Fala aí, amante dos esportes! Já se perguntou quais são as melhores jogadoras de handebol do mundo na atualidade? Listas sempre geram dúvidas, né? Mas decidimos assumir a responsa e listar dez atletas que estão se destacando nos últimos tempos.
Para delírio dos brasileirinhos, tem representante do nosso país no ranking! E que já faturou o prêmio de melhor jogadora da temporada. Não vamos dar spoilers, é claro. Continue por aqui para conferir a relação completa!
Reunimos informações como clubes, títulos, idade, posição e principais curiosidades. O material tá imperdível! Vem conferir conosco.
O que você vai conferir neste post:
Melhores jogadoras de handebol na atualidade
- Amandine Leynaud
- Anna Vyakhireva
- Crina Elena Pintea
- Cristina Neagu
- Duda Amorim
- Jovanka Radicevic
- Lois Abbingh
- Majda Mehmedovic
- Sandra Toft
- Stine Bredal Oftedal
Amandine Leynaud

- País: França
- Idade: 34 anos
- Posição: Goleira
- Time: Gyori ETO KC
Abrimos a lista com Amandine Leynaud, considerada uma das melhores jogadoras de handebol da história. A goleira, atualmente no Gyori, da Hungria, faturou vários títulos com a seleção ao longo da carreira. Suas principais conquistas foram: prata na Olimpíada do Rio 2016, ouro no Mundial da Alemanha (2017) e o ouro na Euro da França (2018).
Por clubes, empilhou seis taças do Campeonato Francês, uma Copa da França, seis Copas da Liga Francesa, um Campeonato Húngaro e uma Copa da Hungria. Por fim, é a atual campeã da Champions League.
Anna Vyakhireva

- País: Rússia
- Idade: 25 anos
- Posição: Meia-direita
- Time: Rostov-Don
O segundo nome da lista é Anna Vyakhireva. A meia-direita do Rostov-Don foi o grande destaque da Olimpíada do Rio (2016), quando a seleção russa sagrou-se campeã. A jogadora marcou 36 gols em 53 tentativas realizadas.
A estrela da Rússia, de 25 anos, brilhou nas categorias de base e rapidamente explodiu. No profissional, também acumulou outras performances interessantes como a prata na Euro da França (2018) e o bronze no Mundial do Japão (2019).
Crina Elena Pintea

- País: Romênia
- Idade: 30 anos
- Posição: Pivô
- Time: CSM Bucareste
Continuamos a lista de melhores jogadores de handebol do mundo com Crina Elena Pintea. A romena de 30 anos defende o CSM Bucaresti, da sua terra natal – um dos times mais fortes do cenário internacional.
Antes de se transferir para o clube da Romênia, jogou no Gyori – onde foi campeã da Champions League em 2019. A atleta ainda soma um Campeonato Alemão, uma Supercopa da Alemanha, um Campeonato Húngaro e uma Copa da Hungria.
Cristina Neagu

- País: Romênia
- Idade: 31 anos
- Posição: Meia-esquerda
- Time: CSM Bucareste
Cristina Neagu é considerada a melhor jogadora de handebol de todos os tempos- e suas estatísticas comprovam essa afirmação. A romena foi eleita quatro vezes a melhor atleta do mundo pela IHF – a premiação individual máxima do esporte.
Como se não bastasse, é a maior artilheira dos torneios europeus na história com 237 gols anotados. Pode colocar aí na conta: seis títulos do Campeonato Romeno, três Copas da Romênia, três Supercopas da Romênia, quatro Campeonatos Montenegrinos, quatro Copas de Montenegro – além do MVP no Mundial de 2015.
Duda Amorim

- País: Brasil
- Idade: 33 anos
- Posição: Meia-esquerda
- Time: Gyori ETO KC
O super time do Gyori também conta com Duda Amorim – uma das melhores jogadoras de handebol brasileiras da história. A meia-esquerda está na agremiação romena desde 2009! Por lá levantou vários títulos e tornou-se referência na posição.
Duda foi eleita a melhor atleta do mundo em 2014 pela IHF – a segunda do país a alcançar a honraria (se juntando a Alexandra do Nascimento). Um ano antes, conduziu o Brasil ao histórico título do Mundial na Sérvia.
Estude mais sobre handebol:
- Melhores jogadores de handebol do mundo: veja o top 10 atual
- Bárbara Arenhart: biografia, títulos e carreira no handebol
- Handebol de Areia: como surgiu, regras e diferenças da quadra
- Top 10 maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol
- Os 4 melhores tênis para handebol e como escolher o ideal
Jovanka Radicevic

- País: Montenegro
- Idade: 33 anos
- Posição: Ponta-direita
- Time: Buducnost Podgorica
Voltando para a Europa – o grande polo do handebol mundial – é hora de falar da montenegrina Jovanka Radicevic, que faturou a Euro 2012 na Sérvia e a prata na Olimpíada do Rio (2016). Certamente uma das grandes craques do cenário atual!
A ponta-direita defende o Buducnost Podgorica, de Montenegro, mas faturou o principal troféu de sua carreira pelo Gyori. Em 2013, foi a grande vencedora da Champions League. Radicevic também tem dois títulos da Recopa Europeia.
Lois Abbingh

- País: Holanda
- Idade: 27 anos
- Posição: Meia-esquerda
- Time: Odense Handbold
Lois Abbingh também está brilhando na atualidade. A meia-esquerda do Odense Handbold, da Dinamarca, integrou um das equipes mais vitoriosas da seleção holandesa. Junto das companheiras, levou o título e o prêmio de artilheira do Mundial em 2019.
A atleta também possui outros conquistas internacionais relevantes no currículo como a prata no Mundial da Dinamarca (2015) e a prata na Euro da Suécia (2016). Por clubes, venceu a Copa da Alemanha e a Copa da Romênia.
Majda Mehmedovic

- País: Montenegro
- Idade: 29 anos
- Posição: Ponta-esquerda
- Time: Buducnost Podgorica
Majda Mehmedovic também merece um lugar no ranking de melhores jogadoras de handebol do mundo. A ponta-esquerda é outro talento da grande geração montenegrina que faturou o Euro da Sérvia e a prata na Olimpíada de Londres, ambos em 2012.
Por times, defendeu apenas CSM Bucareste e Buducnost Podgorica na carreira até o momento. Acumulou duas Champions League e uma Recopa Europeia. Em 2018, foi eleita a melhor ponta-esquerda da Euro na França.
Sandra Toft
- País: Dinamarca
- Idade: 30 anos
- Posição: Goleira
- Time: Brest Bretagne
Opa! Mais uma goleira por aqui. E o nome dela é Sandra Toft, do Brest Bretagne. A jogadora dinamarquesa é certamente uma das melhores em atividade e já defendeu outros times europeus de ponta como Larvik HK e Team Esbjerg.
Sandra é tricampeã do Campeonato Norueguês e da Copa da Noruega, uma vez vencedora do Campeonato Dinamarquês e da Copa da Dinamarca e, por fim, vice-campeã da Champions League em 2015.
Stine Bredal Oftedal

- País: Noruega
- Idade: 28 anos
- Posição: Armadora-central
- Time: Gyori ETO KC
Finalizamos a lista de melhores jogadoras de handebol no mundo com Stine Bredal Oftedal, armadora do Gyori. A atleta é uma das mais vitoriosas da história, tendo alcançado, por exemplo, dois títulos mundiais com a Noruega em 2011 e 2015.
Além disso, empilhou três Euros em 2010, 2014 e 2016! E para finalizar, as conquistas por clubes: duas Champions League, dois Campeonatos Húngaros e duas Copas da Hungria. Ufa! Será que tá faltando espaço pra troféu na estante dela?
Calma que ainda não terminamos! Lembra que mencionamos o prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo? É a honraria individual mais importante da temporada entregue pela Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês).
Tenho certeza que você ficou curioso para saber quais jogadoras já venceram o taça, além das craques já citadas por aqui. Então a gente reuniu a lista completa desde 1988, quando a solenidade foi criada. Segue o fio.
Melhores jogadoras de handebol do mundo
- 1988 – Svetlana Kitić (Iuguslávia)
- 1989 – Kim Hyun-Mee (Coreia do Sul)
- 1990 – Jasna Kolar-Merdan (Áustria)
- 1991 – Não houve
- 1992 – Não houve
- 1993 – Não houve
- 1994 – Mia Hermansson (Suécia)
- 1995 – Erzsébet Kocsis (Hungria)
- 1996 – Lim O-Kyeong (Coreia do Sul)
- 1997 – Anja Andersen (Dinamarca)
- 1998 – Trine Haltvik (Noruega)
- 1999 – Ausra Fridrikas (Áustria)
- 2000 – Bojana Radulović (Hungria)
- 2001 – Cecilie Leganger (Noruega)
- 2002 – Zhai Chao (China)
- 2003 – Bojana Radulović (Hungria)
- 2004 – Anita Kulcsár (Hungria)
- 2005 – Anita Görbicz (Hungria)
- 2006 – Nadine Krause (Alemanha)
- 2007 – Gro Hammerseng (Noruega)
- 2008 – Linn-Kristin Riegelhuth (Noruega)
- 2009 – Allison Pineau (França)
- 2010 – Cristina Neagu (Romênia)
- 2011 – Heidi Løke (Noruega)
- 2012 – Alexandra do Nascimento (Brasil)
- 2013 – Andrea Lekić (Sérvia)
- 2014 – Dura Amorim (Brasil)
- 2015 – Cristina Neagu (Romênia)
- 2016 – Cristina Neagu (Romênia)
- 2017 – Não houve
- 2018 – Cristina Neagu (Romênia)
Vá além do handebol! Leia mais sobre outros esportes:
- Melhores atacantes da Inglaterra: top 10 atual e do passado
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores nadadoras do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores líberos de vôlei do mundo: veja top 10 da história
- Melhores técnicos da Inglaterra: top 5 atual e da história
*Última atualização feita em 21 de maio de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários