Usain Bolt, Shelly Ann Fraser-Pryce e mais: saiba quem são os 10 maiores velocistas da história! Dados, títulos e curiosidades

As corridas do atletismo são provas extremamente antigas e tradicionais no mundo do esporte! Quem aí nunca se emocionou vendo uma bateria de 100m rasos, né? Foi por isso que decidimos elencar os dez maiores velocistas do mundo na história!

Na primeira parte do texto, escolhemos a dedo cinco homens que se destacaram nas competições mais importantes do mundo. Em seguida, reunimos cinco mulheres fenomenais que também marcaram época.

Vale lembrar que compilamos apenas as medalhas conquistadas em corridas. Alguns atletas se destacaram, por exemplo, nos saltos em distância – mas não levamos em consideração. Afinal, o papo aqui hoje é sobre velocidade!

Para deixarmos a comparação mais justa, registramos ouros, pratas e bronzes faturados em Jogos Olímpicos e Mundiais de Atletismo. Bora lá? Preparar, apontar, fogo!

Maiores velocistas da história (homens)

  • Carl Lewis
  • Jesse Owens
  • Maurice Greene
  • Michael Johnson
  • Usain Bolt

Carl Lewis

maiores velocistas do mundo carl lewis
Carl Lewis competiu profissionalmente de 1979 a 1996
  • 6 medalhas olímpicas (5 ouros, 1 prata)
  • 7 medalhas mundiais (6 ouros e 1 bronze)

Abrimos a lista de maiores velocistas do mundo com Carl Lewis. O norte-americano competiu profissionalmente de 1979 a 1996 – se destacando, sobretudo, nas provas de 100m e 200m rasos. Ele também brilhou no salto em distância, mas esse não é o assunto de hoje.

Nas corridas, faturou seis medalhas olímpicas e sete medalhas mundiais. Estabeleceu recordes, inspirou gerações e recebeu diversas honrarias, entre elas, os prêmios de melhor atleta do século do Comitê Olímpico Internacional e da revista Sports Illustrated.

Lewis faz parte do seleto grupo de esportistas que ganharam ouros em uma mesma modalidade durante quatro Olimpíadas seguidas. O feito foi realizado nas edições de Los Angeles (84), Seul (88), Barcelona (92) e Atlanta (96).

Jesse Owens

maiores velocistas do mundo jesse owens
Jesse Owens, o homem que derrotou Hitler
  • 3 medalhas olímpicas (3 ouros)

A lista de craques das corridas continua com Jesse Owens, um velocista que marcou época nas décadas de 30 e 40. O norte-americano empilhou três ouros na Olimpíada de 1936, em Berlim, mas sua importância histórica vai além do esporte.

Isso porque o atleta, negro, se destacou em uma competição realizada na Alemanha Nazista. Adolf Hitler queria apresentar ao mundo a superioridade da “raça ariana”, mas ficou extremamente desconfortável com a performance de Owens.

Além de ter se tornado símbolo da luta contra o racismo, o esportista também ficou famoso pela atuação fenomenal no torneio colegial Big Ten, realizado em 1935, nos EUA. Jesse bateu três recordes mundiais (e empatou um quarto) em apenas 45 minutos de evento!

Maurice Greene

maurice greene
Greene acumulou três ouros no Mundial de 1999
  • 4 medalhas olímpicas (2 ouros, 1 prata, 1 bronze)
  • 5 medalhas mundiais (5 ouros)

A escola norte-americana é realmente espetacular! E Maurice Greene foi outro nome do país que alçou voos nas pistas de atletismo – conquistando medalhas nos 100m, 200m e revezamentos. Ao todo, foram quatro olímpicas e cinco mundiais!

Greene acumulou três ouros no Mundial de 1999 em Sevilha, na Espanha. Até então, apenas Carl Lewis e Michael Johnson haviam protagonizado esse feito. Sua carreira poderia ter sido mais duradoura, mas o atleta sofreu com lesões a partir de 2001.

Se aposentou em 2003, tornou-se técnico e começou a frequentar programas de televisão. Maurice chegou a ser dono do recorde mundial dos 100m em determinado período de sua trajetória. O índice alcançado foi de 9.79 segundos!

Michael Johnson

maiores velocistas do mundo michael johnson
Michael Johnson foi um dos melhores velocistas da história
  • 4 medalhas olímpicas (4 ouros)
  • 8 medalhas mundiais (8 ouros)

Michael Johnson também integra o hall de maiores velocistas do mundo. Para se ter uma ideia do impacto causado pelo norte-americano, ele chegou a manter os recordes olímpicos de duas provas: 200m e 400m rasos.

O atleta também é o único da história a ter vencido os 200m e 400m em uma única edição de Olimpíada. A marca foi registrada nos jogos de Atlanta, em 1996. Além das corridas tradicionais, Johnson também se destacava nos revezamentos com barreira.

Usain Bolt

usain bolt
Bolt é considero o melhor velocista de todos os tempos
  • 8 medalhas olímpicas (8 ouros)
  • 14 medalhas mundiais (11 ouros, 2 pratas, 1 bronze)

Finalizamos o ranking masculino com Usain Bolt, aquele que é considerado o melhor velocista de todos os tempos! O jamaicano se aposentou em 2017, mais ainda é dono dos recordes mundias nos 100m, 200m e revezamento 4×100.

O título de maior da história não é da boca pra fora. O esportista conquistou o ouro nas provas 100m e 200m em três Olimpíadas seguidas: Pequim (2008), Londres (2012) e Rio (2016). O único a realizar esse grande feito!

Além das oito medalhas olímpias e 14 medalhas mundiais, Bolt se tornou um símbolo da cultura pop – muito em função das suas comemorações icônicas e entrevistas carismáticas. Certamente um dos melhores atletas que já tivemos o prazer de assistir!

Mais sobre atletismo:

Maiores velocistas da história (mulheres)

  • Florence Griffith Joyner
  • Gail Devers
  • Shelly-Ann Fraser-Pryce
  • Wilma Rudolph
  • Wyomia Tyus

Florence Griffith Joyner

maiores velocistas do mundo florence griffith joyner

  • 5 medalhas olímpicas (3 ouros, 2 pratas)
  • 2 medalhas mundiais (1 ouro, 1 prata)

Chegou a hora de listarmos as grandes mulheres que se destacaram nas corridas! E nada mais justo que iniciar o nosso ranking com Florence Delorez Griffith Joyner.

A norte-americana é considerada a velocista mais rápida da história, já que os recordes mundiais dos 100m e 200m rasos, batidos em 1988, ainda pertencem a ela.

Flo-Jo se destacou na Olimpíada de Seul com performances arrasadoras, acumulando três ouros e uma prata. A esportista, além da velocidade, também se destacava pela estética dos uniformes. Sempre inovava no look!

Gail Devers

maiores velocistas do mundo florence gail devers

  • 3 medalhas olímpicas (3 ouros)
  • 8 medalhas mundiais (5 ouros, 3 pratas)

Gail Devers foi a dona das pistas nos anos 90. Com três ouros olímpicos na conta, foi a segunda mulher da história a conquistar uma mesma prova de atletismo em duas edições consecutivas. O feito foi realizado em Barcelona (92) e Atlanta (96).

A modalidade em questão foi os 100m rasos – sua grande especialidade. Devers também faturou títulos em outras categorias como o revezamento 4×100 e o 100m com obstáculos. Grande ícone do esporte!

Shelly-Ann Fraser-Pryce

Shelly Ann Fraser-Pryce

  • 6 medalhas olímpicas (2 ouros, 3 pratas, 1 bronze)
  • 11 medalhas mundiais (9 ouros, 2 pratas)

Continuamos a lista de maiores velocistas do mundo com Shelly-Ann Fraser-Pryce. A jamaicana vem trilhando uma carreira bem-sucedida com seis medalhas olímpicas e 11 medalhas internacionais até o momento.

Nos torneios mundiais, Fraser-Pryce foi a única mulher a vencer os 100m em quatro anos diferentes (2009, 2013, 2015 e 2019). Ninguém nunca ganhou mais provas dessa categoria do que ela na história!

E para finalizar, outro fato curioso: a atleta se afastou em 2017 por conta de uma gravidez. Em 2019, retornou em grande estilo faturando dois ouros! Naquela ocasião, se tornou a velocista campeã mais velha da competição (32 anos).

Wilma Rudolph

maiores velocistas do mundo wilma rudolph

  • 4 medalhas olímpicas (3 ouros, 1 bronze)

Considerada a mulher mais rápida dos anos 60, Wilma Rudolph brilhou nas Olimpíadas de 1956 (Melbourne) e 1960 (Roma) – empilhando quatro medalhas no total!

A temporada na Itália também marcou Wilma de outra forma, já que a esportista se tornou a primeira norte-americana da história a acumular três ouros em uma mesma edição de Olimpíada!

Wyomia Tyus

Wyomia Tyus

  • 4 medalhas olímpicas (3 ouros, 1 prata)

Finalizamos a lista de maiores velocistas do mundo com Wyomia Tyus. Ela faturou quatro medalhas olímpicas em 64 (Japão) e 68 (México).

Foi a primeira corredora do atletismo a faturar o bicampeonato dos 100m em dois Jogos Olímpicos seguidos. O recorde foi alcançado, posteriormente, por Carl Lewis, Gail Devers, Shelly-Ann Fraser e Usain Bolt.

E aí, faltou algum nome importante? Registre nos comentários!

Leia mais sobre outros esportes:

*Última atualização feita em 18 de maio de 2020

Comentários

Salvar