Tá curtindo nossa série de craques do futebol inglês? Então segura que lá vem pedrada! Hoje é dia de conhecer os melhores laterais-esquerdos da Inglaterra.
Na primeira parte do texto, reunimos os dez jogadores da posição que mais estão rendendo na atual temporada da Premier League. Levamos em consideração todas as nacionalidades.
Já na segunda, compilamos uma lista com dez defensores nascidos na terra da rainha que fizeram história no passado. Então bora lá?
O que você vai conferir neste post:
Melhores laterais-esquerdos da Premier League
- Aaron Cresswell
- Andrew Robertson
- Ben Chilwell
- Benjamin Mendy
- Bukayo Saka
- Jetro Willems
- Lucas Digne
- Luke Shaw
- Marcos Alonso
- Ryan Bertrand
Aaron Cresswell

Abrimos a lista de melhores laterais-esquerdos da Premier League 2019/20 com Aaron Cresswell. O defensor do West Ham é o titular da posição em um clube que flerta com o rebaixamento, mas que não compromete dentro de campo.
Na atual temporada até aqui, o inglês de 30 anos disputou 23 compromissos e anotou três golzinhos – número interessante para um lateral. Além disso, já acumula 940 passes trocados. O terceiro melhor dos Hammers no quesito.
Andrew Robertson

Andrew Robertson foi eleito o melhor lateral-esquerdo da Premier League 2018/19 com total mérito. O habilidoso escocês, assim como o seu companheiro Trent Alexander-Arnold, se destaca nos cruzamentos e passes sempre precisos.
O defensor do Liverpool continua consistente em ambas as fases do jogo. Tem intensidade para marcar, é explosivo nas chegadas ao ataque e, de quebra, ainda aparece para finalizar. Na edição atual, já soma sete assistências.
Ben Chilwell

Ben Chilwell se firmou como titular incontestável do English Team no último ano. Técnico, eficiente e bastante participativo, é uma das grandes peças do surpreendente Leicester City treinado por Brendan Rodgers.
A exemplo de Ricardo Pereira, lateral pelo flanco direito, Chilwell também é equilibrado nos dois extremos do campo. Tanto é que já acumula três assistências e dois gols na temporada.
Benjamin Mendy

Benjamin Mendy vive constantemente assombrado pelo histórico de lesões que não o favorece desde que chegou ao Manchester City. Quando entrou em campo, também não conseguiu ser tão sólido quanto se esperava.
Ainda sim, o lateral-esquerdo pode ser considerado um dos melhores da Premier League em atividade. Sabemos que o seu potencial está ali. É consistente ofensivamente e só precisa de uma boa sequência de jogos para finalmente deslanchar.
Bukayo Saka

Bukayo Saka certamente está entre os melhores laterais-esquerdos da Inglaterra na atualidade. O jovem prospecto do Arsenal, que na verdade é um ponta, foi improvisado na ausência do titular Kieran Tierney e vem se destacando até aqui.
Vale ressaltar que Saka só tem 18 anos de idade! Mesmo tão novo, não sentiu o peso da camisa vermelha e logo mostrou serviço – sobretudo – nas investidas ao ataque. Em 18 jogos realizados na temporada, contribuiu com três assistências.
Jetro Willems

Jetro Willems também vem acumulando performances consistentes na atual Premier League. Contratado pelo Newcastle via empréstimo na última janela de transferências, foi o titular do Newcastle até se lesionar.
Em 19 compromissos disputados até o momento, somou dois gols e duas assistências – com destaque para o lindo tento de fora da área marcado contra o Liverpool. Os Magpies definitivamente sentirão a sua ausência.
Lucas Digne

Lucas Digne também está no hall de melhores laterais-esquerdos da Inglaterra hoje. O francês, contratado junto ao Barcelona, assumiu a vaga deixada pelo veterano Leighton Baines e não decepcionou.
É uma das grandes referências técnicas do atual esquadrão treinado por Carlo Ancelotti, além de cobrador de faltas oficial da equipe. Digne também é o líder de assistências do Everton na Premier League 2019/20 com cinco passes.
Luke Shaw

Luke Shaw foi considerado o melhor jogador do Manchester United na temporada 2018/19. Não, não é mentira! E se você discorda, provavelmente não acompanhou muito de perto os Red Devils na edição de Premier League passada.
Temos que concordar que suas boas atuações não foram mantidas em 2019/20, muito por conta da lesão que sofreu – Brandon Williams foi o seu substituto. No entanto, merece um lugarzinho aqui pelo o que produziu nos últimos tempos.
Marcos Alonso

