Gordon Banks, Peter Shilton, Alisson e mais: saiba quem são os 10 melhores goleiros da Inglaterra no passado e no presente!

Já parou para pensar quais são os melhores goleiros da Inglaterra na atualidade? E quem foram os melhores goleiros ingleses de todos os tempos? Vem que a gente te ajuda a refrescar a memória!

Na primeira parte do texto, selecionamos os arqueiros que mais estão se destacando na temporada 2019-2020 da Premier League. Levamos em consideração jogadores de todas as nacionalidades – incluindo o Brasil.

Já na segunda parte, reunimos os dez maiores arqueiros ingleses da história, isto é, apenas atletas nascidos na Inglaterra! Preparado? Tá bem legal, hein? Segue o fio.

Melhores goleiros da Inglaterra na atualidade

  • Alisson
  • Bernd Leno
  • David de Gea
  • Dean Henderson
  • Ederson
  • Hugo Lloris
  • Jordan Pickford
  • Kasper Schmeichel
  • Kepa Arrizabalaga
  • Rui Patrício

Alisson

melhores goleiros da atualidade alisson
Alisson foi o melhor goleiro da Premier League 2018/2019

Abrimos a lista com Alisson, eleito o melhor goleiro da Premier League 2018/2019 após receber o troféu Golden Glove (Luva de Ouro). Ele terminou a temporada com 21 clean sheets, ou seja, 21 partidas sem tomar gols – mais do que qualquer outro arqueiro.

O brasileiro chegou ao Liverpool para suprir a ausência de bons nomes na posição desde a saída de Pepe Reina em 2014. Alisson ainda recebeu os prêmios de Melhor Goleiro das premiações internacionais mais relevantes de 2019: FIFA The Best e Ballon d’Or.

Equipamentos de futebol

Bernd Leno

melhores goleiros da inglaterra bernd leno
Leno é um dos melhores goleiros da Inglaterra em atividade

Se a campanha do Arsenal é instável na temporada 2019/2020, ela poderia ter sido ainda pior não fossem as grandes defesas de Bernd Leno. O alemão foi contratado em 2018 para assumir a titularidade dos Gunners e certamente valeu cada centavo investido.

Nesta edição de Premier League, Leno realizou um total de 104 defesas – só perde para Martin Dúbravka, do Newcastle, com 117. A estatística comprova a fragilidade defensiva do clube londrino, mas também enaltece o grande momento vivido pelo goleiro.

David de Gea

melhores goleiros da atualidade de gea
De Gea foi o melhor goleiro da Premier League 2017/2018

Ok. Temos que concordar que David de Gea vem falhando na temporada 2019/20, mas não podemos esquecer o que ele já fez pelo Manchester United na carreira. Afinal, foi eleito o melhor goleiro da Premier League 2017/2018 com 18 clean sheets.

Isso sem falar das convocações para o Time do Ano da PFA (Professional Footballers’ Association). Nos últimos dez anos, ele esteve presente em cinco seleções. Acho que isso já diz muito, né? Um goleiraço que infelizmente não vive a sua melhor fase.

Dean Henderson

melhores goleiros da inglaterra dean henderson
Henderson é o melhor goleiro da Inglaterra na atualidade

Dean Henderson é o melhor goleiro da Inglaterra na temporada 2019/2020. Uma grata surpresa que saiu do anonimato e veio a se tornar uma verdadeira muralha defendendo a camisa do modesto Sheffield United.

Além de ter contribuído com 70 defesas até o momento, Henderson ainda agarrou um pênalti. Os Blades possuem o segundo melhor sistema defensivo do Campeonato Inglês (só perdem para o Liverpool) e certamente muito dessa campanha se deve ao goleiro.

Ederson

melhores goleiros da atualidade ederson
Ederson tem como diferencial a boa saída com os pés

Ederson é outro nome que definitivamente merece estar entre os melhores goleiros da Inglaterra em atividade. Conhecido pela saída de jogo, habilidade com os pés e até mesmo assistências, o brasileiro é muito importante na construção das jogadas do City.

O arqueiro foi lapidado por Pep Guardiola e se tornou um dos maiores de sua posição. Na temporada 2018/2019, só não recebeu o troféu Golden Glove pois acumulou um clean sheet a menos do que Alisson (20). A propósito: Tite está bem servido, hein?

Hugo Lloris

melhores goleiros da atualidade lloris
Lloris foi titular e capitão da França em 2018

O próximo da lista é Hugo Lloris – campeão do mundo com a França em 2018 sendo titular incontestável e, de quebra, capitão. Infelizmente sofreu uma grave lesão que o tirou de boa parte da temporada 2019/2020. Mesmo assim, ainda merece o seu lugar aqui.

O francês está no hall de melhores goleiros do planeta já não é de agora. Seguro, plástico, experiente e líder nato, trilhou anos muito consistentes com o Tottenham. Só faltou aquele título para coroar a sua carreira nos Spurs. Será que o troféu vem?

Jordan Pickford

melhores goleiros da inglaterra jordan pickford
Jordan Pickford foi eleito o melhor goleiro da Copa 2018

Titular do English Team, Jordan Pickford também está no hall de melhores goleiros da Inglaterra hoje. Suas performances, no geral, são bem consistentes. Seu nome não está mais em voga porque o Everton passou por maus bocados na temporada 2019/2020.

Mas como não lembrar de suas atuações na Copa do Mundo de 2018, né? Mesmo jovem, assumiu a responsabilidade do gol inglês, realizou grandes defesas e foi eleito o melhor arqueiro do torneio. Na Premier League, sempre está entre os maiores.

Kasper Schmeichel

melhores goleiros da inglaterra kasper schmeichel
Kasper é filho do lendário goleiro Peter Schmeichel

É aquele ditado: tal pai, tal filho. Cria de Peter Schmeichel, lendário goleiro dinamarquês, Kasper não tem deixado a desejar na carreira até o momento. Afinal, foi um dos grandes destaques do Leicester City campeão da Premier League em 2015/2016.

Além de ter auxiliado os Foxes a “quebrar a lógica”, Schmeichel “filho” se tornou um dos goleiros mais consistentes do futebol europeu. Direto e reto é sondado por grandes clubes da Inglaterra, mas, até o momento, preferiu se tornar ídolo em Leicester.

Kepa Arrizabalaga

maiores transferências do futebol kepa
Kepa é o goleiro mais caro da história do futebol

Kepa Arrizabalaga, o goleiro mais caro da história do futebol, também tem um espacinho em nosso ranking. Mas não é apenas pelo dinheiro, viu? O espanhol assumiu a vaga deixada por Thibaut Courtois e realmente vem atuando dentro da média.

Em sua primeira temporada pelo Chelsea, foi extremamente importante no título da Europa League 2018/2019 – e com direito a defesas de pênalti! Kepa tem a confiança de Frank Lampard e tudo para deslanchar no clube londrino.

Rui Patrício

melhores goleiros da inglaterra rui patricio
Rui Patrício é o titular do Wolverhampton

Finalizamos a lista de melhores goleiros da Inglaterra na atualidade com Rui Patrício. Experiente, seguro debaixo das traves e muito efetivo nas bolas aéreas, o português do Wolverhampton está fechando a meta nos últimos tempos.

O arqueiro já acumula 78 defesas na Premier League 2019/2020, além de duas penalidades negadas. Se os Lobos estão em grande fase, podemos dizer que Rui Patrício é definitivamente um dos grandes “culpados”.

Leia mais sobre futebol:

Melhores goleiros ingleses da história

  • David James
  • David Seaman
  • Frank Swift
  • Gordon Banks
  • Harry Hibbs
  • Joe Hart
  • Nigel Martyn
  • Peter Shilton
  • Ray Clemence
  • Ron Springett

David James

david james
James é o quarto atleta que mais disputou jogos de Premier League

Agora chegou a hora de elencar os melhores goleiros ingleses de todos os tempos! Nessa segunda parte do texto, vamos lhe apresentar apenas arqueiros nascidos na Inglaterra. A começar por David James, um dos jogadores mais icônicos da era Premier League.

James é o quarto atleta que mais disputou partidas do Campeonato Inglês (572). Além disso, detinha o recorde de clean sheets da liga (169) até Petr Cech ultrapassá-lo. Jogou por clubes como Liverpool, Portsmouth, Manchester City e Watford.

O goleirão inglês atuou entre 1988 e 2014, quando finalmente se aposentou no Kerala Blasters, da Índia. Seus únicos dois títulos da carreira são: Copa da Liga (1994/1995) e Copa da Inglaterra (2007/2008) – por Reds e Pompey, respectivamente.

David Seaman

melhores goleiros da inglaterra david seaman
David Seaman foi um dos melhores goleiros ingleses da história

Você certamente já ouviu falar de David Seaman. Afinal, era o titular da seleção inglesa naquela partida da Copa do Mundo de 2002 contra o Brasil. Sim, foi ele que sofreu o golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho nas quartas de final do torneio!

Em solo britânico, Seaman foi um dos melhores goleiros da história. Se destacou, sobretudo, no Arsenal dos anos 90 e 2000. Faturou três títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Recopa Europeia.

Pelo English Team, acumulou 75 partidas disputadas. Peter Shilton foi o único arqueiro que vestiu a camisa dos Três Leões em mais oportunidades do que David Seaman! Sua carreira começou em 1981, no Leeds United, e terminou em 2004, no Manchester City.

Frank Swift

Frank Swift atuou entre 1933 e 1949 pelo Manchester City

A lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos continua com Frank Swift, provavelmente desconhecido de muita gente. Isso porque ele jogou entre 1933 e 1949, no Período Entre Guerras. Defendeu o Manchester City durante toda a carreira.

Swift não era um arqueiro tão alto assim. Media 1,88m, mas tinha como diferencial os dedos grandes. Ele conseguia agarrar a bola por completo com apenas uma mão! Durante a estadia em Manchester, conquistou um Campeonato Inglês e uma Copa da Inglaterra.

Tornou-se jornalista do famoso tabloide News of the World após se aposentar dos gramados. Morreu no Desastre de Munique – avião que caiu em 1958 transportando membros do Manchester United e alguns profissionais da imprensa.

Gordon Banks

melhores goleiros do mundo gordon banks
Banks é considerado o melhor goleiro inglês de todos os tempos

O homem que parou a cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 certamente estaria nessa lista, não é mesmo? Afinal de contas, Gordon Banks é considerado o melhor goleiro inglês de todos os tempos. E aquela jogada recebeu o status de Defesa do Século!

Já deu para ver que o arqueiro realmente merece todo o reconhecimento possível. Foi um jogador impressionante debaixo das traves, ajudando, inclusive, o English Team a conquistar o tão sonhado Mundial de 1966.

Banks esteve ativo entre 1958 e 1977. Seus dois principais clubes foram Leicester City (356 partidas) e Stoke City (250 jogos). Os únicos títulos faturados foram duas Copas da Liga.

Harry Hibbs

harry hibbs goalkeeper
Harry Hibbs é um dos grandes ídolos do Birmingham

Harry Hibbs é outro integrante da velha guarda e que talvez você nunca deva ter ouvido falar. Em atividade entre 1924 e 1954, vestiu as camisas de Birmingham City e English Team. Se despediu do clube após a Segunda Guerra Mundial com 358 partidas realizadas.

Junto a Frank Womack e Joe Bradford, transformou a equipe em uma das mais competitivas daquele período. Não à toa, o trio é bastante idolatrado por torcedores do time. Não levantou nenhuma taça, é verdade, mas isso não apaga sua carreira brilhante.

Curiosidade: Sam Hardy foi o titular da Inglaterra até 1920, quando se aposentou. A seleção testou 21 goleiros diferentes até Hibbs finalmente despontar no futebol e assumir a meta. Pelos Três Leões, acumulou um total de 25 compromissos.

