

Nesse período, alguns astros, como as “torres gêmeas” David Robinson e Tim Duncan, o francês Tony Parker e o argentino Manu Ginóbili, ajudaram a equipe a ser sempre uma das principais forças da NBA.

Mas quantos títulos os Spurs já conquistaram? A resposta para essa pergunta e todos os detalhes da história do San Antonio Spurs, você confere a seguir!

Quando foi criado o San Antonio Spurs?

O San Antonio Spurs foi criado em 1967, mas não com esse nome, tampouco como uma franquia da NBA. A equipe nasceu em Dallas, como o Dallas Chaparrals, e disputava a American Basketball Association (ABA). 

O nome do time chegou a ser alterado para Texas Chaparrals, mas, em 1973, após a mudança para San Antonio, a franquia foi rebatizada como San Antonio Spurs. A chegada à NBA aconteceu em 1976, com a fusão entre ABA e NBA.

A fusão levou San Antonio Spurs, Brooklyn Nets (então New York Nets), Indiana Pacers e Denver Nuggets para a mais importante liga do basquete mundial.

A origem do nome Spurs é controversa. Há quem diga ser uma homenagem às esporas (Spurs) usadas pelos cowboys do Texas, enquanto outros apontam uma homenagem a Red McCombs, seu proprietário inicial, que nasceu na cidade de Spur.

Qual a cidade e o estado do San Antonio Spurs?

O San Antonio Spurs representa a cidade de San Antonio, no estado do Texas. A cidade tem cerca de 1,5 milhão de habitantes, com 2,1 milhão de pessoas quando é considerada toda a área de sua região metropolitana. Assim, San Antonio é a segunda cidade mais populosa do Texas.

Outros dois times da NBA também são do Texas: Dallas Mavericks e Houston Rockets.

Qual o nome da arena do San Antonio Spurs?

AT&T Center
AT&T Center foi inaugurado em 2002 e tem capacidade para 18 mil pessoas

O San Antonio Spurs disputa suas partidas em casa na NBA no AT&T Center. Entre 2003 e 2017, a arena recebeu também os jogos do San Antonio Silver Stars, equipe da WNBA.

Inaugurado em outubro de 2002, o AT&T Center tem capacidade para 18.500 torcedores nos jogos de basquete.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual conferência disputa o San Antonio Spurs?

O San Antonio Spurs disputa a Conferência Oeste da NBA. A franquia está na Divisão Sudoeste, ao lado de Dallas Mavericks, Houston Rockets, New Orleans Pelicans e Memphis Grizzlies.

Quem é o dono do San Antonio Spurs?

O San Antonio Spurs pertence à Spurs Sports & Entertainment, companhia que tem como CEO a executiva Julianna Hawn Holt, ex-esposa de Peter Holt, antigo dono dos Spurs. 

Foi sob a propriedade de Peter Holt que o San Antonio Spurs conquistou todos os seus títulos da NBA até aqui. Em 2016, ele passou o comando da franquia para sua então esposa.

Quantos títulos de conferência tem o San Antonio Spurs?

O San Antonio Spurs tem 6 títulos da Conferência Oeste da NBA. As conquistas aconteceram em 1999, 2003, 2005, 2007, 2013 e 2014.

Como consequência do hexacampeonato de conferência, os Spurs disputaram as finais da NBA em 6 temporadas. 

Confira, a seguir, quantas vezes eles saíram com o título da liga!

Quantos títulos da NBA tem o San Antonio Spurs?

San Antonio Spurs campeão da NBA
San Antonio tem 5 títulos da NBA, o último deles conquistado em 2014

O San Antonio Spurs tem 5 títulos da NBA, o que o deixa como o quinto maior campeão. Todas as conquistas foram alcançadas a partir do final da década de 1990, sob o comando do técnico Gregg Popovich. 

Os 5 títulos dos Spurs na NBA foram conquistados em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. Os vice-campeões foram New York Knicks, New Jersey Nets, Detroit Pistons, Cleveland Cavaliers e Miami Heat.

A única vez que o San Antonio Spurs foi derrotado em uma final da NBA aconteceu com o placar de 4 a 3, diante do Miami Heat de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, em 2013. 

Lista de todos os títulos do San Antonio Spurs na NBA

  • 1999 – San Antonio Spurs (Vice – New York Knicks)
  • 2003 – San Antonio Spurs (Vice – New Jersey Nets)
  • 2005 – San Antonio Spurs (Vice – Detroit Pistons)
  • 2007 – San Antonio Spurs (Vice – Cleveland Cavaliers)
  • 2014 – San Antonio Spurs (Vice – Miami Heat)

Veja abaixo uma tabela com todos os placares de cada uma dessas finais e também todos os vices campeonatos dos Spurs:

1999San Antonio Spurs4 x 1New York Knicks
2003San Antonio Spurs4 x 2New Jersey Nets
2005San Antonio Spurs4 x 3Detroit Pistons
2007San Antonio Spurs4 x 0Cleveland Cavaliers
2013Miami Heat4 x 3San Antonio Spurs
2014San Antonio Spurs4 x 1Miami Heat

Maiores jogadores da história do San Antonio Spurs

Tony Parker Tim Duncan e Manu Ginóbili do San Antonio Spurs
Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginóbili formam o trio com mais vitórias na história da NBA: 701
  • David Robinson
  • Tim Duncan
  • Tony Parker
  • Manu Ginóbili
  • Kawhi Leonard

Na história do San Antonio Spurs, 4 jogadores merecem destaque entre os maiores da história da franquia: David Robinson, Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili. 

Robinson, apelidado de O Almirante, se aposentou em 2003, quando já havia sido formado o trio mais vitorioso da história da NBA. Juntos, Duncan, Parker e Ginóbili conquistaram 701 vitórias na liga. O segundo trio com mais triunfos (Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish) teve 540.

Quer conhecer mais detalhes dos maiores jogadores da história do San Antonio Spurs? Confira a seguir.

David Robinson

David Robinson
Apelidado de O Almirante, David Robinson era membro do Dream Team

David Robinson foi recrutado pelo San Antonio Spurs na primeira escolha geral do draft da NBA de 1987. O pivô que vestia a camisa 50 ajudou a franquia a conquistar seus dois primeiros títulos da liga.

Nos Spurs, Robinson formou as “torres gêmeas” com Tim Duncan e foi eleito o MVP da NBA em 1995.

Já pela seleção dos Estados Unidos, ele fez parte do Dream Team, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, além de ter levado a medalha de ouro das Olimpíadas de Atlanta e ter sido campeão mundial em 1986.

David Robinson era um dos principais jogadores dos Estados Unidos na histórica final dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em que o Brasil, comandado por Oscar Schmidt, derrotou os norte-americanos.

Tim Duncan

Tim Duncan
Tim Duncan é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete e conquistou 5 títulos da NBA

Tim Duncan foi selecionado pelo San Antonio Spurs na primeira escolha do draft de 1997. Em sua primeira temporada, ele foi escolhido o melhor novato da NBA e já participou do All-Star Game, convocado pelos treinadores.

Logo na sua segunda temporada, Tim Duncan ajudou o San Antonio Spurs a conquistar seu primeiro título da NBA e foi eleito o MVP das finais.

Duncan encerrou sua carreira reconhecido por muitos como o maior ala-pivô da história do basquete, 5 vezes campeão da NBA, duas vezes eleito MVP da liga, 15 vezes escolhido para o All-Star Game e único jogador da história a ter sido selecionado tanto para o melhor time de defesa quanto para o quinteto ideal da liga por 13 temporadas consecutivas.

Manu Ginóbili

Manu Ginóbili
Campeão olímpico com a Argentina, Manu Ginóbili foi tetracampeão da NBA com os Spurs

Apontado por muitos como o maior jogador do basquete sul-americano de todos os tempos, o argentino Manu Ginóbili foi selecionado pelo San Antonio Spurs como a 57ª escolha do draft de 1999.

Ginóbili foi campeão da NBA pela franquia em 2003, 2005, 2007 e 2014. Ele formou com Tim Duncan e Tony Parker o trio mais vitorioso da história da NBA, com 701 triunfos.

Pela Seleção Argentina, Manu Ginóbili foi vice-campeão mundial em 2002 e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.

Tony Parker

Tony Parker
Tony Parker foi o último integrante do Big Three dos Spurs com Tim Duncan e Ginóbili

O armador francês Tony Parker foi selecionado pelo San Antonio Spurs na 28ª escolha do draft de 2001.

Parker foi tetracampeão da NBA, em 2003, 2005, 2007 e 2014. Em 2017, ele ainda levou o prêmio de MVP das finais.

O camisa 9 defendeu o San Antonio Spurs entre 2001 e 2018, antes de jogar sua última temporada pelo Charlotte Hornets.

Em 10 de junho de 2019, Tony Parker anunciou sua aposentadoria da NBA.

Além do Big Three, formado por Duncan, Ginóbili e Parker, e de David Robinson, o ala Kawhi Leonard também merece citação especial como um dos grandes jogadores da história do San Antonio Spurs. Afinal, ele foi campeão pela franquia em 2014 e eleito o MVP das Finais.

Em 2018, Kawhi se transferiu para o Toronto Raptors e ajudou o time canadense a conquistar seu primeiro título na história da NBA, superando o favorito Golden State Warriors. Novamente eleito MVP das Finais, ele decidiu assinar contrato com o Los Angeles Clippers.

Maior técnico da história do San Antonio Spurs

Gregg Popovich e Manu Ginobili
Gregg Popovich é o técnico do San Antonio Spurs desde 1996

Não há a menor dúvida de que Gregg Popovich é o maior técnico da história do San Antonio Spurs. Ele é ainda considerado um dos maiores treinadores do basquete em todos os tempos.

