Steven Gerrard, Frank Lampard, James Maddison e mais: conheça os 10 melhores meias da Inglaterra na atualidade e na história

A nossa série especial de craques da terra da rainha continua com os melhores meias da Inglaterra! Está preparado para mais um capítulo?

Na primeira parte do texto, elencamos os dez melhores da posição na atual temporada da Premier League. Levamos em conta todas as nacionalidades.

Na segunda parte, focamos no passado – e aí sim atletas exclusivamente ingleses. Você recordará grandes nomes da história. Ah, os atletas foram ordenados em ordem alfabética. É o seu dever elencar o ranking perfeito nos comentários. Combinado?

Melhores meias da Premier League na atualidade

  • Bruno Fernandes
  • Emiliano Buendia
  • Georginio Wijnaldum
  • Jack Grealish
  • John Fleck
  • James Maddison
  • Kevin De Bruyne
  • Riyad Mahrez
  • Rúben Neves
  • Youri Tielemans

Bruno Fernandes

melhores meias da inglaterra bruno fernandes
Bruno Fernandes já é um dos melhores meias da Inglaterra

A Premier League 2019/20 ainda não acabou, mas Bruno Guimarães provavelmente será considerado a melhor contratação da temporada. O atleta ex-Sporting – e agora no Manchester United – já é um dos melhores meias da Inglaterra na atualidade.

O português chegou para tomar conta da posição. É o jogador mais ofensivo da faixa central e elemento de criatividade que Ole Gunnar Solskjær tanto desejava. Em apenas cinco partidas disputadas na liga, já anotou dois gols e três assistências.

Emiliano Buendia

melhores meias da inglaterra emiliano buendia
Buendia é o quarto maior garçom da Premier League

Emiliano Buendia é um dos poucos jogadores que se salvam na terrível campanha do Norwich City – o lanterna da tabela. Ponta de origem, mas que também possui características de armador, consolidou-se como principal arma criativa do time.

O argentino é o quarto atleta que mais distribuiu assistências na temporada (7) empatado com outros seis adversários. Consequentemente, é o maior garçom dos Canários até aqui. Certamente uma das gratas surpresas desta Premier League!

Georginio Wijnaldum

melhores meias da inglaterra georginio wijnaldum
Gini marcou três gols em 28 compromissos realizados na temporada

Georginio Wijnaldum é aquele cara pouco midiático, mas que realiza um trabalho fenomenal dentro de campo. Se estabeleceu como um dos meias titulares do Liverpool e ficou responsável por ser o jogador mais ofensivo do setor.

Gini se destaca pela visão de jogo, controle de bola e dribles curtos. Talvez tenha sido um dos atletas que mais se desenvolveu nas mãos de Jürgen Klopp. Até o momento, contribuiu com três gols em 28 compromissos realizados.

Jack Grealish

melhores meias da inglaterra jack grealish
Grealish é um dos melhores meias da Inglaterra hoje

Jack Grealish superou as desconfianças do seu passado polêmico, tornou-se capitão do Aston Villa, ajudou o time a subir para a primeira divisão e é hoje o melhor jogador da equipe. Detalhe: ele é torcedor do clube desde pequeno!

O craque da Inglaterra é o meia clássico do futebol. Tem bom passe, criatividade, inteligência tática, técnica refinada e ótimo arremate. Na atual Premier League, comanda os Villans tanto em gols (7) quanto assistências (6). Dono do time.

John Fleck

melhores meias da inglaterra john fleck
John Fleck é o artilheiro do Sheffield na temporada

As nossas listas de melhores por posição precisam ter pelo menos um integrante do Sheffield United. Afinal, os Blades vem realizando campanha surpreendente e muito consistente na temporada 2019/20.

No setor do meio-campo, o nome a ser destacado é John Fleck. O escocês é o maior goleador do clube na Premier League com cinco gols. Além disso, distribuiu duas assistências. Peça fundamental do esquema treinador por Chris Wilder.

James Maddison

james maddison leicester
Maddison é um dos melhores meias ingleses em atividade

James Maddison é outro meia que está se destacando no torneio. O jovem inglês é o maestro do Leicester City – responsável por criar jogadas e servir companheiros. De quebra, ainda é especialista em bolas paradas. Direto e reto marca um golzinho de falta!

O craque dos Foxes emplaca números interessantes na atual temporada. Em 28 jogos, anotou seis tentos e entregou três assistências. Finalmente está recebendo chances no English Team pelas ótimas performances apresentadas na liga.

Kevin De Bruyne

de bruyne manchester city
Kevin De Bruyne é o líder de assistências do torneio

O que dizer sobre Kevin De Bruyne, né? Simplesmente um dos melhores meias do futebol mundial. Gigante na Premier League! E como já era de se esperar, lidera novamente o ranking de assistências da atual temporada com 16 passes.

O seu Q.I de futebol é algo absurdo. O belga articula jogadas como ninguém e sempre encontra um lançamento genial para colocar companheiros na cara do gol. Está cotado a receber o prêmio de melhor jogador do ano pela PFA.

