Conheça as formações táticas do handebol, com vantagens e fraquezas de cada um dos esquemas e sistemas usados no ataque e na defesa

Entre todas as táticas do handebol, qual é a melhor? 

O esquema tático ideal, em qualquer esporte, tende a ser aquele que aproveita de forma mais eficientes os trunfos da equipe e concilia uma defesa sólida com um ataque criativo.

Porém, falar é fácil. Difícil mesmo é colocar esse objetivo em prática.

A seguir, analisamos quais são os sistemas táticos ofensivos e também os esquemas de defesa do handebol.

Fique com a gente e confira todos os detalhes!

Sistemas táticos de ataque do handebol

  • Ataque em zona 5-1
  • Ataque em zona 6-0

Ataque em zona 5-1

Pivô de handebol
Pivô do handebol joga infiltrado entre os defensores do adversário

Entre todas as posições do handebol, a do pivô é aquela em que um jogador se posiciona infiltrado entre os defensores adversários. Com esse jogador como referência ofensiva, é utilizado o esquema 5-1.

O pivô se desloca sempre em direção à bola, para facilitar a recepção e, consequentemente, arremessar de frente para o goleiro adversário.

Enquanto um pivô atua centralizado, os outros cinco jogadores se dividem entre um armador central, dois armadores laterais e dois pontas.

Remessa Online

O time que ataca deve sempre trocar passes e buscar movimentações que criem oportunidades de arremesso.

Ataque em zona 6-0

O sistema tático 6-0 é um dos mais simples do handebol. A equipe forma uma linha de seis atletas à frente da área adversária. Esses atletas trocam passes e se movimentam, para criar oportunidades de arremesso a gol ou chances para penetração.

Nessa formação, não há um pivô. Numa das alternativas, os armadores buscam criar alternativas por um lado, obrigando a defesa a se mover naquela direção. Assim, é aberto espaço do outro lado, para a finalização da jogada. Nesse caso, o ponta é quem se desloca pelo meio para ocupar a posição que seria do pivô.

Já se a armação começar pelo meio, os jogadores de ataque devem trocar passes perto da linha de meio-campo, para evitar interceptações dos defensores.

Você ama outros esportes além do Handebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Esquemas táticos de defesa do handebol

  • Esquema 6-0
  • Esquema 5-1
  • Esquema 3-2-1
  • Esquema 3-3
  • Esquema 4-2
Defesa do handebol
Jogadores de defesa do handebol se posicionam à frente da área para bloquear arremessos

No handebol, há duas formas principais de uma equipe se posicionar na defesa. Ou todos os atletas se mantêm alinhados à frente da área, tentando bloquear os arremessos dos adversários, ou um desses jogadores atua mais adiantado, com o objetivo de dificultar a troca de passes da outra equipe.

O primeiro esquema tático recebe o nome de 6-0, enquanto a outra possibilidade é denominada 5-1.

Há ainda três variações de esquema táticos defensivos com marcação por zona, em que são usadas duas ou até três linhas na proteção à área do goleiro.

Jogadores de defesa do handebol se posicionam à frente da área para bloquear arremessos

Esquema 6-0

O 6-0 é o esquema tático mais básico do handebol. Nele, todos os seis jogadores de quadra ficam na mesma linha defensiva. Posicionados à frente da área, tentam bloquear os arremessos dos adversários.

Os dois jogadores que marcam no meio da quadra são atletas de número 3. Ao lado deles, ficam dois jogadores de número 2. Já nos extremos das quadras, finalizando a linha defensiva de seis atletas, ficam dois jogadores de número 1.

Portanto, caso um atleta diga que jogará na posição 1 pela esquerda, é possível concluir que ele ficará na ponta esquerda enquanto sua equipe estiver defendendo.

Esquema 5-1

Na defesa de handebol com esquema 5-1, um jogador deixa a primeira linha defensiva para formar uma segunda linha. 

O jogador que fica mais adiantado é um dos dois jogadores centrais de número 3.

Assim como no esquema 6-0, os jogadores de número 1 ficam nas pontas, enquanto os dois de número 2 ficam entre eles e o atleta de número 3 que forma a primeira linha defensiva com cinco atletas.

Vá além do mundo do Handebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Esquema 3-2-1

Numa formação tática 3-2-1, três jogadores se posicionam sobre a marca de seis metros, enquanto outros dois ficam entre seis e nove metros. Já o sexto jogador de linha se posiciona na marca de nove metros.

O objetivo desse esquema tático é aproveitar contra-ataques com os jogadores mais adiantados. Em contrapartida, o sistema exige muitos deslocamentos dos defensores, aumentando o desgaste físico.

Esquema 3-3

O sistema tático 3-3 divide os jogadores em duas linhas de três, com a intenção de diminuir os arremessos da linha de nove metros feitos pela equipe adversária.

Essa é uma formação considerada agressiva, mas arriscada, já que dificulta a cobertura e pode proporcionar infiltrações.

Durante a partida, esse sistema tático pode sofrer variações, e a equipe passar a se posicionar na formação 3-2-1, 4-2 ou até mesmo 5-1.

Esquema 4-2

No esquema tático 4-2, são formadas duas linhas defensivas. Na primeira, dois jogadores se posicionam perto da marca de nove metros. Já a segunda tem quatro defensores na altura da marca de seis metros.

Nesse sistema, o objetivo é evitar arremessos de longa e média distância. Os defensores da segunda linha se deslocam em diversas direções.

Essa formação tática bloqueia arremessos de média distância e dificulta ações com dois pivôs. Em contrapartida, não é um sistema tão eficiente para defender contra ataques em 3-3.

Remessa Online

Ao longo de um jogo de handebol, podem ser usadas diferentes variações táticas. Muitas mudanças acontecem quando as equipes têm algum jogador excluído da partida por 2 minutos por causa de faltas violentas.

Quando as equipes estão em desvantagem no placar e a partida se aproxima do fim, é comum que os treinadores optem por usar 7 jogadores no ataque, tirando o goleiro quando a equipe tem a posse de bola.

Cabe aos treinadores definirem qual melhor estratégia para a equipe e como explorar as melhores características dos atletas nas diferentes posições do handebol.

Agora que você conhece tudo sobre as formações táticas do handebol, aproveite para alimentar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

Remessa Online

Comentários

Salvar