Consolidado como um dos melhores pivôs da NBA, já deu pra perceber que o ainda jovem Bam Adebayo tem muito futuro pela frente. O camisa 13 foi um dos principais responsáveis por conduzir o Miami Heat às finais da liga norte-americana em 2020 e 2023.
Se você está atrás de uma biografia completa sobre o jogador, aqui é o lugar certo! Reunimos as principais informações de sua carreira como números, premiações, início no basquete, curiosidades e estilo de jogo.
Quem é Bam Adebayo?
Edrice Femi “Bam” Adebayo é um jogador profissional de basquete que joga na posição de pivô (e às vezes ala-pivô). Ele nasceu no dia 18 de julho de 1997 em Newark, New Jersey, nos Estados Unidos. Possui 2.06m de altura e 116kg de peso.
Defende o Miami Heat desde 2017, quando foi recrutado junto à Universidade de Kentucky. Na NBA, disputou três temporadas até o momento. Sua primeira convocação para a seleção norte-americana aconteceu em 2019, mas o atleta foi cortado da Copa do Mundo.
Em 2021, Bam Adebayo foi campeão olímpico juntamente com astros como Damian Lillard, Devin Booker e Kevin Durant.
Como Bam Adebayo começou no basquete?
Adebayo utilizou-se de um combustível especial para chegar até o basquete profissional: proporcionar à sua mãe, Marilyn Blount, uma vida mais confortável. Os dois viveram durante muito tempo em um trailer apertado no subúrbio de Newark.
Vendo sua mãe chegar todos os dias cansada de noite após longas jornadas de trabalho, Adebayo prometeu a si mesmo melhorar aquela situação. Foi assim que o pequeno atleta encontrou no basquete uma alternativa para realizar seu sonho.
Bam sempre foi um aluno exemplar. Nunca tirou notas ruins e sempre se dedicava aos estudos. Ao mesmo tempo, se destacava nas quadras. No ensino médio, o pivô acumulou passagens por dois colégios, sempre anotando médias excelentes.
História de Bam Adebayo
Adebayo terminou o segundo grau em alta. Foi avaliado em cinco estrelas entre os recrutas high school e chegou ao college como segundo melhor ala-pivô do país.
Após receber vários convites de universidades importantes, optou por defender Kentucky, já que John Calipari, técnico da faculdade, era conhecido por lapidar prospectos que rapidamente explodiam na NBA. Bam queria melhorar as condições de sua mãe o quanto antes e por isso escolheu esse caminho.
Na temporada 2016-17, o jogador foi titular incontestável e participou de 38 compromissos, anotando médias de 13 pontos, 8 rebotes 1.5 tocos por partida. No fim da campanha, se declarou elegível para o Draft.
Adebayo foi selecionado por Miami Heat em 2017 na 14ª escolha da primeira rodada. O jovem ganhou espaço na equipe de Erik Spoelstra e hoje é peça vital da equipe.
Com o passar das temporadas, Adebayo começou a ganhar mais experiência e tornar-se mais agressivo perto do aro, melhorando assim uma das críticas ao seu jogo.
O pivô foi peça importante do Miami Heat nas boas campanhas dos últimos anos na conferência Leste, ajudando o time com seu ótimo jogo defensivo.
Em 2020, Bam Adebayo tornou-se um All-Star pela primeira vez em sua promissora carreira, o pivô do Miami Heat repetiu a dose em 2023, quando foi novamente selecionado para o jogo das estrelas da NBA.
Como joga Bam Adebayo
Bam tem jogado ultimamente como pivô (center), mas sua posição de origem é ala-pivô (power forward). Graças a sua versatilidade, pode se escalado em ambos os setores.
Adebayo tem níveis de técnica e agilidade acima dos concorrentes de garrafão. Consegue marcar atletas mais baixos, tem facilidade para distribuir tocos e, de quebra, é muito criativo embaixo da cesta. Não é à toa que acumula cinco assistências por jogo.
O atleta não possui um repertório ofensivo muito vasto e tampouco chuta de três, mas consegue anotar mais de 10 pontos por compromisso. Seu negócio mesmo é o jogo defensivo, que lhe rendeu um lugar no All-Defensive Second Team em três oportunidades, 2020, 2021 e 2023.
Leia mais sobre basquete:
- LeBron James: biografia, títulos, estatísticas e recordes
- Jimmy Butler: biografia, títulos, prêmios e estatísticas
- Tudo sobre NBA: história, equipes, regras, draft e campeões
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Como os Clippers conseguiram Kawhi e peitam os Lakers na NBA
Times de Bam Adebayo
- Northside – High School (2014-2015)
- High Point Christian Academy – High School (2015-2016)
- Kentucky – College (2016-2017)
- Miami Heat – NBA (2017-presente)
Estatísticas e números de Bam Adebayo
Prêmios de Bam Adebayo
- North Carolina Mr. Basketball (2016)
- Jordan Brand Classic (2016)
- McDonald's All-American (2016)
- SEC All-Freshman Team (2017)
- Second-Team All-SEC (2017)
- Medalhista olímpico (2020)
- All-Defensive Second Team da NBA (2020, 2021 e 2023)
- All-Star da NBA (2020 e 2023)
Recordes de Bam Adebayo
Qual o salário de Bam Adebayo?
Curiosidades sobre Bam Adebayo
- Seu pai é nigeriano
- O apelido Bam é inspirado no personagem Bam-Bam, dos Flinstones
- Ama as músicas da cantora Kate Perry
- Era horrível no basquete com 7 anos de idade
- Queria ser armador
- Tem uma foto de sua mãe atrás do celular
Agora que você sabe tudo sobre a vida de Bam Adebayo, que tal dar uma conferida em textos de outros esportes? Se liga nessas sugestões:
- Os 10 maiores jogadores da história do San Francisco 49ers
- Henrique Avancini: história e títulos do ciclista brasileiro
- Conheça Petra Kvitova: biografia, títulos e números no tênis
- A história e o sucesso dos tenistas brasileiros em duplas
- Terceiro uniforme de times europeus: top 15 temporada 20/21
*Última atualização feita em 03 de outubro de 2023
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!