Passe de ombro, em pronação, por trás do corpo, quicado… Confira os passes do handebol e quando eles são utilizados numa partida

Qual fundamento é o mais importante para que uma equipe consiga criar oportunidades de gol no handebol?

Você pode até pensar que um bom arremesso é imprescindível. Afinal, sem ele, não é possível marcar gols.

Porém, antes de chegar ao momento de arremesso, a equipe que ataca depende de uma boa movimentação de seus jogadores e, principalmente, de uma precisa troca de passes.

Somente com passes bem feitos um time de handebol conseguirá superar uma forte marcação e construir as tão esperadas chances de gol.

Fique com a gente para conhecer todos os tipos de passes no handebol e saber como eles são feitos!  

Tipos de passes no Handebol

  • Passe de ombro
  • Passe em pronação
  • Passe por trás da cabeça
  • Passe por trás do corpo
  • Passe quicado

O passe é determinante para que uma equipe seja capaz de manter a posse de bola. Ele consiste em lançar a bola para um companheiro de equipe sem deixar que o adversário faça a interceptação.

De acordo com as regras do handebol, após receber um passe, o jogador tem três segundos para quicar a bola ou realizar um novo passe. Caso contrário, perde a posse da bola e é marcado um tiro livre para o time adversário.

Confira os principais tipos de passe no handebol!

Passe de ombro

Passe de ombro handebol

O passe de ombro é realizado em trajetória reta ou parabólica. Na sua execução, é feito o mesmo movimento do arremesso, mas com força menor.

Nesse passe, o braço que realizará o passe deve estar flexionado, e a palma da mão apontando para direção do passe com os dedos para cima. 

A perna que estará à frente é contrária ao braço utilizado para o passe.

São erros comuns na execução do passe de ombro:

  • Cotovelo flexionado no momento do passe sem estendê-lo;
  • Cotovelo abaixo da linha do ombro;
  • Não utilizar adequadamente a rotação do tronco;
  • Perna que vai à frente ser a mesma do braço de lançamento;
  • Não flexionar o pulso.

Passe em pronação

Recepção no handebol

O passe em pronação no handebol é feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora.

No passe em pronação frontal, o cotovelo deve estar ligeiramente flexionado e o tronco um pouco inclinado à frente. No momento do passe, o braço é estendido na direção do passe com um movimento de pronação para facilitar no impulso do passe.

Já no passe em pronação lateral, a diferença está no fato de que o movimento deve ser feito com a projeção do braço executor lateralmente na direção do passe.

Você ama outros esportes além do Handebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Passe por trás da cabeça

O passe por trás da cabeça no handebol pode ser executado tanto em diagonal quanto na direção lateral.

Para que esse passe seja preciso, o tronco deve ficar ligeiramente inclinado à frente, com uma pequena inclinação do mesmo para o lado contrário do braço executor, que será projetado por trás do corpo. 

Nesse momento, o jogador, com a linha dos ombros, orienta-se para a direção do passe com um movimento de supinação.

Passe por trás do corpo

Passe no handebol

Como o próprio nome indica, este passe de handebol é feito lançando a bola por trás do corpo.

Assim como no passe por trás da cabeça, o passe por trás do corpo pode ser feito em diagonal ou na direção lateral.

Passe quicado

O passe quicado é feito lançando a bola na direção do chão, para que ela encoste no solo antes de chegar ao companheiro de time. 

O ponto positivo do passe quicado é que, se for bem executado, ele diminui a possibilidade de um adversário interceptá-lo. 

Vá além do mundo do handebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Fundamentos relacionados ao passe no Handebol

Dois outros fundamentos do handebol estão diretamente atrelados ao passe: a empunhadura e a recepção.

Empunhadura

Manejo da bola de handebol

A empunhadura consiste em segurar a bola de maneira correta com uma das mãos e é um dos fundamentos mais básicos no handebol.

Para realizar a empunhadura correta, a palma da mão deve ser usada para apoiar a bola, enquanto as pontas dedos a pressionam.

Para um bom passe, é necessário ter domínio da empunhadura, já que é preciso total controle sobre a bola para direcioná-la na direção de um companheiro de equipe.

Falhas na empunhadura podem fazer com que a bola escorregue das mãos do jogador e, consequentemente, gerem a perda da posse de bola pela equipe que estava no ataque.

Recepção

Depois de qualquer passe no handebol, acontece a recpeção. Esse fundamento é determinante para que a equipe consiga seguir na construção de seu ataque.

A recepção é o ato de receber a bola e conseguir dominá-la. Normalmente, é executada com as duas mãos, mas jogadores de alto nível técnico são capazes de fazê-la com apenas uma das mãos.

Para executar uma boa recepção no handebol, as mãos devem estar paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha).

Usualmente, os passes no handebol são feitos na altura do peito do companheiro de equipe. É nessa posição que o jogador receberá a bola para dar sequência no movimento de ataque, seja com um novo passe, uma finta, um drible ou mesmo uma tentativa de arremesso.

Como em qualquer esporte coletivo, no handebol, o passe é determinante para que uma equipe dê sequência ao jogo e consiga manter a posse de bola. Todo o jogo de um time depende da exatidão e segurança do passe.

Agora que você já sabe tudo sobre os passes do handebol, aproveite para conferir outros conteúdos:

Comentários

Salvar
21 Compart.
Compartilhar3
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin18