Bayern de Munique, Borussia Dortmund e mais sete: confira quais são os 10 clubes com as maiores torcidas da Alemanha

Os alemães são conhecidos por sua postura rígida, por sua frieza, racionalidade, eficiência. Mas as maiores torcidas da Alemanha são famosas mesmo por serem loucas por seus times.

Além de apaixonados, os torcedores alemães estão entre os mais politizados — acumulando manifestações contra abusos econômicos e estatutários — e mais assíduos do mundo. Tanto que fazem da Bundesliga o campeonato com a maior média de público do futebol mundial.

Conheça, então, a partir das maiores torcidas da Alemanha, um pouco mais sobre esse outro lado do país.

Listamos as 10 maiores de acordo com o site de estatísticas statista.com e o instituto de pesquisa IRIS. Os números, como na maioria dos casos desse tipo de levantamento, são calculados, aproximados. Mas a paixão é exata. São alemães, afinal de contas.

Qual é a maior torcida da Alemanha?

A maior torcida da Alemanha é a do Bayern de Munique. O time, que é o maior campeão nacional do país, tem um pouco mais de 9 milhões de torcedores. Cerca de 293 mil deles são sócio-torcedores, o que faz do clube o líder do ranking mundial no quesito.

Maiores torcidas da Alemanha

  1. Bayern de Munique
  2. Borussia Dortmund
  3. Schalke 04
  4. Borussia Monchengladbach
  5. Hamburgo
  6. Werder Bremen
  7. Colônia
  8. Stuttgart
  9. Hertha Berlim
  10. RB Leipzig e Wolfsburg

RB Leipzig e Wolfsburg (10º)

Abrimos a lista das maiores torcidas da Alemanha com um empate técnico. Wolfsburg e RB Leipzig pegam a décima posição com 2,2 milhões de apaixonados cada, ou 6% dos torcedores alemães.

Dos dois, chama atenção mesmo o número do Leipzig, um time relativamente recente na Bundesliga.

Apesar do rápido sucesso alcançado pelo clube da Red Bull, o que mais pesa no número é o fato da equipe ser, basicamente, a única representante da antiga “Alemanha Oriental” no Campeonato Alemão — fora que Leipzig é uma das sete maiores cidades do país.

Hertha Berlim (9º)

O Hertha tem uma das maiores torcidas da Alemanha

Na nona posição da lista das maiores torcidas da Alemanha, o grande time da grande cidade do país, o Hertha Berlim.

São 2,3 milhões de torcedores da equipe de maior tradição da capital alemã, o que representa cerca de 65% da população de Berlim. O que faz parecer estranho o clube estar em tão “baixa” posição.

Por mais tradicional que seja o Hertha, ele “perde” torcedores para o rival Union Berlin, além de não ser exatamente dos mais vitoriosos: são dois títulos da Bundesliga e outros dois da Copa da Alemanha. Ainda assim, tem a quarta maior média de público do país.

Stuttgart (8º)

O Stuttgart tem uma das maiores torcidas da Alemanha

Seguimos na lista das maiores torcidas da Alemanha com a do Stuttgart, que conta com 2,7 milhões de apaixonados.

Acostumada com um certo protagonismo do time nos anos 2000, quando venceu a Bundesliga com o brasileiro naturalizado alemão Cacau, a massa torcida tem vivido um momento de provação com a gangorra vivida pelo time a partir da metade dos anos 2010.

Da fase, os torcedores tiraram um caráter elogiável e uma proximidade com os jogadores pouco vista em clubes da elite do futebol alemão.

Colônia (7º)

O Colônia tem uma das maiores torcidas da Alemanha

Na sétima posição das maiores torcidas da Alemanha, uma das mais resilientes e curiosas torcidas do país. O Colônia, afinal, é o time que mais vezes foi rebaixado na Bundesliga no século XXI e, bom, o único do Campeonato a ter um mascote vivo, um bode.

Você leu certo, um bode. Oito gerações deles, na verdade, entrando no campo do RheinEnergieStadion em absolutamente todas as partidas em casa. E não há um só dos 2,8 milhões de torcedores da equipe do noroeste alemão que não se orgulhe da “família” Hennes.

