Michael Jordan, LeBron James, Oscar Robertson e mais: conheça os 5 melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos da história!

Já elencamos os maiores craques da história da NBA aqui na Esportelândia. Desta vez, resolvemos dar uma pegada diferente ao tema. Escolhemos os cinco melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos, mas levando em conta atuações na seleção norte-americana!

Os Estados Unidos sempre chegam cotados ao título em qualquer torneio internacional. O país conquistou, por exemplo, medalhas em todas as 18 edições de Olimpíadas que disputou – sendo 16 ouros, uma prata e um bronze.

Já que citamos o torneio esportivo mais importante do mundo, aproveitamos para ressaltar que todos os dados abaixo são apenas de partidas realizadas em Jogos Olímpicos. Sem mais delongas, vamos aos cinco nomes?

Melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos

  • Carmelo Anthony
  • David Robinson
  • LeBron James
  • Michael Jordan
  • Oscar Robertson

Carmelo Anthony

melhores jogadores de basquete dos estados unidos carmelo anthony
Melo foi um dos melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos

Carmelo Anthony não está nem entre os 30 melhores jogadores de basquete da NBA de todos os tempos, mas como o assunto aqui é seleção nacional… a história é diferente.

Com a camisa dos Estados Unidos, Melo faturou três medalhas de ouro em Olimpíadas: Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 – além do bronze em Atenas 2004.

O ala também é dono de vários recordes pelo time norte-americano em Jogos Olímpicos. Confira abaixo os principais feitos do jogador:

  • Mais pontos em um único jogo (37, vs Nigéria, 2012)
  • Mais chutes de três em um único jogo (10, vs Nigéria, 2012)
  • Mais lances livres em um único jogo (13, vs Argentina, 2008)
  • Mais jogos disputados (31)
  • Maior cestinha (336)
  • Maior reboteiro (125)
  • Mais arremessos de quadra convertidos (113)
  • Mais lances livres convertidos (53)

Se Anthony não faturou anéis no melhor basquete do mundo, pelo menos orgulhou a nação jogando o fino da bola em competições internacionais. Foi um exímio pontuador e figura de liderança, principalmente quando jogou ao lado de atletas mais novos.

David Robinson

melhores jogadores de basquete dos estados unidos david robinson
Robinson foi o melhor pivô da seleção norte-americana na história

Sem sombra de dúvidas, David Robinson foi o melhor pivô da seleção norte-americana na história. O ídolo do San Antonio Spurs esteve presente em três Olimpíadas: Seul 1988 (bronze), Barcelona 1992 (ouro) e Atlanta 1996 (ouro).

Robinson fez parte do primeiro Dream Team dos Estados Unidos que deixou o mundo boquiaberto. Ele jogou ao lado de Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson e várias outras lendas da NBA.

“The Admiral” é o líder dos Estados Unidos em tocos realizados num único torneio (19, Seul) e na história da seleção em Olimpíadas (34). Além disso, é o segundo atleta que mais disputou jogos (24) empatado com LeBron e segundo maior reboteiro da história (124).

LeBron James

melhores jogadores de basquete dos estados unidos lebron james
LeBron é o líder de assistências dos EUA em Olimpíadas

Continuamos o top 5 melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos da história com LeBron James. O ala do Los Angeles Lakers conseguiu ser vitorioso tanto na NBA quanto na seleção nacional. Isso é para poucos, hein?

“King James” fez parte do segundo Dream Team norte-americano – junto de Kevin Durant e Kobe Bryant – que faturou os ouros de Pequim (2008) e Londres (2012). LeBron também esteve presente no esquadrão que amargou o bronze em 2004, Atenas.

Ao lado de David Robinson, é o segundo atleta que mais representou o país em compromissos de Olimpíadas (24) e o terceiro maior reboteiro da história (95).

Mesmo não sendo armador, James conseguiu a proeza de se tornar o jogador com mais assistências pelos Estados Unidos (88).

Michael Jordan

michael jordan dream team
Jordan é o melhor jogador de basquete dos Estados Unidos da história

Quando o cara é fera, é fera mesmo! Michael Jordan não é só o melhor jogador de basquete de todos os tempos, como também é o melhor atleta que já vestiu a camisa da seleção norte-americana. O ala foi o grande craque do Dream Team de 1992!

Além do histórico título de Barcelona, “Air Jordan” faturou a Olimpíada de 1984, quando ainda era jovem, o Mundial de 1992 em Portland e o Pan-Americano de 1983 em Caracas. São várias medalhas de ouro em sua coleção!

O ídolo do Chicago Bulls é o atleta que mais roubou bolas em Olimpíadas ostentando a camisa dos Estados Unidos (37).

Oscar Robertson

oscar robertson
Robertson venceu a Olimpíada de 1960

Finalizamos a lista de melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos da história com Oscar Robertson, um dos principais nomes da seleção de 1960 – considerada a mais habilidosa de todos os tempos até o surgimento do Dream Team.

Naquele ano, o armador levou para a casa o ouro da Olimpíada de Roma. Vale lembrar que as primeiras edições só permitiam a participação de atletas amadores. Robertson também faturou o ouro no Pan-Americano de 1959.

O jogador é o líder de duas estatísticas da seleção norte-americana em Jogos Olímpicos: mais lances livres convertidos em uma única competição (34, Roma) e mais lances livres tentados em uma única competição (50, Roma).

Camisas de Basquete

Confira mais textos sobre esportes:

*Última atualização em 15 de maio de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin