O surf no Brasil nunca esteve tão em voga. Através de grandes nomes como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira, o esporte aquático se tornou uma grande potência no país. É por isso que decidimos te apresentar os melhores surfistas brasileiros da atualidade!
Abaixo, você entenderá o significado da expressão “Brazilian Storm”, conhecerá os principais esportistas em atividade (tanto homens quanto mulheres) e entenderá porque o Brasil entrou de vez nos holofotes da modalidade.
O que você vai conferir neste post:
Melhores surfistas brasileiros da atualidade
- Gabriel Medina
- Silvana Lima
- Adriano de Souza
- Ítalo Ferreira
- Tatiana Weston-Webb
- Filipe Toledo
- Caio Ibelli
- Yago Dora
- Peterson Crisanto
Gabriel Medina
Gabriel Medina é certamente o melhor surfista brasileiro da atualidade. O paulista de São Sebastião é bicampeão mundial (2014 e 2018), esteve entre os três melhores da Liga Mundial de Surf em seis temporadas seguidas e entrou de vez para a história do esporte.
O atleta começou a disputar campeonatos profissionais com apenas 17 anos de idade. Com 20, já faturava o seu primeiro Mundial. Além dos títulos, Medina foi o primeiro surfista a realizar a manobra “backflip” em uma etapa do circuito.
Silvana Lima
A veterana Silvana Lima é um das maiores surfistas brasileiras de todos os tempos. Natural de Paracuru, no Ceará, a esportista chegou a cravar o seu nome duas vezes no segundo lugar do Circuito Mundial (2008 e 2009).
Silvana é sinônimo de resiliência. A atleta sofreu com lesões sérias ao longo da carreira e até falta de patrocínios, mas nunca desistiu de surfar profissionalmente. Seu primeiro evento oficial de WSL foi em 2006.
Adriano de Souza
Adriano de Souza, o Mineirinho, é outro integrante da seleta lista de surfistas brasileiros campeões mundiais. O paulista do Guarujá levantou a taça em 2015 – logo após Gabriel Medina sagrar-se vencedor – e foi o segundo do Brasil a realizar esse feito.
Depois do título, Adriano encontrou dificuldades para emplacar outra grande campanha. Em 2019, por exemplo, não pôde disputar o Circuito Mundial devido uma lesão no joelho.
Ítalo Ferreira
Ítalo Ferreira também integra o hall de surfistas brasileiros no circuito mundial. Em 2018, terminou a temporada em quarto lugar. Em 2019, assumiu a ponta da tabela faltando apenas um evento para finalizar o calendário.
O potiguar de Baía Formosa eliminou o lendário norte-americano Kelly Slater nas semifinais e superou o compatriota Gabriel Medina na última bateria, tornando-se o terceiro brasileiro campeão mundial da história.
Tatiana Weston-Webb
Tatiana Weston-Webb é filha de brasileira, mas nunca morou no país. Foi criada na ilha Kauai, no Havaí, e decidiu defender as cores do país sul-americano em 2018.
A surfista foi a primeira do Brasil a carimbar vaga para os Jogos Olímpicos do Japão em 2020. Esperança de medalha em Tóquio! Fiquem de olho.
Filipe Toledo
Filipe Toledo, também conhecido como Filipinho, é outro integrante da Brazilian Storm. É o único surfista do grupo que ainda não conquistou um título do Circuito Mundial. Sua melhor colocação foi alcançada em 2018, quando ficou em terceiro lugar.
O paulista de Ubatuba começou a surfar profissionalmente com 17 anos – sua data de entrada na World Surf League. De lá pra cá, tem se destacado nas principais competições oficiais da entidade, sempre lutando pelas posições do topo.
Amplie seu conhecimento sobre surf:
- Gírias do surf: dicionário com principais termos do esporte
- Gírias do surf: dicionário com principais termos do esporte
- Os melhores surfistas do mundo em todos os tempos e atualmente
- Kelly Slater: biografia, títulos mundiais e recordes no surf
- Livros de surf: veja a lista dos 22 melhores (com resumos)
Caio Ibelli
Caio Ibelli foi o quarto melhor brasileiro da WSL em 2019. Ele ficou apenas atrás de Ítalo Ferreira (1º), Gabriel Medina (2º) e Filipe Toledo (4º), terminando o Campeonato Mundial na 17ª colocação e garantindo vaga direta para 2020.
Outra cria do Guarujá, o esportista paulista está no circuito desde 2015. Sua melhor colocação individual na história foi um terceiro lugar no Margaret River Pro.
Yago Dora
Um dos surfistas brasileiros mais promissores da WSL, Yago Dora é conhecido pelo estilo progressivo e moderno. Terminou a temporada 2019 na 22º colocação geral e terá nova chance de disputar o Campeonato Mundial entre os melhores do esporte.
Dora fez a sua estreia no circuito de acesso em 2017, quando conseguiu encaixar a sua melhor colocação em eventos individuais: terceiro lugar no Wildcard Oi Rio Pro.
Peterson Crisanto
Peterson Crisanto esteve presente na temporada 2019 após ficar dois anos sem competir e terminou a campanha em 21º lugar geral. Ele é outro brasileiro confirmado para o Circuito Mundial 2020.
Com 27 anos e bastante experiência em eventos nacionais, Crisanto finalmente conseguiu um lugarzinho na elite do surf. E não pretende sair mais de lá.
Surfistas brasileiros no CT masculino 2020
- Ítalo Ferreira
- Gabriel Medina
- Filipe Toledo
- Caio Ibelli
- Peterson Crisanto
- Yago Dora
- Jadson André
- Alex Ribeiro
- Miguel Pupo
- Deivid Silva
Surfistas brasileiras no CT feminino 2020
- Tatiana Weston-Webb
O que é a Brazilian Storm?
Brazilian Storm foi um termo criado pela imprensa norte-americana especializada em surf para se referir a nova geração de surfistas brasileiros que surgiu no início dos anos 2010.
A alcunha ganhou força quando Gabriel Medina, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira conquistaram títulos mundiais e outras jovens promessas do país começam a se integrar à elite da WSL. Em português, a expressão significa “Tempestade Brasileira”.
Quem é o melhor surfista brasileiro?
O melhor surfista brasileiro da história e da atualidade é, sem dúvida, Gabriel Medina. O esportista colocou o país no mapa dos esportes aquáticos e já possui status de lenda!
Em 2014, Medina se tornou o primeiro brasileiro a faturar um título do Circuito Mundial. Em 2018, se tornou bicampeão da WSL deixando os melhores atletas do torneio para trás.
E não para por aí! Desde o primeiro troféu, o paulista tem terminado todas as temporadas pelo menos entre os três melhores do ranking geral. Em 2015 e 2016 ele alcançou a terceira posição; em 2017 e 2019 ele faturou o vice-campeonato.
Melhores surfistas brasileiros de ondas gigantes
- Carlos Burle
- Maya Gabeira
- Lucas Chumbo
- Rodrigo Koxa
Carlos Burle
Carlos Burle é sem dúvidas o maior big rider brasileiro da história. O atleta de Recife já está aposentado dos mares, mas trilhou um caminho bem-sucedido quando esteve ativo profissionalmente. Pode colocar aí um bicampeonato mundial de ondas grandes na conta!
Além dos títulos, recordes e premiações, Burle foi um ativista assíduo. Junto de alguns colegas de profissão, fundou a modalidade tow-in. Atualmente se concentra em lapidar novas promessas do surf, além de tocar sua produtora audiovisual.
Maya Gabeira
Maya Gabeira é outra big rider brasileira de respeito. Para começo de conversa, a maior onda já surfada por uma mulher na história do esporte foi dela: 20,7m de altura. O feito foi realizado na icônica praia de Nazaré, em Portugal.
Foi também em Nazaré que Maya sofreu um acidente terrível e precisou ser resgatada. A esportista se mudou para o Havaí aos 17 anos de idade e começou a ser treinada por Carlos Burle na arte das ondas gigantes. Hoje é referência mundial na modalidade.
Lucas Chumbo
E por falar em pupilo de Carlos Burle… Lucas Chumbo é outra joia treinada pelo lendário big rider. Ex-participante do BBB 20, o surfista de Cabo Frio se destaca nas maiores ondas do mundo. Sua principal conquista até hoje foi o Big Wave Tour Nazaré Challenge 2017.
Chumbo diz ter entrado em contato com a água pela primeira vez na vida aos três anos de idade, já que seus pais treinavam esportes aquáticos. Filho de peixe, peixinho é. Literalmente.
Rodrigo Koxa
É de Rodrigo Koxa o recorde de maior onda já surfada na história da WSL: 24,38m de altura. O feito foi protagonizado em 2017 na praia de Nazaré, em Portugal, e foi parar no Guinness Book – o Livro dos Recordes.
Koxa é um dos big riders brasileiros mais talentosos em atividade. Natural de Guarujá, São Paulo, o atleta foi treinado pelo lendário surfista Garrett McNamara.
Agora que você sabe tudo sobre os surfistas brasileiros, que tal dar uma olhadinha em outros textos da Esportelândia? Se liga:
- Robert Scheidt: biografia e medalhas do velejador brasileiro
- Melhor zagueiro do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor lateral-direito do mundo: Top 10 da história e atual
- Maiores salários da NBA: veja os 20 jogadores mais bem pagos
- As 14 camisas de times europeus mais bonitas da Puma
*Última atualização em 14 de março de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!