Joe Hart

melhores goleiros da inglaterra joe hart
Hart é o goleiro que mais venceu Golden Gloves da Premier League

Voltamos aos tempos mais recentes com Joe Hart. Esse sim talvez seja o mais conhecido da lista! Principalmente para quem começou a acompanhar a Premier League após os anos 2000. Foi ídolo do Manchester City, titular da seleção inglesa e ainda está em atividade.

Junto com Petr Cech, é o goleiro com mais Golden Gloves faturadas na história da liga (4). Além disso, esteve presente no Time da Temporada eleito pela PFA em duas oportunidades (2009/2010 e 2011/2012). Esses foram apenas os prêmios individuais!

Hart empilhou vários troféus com a camisa dos Citizens. Estão em sua coleção duas Premier Leagues, duas Copas da Liga e uma Copa da Inglaterra. Pelos Três Leões, participou de duas Copas do Mundo, duas Euros e disputou 75 jogos.

Nigel Martyn

nigel martyn
Martyn foi o reserva imediato de Seaman no English Team

Nigel Martyn foi outro bom goleiro inglês dos anos 90. Reserva imediato de David Seaman na seleção inglesa, acumulou 23 partidas e participou de quatro grandes campeonatos – incluindo Copas do Mundo e Euros. Era um arqueiro seguro e confiável.

Por clubes, se destacou por Bristol Rovers (1987 a 1989), Crystal Palace (1989 a 1996) e Leeds United (1996 a 2003). Se aposentou no Everton em 2006 após não conseguir se recuperar de uma lesão no tornozelo. Ganhou nenhum título relevante.

Peter Shilton

melhores goleiros do mundo peter shilton
Shilton foi o segundo melhor goleiro inglês da história

Peter Shilton, aquele mesmo que sofreu o histórico gol de mão de Maradona, é considerado o segundo melhor goleiro inglês de todos os tempos! Além da segurança transmitida debaixo das traves, ele também é dono de recordes bem interessantes.

Como se lesionava com raridade, entrou em campo na maioria esmagadora dos compromissos que disputou. Foram 1.390 partidas, para ser exato. Mais do que qualquer outro jogador na história do futebol!

É também o atleta que mais vestiu a camisa da seleção (125) e mais acumulou clean sheets em Copas do Mundo (10), junto do francês Fabien Barthez. Pelo Nottingham Forest, faturou o bicampeonato da Champions League, um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga.

Ray Clemence

ray clemence
Clemence foi um dos arqueiros mais vitoriosos do futebol

Continuamos a lista de melhores goleiros da Inglaterra com um grande ídolo do Liverpool. Ray Clemence foi o titular dos Reds durante a era mais vitoriosa da história do clube, que perdurou entre os anos 70 e 80. Ele conquistou tudo o que você imaginar!

Vai anotando aí: cinco Campeonatos Ingleses, cinco Supercopas da Inglaterra, três Champions Leagues, duas Copas da UEFA, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Supercopa da UEFA. Ufa! Haja espaço para tanto troféu, hein?

Clemence também foi um dos poucos atletas que conseguiram entrar em campo mais de 1.000 vezes na história do futebol. Na seleção, atuou em 61 compromissos.

Ron Springett

ron springett
Ron Springett foi ídolo do Sheffield Wednesday

Chegamos ao fim da lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos. E a bola da vez é Ron Springett, o reserva de Gordon Banks na Copa do Mundo de 1970. Mas não pense que isso seja motivo de demérito! Ele foi um grande atleta da elite nacional.

Springett mostrou o seu cartão de visitas em 1953 pelo Queens Park Rangers. Depois, se transferiu para o Sheffield Wednesday e por lá tornou-se ídolo, embora tenha conquistado nenhum título. O mais perto disso foi um vice-campeonato da FA Cup em 1965/1966.

O goleirão não era tão alto igual os colegas de posição, mas compensava a baixa estatura com bom posicionamento, agilidade e defesas acrobáticas. Sempre levava um caderninho para os jogos, onde anotava a maneira como os adversários chutavam.

Confira mais textos da Esportelândia:

*Última atualização em 5 de maio de 2020

Comentários

Salvar