Popovich assumiu o San Antonio Spurs em 1996 e, desde a temporada 1997/1998, sempre levou o time texano aos playoffs da NBA.

Foi sob o comando de Gregg Popovich que o San Antonio Spurs chegou à final da NBA 6 vezes e conquistou 5 títulos.

Ele foi escolhido o melhor treinador da NBA em 2003, 2012 e 2014. Desde 2017, é o treinador da seleção dos Estados Unidos.

Na temporada 2019/2020, Gregg Popovich tentará levar o San Antonio Spurs aos playoffs pela 23ª vez consecutiva.

Confira, a seguir, qual é o elenco que Popovich terá sob seu comando.

Elenco do San Antonio Spurs em 2019/2020 

JogadorPosiçãoNúmero
LaMarcus AldrigeAla-pivô12
Marco BelinelliAla-armador18
DeMarre CarrollAla77
Dante CunninghamAla33
DeMar DeRozanArmador10
Drew EubanksAla14
Bryan ForbesArmador11
Rudy GayAla22
Keldan Johnson Ala3
Trey LylesAla41
Chimezie MetuAla7
Patty MillsArmador8
Ben MooreAla26
Donatas MotiejūnasAla-pivô28
Dejounte MurrayArmador5
Jakob PoeltlPivô25
Quincy PondexterAla3
Luka SamanicAla 19
Lonnie Walker IVArmador1
Quinndary WeatherspoonArmador15
Derrick WhiteArmador4

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Quer torcer para o San Antonio Spurs com as cores do time? Confira os artigos esportivos da franquia!

Artigos esportivos do San Antonio Spurs

Para quem é fã do San Antonio Spurs e estará na torcida pelo time comandado por Gregg Popovich, vale a pena conferir os produtos licenciados da franquia! 

Boné do San Antonio Spurs

Boné do San Antonio Spurs

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados no time de San Antonio.

Para comprar um boné dos Spurs, é só clicar neste link!

Kit Churrasco do San Antonio Spurs

Kit churrasco San Antonio Spurs

Os Spurs também licenciam produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu kit churrasco basta clicar neste link!

Capinha para celular do San Antonio Spurs

Capinha de celular do San Antonio Spurs

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Para comprar uma capinha de celular do San Antonio Spurs, é só clicar neste link!

Caneca do San Antonio Spurs

Caneca do San Antonio Spurs

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Para ver os jogos dos Spurs com uma caneca da franquia, é só clicar neste link!

Porta Copo do San Antonio Spurs

Porta Copo do San Antonio Spurs

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Spurs podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

Seu porta copos dos Spurs está disponível nesse link!

Relógio do San Antonio Spurs

Relógio do San Antonio Spurs

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para ter seu relógio do San Antonio Spurs Basta clicar neste link!

Almofada do San Antonio Spurs

Almofada do San Antonio Spurs

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pelos Spurs para os fãs da franquia.

Para comprar uma almofada do San Antonio Spurs basta clicar neste link!

Camiseta do San Antonio Spurs

Camiseta do San Antonio Spurs

Os torcedores do San Antonio Spurs têm a chance também de usar camisetas da franquia. As com número 21 fazem menção ao ídolo Tim Duncan.

Para comprar a sua, basta usar este link!

Chaveiro do San Antonio Spurs

Haveiro do San Antonio Spurs

Os 30 times da NBA têm chaveiros com sua marca para os torcedores.

Os fãs dos Spurs também podem ter o seu! Quer um? Clique neste link!

Moletom do San Antonio Spurs

Moletom do San Antonio Spurs

É fã dos Spurs? Que tal ter um moletom com as cores da franquia?

Para comprar o seu moletom do San Antonio Spurs, use este link!

Meia do San Antonio Spurs

Meia do San Antonio Spurs

Você também pode ter par de meias do San Antonio Spurs, que tal?

Para comprar a meia do time do Texas, basta usar este link!

Jaqueta do San Antonio Spurs

Jaqueta do San Antonio Spurs

Você pode se proteger do frio e ainda usar as cores do San Antonio Spurs!

Para ter sua jaqueta dos Spurs, é só usar este link!

Bermuda do San Antonio Spurs

Bermuda do San Antonio Spurs

Quer o conforto de uma bermuda de moletom e ainda usar um artigo dos Spurs, eis a sua chance!

Para ter a bermuda dos Spurs, use este link!

Em uma era de grandes times na NBA, o técnico Gregg Popovich tem a missão de manter o San Antonio Spurs na briga por uma vaga nos playoffs. Será que a equipe ainda se manterá competitiva?

Agora que você já sabe tudo sobre a história do San Antonio Spurs, conheça também outros times da NBA:

* Última atualização em 02/08/2019

Ficha Técnica
Título
San Antonio Spurs: títulos, elenco, grandes ídolos e recordes
Resumo
Veja o elenco do San Antonio Spurs para 2019/2020, recordes e curiosidades e relembre os títulos do time com o técnico Gregg Popovich!
Autor

Comentários

Salvar