Já parou para pensar quais são os melhores goleiros da Inglaterra na atualidade? E quem foram os melhores goleiros ingleses de todos os tempos? Vem que a gente te ajuda a refrescar a memória!

Na primeira parte do texto, selecionamos os arqueiros que mais se destacaram na temporada 2023-2024 da Premier League. Levamos em consideração jogadores de todas as nacionalidades – incluindo o Brasil.

Já na segunda parte, reunimos os dez maiores arqueiros ingleses da história, isto é, apenas atletas nascidos na Inglaterra! Preparado? Tá bem legal, hein? Segue o fio.

Melhores goleiros da Inglaterra na atualidade

  • Aaron Ramsdale
  • Alisson
  • Bernd Leno
  • Ederson
  • Emiliano Martínez
  • Hugo Lloris
  • Jordan Pickford
  • Nick Pope

Aaron Ramsdale

Melhores goleiros da Inglaterra: top 8 da história e atual
Icon sport

Abrimos essa lista com o jovem Aaron Ramsdale e sua ascensão meteórica no Arsenal, o inglês chegou do Bournemouth sem muita pompa, no entanto, em pouco tempo ‘roubou’ a posição de Leno.

Na temporada 2022/2023, Ramsdale foi nome fundamental na campanha surpreendente do Arsenal, que acabou na segunda colocação da Premier League e alcançou uma classe para a UEFA Champions League.

Alisson

melhores goleiros da atualidade alisson
Alisson foi o melhor goleiro da Premier League 2018/2019

Damos sequência na nossa lista com Alisson, eleito o melhor goleiro da Premier League 2018/2019 após receber o troféu Golden Glove (Luva de Ouro). Ele terminou a temporada com 21 clean sheets, ou seja, 21 partidas sem tomar gols – mais do que qualquer outro arqueiro.

O brasileiro chegou ao Liverpool para suprir a ausência de bons nomes na posição desde a saída de Pepe Reina em 2014. Alisson ainda recebeu os prêmios de Melhor Goleiro das premiações internacionais mais relevantes de 2019: FIFA The Best e Ballon d'Or.

Alisson segue até hoje como um dos pilares do Liverpool, apesar de ter cometido algumas falhas, o arqueiro brasileiro ainda passa muita confiança aos Reds, além de ser adorado pela apaixonada torcida.

Bernd Leno

Melhores goleiros da Inglaterra: top 8 da história e atual
Icon sport

Já falamos aqui de Aaron Ramsdale e como jovem tomou a posição de Leno no Arsenal. O alemão alternou bons e maus momentos pelos Gunners, de fato, a ascensão de Ramsdale colocou um fim para Benrad no time de Londres.

No entanto, o arqueiro seguiu na cidade e foi jogar no Fulham. Em um grupo experiente, a equipe conseguiu fazer uma ótima e surpreendente temporada na Premier League 2022/2023, e Leno foi fundamental nessa campanha.

Ederson

melhores goleiros da atualidade ederson
Ederson tem como diferencial a boa saída com os pés

Ederson é outro nome que definitivamente merece estar entre os melhores goleiros da Inglaterra em atividade. Conhecido pela saída de jogo, habilidade com os pés e até mesmo assistências, o brasileiro é muito importante na construção das jogadas do City.

O arqueiro foi lapidado por Pep Guardiola e se tornou um dos maiores de sua posição. Na temporada 2018/2019, só não recebeu o troféu Golden Glove pois acumulou um clean sheet a menos do que Alisson (20). A propósito: Tite está bem servido, hein?

Em 2023, Ederson conquistou sua primeira Champions League com o Manchester City e cravou ainda mais seu nome na história do lado azul da cidade.

Emiliano Martínez

Melhores goleiros da Inglaterra: top 8 da história e atual
Icon Sport

O campeão da Copa do Mundo com a Argentina, Dibu Martínez também aparece nessa lista. Após amargar anos na reserva do Arsenal, o goleiro ganhou uma chance de se destacar no Aston Villa e também assumir a titularidade de sua seleção.

Dessa forma, o goleiro ganhou reconhecimento mundial após sua performance inacreditável na Copa do Mundo de 2022. Martínez foi peça fundamental da Seleção Argentina durante toda a campanha da equipe, brilhando na grande decisão diante da França.

Hugo Lloris

melhores goleiros da atualidade lloris
Lloris foi titular e capitão da França em 2018

O próximo da lista é Hugo Lloris – campeão do mundo com a França em 2018 sendo titular incontestável e, de quebra, capitão. Infelizmente sofreu uma grave lesão que o tirou de boa parte da temporada 2019/2020. Mesmo assim, ainda merece o seu lugar aqui.

O francês está no hall de melhores goleiros do planeta já não é de agora. Seguro, plástico, experiente e líder nato, trilhou anos muito consistentes com o Tottenham.

Jordan Pickford

melhores goleiros da inglaterra jordan pickford
Jordan Pickford foi eleito o melhor goleiro da Copa 2018

Titular do English Team, Jordan Pickford também está no hall de melhores goleiros da Inglaterra hoje. Suas performances, no geral, são bem consistentes. Seu nome não está mais em voga porque o Everton passou por maus bocados nas últimas temporadas.

Mas como não lembrar de suas atuações na Copa do Mundo de 2018, né? Mesmo jovem, assumiu a responsabilidade do gol inglês, realizou grandes defesas e foi eleito o melhor arqueiro do torneio. Na Premier League, sempre está entre os maiores.

Nick Pope

Melhores goleiros da Inglaterra: top 8 da história e atual
Icon sport

O inglês Nick Pope é o último nome de nossa lista, após boas temporadas com o mediano Burnley, Pope sempre viu seu nome ligado aos grandes clubes da Inglaterra.

Depois de tanto destaque ajudando o Burnley, um inevitável rebaixamento aconteceu, não por culpa de Nick, que era um dos destaques do clube. Assim, após a queda de sua equipe, acertou com o Newcastle United.

No novo clube, o inglês deu sequência ao seu bom momento e foi fundamental para a campanha surpreendente do Newcastle United na Premier League 2022/2023, a equipe acabou na quarta colocação.

Leia mais sobre futebol:

Melhores goleiros ingleses da história

  • David James
  • David Seaman
  • Frank Swift
  • Gordon Banks
  • Harry Hibbs
  • Peter Shilton
  • Ray Clemence
  • Ron Springett

David James

david james
James é o quarto atleta que mais disputou jogos de Premier League

Agora chegou a hora de elencar os melhores goleiros ingleses de todos os tempos! Nessa segunda parte do texto, vamos lhe apresentar apenas arqueiros nascidos na Inglaterra. A começar por David James, um dos jogadores mais icônicos da era Premier League.

James é o quarto atleta que mais disputou partidas do Campeonato Inglês (572). Além disso, detinha o recorde de clean sheets da liga (169) até Petr Cech ultrapassá-lo. Jogou por clubes como Liverpool, Portsmouth, Manchester City e Watford.

O goleirão inglês atuou entre 1988 e 2014, quando finalmente se aposentou no Kerala Blasters, da Índia. Seus únicos dois títulos da carreira são: Copa da Liga (1994/1995) e Copa da Inglaterra (2007/2008) – por Reds e Pompey, respectivamente.

David Seaman

melhores goleiros da inglaterra david seaman
David Seaman foi um dos melhores goleiros ingleses da história

Você certamente já ouviu falar de David Seaman. Afinal, era o titular da seleção inglesa naquela partida da Copa do Mundo de 2002 contra o Brasil. Sim, foi ele que sofreu o golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho nas quartas de final do torneio!

Em solo britânico, Seaman foi um dos melhores goleiros da história. Se destacou, sobretudo, no Arsenal dos anos 90 e 2000. Faturou três títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Recopa Europeia.

Pelo English Team, acumulou 75 partidas disputadas. Peter Shilton foi o único arqueiro que vestiu a camisa dos Três Leões em mais oportunidades do que David Seaman! Sua carreira começou em 1981, no Leeds United, e terminou em 2004, no Manchester City.

Frank Swift

Melhores goleiros da Inglaterra: top 8 da história e atual
Frank Swift atuou entre 1933 e 1949 pelo Manchester City

A lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos continua com Frank Swift, provavelmente desconhecido de muita gente. Isso porque ele jogou entre 1933 e 1949, no Período Entre Guerras. Defendeu o Manchester City durante toda a carreira.

Swift não era um arqueiro tão alto assim. Media 1,88m, mas tinha como diferencial os dedos grandes. Ele conseguia agarrar a bola por completo com apenas uma mão! Durante a estadia em Manchester, conquistou um Campeonato Inglês e uma Copa da Inglaterra.

