No texto de hoje, reunimos os dez melhores karatecas do mundo na história! Levamos em consideração apenas lutadores do estilo kyokushin.
O esporte foi um fenômeno no Japão sobretudo nos anos 70 – quando os combates começaram a ser transmitidos ao público. Mas isso não significa que o karatê não se difundiu pelo resto do mundo. Pelo contrário!
Tanto é que você encontrará atletas brasileiros e europeus por aqui também. Lembrando que os nomes estão organizados em ordem alfabética – e não do pior para o melhor. Portanto, que tal registrar o seu top 10 preferido nos comentários? Simbora!
Melhores karatecas da história
- Andy Hug
- Ewerton Teixeira
- Francisco Filho
- Hajime Kazumi
- Hitoshi Kiyama
- Kenji Midori
- Kenji Yamaki
- Shokei Matsui
- Terutomo Yamazaki
- Valeri Dimitrov
Andy Hug
Abrimos a lista com Andy Hug, considerado por muitos o melhor karateca da história. O lutador suíço tinha uma altura menor do que a média, mas mesmo assim se destacava na execução de chutes com elevado grau de dificuldade.
Hug se destacou no peso-pesado e tinha como marca registrada o axe kick. Foi o primeiro não-japonês a alcançar uma final de World Open – o torneio de kyokushin mais importante do cenário internacional. Atuou entre os anos 80 e 90.
Ewerton Teixeira
Ewerton Teixeira é um dos melhores karatecas brasileiros da história. O paulistano se interessou pelo kyokushin com apenas nove anos de idade, conquistou sua faixa preta com 21 e, em 2001, já se sagrava campeão das Américas – feito que se repetiria cinco vezes.
O brazuca também se orgulha de ter vencido o World Open em 2007. Na ocasião, Teixeira derrotou Jan Soukup na grande final. Após o troféu, mudou de foco e resolveu disputar campeonatos da K-1, organização de kickboxing.
Francisco Filho
Francisco Filho também foi um dos melhores karatecas brasileiros da história. O lutador fez sua carreira entre os anos 80 e 90, se tornando um dos poucos a terem completado o famoso teste de resistência 100-man kumitê.
Conhecido pelo estilo de luta focado no contra-ataque, é outro brazuca que faturou o World Open. “Chiquinho” venceu o título em 1999 derrotando o japonês Hajime Kazumi na final. O baiano se aposentou em 2004.
Hajime Kazumi
E falando em Kazumi… olha quem é o próximo da lista! É claro que não poderíamos deixar de citar a lenda japonesa. O nome de Hajime foi (e sempre será) sinônimo de respeito e admiração. Afinal, suas conquistas no kyokushin são absolutamente incríveis.
Treinado pelo notável mestre Tsuyoshi Hiroshige, Kazumi deslanchou com apenas 20 anos de idade – vencendo vários campeonatos nacionais, regionais e mundiais. Desde então, alcançou as finais de todas as competições que disputou. Hoje é professor de karatê.
Hitoshi Kiyama
Hitoshi Kiyama também integra o hall de melhores karatecas do mundo. Ficou conhecido pelos chutes mawashi geri sempre precisos, deixando os adversários cansados com investidas sucessivas e finalizando a luta com sua resistência acima da média.
Atuando nos anos 90 e 2000, faturou uma Copa do Mundo de Times com a seleção japonesa, um World Open e um Campeonato Europeu. Além disso, foi um dos poucos a terem acumulado três finais seguidas de Campeonato Japonês.
Curte artes marciais? Então confira essas sugestões:
- Douglas Brose: conheça a história do carateca brasileiro
- Conheça todos os golpes de boxe e saiba como executá-los
- Livros de Boxe: os 11 melhores do Brasil e do mundo
- Saiba todas as regras do boxe profissional e do boxe olímpico
- Equipamentos de boxe: quais são indispensáveis para começar
Kenji Midori
Kenji Midori está facilmente entre os três melhores karatecas do mundo na história. Exímio lutador do estilo kyokushin, o japonês era praticamente imbatível nas décadas de 80 e 90 – quando precisou conciliar o esporte com os negócios da família.
“Little Giant”, como ficou conhecido, tinha como principais atributos a velocidade e a flexibilidade, sempre bem preparado para derrotar, inclusive, adversários maiores e mais pesados. Em 1991, sagrou-se campeão do World Open.
Kenji Yamaki
O nome da vez é Kenji Yamaki, outro japonês de renome no karatê kyokushin. Quando adolescente, o lutador sofria bullying na escola. Por algumas vezes pensou em suicídio, mas as artes marciais o salvaram. Ele entrou em um dojô e tudo mudou.
Treinado pelo lendário professor Tsuyoshi Hiroshige, Yamaki recuperou-se mentalmente e colocou um novo objetivo na cabeça: ser campeão mundial. Após se destacar nacionalmente, a glória máxima veio em 1995, quando venceu o World Open.
Shokei Matsui
Shokei Matsui merece um lugar na lista de melhores karatecas do mundo na história. O sul-coreano fez muita coisa pelo cenário competitivo do esporte – tanto como atleta quanto diretor. O ex-lutador atuou profissionalmente, sobretudo, nos anos 90.
Matsui sagrou-se campeão do quarto World Open realizado em 1987 com 207 participantes de 77 países diferentes. Também foi um dos poucos a terem completado o lendário exame 100-man kumitê. Hoje dirige a International Karate Organization Kyokushin-Kaikan.
Terutomo Yamazaki
O penúltimo do ranking é Terutomo Yamazaki, um grande lutador dos anos 70 – e o mais popular de sua geração. Não à toa, ostentou os apelidos de “The Genius Karate Fighter” e “The Dragon of Kyokushin”. Foi o campeão do primeiro torneio japonês realizado.
Yamazaki foi um dos responsáveis por popularizar o esporte no Japão, pois, naquela época, começava a se assistir os duelos pela televisão. Ficou conhecido por golpes como cotoveladas, chutes frontais e joelhadas.
Valeri Dimitrov
Finalizamos a lista de melhores karatecas do mundo na história com Valeri Dimitrov, um dos lutadores mais vitoriosos do kyokushin. O craque búlgaro é 19 vezes campeão europeu e três vezes campeão mundial. Dá pra acreditar?
É isso, pessoal! Chegamos ao fim do ranking. Faltou algum nome importante? Deixe nos comentários! Registre também o seu top 10 perfeito. Combinado?
Mergulhe no mundo dos esportes:
- Melhores jogadores da Bundesliga: top 10 atual e do passado
- Melhores goleiros da Alemanha: top 10 atual e do passado
- Melhores jogadas de CS:GO: confira o top 10 da história
- Top 7 gols mais bonitos de brasileiros na Bundesliga
- Melhores técnicos da Alemanha: top 10 atual e da história
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!