Outro jogador que teve a temporada comprometida por lesão, mas que ainda sim tem cacife para estar entre os melhores da posição é Marcos Alonso. Saudável e em boa forma, não há discussão: é o lateral-esquerdo titular do Chelsea.
O espanhol, por exemplo, esteve presente na seleção do ano eleita pela PFA em 2017/18. Para se ter uma ideia da importância de Alonso, o defensor jogou apenas 11 partidas este ano, mas marcou quatro gols e distribuiu duas assistências.
Ryan Bertrand

Finalizamos a lista de melhores laterais-esquerdos da Inglaterra na atualidade com Ryan Bertrand. Temos que admitir que o defensor do Southampton já foi mais badalado – inclusive, ganhando chances na seleção – mas continua sendo um bom jogador.
Já com os seus 30 anos de idade, se tornou uma das referências de liderança e experiência na equipe treinada por Ralph Hasenhüttl. É titular do elenco e já realizou 24 duelos com a camisa dos Saints nesta temporada.
Aprenda mais sobre futebol:
- Melhores zagueiros da Inglaterra: top 10 atual e da história
- Os 10 times com mais pontos na história da Premier League
- Melhores volantes da Inglaterra: top 10 atual e do passado
- Melhores meias da Inglaterra: top 10 atual e do passado
- Melhores atacantes da Inglaterra: top 10 atual e do passado
Melhores laterais-esquerdos da Inglaterra na história
- Ashley Cole
- Eddie Hapgood
- Graeme Le Saux
- Kenny Sansom
- Leighton Baines
- Mick Mills
- Nigel Winterburn
- Phil Neville
- Stuart Pearce
- Terry Cooper
Ashley Cole

Agora é hora de falar dos melhores laterais-esquerdos ingleses de todos os tempos! Começando com o nome que mais se destacou na era Premier League: Ashley Cole. O defensor se aposentou em 2019 e realizou 107 jogos pela seleção.
Cole foi revelado nas categorias de base do Arsenal e fez parte dos Invencíveis – equipe treinada por Arsène Wenger que ganhou a temporada 2003/04 sem perder nenhuma partida. Pelos Gunners, ganhou outra PL (2001/02) e três Copas da Inglaterra.
Em 2006, insatisfeito com o salário e a falta de títulos europeus, transferiu-se para o Chelsea. Por lá venceu a tão sonhada Champions League e outros títulos de grande expressão como Premier League, Europa League e quatro Copas da Inglaterra.
Eddie Hapgood

Eddie Hapgood foi um dos maiores laterais-esquerdos da Inglaterra na história. Passou a maior parte da carreira no Arsenal do técnico Herbert Chapman, que ganhou notoriedade nos anos 30. O defensor permaneceu em Londres de 1927 a 1944.
O jogador chegou fraco e franzino ao time principal dos Gunners, mas realizou ótimo trabalho de condicionamento físico para se tornar um atleta forte e vigoroso. Após a aposentadoria de Alex James, assumiu a faixa de capitão do clube.
Hapgood faturou cinco títulos do Campeonato Inglês jogando o fino da bola. Além disso, copou duas Copas da Inglaterra e quatro Supercopas da Inglaterra. Pelo English Team, entrou 30 vezes em campo.
Graeme Le Saux

Graeme Le Saux trilhou uma carreira interessante em solo inglês. O atleta começou jogando como winger, mas logo foi aproveitado na lateral esquerda – por onde passou o resto da carreira. Na seleção, esteve presente em 36 partidas.
Atuou profissionalmente entre 1987 e 2005, defendendo clubes como Chelsea, Blackburn e Southampton. Em sua segunda estadia na cidade de Londres, foi contratado a £5 milhões e se tornou, naquela época, o defensor mais caro da história da liga.
Pelos Rovers, Le Saux faturou a surpreendente Premier League de 1994/95 – feito comparado ao que o Leicester protagonizou em 2015/16. Pelos Blues, empilhou Copa da Liga, Supercopa da Inglaterra, Recopa Europeia e Supercopa da UEFA.
Kenny Sansom

Kenny Sansom é o segundo lateral que mais vestiu a camisa da Inglaterra (86), perdendo apenas para a Ashley Cole (107). Sua longevidade na seleção nacional nos revela uma de suas principais características apresentadas ao longo da carreira: consistência.
O defensor atuou entre 1975 e 1994. Chegou a vestir a camisa de vários times do Campeonato Inglês, com destaque para Crystal Palace (172 jogos) e Arsenal (314 jogos). Foi capitão dos Gunners até os desentendimentos com o técnico George Graham.
Em oito temporadas de Arsenal, conquistou apenas a Copa da Liga de 1986/87, mas, como atleta no geral, foi eleito o melhor lateral-esquerdo da competição em oito temporadas!
Leighton Baines

Leighton Baines certamente é um dos melhores laterais-esquerdos ingleses de todos os tempos. Homem de apenas dois clubes (Wigan e Everton), iniciou sua carreira em 2002 e continua em atividade com a camisa dos Toffees.
O jogador ficou conhecido pela técnica, visão de jogo e maestria nas cobranças de bola parada. É o defensor com mais assistências distribuídas na história da Premier League (53). Nos Três Leões, era convocado com frequência e disputou 30 partidas.
Ganhou nenhum título na carreira, mas merece estar aqui pela solidez apresentada ao longo de quase duas décadas de serviços prestados. Foi eleito o melhor lateral-esquerdo da temporada duas vezes pela PFA.
Mick Mills

Mick Mills também tem um lugarzinho especial entre os melhores da posição. Homem de confiança de Bobby Robson no Ipswich Town, ajudou a equipe do leste da Inglaterra a engatar um período de glórias entre os anos 70 e 80.
Defensor que jogava em todas as posições do setor, mas, com mais frequência na lateral esquerda, acumulou 591 partidas pelo clube e fez história. Venceu uma Copa da Inglaterra e uma Europa League – além do vices-campeonatos ingleses de 81 e 82.
Pelo English Team, emplacou 42 partidas e capitaneou o time na Copa do Mundo de 1982. Aposentou-se em 1987 no Stoke City e posteriormente se tornou técnico.
Nigel Winterburn

O Arsenal é conhecido por ter bons laterais-esquerdos e Nigel Winterburn foi um deles. Defensor de boa capacidade técnica que atuou profissionalmente entre 1981 e 2003, acumulou apenas dois jogos pela seleção, mas foi bastante consistente por clubes.
Junto com Tony Adams, Martin Keown e Lee Dixon, formou uma das linhas defensivas mais sólidas dos anos 90. Não à toa, conquistou, com os Gunners, três títulos do Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Recopa Europeia.
Phil Neville

Phil Neville, o irmão de Gary Neville, é dono de uma carreira vitoriosa e consistente na Inglaterra. Foi um dos integrantes da famosa “Classe de 92” do Manchester United e empilhou diversos troféus jogando pelos Red Devils.
O lateral, que atuava em ambos os lados do gramado – inclusive de meia – permaneceu em Old Trafford entre 1994 e 2005. Faturou seis Premier Leagues, três Copas da Inglaterra, três Supercopas da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial.
Em 2005, se transferiu para o Everton e por lá se tornou titular absoluto, já que a concorrência estava pesada em Manchester. Na seleção, jogou 59 vezes. Aposentou-se do futebol no ano de 2013.
Stuart Pearce

Stuart Peace jogou entre 1978 e 2002 por Wealdstone, Coventry City, Newcastle United, West Ham United e Manchester City, mas foi com a camisa do Nottingham Forest que o lateral-esquerdo inglês marcou o seu nome.
O jogador chegou ao clube após a conquista do bicampeonato da Champions League, mas ainda conseguiu tirar uma casquinha do bom momento vivido pelo time. Não à toa, faturou duas Copas da Liga (1988/89 e 1989/90).
Era um atleta osso duro de roer e muito forte fisicamente. Matt Le Tissier, maior ídolo da história do Southampton, disse em sua bibliografia que Stuart Peace era o oponente mais difícil de enfrentar naquela época.
Terry Cooper

Terminamos a lista com outro integrante antigo da lista de melhores laterais-esquerdos ingleses da história. Estamos falando de Terry Cooper, que fez história entre 1962 e 1984.
O defensor brilhou, sobretudo, com a camisa do Leeds United, clube que ajudou a vencer um título da primeira divisão, uma Copa da Liga e uma Supercopa da Inglaterra.
Já pelo English Team, participou de 20 duelos. Passou por Middlesbrough, Bristol City, Exeter City e Birmingham City antes de se aposentar.
Confira textos de outros esportes:
- Top 10: Conheça as melhores lutadoras da história do UFC
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
- Top 5 melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos
- Melhores nadadoras do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores pilotos da Nascar: veja o top 10 da história
*Última atualização em 11 de maio de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários