A Glória Eterna não é destinada somente aos jogadores. Os técnicos campeões da Libertadores também a experimentas, as vezes de maneira até mais intensa que seus comandados.
Os treinadores não são necessariamente os mais importantes, mas geralmente personificam um time e um título, como o São Paulo de Telê nos anos noventa ou o Grêmio de Renato Gaúcho ali em 2017.
No texto a seguir, você confere um conteúdo completo sobre esses técnicos, com direito à lista completa dos vencedores, os brasileiros campeões e com um destaque especial para os 14 mais bem-sucedidos no torneio.
Qual é o técnico com mais títulos da Libertadores?
Carlos Bianchi é o técnico com mais títulos da Libertadores. O argentino, apelidado de Mr. Libertadores, conquistou o maior torneio da América quatro vezes: uma com o Vélez Sarsfield, em 1994, e outras três com o Boca Juniors, em 2000, 2001 e 2003.
14º Marcelo Gallardo
- Títulos: 2
- Anos: 2015, 2018
- Times: River Plate
Marcelo Gallardo é um dos mais lembrados técnicos campeões da Libertadores. Claro, o fato das conquistas serem recentes contribui para essa impressão, mas o trabalho do Muñeca é definitivamente marcante.
A vitória na edição de 2018, por exemplo, consagrada no clássico contra o Boca Juniors, é inesquecível. O mesmo clássico marcou também a edição de 2015, quando os Millionários superaram (com ajuda deles próprios) nas oitavas.
Mais do que o sucesso dentro de uma das maiores rivalidades do mundo, foi o bom futebol que balizou as conquistas do River de Gallardo. Ofensivo e bem jogado, foi talvez o grande responsável não só pelas conquistas mas pela presença da equipe em cinco de seis semifinais entre 2015 e 2020.
13º Edgardo Bauza
- Títulos: 2
- Anos: 2008, 2014
- Times: LDU, San Lorenzo
Edgardo Bauza também é um dos marcantes técnicos campeões da Libertadores. No seu caso, o posto foi alcançado por ter conseguido dois títulos com times que não eram exatamente potências latinas na época.
Adepto de um futebol pragmático mas extremamente competente e competitivo, o Patón também se consagrou dentro das torcidas da LDU e do San Lorenzo, por ter conduzido os times às suas primeiríssimas conquistas do torneio.
12º Paulo Autuori
- Títulos: 2
- Anos: 1997, 2005
- Times: Cruzeiro, São Paulo
Não se deixe enganar pelo jeito calmo, discreto, até, deste treinador. Paulo Autuori é um dos mais bem-sucedidos técnicos campeões da Libertadores.
O comandante do Bi do Cruzeiro e do Tri do São Paulo liderou suas equipes à campanhas tão sólidas quanto vitoriosas. De quebra, montou times tão competitivos quanto agradáveis de se assistir.
11º Luiz Felipe Scolari
- Títulos: 2
- Anos: 1995, 1999
- Times: Grêmio, Palmeiras
Ainda que tenha uma Copa do Mundo no currículo e seja o maior vencedor da história da Copa do Brasil é para a Libertadores da América que Luiz Felipe Scolari parece ter sido feito.
Aguerrido, astuto e emotivo na beira do campo, Felipão é um dos técnicos campeões da Libertadores que moldaram a imagem do torneio. Tanto que os títulos que venceu foram decisivos para as identidades modernas dos times com os quais os ganhou, do Grêmio “copeiro” ao “obcecado” Palmeiras.
10º Telê Santana
- Títulos: 2
- Anos: 1992, 1993
- Times: São Paulo
Telê Santana pode não ter encarnado o torneio como alguns de seus compatriotas, mas ainda assim é um dos mais importantes técnicos campeões da Libertadores. O seu São Paulo do começo dos anos noventa elevou a Copa ao que é hoje, já que trouxe de vez os brasileiros.
A equipe bicampeã de 1992-93 jogão tão bem e levantou tantos troféus com a dobradinha do Mundial Interclubes que nenhum outro clubes daqui resistiu à desejar também a sua própria Glória Eterna.
9º Abel Ferreira
- Títulos: 2
- Anos: 2020, 2021
- Times: Palmeiras
Abel Ferreira é o terceiro treinador europeu na história a vencer uma Libertadores da América. O primeiro foi com o croata Mirko Jozić, em 1991, quando levou o Colo-Colo ao título. 28 anos depois, o português Jorge Jesus conquistou pelo Flamengo a competição.
Na edição seguinte, foi a vez do também português Abel Ferreira ficar com o título. No comando da equipe palmeirense, o treinador fez história ao vencer a competição por duas vezes e no mesmo ano, fato que nunca havia acontecido anteriormente na competição.
8º Luis Cubilla
- Títulos: 2
- Anos: 1979, 1990
- Times: Olimpia
Luis Cubilla é, entre os técnicos campeões da Libertadores, aquele com o maior intervalo entre suas conquistas.
Onze anos separam os títulos do uruguaio com o paraguaio Olimpia. Além de equipes diferentes, portanto, o treinador venceu em praticamente dois esportes diferentes: o “romântico” futebol dos anos 1970 e o já globalizado soccer dos anos 1990.
7º Juan Carlos Lorenzo
- Títulos: 2
- Anos: 1977, 1978
- Times: Boca Juniors
Juan Carlos Lorenzo é outro dos mais importantes técnico campeões da Libertadores. Ao final dos anos setenta, o argentino não sabia, talvez até supunha, mas estava dando partida a uma das mais ricas histórias do torneio.
O bicampeonato de 1977-78 representou as primeiras conquistas de um dos maiores vencedores da competição, o Boca Juniors. As demais vitórias xeneizes se deram somente no século seguinte, mas a tradição, a dupla e viciante sensação da Glória Eterna começou ali, com o trabalho de Juan Carlos.
6º Pedro Dellacha
- Títulos: 2
- Anos: 1972, 1975
- Times: Independiente-ARG
É simplesmente natural que tenhamos comandantes do Independiente entre os mais bem-sucedidos técnicos campeões da Libertadores. Estamos falando do Rey de Copas, afinal de contas. Curioso, na verdade, é o fato de Pedro Dellacha ter apenas duas conquistas do torneio.
O treinador foi quem abriu em 1972 a conquista do tetracampeonato dos Rojos mas “só” teve a oportunidade de fechá-la, em 1975.
Talvez tenha sido justamente a alternância no comando que possibilitou a até hoje inigualável sequência, mas impediu um tamanho ainda maior do argentino na história do futebol sul-americano e, por que não, mundial.
5º Manuel Giudice
- Títulos: 2
- Anos: 1964, 1965
- Times: Independiente
Manuel Giudice abre a sequência dos primeiros técnicos campeões da Libetadores — bicampeões, melhor dizendo.
A abertura mais importante, porém, é a dos títulos do Independiente. Dez anos depois da conquista dupla de Giudice, o Rey de Copas já tinha seis títulos. Na década seguinte, então, já tinha somado conquistas o suficiente para se manter por um tempo entre os maiores campeões da história da competição.
4º Lula
- Títulos: 2
- Anos: 1962, 1963
- Times: Santos
Um dos mais vitóriosos técnicos campeões da Libertadores e o técnico com mais títulos brasileiros, Lula foi um gigante da área técnica e uma lenda do Santos.
Se a realeza — de Pelé, Pepe e cia — que mandava a campo de certa forma diminuiu o seu destaque como treinador, sua imensa coleção de trofeús no período não deixa espaço para questionamentos quanto à sua competência como líder. Tampouco como vencedor.
3º Roberto Scarone
- Títulos: 2
- Anos: 1960, 1961
- Times: Peñarol
Roberto Scarone não é somente um dos mais importantes técnicos campeões da Libertadores; é também o primeiro deles.
O uruguaio “abriu os trabalhos” do torneio de maneira brilhante, conduzindo o Peñarol a um bicampeonato que, ainda por cima, definiria o clube como uma potência continental e até mundial da época.
2º Osvaldo Zubeldía
- Títulos: 3
- Anos: 1968, 1969, 1970
- Times: Estudiantes
Osvaldo Zubeldía faz parte de um seleto grupo, o dos técnicos campeões da Libertadores com pelo menos três títulos. Ele tem o Estudiantes a agradecer por isso. Ou seria o clube que tem de ser grato a ele?
Reconhecimentos à parte, o mérito do argentino é mais do que claro. Afinal, é o único treinador tricampeão consecutivo da história do maior torneio da América.
1º Carlos Bianchi
- Títulos: 4
- Anos: 1994, 2000, 2001, 2003
- Times: Vélez Sarsfield, Boca Juniors
Carlos Bianchi é um titã, um colosso do continente e quaisquer outros adjetivos que caibam ao treinador com mais títulos da Libertadores. Isolado na história da competição com quatro troféus, o argentino se eternizou para além de suas conquistas.
O tricampeão Boca Juniors que montou no começo dos anos 2000 é uma equipe imortal, com craques do quilate de Juan Román Riquelme e resultados inesquecíveis como as vitórias sobre Real Madrid e Milan no Mundial. Um gigante — taí outro belo adjetivo.
Lista de todos os técnicos campeões da Libertadores
- 1960: Roberto Scarone/URU (Peñarol)
- 1961: Roberto Scarone/URU (Peñarol)
- 1962: Lula (Santos)
- 1963: Lula (Santos)
- 1964: Manuel Giudice/ARG (Independiente)
- 1965: Manuel Giudice/ARG (Independiente)
- 1966: Roque Máspoli/URU (Peñarol)
- 1967: Juan José Pizzuti/ARG (Racing Club)
- 1968: Osvaldo Zubeldía/ARG (Estudiantes)
- 1969: Osvaldo Zubeldía/ARG (Estudiantes)
- 1970: Osvaldo Zubeldía/ARG (Estudiantes)
- 1971: Washington Etchemandi/URU (Nacional)
- 1972: Pedro Dellacha/ARG (Independiente)
- 1973: Humberto Maschio/ARG (Independiente)
- 1974: Roberto Ferreiro/ARG (Independiente)
- 1975: Pedro Dellacha/ARG (Independiente)
- 1976: Zezé Moreira (Cruzeiro)
- 1977: Juan Carlos Lorenzo/ARG (Boca Juniors)
- 1978: Juan Carlos Lorenzo/ARG (Boca Juniors)
- 1979: Luis Cubilla/URU (Olimpia)
- 1980: Juan Martín Mujica/URU ( Nacional)
- 1981: Paulo César Carpeggiani (Flamengo)
- 1982: Hugo Bagnulo/URU (Peñarol)
- 1983: Valdir Espinosa (Grêmio)
- 1984: José Omar Pastoriza/ARG (Independiente)
- 1985: José Yudica/ARG (Argentinos Juniors)
- 1986: Héctor Veira/ARG (River Plate)
- 1987: Oscar Tabárez/URU (Peñarol)
- 1988: Roberto Fleitas/URU (Nacional)
- 1989: Francisco Maturana/COL (Atlético Nacional)
- 1990: Luis Cubilla/URU (Olimpia)
- 1991: Mirko Jozić/IUG (Colo-Colo)
- 1992: Telê Santana (São Paulo)
- 1993: Telê Santana (São Paulo)
- 1994: Carlos Bianchi/ARG (Vélez Sársfield)
- 1995: Luiz Felipe Scolari (Grêmio)
- 1996: Ramón Díaz/ARG (River Plate)
- 1997: Paulo Autuori (Cruzeiro)
- 1998: Antônio Lopes (Vasco da Gama)
- 1999: Luiz Felipe Scolari (Palmeiras)
- 2000: Carlos Bianchi/ARG (Boca Juniors)
- 2001: Carlos Bianchi/ARG (Boca Juniors)
- 2002: Nery Pumpido/ARG (Olimpia)
- 2003: Carlos Bianchi/ARG (Boca Juniors)
- 2004: Luis Fernando Montoya/COL (Once Caldas)
- 2005: Paulo Autuori (São Paulo)
- 2006: Abel Braga (Internacional)
- 2007: Miguel Ángel Russo/ARG (Boca Juniors)
- 2008: Edgardo Bauza/ARG(LDU)
- 2009: Alejandro Sabella/ARG (Estudiantes)
- 2010: Celso Roth (Internacional)
- 2011:Muricy Ramalho (Santos)
- 2012: Tite (Corinthians)
- 2013: Cuca (Atlético Mineiro)
- 2014: Edgardo Bauza/ARG (San Lorenzo)
- 2015: Marcelo Gallardo/ARG (River Plate)
- 2016: Reinaldo Rueda/COL (Atlético Nacional)
- 2017: Renato Gaúcho (Grêmio)
- 2018: Marcelo Gallardo/ARG (River Plate)
- 2019: Jorge Jesus/POR (Flamengo)
- 2020: Abel Ferreira/POR (Palmeiras)
- 2021: Abel Ferreira/POR (Palmeiras)
- 2022: Dorival Júnior (Flamengo)
- 2023: Fernando Diniz (Fluminense)
- 2024: Artur Jorge (Botafogo)
Técnicos brasileiros campeões da Libertadores
- Lula (Santos): 1962, 1963
- Zezé Moreira (Cruzeiro): 1976
- Paulo César Carpeggiani (Flamengo): 1981
- Valdir Espinosa (Grêmio): 1983
- Telê Santana (São Paulo): 1992, 1993
- Luiz Felipe Scolari (Grêmio, Palmeiras): 1995, 1999
- Paulo Autuori (Cruzeiro, São Paulo): 1997, 2005
- Antônio Lopes (Vasco da Gama): 1998
- Abel Braga (Internacional): 2006
- Celso Roth (Internacional): 2010
- Muricy Ramalho (Santos): 2011
- Tite (Corinthians): 2012
- Cuca (Atlético-MG): 2013
- Renato Gaúcho (Grêmio): 2017
- Dorival Júnior (Flamengo): 2022
- Fernando Diniz (Fluminense): 2023
Depois de conhecer todos os técnicos campeões da Libertadores, que tal ler mais sobre futebol brasileiro? Acesse:
- Times brasileiros do FIFA 21: afinal, eles existem?
- Os principais recordes dos pontos corridos do Brasileirão
- Técnicos campeões brasileiros: os maiores e a lista completa
- Guia da Libertadores 2021: datas, confrontos e onde assistir
- Rivalidades eternas: os maiores clássicos do Brasil
Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.