Tipos de passes do Handebol
- Passe de ombro;
- Passe em pronação;
- Passe por trás da cabeça;
- Passe por trás do corpo;
- Passe quicado.
Regra básica dos passes do handebol
Uma regra básica do esporte, que afeta diretamente a execução das jogadas, merece destaque. Segundo as regras do handebol, após receber um passe, o jogador tem três segundos para quicar a bola ou realizar um novo passe.
Caso contrário, perde a posse da bola sendo marcado um tiro livre para o time adversário. Dito isso, confira os principais tipos de passes do handebol a seguir!
Passes do handebol: passe de ombro
O passe de ombro é um dos passes do handebol realizados em trajetória reta ou parabólica. Na sua execução, é feito o mesmo movimento do arremesso, mas com força menor.
Neste movimento, o braço que realizará o passe deve estar flexionado, e a palma da mão apontando para direção da trajetória com os dedos para cima. A perna que estará à frente é contrária ao braço utilizado para o passe.
Erros comuns do passe de ombro
- Cotovelo flexionado no momento do passe sem o estender;
- Cotovelo abaixo da linha do ombro;
- Não utilizar adequadamente a rotação do tronco;
- Perna que vai à frente ser a mesma do braço de lançamento;
- Não flexionar o pulso.
Passes do handebol: passe em pronação
No handebol, o passe em pronação é executado com a palma da mão voltada para baixo, enquanto o punho gira para fora. Durante o passe em pronação frontal, o cotovelo deve estar levemente dobrado e o tronco ligeiramente inclinado para frente.
Para realizar o passe, o braço se estende na direção desejada, com um movimento de pronação que ajuda a gerar impulso.
No caso do passe em pronação lateral, a principal diferença é o movimento ser feito com o braço projetado lateralmente em vez de frontalmente.
Passes do handebol: passe por trás da cabeça
O passe por trás da cabeça no handebol pode ser executado tanto em diagonal quanto na direção lateral.
Para que esse passe seja preciso, o tronco deve ficar ligeiramente inclinado à frente, com uma pequena movimentação para o lado contrário do braço executor, que será projetado por trás do corpo.
Nesse momento, o jogador, com a linha dos ombros, orienta-se para a direção do passe com um movimento de supinação.
Passes do handebol: passe por trás do corpo
Como o próprio nome indica, este é o único dos passes do handebol feito lançando a bola por trás do corpo. Assim como no passe por trás da cabeça, o passe por trás do corpo pode ser efetuado em diagonal ou na direção lateral.
Passes do handebol: passe quicado
O passe quicado é feito lançando a bola na direção do chão, para que ela encoste no solo antes de chegar ao companheiro de time. O ponto positivo do passe quicado é que, se for bem executado, ele diminui a possibilidade de um adversário interceptá-lo.
Fundamentos relacionados ao passe no Handebol
Dois outros fundamentos do handebol estão diretamente atrelados ao passe: a empunhadura e a recepção.
Empunhadura
A empunhadura consiste em segurar a bola de maneira correta com uma das mãos e é um dos fundamentos mais básicos no handebol. Para realizar a empunhadura correta, a palma da mão deve ser usada para apoiar a bola, enquanto as pontas dedos a pressionam.
Para um bom passe, é necessário ter domínio da empunhadura, já que é preciso total controle sobre a bola para direcioná-la na direção de um companheiro de equipe.
Falhas na empunhadura podem fazer com que a bola escorregue das mãos do jogador e, consequentemente, gerem a perda da posse de bola pela equipe que estava no ataque.
Recepção
Depois de qualquer passe no handebol, acontece a recepção. Esse fundamento é determinante para a equipe conseguir seguir na construção de seu ataque.
A recepção é o ato de receber a bola e conseguir dominá-la. Normalmente, é executada com as duas mãos, mas jogadores de alto nível técnico conseguem fazê-la com apenas uma.
Para executar uma boa recepção no handebol, as mãos devem estar paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha). Usualmente, os passes do handebol são feitos na altura do peito do companheiro de equipe.
É nessa posição que o jogador receberá a bola para dar sequência no movimento de ataque, seja com um novo passe, um drible ou mesmo uma tentativa de arremesso.
Como em qualquer esporte coletivo, no handebol, o passe é determinante para uma equipe dar sequência ao jogo e mantenha a posse de bola. Todo o jogo de um time depende da exatidão e segurança do passe.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já sabe tudo sobre os passes do handebol, aproveite para conferir outros conteúdos:
- Conheça os 9 melhores livros de handebol (com resumos)
- Táticas do handebol: sistemas defensivos e esquemas de ataque
- Equipamentos utilizados no handebol: tudo o que você precisa
- Handebol nas Olimpíadas: participações do Brasil e campeões
- Os 4 melhores tênis para handebol e como escolher o ideal
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.