Depois de escolher os melhores levantadores, líberos e opostos, é hora de focar em mais uma posição essencial no ataque: os centrais!
Selecionamos dez jogadores que estarão representando suas seleções nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A lista não está organizada em ordem de desempenho.
A seguir, você encontrará detalhes sobre o tempo de carreira, os clubes em que jogaram e os títulos conquistados com suas seleções. Vamos lá!
Melhores centrais do vôlei
- Agustín Loser
- Anton Brehme
- Flávio Gualberto
- Gianluca Galassi
- Mateusz Bieniek
- Max Holt
- Norbert Huber
- Nicolas Le Goff
- Roberto Russo
- Taishi Onodera
Agustín Loser
- Período: 2015 – atualmente
- País: Argentina
- Times: Club Ciudad de Buenos Aires, Bolívar Voley, Tourcoing Lille Métropole, Allianz Milano e Sir Susa Vim Perugia
- Liga Mundial: nenhuma
Iniciamos nossa lista dos melhores centrais do vôlei com Agustín Loser. Ele foi campeão com a Seleção Argentina na Olimpíada de Tóquio 2020 e foi convocado para os Jogos de Paris 2024.
Anton Brehme
- Período: 2016 – atualmente
- País: Alemanha
- Times: VCO Berlin, Berlin Recycling Volleys, SVG Luneburg, Valsa Group Modena, Jastrzębski Węgiel
- Liga Mundial: nenhuma
Anton Brehme foi um dos jogadores convocados para a Olimpíada de Paris 2024. Aos 25 anos, o atleta está entre um dos melhores centrais da atualidade. Entretanto, com a Seleção de Vôlei Alemã, Anton viu a chance do ouro olímpico escapar ao deixar a competição nas quartas de final.
Flávio Gualberto
- Período: 2009 – atualmente
- País: Brasil
- Times: Minas Tênis Clube U21, Olympico Mart Minas, Fiat/Minas, Sesc-RJ, Aluron CMC Warta Zawiercie, Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia, Sir Safety Susa Vim Perugia, Itas Trentino
- Liga Mundial: nenhuma
Flávio Gualberto foi um dos convocados por Bernardinho para a Olimpíada de Paris 2024. Gualberto é um dos grandes centrais do mundo e premiado na posição em que joga. Com o Brasil, acabou caindo nas quartas de final em partida contra os Estados Unidos.
Gianluca Galassi
- Período: 2013 – atualmente
- País: Itália
- Times: Energy T.I. Diatec Trentino B, Club Italia Roma, Revivre Milano, Sir Safety Conad Perugia, Mint Vero Volley Monza, Gas Sales Bluenergy Piacenza
- Liga Mundial: nenhuma
O italiano Gianluca Galassi chegou às semifinais do vôlei masculino na Olimpíada de Paris 2024 com a Seleção de Vôlei da Itália. Aos 27 anos, o jogador tem sete prêmios individuais e já disputou 45 torneios.
Mateusz Bieniek
- Período: 2010 – atualmente
- País: Polônia
- Times: SMS PZPS Spała, Effector Kielce, ZAKSA Kędzierzyn-Koźle, Cucine Lube Civitanova, PGE Skra Bełchatów, Aluron CMC Warta Zawiercie
- Liga Mundial: nenhuma
Mateusz Bieniek é um jogador de vôlei polonês, atuando como central. Nascido em 6 de setembro de 1994, ele se destacou no cenário do vôlei europeu, tanto em clubes quanto na seleção nacional da Polônia.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Bieniek integrou a equipe que conquistou a medalha de prata.
Max Holt
- Período: 2005 – atualmente
- País: Estados Unidos
- Times: Penn State Univ., Marmi Lanza Verona, Copra Elior Piacenza, Dynamo Moscow, Leo Shoes Modena, Vero Volley Monza, Gas Sales Bluenergy Piacenza, Beijing BAIC Motor
- Liga Mundial: 1x (2014)
Max Holt está entre um dos veteranos no vôlei masculino. Aos 37 anos, o central está entre os melhores do mundo na posição. Ele fez parte da equipe norte-americana que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Londres 2012, medalha de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024.
Norbert Huber
- Período: 2005 – atualmente
- País: Polônia
- Times: SMS PZPS Spała, AKS V LO Rzeszów, Cerrad Czarni Radom, PGE Skra Bełchatów, Grupa Azoty ZAKSA Kędzierzyn-Koźle, Jastrzębski Węgiel
- Liga Mundial: nenhuma
Outro polonês está entre os melhores centrais do mundo. Norbert Huber conquistou a medalha de prata com a Seleção Polonesa de Vôlei na Olimpíada de Paris 2024.
Nascido em 28 de março de 1997, é um central polonês que se destacou em diversas competições de vôlei. Ele começou sua carreira profissional em clubes na Polônia e rapidamente ganhou reconhecimento por sua habilidade defensiva e potência no ataque.
Nicolas Le Goff
- Período: 2009 – atualmente
- País: Itália
- Times: Centre national de volley-ball, Montpellier UC, Berlin Recycling Volleys, İBB Spor Kulübü, Taiwan Excellence Latina, Berlin Recycling Volleys, Montpellier Volley
- Liga Mundial: 2x (2017 e 2015)
Mais um jogador da Seleção Itália está entre os melhores centrais da atualidade. Nicolas Le Goff tem 32 anos e pode ser considerado um veterano no esporte. Com a Seleção Italiana, o central disputa uma vaga na final da Olimpíada de Paris 2024.
Roberto Russo
- Período: 2013 – atualmente
- País: Itália
- Times: ATS Pallavolo Partinico, Club Italia Roma B, Club Italia Crai Roma, Consar Ravenna, Sir Susa Vim Perugia
- Liga Mundial: nenhuma
Mais uma vez um italiano aparece na lista de melhores centrais do mundo. Roberto Russo tem apenas 27 anos e já disputou mais de 57 campeonatos ao longo da carreira. Agora, Russo pode viver o sonho de conquistar uma medalha olímpica para o seu país.
Taishi Onodera
- Período: 2011 – atualmente
- País: Japão
- Times: Tohoku High School, Tokai University, JT Thunders Hiroshima, Suntory Sunbirds Osaka
- Liga Mundial: nenhuma
Taishi Onodera tem apenas 28 anos e já participou de mais de 57 torneios. Onodera esteve com a Seleção Japonesa de Vôlei na Olimpíada de Paris 2024. Contudo, o Japão perdeu a chance de disputar uma medalha olímpica após perder a classificação para semifinal para a Itália.
Ver essa foto no Instagram
Que tal ficar por dentro de outros esportes?
- Melhores goleiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Os 10 melhores pilotos alemães da Fórmula 1 na história
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.