Werder Bremen (6º)

O Werder Bremen tem uma das maiores torcidas da Alemanha
(Stuart Franklin/Getty Images)

Os 2,9 milhões de Die Grün-Weißen (“Verde-e-Brancos”) fazem o Werder Bremen ter a sexta das maiores torcidas da Alemanha. O número é curioso, já que a cidade de Bremen, localizada no norte do país, mal passa do meio milhão de habitantes.

Talvez o bom momento vivido pelo clube entre os anos 1990 e o começo dos anos 2000, quando conquistou nada menos que 11 dos seus 16 títulos, explique a “expansão” de sua torcida pelo território alemão. A teoria é reforçada pela queda no número de torcedores durante sua seca de conquistas.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:

Hamburgo (5º)

O Hamburgo tem uma das maiores torcidas da Alemanha

Chegando ao meio da lista das maiores torcidas da Alemanha temos os Die Rothosen (“Os Calções Vermelhos”), os torcedores do Hamburgo, que representam cerca de 9% dos apaixonados do futebol alemão, ou 3,3 milhões de pessoas.

Orgulhosos de um dos maiores campeões da história da Bundesliga, os hamburgueses tiveram recentemente um duro golpe em sua identidade, quando o clube foi rebaixado à segunda divisão depois de 130 anos ininterruptos desde sua fundação sem um descenso sequer.

Borussia Monchengladbach (4º)

O Borussia Monchengladbach tem uma das maiores torcidas da Alemanha

Se o caso de Bremen é curioso, o do Borussia Monchengladbach é um pouco mais claro. Sim, a torcida do clube é 14 vezes maior do que a população da cidade — 3,7 milhões de torcedores contra 260 mil moradores —, mas o clube alvinegro é bem mais tradicional que o alviverde.

O time que se posiciona em quarto da lista das maiores torcidas da Alemanha simplesmente dominou o futebol alemão nos anos 1970, conquistando seus cinco títulos da Bundesliga na época, além de outras duas Copas da UEFA, a atual Liga Europa.

Schalke 04 (3º)

O Schalke tem tradicionalmente uma das maiores torcidas da Alemanha

A partir de agora entramos não só no Top 3 das maiores torcidas da Alemanha, mas também nos clubes de massa. E começamos com o Schalke 04, um dos mais populares times do país, mas principalmente do Vale do Ruhr, a região metropolitana mais populosa da Alemanha.

De lá que vem boa parte dos cerca de 4,2 milhões de torcedores dos Azuis Reais, que se orgulham do time que dominou o início da história do Campeonato Alemão mas que vem enfileirando crises desde o final da década de 2010.

Borussia Dortmund (2º)

O Borussia Dortmund tem uma das maiores torcidas da Alemanha
(Divulgação)

Borussia Dortmund tem não só uma das maiores torcidas da Alemanha, com 8,4 milhões de pessoas. Tem uma das mais famosas torcidas do mundo. E uma das mais assíduas também.

A Muralha Amarela, a coletividade que se reúne atrás do gol norte do Signal Iduna Park, faz festas memoráveis em cada partida, rendendo vídeos virais e experiências inesquecíveis aos presentes. Mas não são os únicos torcedores.

O restante do estádio, é tão apaixonado quanto. Tanto que ajudam o Borussia a ter a maior média de público do país, com 80 mil por praticamente toda a década de 2010.

Bayern de Munique (1º)

O Bayern de Munique tem a maior torcida da Alemanha

Nada mais natural para o melhor clube da Alemanha ter também a maior torcida. O Bayern de Munique tem aproximadamente 24,7% dos torcedores de futebol no país, um pouco mais de 9 milhões de pessoas.

Com mais de 30 títulos da Bundesliga, seis da Liga dos Campeões e um sem-fim de craques históricos, o time da Baviera vai além não só da sua região como de seu país. É um clube global, com uma torcida global.

O mais curioso é que, mesmo com a incrível sequência de títulos alemães nos anos 2010 e, pelo andar da carruagem, nos anos 2020 também, o Bayern perdeu um pouco de seus torcedores e hoje ostenta uma diferença percentual pequena em relação ao seu grande adversário, o Borussia Dortmund.

Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Alemanha, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:

*Última atualização em 9 de maio de 2021

Salvar