Tornou-se jornalista do famoso tabloide News of the World após se aposentar dos gramados. Morreu no Desastre de Munique – avião que caiu em 1958 transportando membros do Manchester United e alguns profissionais da imprensa.

Gordon Banks

melhores goleiros do mundo gordon banks
Banks é considerado o melhor goleiro inglês de todos os tempos

O homem que parou a cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 certamente estaria nessa lista, não é mesmo? Afinal de contas, Gordon Banks é considerado o melhor goleiro inglês de todos os tempos. E aquela jogada recebeu o status de Defesa do Século!

Já deu para ver que o arqueiro realmente merece todo o reconhecimento possível. Foi um jogador impressionante debaixo das traves, ajudando, inclusive, o English Team a conquistar o tão sonhado Mundial de 1966.

Banks esteve ativo entre 1958 e 1977. Seus dois principais clubes foram Leicester City (356 partidas) e Stoke City (250 jogos). Os únicos títulos faturados foram duas Copas da Liga.

Harry Hibbs

harry hibbs goalkeeper
Harry Hibbs é um dos grandes ídolos do Birmingham

Harry Hibbs é outro integrante da velha guarda e que talvez você nunca deva ter ouvido falar. Em atividade entre 1924 e 1954, vestiu as camisas de Birmingham City e English Team. Se despediu do clube após a Segunda Guerra Mundial com 358 partidas realizadas.

Junto a Frank Womack e Joe Bradford, transformou a equipe em uma das mais competitivas daquele período. Não à toa, o trio é bastante idolatrado por torcedores do time. Não levantou nenhuma taça, é verdade, mas isso não apaga sua carreira brilhante.

Curiosidade: Sam Hardy foi o titular da Inglaterra até 1920, quando se aposentou. A seleção testou 21 goleiros diferentes até Hibbs finalmente despontar no futebol e assumir a meta. Pelos Três Leões, acumulou um total de 25 compromissos.

Peter Shilton

melhores goleiros do mundo peter shilton
Shilton foi o segundo melhor goleiro inglês da história

Peter Shilton, aquele mesmo que sofreu o histórico gol de mão de Maradona, é considerado o segundo melhor goleiro inglês de todos os tempos! Além da segurança transmitida debaixo das traves, ele também é dono de recordes bem interessantes.

Como se lesionava com raridade, entrou em campo na maioria esmagadora dos compromissos que disputou. Foram 1.390 partidas, para ser exato. Mais do que qualquer outro jogador na história do futebol!

É também o atleta que mais vestiu a camisa da seleção (125) e mais acumulou clean sheets em Copas do Mundo (10), junto do francês Fabien Barthez. Pelo Nottingham Forest, faturou o bicampeonato da Champions League, um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga.

Ray Clemence

ray clemence
Clemence foi um dos arqueiros mais vitoriosos do futebol

Continuamos a lista de melhores goleiros da Inglaterra com um grande ídolo do Liverpool. Ray Clemence foi o titular dos Reds durante a era mais vitoriosa da história do clube, que perdurou entre os anos 70 e 80. Ele conquistou tudo o que você imaginar!

Vai anotando aí: cinco Campeonatos Ingleses, cinco Supercopas da Inglaterra, três Champions Leagues, duas Copas da UEFA, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Supercopa da UEFA. Ufa! Haja espaço para tanto troféu, hein?

Clemence também foi um dos poucos atletas que conseguiram entrar em campo mais de 1.000 vezes na história do futebol. Na seleção, atuou em 61 compromissos.

Ron Springett

ron springett
Ron Springett foi ídolo do Sheffield Wednesday

Chegamos ao fim da lista de melhores goleiros ingleses de todos os tempos. E a bola da vez é Ron Springett, o reserva de Gordon Banks na Copa do Mundo de 1970. Mas não pense que isso seja motivo de demérito! Ele foi um grande atleta da elite nacional.

Springett mostrou o seu cartão de visitas em 1953 pelo Queens Park Rangers. Depois, se transferiu para o Sheffield Wednesday e por lá tornou-se ídolo, embora tenha conquistado nenhum título. O mais perto disso foi um vice-campeonato da FA Cup em 1965/1966.

O goleirão não era tão alto igual os colegas de posição, mas compensava a baixa estatura com bom posicionamento, agilidade e defesas acrobáticas. Sempre levava um caderninho para os jogos, onde anotava a maneira como os adversários chutavam.

Confira mais textos da Esportelândia: