Andy Hug, Hajime Kazumi, Kenji Midori e mais: conheça os 10 melhores karatecas do mundo na história! Números, títulos e prêmios

No texto de hoje, reunimos os dez melhores karatecas do mundo na história! Levamos em consideração apenas lutadores do estilo kyokushin.

O esporte foi um fenômeno no Japão sobretudo nos anos 70 – quando os combates começaram a ser transmitidos ao público. Mas isso não significa que o karatê não se difundiu pelo resto do mundo. Pelo contrário!

Tanto é que você encontrará atletas brasileiros e europeus por aqui também. Lembrando que os nomes estão organizados em ordem alfabética – e não do pior para o melhor. Portanto, que tal registrar o seu top 10 preferido nos comentários? Simbora!

Melhores karatecas da história

  • Andy Hug
  • Ewerton Teixeira
  • Francisco Filho
  • Hajime Kazumi
  • Hitoshi Kiyama
  • Kenji Midori
  • Kenji Yamaki
  • Shokei Matsui
  • Terutomo Yamazaki
  • Valeri Dimitrov

Andy Hug

melhores karatecas do mundo Andy Hug
Hug foi o primeiro não-japonês a alcançar uma final de World Open

Abrimos a lista com Andy Hug, considerado por muitos o melhor karateca da história. O lutador suíço tinha uma altura menor do que a média, mas mesmo assim se destacava na execução de chutes com elevado grau de dificuldade.

Hug se destacou no peso-pesado e tinha como marca registrada o axe kick. Foi o primeiro não-japonês a alcançar uma final de World Open – o torneio de kyokushin mais importante do cenário internacional. Atuou entre os anos 80 e 90.

Ewerton Teixeira

melhores karatecas do mundo Ewerton Teixeira
Teixeira é um dos melhores karatecas brasileiros da história

Ewerton Teixeira é um dos melhores karatecas brasileiros da história. O paulistano se interessou pelo kyokushin com apenas nove anos de idade, conquistou sua faixa preta com 21 e, em 2001, já se sagrava campeão das Américas – feito que se repetiria cinco vezes.

O brazuca também se orgulha de ter vencido o World Open em 2007. Na ocasião, Teixeira derrotou Jan Soukup na grande final. Após o troféu, mudou de foco e resolveu disputar campeonatos da K-1, organização de kickboxing.

Francisco Filho

melhores karatecas do mundo Francisco Filho
Chiquinho foi campeão do World Open em 1999

Francisco Filho também foi um dos melhores karatecas brasileiros da história. O lutador fez sua carreira entre os anos 80 e 90, se tornando um dos poucos a terem completado o famoso teste de resistência 100-man kumitê.

Conhecido pelo estilo de luta focado no contra-ataque, é outro brazuca que faturou o World Open. “Chiquinho” venceu o título em 1999 derrotando o japonês Hajime Kazumi na final. O baiano se aposentou em 2004.

Hajime Kazumi

melhores karatecas do mundo Hajime Kazumi
Kazumi foi um dos melhores karatecas do mundo

E falando em Kazumi… olha quem é o próximo da lista! É claro que não poderíamos deixar de citar a lenda japonesa. O nome de Hajime foi (e sempre será) sinônimo de respeito e admiração. Afinal, suas conquistas no kyokushin são absolutamente incríveis.

Treinado pelo notável mestre Tsuyoshi Hiroshige, Kazumi deslanchou com apenas 20 anos de idade – vencendo vários campeonatos nacionais, regionais e mundiais. Desde então, alcançou as finais de todas as competições que disputou. Hoje é professor de karatê.

Hitoshi Kiyama

melhores karatecas do mundo Hitoshi Kiyama
Hitoshi Kiyama atuou entre os anos 90 e 2000

Hitoshi Kiyama também integra o hall de melhores karatecas do mundo. Ficou conhecido pelos chutes mawashi geri sempre precisos, deixando os adversários cansados com investidas sucessivas e finalizando a luta com sua resistência acima da média.

Atuando nos anos 90 e 2000, faturou uma Copa do Mundo de Times com a seleção japonesa, um World Open e um Campeonato Europeu. Além disso, foi um dos poucos a terem acumulado três finais seguidas de Campeonato Japonês.

Curte artes marciais? Então confira essas sugestões:

Kenji Midori

Kenji Midori
Midori foi um dos melhores karatecas do mundo

Kenji Midori está facilmente entre os três melhores karatecas do mundo na história. Exímio lutador do estilo kyokushin, o japonês era praticamente imbatível nas décadas de 80 e 90 – quando precisou conciliar o esporte com os negócios da família.

“Little Giant”, como ficou conhecido, tinha como principais atributos a velocidade e a flexibilidade, sempre bem preparado para derrotar, inclusive, adversários maiores e mais pesados. Em 1991, sagrou-se campeão do World Open.

Kenji Yamaki

Kenji Yamaki
Yamaki venceu o World Open em 1995

O nome da vez é Kenji Yamaki, outro japonês de renome no karatê kyokushin. Quando adolescente, o lutador sofria bullying na escola. Por algumas vezes pensou em suicídio, mas as artes marciais o salvaram. Ele entrou em um dojô e tudo mudou.

Treinado pelo lendário professor Tsuyoshi Hiroshige, Yamaki recuperou-se mentalmente e colocou um novo objetivo na cabeça: ser campeão mundial. Após se destacar nacionalmente, a glória máxima veio em 1995, quando venceu o World Open.

Shokei Matsui

Shokei Matsui
Matsui dirige atualmente uma organização mundial de karatê

Shokei Matsui merece um lugar na lista de melhores karatecas do mundo na história. O sul-coreano fez muita coisa pelo cenário competitivo do esporte – tanto como atleta quanto diretor. O ex-lutador atuou profissionalmente, sobretudo, nos anos 90.

Matsui sagrou-se campeão do quarto World Open realizado em 1987 com 207 participantes de 77 países diferentes. Também foi um dos poucos a terem completado o lendário exame 100-man kumitê. Hoje dirige a International Karate Organization Kyokushin-Kaikan.

Terutomo Yamazaki

Terutomo Yamazaki
Terutomo Yamazaki em ação

O penúltimo do ranking é Terutomo Yamazaki, um grande lutador dos anos 70 – e o mais popular de sua geração. Não à toa, ostentou os apelidos de “The Genius Karate Fighter” e “The Dragon of Kyokushin”. Foi o campeão do primeiro torneio japonês realizado.

Yamazaki foi um dos responsáveis por popularizar o esporte no Japão, pois, naquela época, começava a se assistir os duelos pela televisão. Ficou conhecido por golpes como cotoveladas, chutes frontais e joelhadas.

Valeri Dimitrov

Valeri Dimitrov
Dimitrov é um dos karatecas mais vitoriosos de todos os tempos

Finalizamos a lista de melhores karatecas do mundo na história com Valeri Dimitrov, um dos lutadores mais vitoriosos do kyokushin. O craque búlgaro é 19 vezes campeão europeu e três vezes campeão mundial. Dá pra acreditar?

É isso, pessoal! Chegamos ao fim do ranking. Faltou algum nome importante? Deixe nos comentários! Registre também o seu top 10 perfeito. Combinado?

Mergulhe no mundo dos esportes:

*Última atualização feita em 30 de maio de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin