O futebol inglês é conhecido por sempre por ter grandes jogadores e uma lista com os melhores meias da Inglaterra acaba sendo até dificil de se fazer, já que é uma posição com atletas de muita qualidade.
Mas nos preparamos uma lista com os 10 melhores meias da Inglaterra atualmente, tendo craques já consolidados em suas equipes e outros que vem buscando cada vez mais o seu espaço.
Além disso, listamos os 10 melhores meias da Inglaterra de todos os tempos, tendo grandes craques que fizeram história na melhor liga de futebol do mundo. Vale destacar que a lista não segue uma sequência exata, sendo um criterio do leitor a sua sequência ideal
Melhores meias da Premier League na atualidade
- Bruno Fernandes
- Rodri
- Phil Foden
- Cole Palmer
- Odegaard
- James Maddison
- Bernado Silva
- Declan Rice
- Bruno Guimarães
- Kevin De Bruyne
Bruno Fernandes
Bruno Fernandes é tido para muitos como o grande nome do Manchester United em um momento muito delicado do time inglês em toda a sua história, onde não consegue bons resultados e nem brigar pelo título da Premier League.
Entretanto, o português é a grande peça do time inglês, sendo considerado um ídolo pela sua apaixonada torcida. Além disso, o jogador é um líder em campo, o que mostra o seu valor coletivamente.
Rodri
Nesta lista dos melhores meias da Ingleterra, Rodri aparece como um dos grandes jogadores da atual geração da Espanha, sendo peça fundamental na equipe do Manchester City que conquistou todos os títulos possiveis no futebol.
Autor do gol do título mais importante da história do Manchester City, o da conquista da Champions League, Rodri tem como grande destaque seu passe e posicionamento em campo, o que mostra a sua versatilidade e também o quanto ele pode ajudar a equipe no geral.
Phil Foden
Formado nas categorias de base do Manchester City, Phil Foden é um dos jogadores mais jovens da lista dos melhores meias da Inglaterra, tendo apenas 24 anos, mas com muitas conquistas no seu curriculo.
Conhecido por ser um jogador veloz e de ótima finalização, o meio-campista é uma das peças fundamentais de Guardiola no Manchester City, além de já ter seu nome cravado na Seleção da Inglaterra.
Cole Palmer
Com apenas 22 anos, temos na lista dos melhores meias da Inglaterra o jogador do Chelsea, Cole Palmer, que mesmo com a pouca idade já o protagonista no time londrino, além de ser multicampeão pelo clube inglês, tendo até título de Champions League.
Conhecido por ter uma grande finalização e velocidade, Palmer é um dos principais jogadores da Premier League, tendo na última temporada marcado 27 jogos e dado 15 assistências em 48 jogos.
Odegaard
O Capitão do Arsenal, Martin Odegaard é um jogador ainda jovem, tendo apenas 25 anos, mas sendo um dos grandes nomes da equipe londrina. Sendo um dos jogadores mais valiosos do futebol inglês, Odegaard mostra um futebol simples, mas muito vistoso e importante para a equipe do Arsenal.
Conhecido por ser um jogador versátil e de ótimo passe, Odegaard prova cada vez mais que pode evoluir ainda mais com o passar do tempo, deixando para trás o ruim começo de carreira no Real Madrid.
James Maddison
Para quem acompanha a Premier League a um bom tempo, James Maddison já é tido como um nome batido na lista de melhores meias da Ingleterra, já que ele vem de grande passagem pelo Leicester e agora comanda o meio campo do Tottenham.
Aos 27 anos, Maddison é um jogador com ótimo passe e de boa velocidade, sendo um atleta bem versátil, podendo atuar também como um meia que joga pelos lados do campo e que consegue fazer boas infiltrações.
Bernardo Silva
Na lista dos melhores meias da Ingalterra temos mais um português, dessa vez vindo do lado azul de Manchester. Bernardo Silva é um jogador que sofre com algumas oscilações, tendo ótimos momentos, mas as vezes ficando alguns jogados sem apresentar um bom futebol.
Entretanto, é inegável o quanto o jogador de 29 anos é importante para o Manchester City, sendo um atleta com ótimo passe e de boa velocidade, sendo peça fundamental para a equipe de Pep Guardiola.
Declan Rice
Um dos jogadores mais valiosos do futebol inglês é o meio-campo do Arsenal Declan Rice. Aos 25 anos, o jogador se destacou no West Ham, ajudando o time londrino a fazer uma boa campanha na Premier League 2022/23, se transferindo para outro time de Londres, o Arsenal, na temporada 2023/24, custando cerca de R$ 116,8 milhões de euros.
Declan Rice é um jogador versátil e de muita velocidade, ótimo passe e posicionamento, chegando na equipe do Arsenal e tomando conta da posição, além de já ser títular absoluto da equipe inglesa, mostrando o porquê vale mais de R$ 120 milhões de euros e porquê é tido como um dos jogadores mais promissores da Inglaterra.
Bruno Guimarães
Formado nas categorias de base do Osasco Audax, Bruno Guimarães é o único brasileiro na lista dos melhores meias da Inglaterra. Comprado pelo Newcastle em 2022, vindo do Lyon, o craque brasileiro é um dos principais jogadores do time inglês que vem se colocando como uma equipe promissora.
Com ótimo passe, finalização e posicionamento, Bruno Guimarães vem de uma boa temporada pelo Newcastle, onde em 50 jogos, marcou sete gols e deu 10 assistências, mostrando a sua importância no clube inglês e mostrando também porquê tem a confiança do treinador da Seleção Brasileira.
Kevin De Bruyne
O que dizer sobre Kevin De Bruyne, né? Simplesmente um dos melhores meias do futebol mundial. Gigante na Premier League! E como já era de se esperar, tinha que esperar nessa lista dos melhores meias da Inglaterra.
O seu Q.I de futebol é algo absurdo. O belga articula jogadas como ninguém e sempre encontra um lançamento genial para colocar companheiros na cara do gol. Mesmo estando lesionado na última temporada, segue sendo um dos melhores jogadores do futebol inglês.
Melhores meias da Inglaterra na história
- Alan Ball
- Bobby Charlton
- David Beckham
- Duncan Edwards
- Frank Lampard
- Glenn Hoddle
- Johnny Haynes
- Paul Gascoigne
- Steven Gerrard
- Wilf Mannion
Alan Ball
Chegou a hora de relembrarmos os melhores meias da Inglaterra da história! Começando por Alan Ball, o jogador mais novo do English Team na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 1966.
Pela seleção, o atleta acumulou 72 partidas e 8 gols em mais de uma década de serviços prestados. Era polivalente, resistente e extremamente consistente nas duas fases do jogo. Por isso chamou a atenção do técnico Alf Ramsey tão cedo.
Ball se destacou por Blackpool, Everton, Arsenal e outras equipes de 1960 a 1983, sempre quebrando recordes de transferências. Jogou 833 confrontos, marcou mais de 150 gols e faturou o Campeonato Inglês de 1969/70 pelos Toffees, o que mostra porquê ele merece um espaço nesta lista de melhores meias da Inglaterra da história.
Bobby Charlton
Bobby Charlton é considerado por muitos o melhor jogador inglês de todos os tempos. Foi o grande craque da Copa do Mundo de 1966, recebeu o Ballon d'Or no mesmo ano e se tornou ídolo do Manchester United.
O meia estava no acidente de avião que ficou conhecido como Desastre de Munique, mas sobreviveu à queda e liderou a reconstrução do clube. Seus títulos mais importantes foram três Campeonato Inglês, uma FA Cup e uma Champions League.
Nos Red Devils, brilhou ao lado de George Best e Denis Law. A tríade até ganhou uma estátua em Old Trafford! Se destacava no passe, condicionamento físico e arremates de fora da área, provando que nesta lista de melhores meias da Inglaterra da história, ele tinha que ter o seu merecido espaço.
David Beckham
David Beckham é certamente um dos melhores meias da Inglaterra da história. Revelado na base do Manchester United junto a Ryan Giggs, Paul Scholes e outros integrantes da Classe de 92, trilhou carreira vitoriosa dentro e fora do país.
Isso pois, após fazer sucesso nos Red Devils, se transferiu para o Real Madrid, PSG e outros clubes internacionais. Foi o primeiro atleta da Inglaterra a se sagrar campeão nacional em quatro países diferentes! Pra poucos, hein?
Beckham foi um dos maiores cobradores de falta de todos os tempos. Seu jeito de bater na bola era diferenciado – e por isso também se destacava nas assistências. Tinha visão de jogo refinada e técnica de sobra.
Duncan Edwards
Nesta lida dos melhores meias da Inglaterra, Duncan Edwards teve uma trajetória efêmera, pois morreu no desastre aéreo de Munique de 1958, quando 23 pessoas – entre elas oito jogadores do Manchester United – perderam suas vidas no acidente. Sua carreira durou apenas seis anos.
O meia fazia parte dos Busby Babes – equipe formada por jovens promissores que o técnico Matt Busby montou no começo dos anos 50. Os Red Devils precisavam de renovação – e os garotos da base conseguiam dar conta do recado.
Naquela época, Edwards foi o atleta mais jovem da história a jogar a primeira divisão nacional e a vestir a camisa do English Team na era pós-guerras. Realizou 151 partidas, anotou 20 gols e chegou a vencer dois Campeonatos Inglês.
Frank Lampard
Frank Lampard, atualmente técnico de futebol, também foi um dos melhores meias da Inglaterra. Ele é considerado o maior jogador que já vestiu a camisa dos Blues na história!
Os números e títulos estão aí para provar. Super Frank é o artilheiro máximo da agremiação com 211 gols e empilhou diversas taças como Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e a tão sonhada Champions League de 2011/12.
Lampard era um meia box-to-box clássico. Visitava as duas áreas, tinha habilidade para lançar, técnica para chutar e liderança para comandar o elenco. Atuou profissionalmente entre 1995 e 2016.
Glenn Hoddle
A lista de melhores meias da Inglaterra de todos os tempos continua com Glenn Hoddle. O atleta jogou de 1975 a 1995 por Tottenham, Chelsea, Mônaco e Swindon Town. Por clubes, colecionou 690 partidas e 144 gols.
É considerado um dos meio-campistas mais talentosos da história. Se destacava pelo controle de bola, visão de jogo, facilidade para servir companheiros e cobranças de bola parada. Foi eleito o melhor jogador da temporada em 1979/80 pela PFA.
Com a camisa dos Spurs, venceu duas Copas da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e uma Europa League. Já pelo English Team, disputou 53 jogos, anotou oito tentos e disputou as Copas de 82 e 86 – além das Euros de 80 e 88.
Johnny Haynes
Johnny Haynes é outro meia que se destacou no futebol inglês. O atleta tinha como principais atributos a técnica apurada, jogadas cerebrais e a disposição ofensiva. Não à toa, ganhou o apelido de “Maestro”. Só faltou um título para coroar a carreira.
É considerado o melhor atleta da história do Fulham, pois serviu os Cottagers durante 18 anos (1952-1970) e ajudou a equipe a subir para a primeira divisão. Curiosidade: foi eleito o terceiro melhor atleta de 1961 na premiação Ballon d'Or.
Paul Gascoigne
Paul Gascoigne foi um dos meias mais talentosos de sua geração. O jogador inglês se destacou nas décadas de 80 e 90 jogando, sobretudo, por Tottenham, Everton, Newcastle e Rangers. Atuou profissionalmente entre 1985 e 2004.
Esteve presente nas boas campanhas do English Team na Copa do Mundo de 1990 (quarto lugar) e Euro 1996 (semifinais). Nesse último torneio, Gazza marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol contra a Escócia.
Gascoigne era habilidade pura. Tinha explosão para atacar o espaço vazio, drible, visão de jogo e ótima finalização. Infelizmente não foi coroado com muitos títulos. Seu troféu de maior expressão foi uma FA Cup pelos Spurs.
Steven Gerrard
Steven Gerrard é outra figurinha carimbada em qualquer lista de melhores meias da Inglaterra da história. O atual técnico do Al-Ettifaq foi capitão e um dos maiores ídolos do Liverpool!
Stevie G, torcedor declarado do clube, foi revelado na base em 1998 e atuou profissionalmente até 2015, quando se transferiu para o LA Galaxy e se aposentou pouco tempo depois. Ao todo – por clubes – acumulou 748 partidas e 191 gols.
Gerrard foi outro meia box-to-box marcante. Ficou conhecido pelos chutes de fora da área e trabalho duro dentro dos gramados. É o único jogador da história a ter anotado tentos em finais de Copa da Inglaterra, Copa da Liga, Europa League e Champions League. Esses são os principais títulos de sua trajetória!
Wilf Mannion
Finalizamos a lista de melhores meias da Inglaterra na história com Wilf Mannion, atleta que se destacou com a camisa do Middlesbrough durante o período de profissionalização do futebol.
Mannion atuou entre 1936 e 1958, sendo forçado a interromper a carreira para servir na Segunda Guerra Mundial. O craque acumulou 341 jogos pelo Boro, marcou 110 gols e ganhou uma estátua no Riverside Stadium.
E aí? Faltou algum nome do presente e do passado? Não se esqueça de deixar o seu comentário pra gente bater um papo! Nos vemos na próxima lista.
Saiba mais sobre esportes:
- Melhores líberos de vôlei do mundo: veja top 10 da história
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores jogadoras de handebol do mundo: veja top 10 atual
- Melhores nadadoras do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores jogadores de handebol do mundo: veja o top 10 atual
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeira apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e a três anos no Esportelândia, e tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes, sempre com entusiasmo e dedicação!