Riyad Mahrez

mahrez manchester city
Mahrez vive sua melhor temporada com a camisa dos Citizens

Outro meio-campista que está se destacando com a camisa do Manchester City é Riyad Mahrez. O argelino talvez esteja fazendo a sua melhor temporada com a camisa dos Citizens desde que foi contratado em 2018.

Mahrez funciona tanto por dentro quanto aberto pelos flancos. Se destaca no drible, na finalização e na capacidade de abrir espaços. Se liga nas estatísticas dele: 23 partidas, sete gols e oito assistências. Só não tá fazendo chover!

Rúben Neves

ruben neves
Rúben Neves se destaca nos arremates de longa distância

Calma que não nos esquecemos de Rúben Neves! O craque português é responsável por orquestrar o meio-campo do Wolverhampton – e mais uma vez está conseguindo brilhar.

Dono de um dos melhores chutes de fora da área do futebol mundial, Neves também se destaca por dar vitalidade ao setor. Até o momento, soma dois gols e uma assistência em 29 duelos realizados na Premier League 2019/20.

Youri Tielemans

tielemans leicester city
Tielemans é bom jogador em ambas as fases do jogo

Finalizamos a lista de melhores meias da Inglaterra em atividade com Youri Tielemans. O belga foi contratado em definitivo pelo Leicester City nesta temporada e certamente fez jus a cada centavo investido. Tá jogando muito!

Tielemans não é tão ofensivo como James Maddison e não tão defensivo como Wilfred Ndidi. Trocando em miúdos: um atleta extremamente equilibrado em ambas as fases do jogo! É o segundo maior garçom dos Foxes na temporada com cinco passes.

Aprenda mais sobre futebol:

Melhores meias ingleses da história

  • Alan Ball
  • Bobby Charlton
  • David Beckham
  • Duncan Edwards
  • Frank Lampard
  • Glenn Hoddle
  • Johnny Haynes
  • Paul Gascoigne
  • Steven Gerrard
  • Wilf Mannion

Equipamentos de futebol

Alan Ball

Alan Ball
Alan Ball jogou 833 confrontos e marcou mais de 150 gols

Chegou a hora de relembrarmos os melhores meias ingleses da história! Começando por Alan Ball, o jogador mais novo do English Team na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 1966.

Pela seleção, o atleta acumulou 72 partidas e 8 gols em mais de uma década de serviços prestados. Era polivalente, resistente e extremamente consistente nas duas fases do jogo. Por isso chamou a atenção do técnico Alf Ramsey tão cedo.

Ball se destacou por Blackpool, Everton, Arsenal e outras equipes de 1960 a 1983, sempre quebrando recordes de transferências. Jogou 833 confrontos, marcou mais de 150 gols e faturou o Campeonato Inglês de 1969/70 pelos Toffees.

Bobby Charlton

melhores meias da inglaterra bobby charlton
Charlton foi o melhor meia inglês da história

Bobby Charlton é considerado por muitos o melhor jogador inglês de todos os tempos. Foi o grande craque da Copa do Mundo de 1966, recebeu o Ballon d’Or no mesmo ano e se tornou ídolo do Manchester United.

O meia estava no acidente de avião que ficou conhecido como Desastre de Munique, mas sobreviveu à queda e liderou a reconstrução do clube. Seus títulos mais importantes foram três Campeonato Inglês, uma FA Cup e uma Champions League.

Nos Red Devils, brilhou ao lado de George Best e Denis Law. A tríade até ganhou uma estátua em Old Trafford! Se destacava no passe, condicionamento físico e arremates de fora da área.

David Beckham

melhores meias da inglaterra david beckham
Beckham foi um dos maiores cobradores de falta de todos os tempos

David Beckham é certamente um dos melhores meias ingleses da história. Revelado na base do Manchester United junto a Ryan Giggs, Paul Scholes e outros integrantes da Classe de 92, trilhou carreira vitoriosa dentro e fora do país.

Isso pois, após fazer sucesso nos Red Devils, se transferiu para o Real Madrid, PSG e outros clubes internacionais. Foi o primeiro atleta da Inglaterra a se sagrar campeão nacional em quatro países diferentes! Pra poucos, hein?

Beckham foi um dos maiores cobradores de falta de todos os tempos. Seu jeito de bater na bola era diferenciado – e por isso também se destacava nas assistências. Tinha visão de jogo refinada e técnica de sobra.

Duncan Edwards

mehores volantes da inglaterra duncan edwards
Edwards foi vítima do desastre aéreo de Munique

Duncan Edwards teve uma trajetória efêmera, pois morreu no desastre aéreo de Munique de 1958, quando 23 pessoas – entre elas oito jogadores do Manchester United – perderam suas vidas no acidente. Sua carreira durou apenas seis anos.

O meia fazia parte dos Busby Babes – equipe formada por jovens promissores que o técnico Matt Busby montou no começo dos anos 50. Os Red Devils precisavam de renovação – e os garotos da base conseguiam dar conta do recado.

Naquela época, Edwards foi o atleta mais jovem da história a jogar a primeira divisão nacional e a vestir a camisa do English Team na era pós-guerras. Realizou 151 partidas, anotou 20 gols e chegou a vencer dois Campeonatos Inglês.

Frank Lampard

frank lampard chelsea
Lampard foi um dos melhores meias da Inglaterra na história

Frank Lampard, atual técnico do Chelsea, também foi um dos melhores meias da Inglaterra. Ele é considerado o maior jogador que já vestiu a camisa dos Blues na história!

Os números e títulos estão aí para provar. Super Frank é o artilheiro máximo da agremiação com 211 gols e empilhou diversas taças como Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e a tão sonhada Champions League de 2011/12.

Lampard era um meia box-to-box clássico. Visitava as duas áreas, tinha habilidade para lançar, técnica para chutar e liderança para comandar o elenco. Atuou profissionalmente entre 1995 e 2016.

Glenn Hoddle

glenn hoddle
Hoddle jogou de 1975 a 1995, se destacando pelo Tottenham

A lista de melhores meias ingleses de todos os tempos continua com Glenn Hoddle. O atleta jogou de 1975 a 1995 por Tottenham, Chelsea, Mônaco e Swindon Town. Por clubes, colecionou 690 partidas e 144 gols.

É considerado um dos meio-campistas mais talentosos da história. Se destacava pelo controle de bola, visão de jogo, facilidade para servir companheiros e cobranças de bola parada. Foi eleito o melhor jogador da temporada em 1979/80 pela PFA.

Com a camisa dos Spurs, venceu duas Copas da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e uma Europa League. Já pelo English Team, disputou 53 jogos, anotou oito tentos e disputou as Copas de 82 e 86 – além das Euros de 80 e 88.

Johnny Haynes

melhores meias da inglaterra johnny haynes
Johnny Haynes ganhou o apelido de “Maestro”

Johnny Haynes é outro meia que se destacou no futebol inglês. O atleta tinha como principais atributos a técnica apurada, jogadas cerebrais e a disposição ofensiva. Não à toa, ganhou o apelido de “Maestro”. Só faltou um título para coroar a carreira.

É considerado o melhor atleta da história do Fulham, pois serviu os Cottagers durante 18 anos (1952-1970) e ajudou a equipe a subir para a primeira divisão. Curiosidade: foi eleito o terceiro melhor atleta de 1961 na premiação Ballon d’Or.

Paul Gascoigne

melhores meias da inglaterra paul gascoigne
Gascoigne foi um dos meias mais talentosos de sua geração

Paul Gascoigne foi um dos meias mais talentosos de sua geração. O jogador inglês se destacou nas décadas de 80 e 90 jogando, sobretudo, por Tottenham, Everton, Newcastle e Rangers. Atuou profissionalmente entre 1985 e 2004.

Esteve presente nas boas campanhas do English Team na Copa do Mundo de 1990 (quarto lugar) e Euro 1996 (semifinais). Nesse último torneio, Gazza marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol contra a Escócia.

Gascoigne era habilidade pura. Tinha explosão para atacar o espaço vazio, drible, visão de jogo e ótima finalização. Infelizmente não foi coroado com muitos títulos. Seu troféu de maior expressão foi uma FA Cup pelos Spurs.

Steven Gerrard

steven gerrard liverpool
Gerrard foi um dos melhores meias ingleses de todos os tempos

Steven Gerrard é outra figurinha carimbada em qualquer lista de melhores meias ingleses da história. O atual técnico do Rangers foi capitão e um dos maiores ídolos do Liverpool!

Stevie G, torcedor declarado do clube, foi revelado na base em 1998 e atuou profissionalmente até 2015, quando se transferiu para o LA Galaxy e se aposentou pouco tempo depois. Ao todo – por clubes – acumulou 748 partidas e 191 gols.

Gerrard foi outro meia box-to-box marcante. Ficou conhecido pelos chutes de fora da área e trabalho duro dentro dos gramados. É o único jogador da história a ter anotado tentos em finais de Copa da Inglaterra, Copa da Liga, Europa League e Champions League. Esses são os principais títulos de sua trajetória!

Wilf Mannion

Wilf Mannion
Wilf Mannion jogou 341 jogos pelo Middlesbrough

Finalizamos a lista de melhores meias da Inglaterra na história com Wilf Mannion, atleta que se destacou com a camisa do Middlesbrough durante o período de profissionalização do futebol.

Mannion atuou entre 1936 e 1958, sendo forçado a interromper a carreira para servir na Segunda Guerra Mundial. O craque acumulou 341 jogos pelo Boro, marcou 110 gols e ganhou uma estátua no Riverside Stadium.

E aí? Faltou algum nome do presente e do passado? Não se esqueça de deixar o seu comentário pra gente bater um papo! Nos vemos na próxima lista.

Saiba mais sobre esportes:

*Última atualização feita em 19 de maio de 2020

Comentários

Salvar