Amanda Nunes, Ronda Rousey, Cris Cyborg… Saiba quem são as melhores lutadoras do UFC na história da principal organização de MMA

Desde que Ronda Rousey venceu Liz Carmouche na primeira luta feminina da história do UFC, em 23 de fevereiro de 2013, uma barreira foi quebrada. O preconceito com o MMA feminino foi derrubado e uma série de grandes lutadoras mostraram técnica e talento no octógono. Mas, afinal, quem é a melhor da história?

A resposta para essa pergunta não é fácil e tende a gerar discussões. Apesar disso, encaramos a missão de apontar quem são as maiores lutadoras da história do UFC.

O top 10 conta com atletas que já encerraram suas carreiras e outras que seguem em atividade. Spoiler: temos brasileiras na lista!

Não perca mais tempo e saiba agora mesmo quem são as grandes lutadoras do UFC!

As 10 melhores lutadoras da história do UFC

  • Amanda Nunes
  • Ronda Rousey
  • Cris Cyborg
  • Valentina Shevchenko
  • Joanna Jedrzejczyk
  • Holly Holm
  • Miesha Tate
  • Rose Namajunas
  • Jéssica Andrade
  • Zhang Weili 

Amanda Nunes

Amanda Nunes e Cris Cyborg
Amanda Nunes venceu Cris Cyborg em um dos duelos mais marcantes do MMA feminino

Depois de derrotar Cris Cyborg, em apenas 51 segundos, no UFC 532, Amanda Nunes foi apontada por Dana White como a melhor lutadora do UFC em todos os tempos.

Ela se tornou a primeira mulher a conquistar cinturões em duas categorias: peso-galo e peso-pena.

Desde que conquistou o cinturão da categoria peso-galo, em julho de 2016, a baiana venceu todas as duas defesas de título, consolidando-se como uma das melhores lutadoras do UFC em todos os tempos. 

A história de Amanda Nunes no Ultimate Fighting Championship começou em 2013. Ao longo de sua trajetória no principal evento de MMA do mundo, a brasileira acumulou 12 vitórias (seis por nocaute) e apenas uma derrota na carreira.

Cris Cyborg foi apenas uma das estrelas superadas pela Leoa, que venceu também Valentina Shevchenko (por duas vezes), Miesha Tate, Ronda Rousey e Holly Holm.

Ronda Rousey

Ronda Rousey e Liz Carmouche no UFC
Ronda Rousey venceu Liz Carmouche na luta que inaugurou a era dos combates femininos no UFC

Ronda Rousey foi a pioneira entre as mulheres mais bem-sucedidas na história do UFC. 

Depois de conquistar uma medalha de bronze no judô nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela se tornou campeã do peso-galo do UFC. 

A norte-americana venceu seis lutas consecutivas no Ultimate Fighting Championship (UFC), até ser derrotada por Holly Holm em novembro de 2015. 

Em setembro de 2015, uma votação feita pela ESPN elegeu Ronda Rousey como a melhor atleta feminina de todos os tempos.

Em 2016, a ex-judoca encerrou sua trajetória no Ultimate ao perder para a brasileira Amanda Nunes por nocaute técnico.

Cris Cyborg

Cris Cybor melhores lutadoras do UFC na história
Cris Cyborg passou mais de 13 anos sem derrotas, até perder para Amanda Nunes

Na história do MMA, poucas lutadoras foram tão dominantes quanto Cris Cyborg. Ex-dona do cinturão do peso pena do UFC, a brasileira venceu todos os seus cinco primeiros combates no Ultimate.

Cris Cyborg somente foi parada em um das melhores lutas da história do UFC. O duelo entre brasileiras com Amanda Nunes foi o primeiro combate de duas campeãs de categorias diferentes no Ultimate — Cyborg era a dona do cinturão do peso pena, enquanto Amanda era campeã dos galos. 

A Leoa fez o que era considerado impossível e nocauteou Cris Cyborg em 51 segundos, para se tornar a única lutadora do mundo a ter dois cinturões do UFC.

Cyborg não perdia há 13 anos e um mês. Nesse período, derrotou 21 oponentes. A derrota para Amanda Nunes marcou a consolidação do reinado de uma nova superestrela do octógono.

Depois daquela derrota, Cris Cyborg ainda venceu Felicia Spencer em sua última luta no UFC. Ela seguiu para o Bellator, onde conquistou mais um cinturão. Antes do Ultimate, já havia sido campeã do Strikeforce e do Invicta.

Valentina Shevchenko

Valentina Shevchenko melhores lutadoras do UFC na história
Valentina Shevchenko é campeã da categoria peso mosca do UFC

Nascida no Quirguistão, Valentina Shevchenko é uma das mais versáteis lutadoras do UFC, mesclando técnicas de kickboxing, muay thai e boxe.

Apelidada de “Bullet” (ou Bala), Shevchenko estreou no UFC em 2015, com vitória sobre Sarah Kaufmann.

Desde então, somente uma adversária foi capaz de superá-la. No primeiro duelo contra Amanda Nunes, a brasileira venceu por decisão unânime. Na revanche, houve uma nova vitória da Leoa, por decisão dividida.

Derrotada na disputa pelo cinturão da categoria peso galo, Valentina Shevchenko passou a lutar na peso mosca. 

Bullet se tornou campeã da nova categoria ao vencer a polonesa Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime.

Até fevereiro de 2020, ela havia sido bem-sucedida em três defesas de cinturão.

Vá além das Artes Marciais! Confira também:

Holly Holm

Holly Holm melhores lutadoras do UFC na história
Holly Holm acabou com o reinado de Ronda Rousey no UFC

Holly Holm foi responsável pela quebra da primeira grande hegemonia dos combates femininos do UFC.

Depois de vencer as compatriotas Raquel Pennington e Marion Reneau, ela encarou a até então invicta Ronda Rousey pelo cinturão do peso galo. 

Ex-campeã de boxe, Holm nocauteou Rousey com um chute certeiro e se tornou campeã do Ultimate, surpreendendo o mundo.

A vitória sobre Ronda levou Holly Holm a um cartel com 10 vitórias e nenhuma derrota no MMA. Sua invencibilidade, entretanto, acabou na luta seguinte ao ser finalizada por Miesha Tate.

Depois daquela derrota, ela chegou a mudar de categoria e foi derrotada duas vezes em disputas pelo cinturão peso pena. 

Em 2019, Holly Holm enfrentou Amanda Nunes numa tentativa de recuperar o cinturão da categoria peso galo, mas foi derrotada por nocaute técnico

Joanna Jedrzejczyk

Joanna Jedrzejczyk melhores lutadoras do UFC na história
Joanna Jedrzejczyk se tornou uma das grandes lutadoras da história do UFC

A polonesa Joanna Jedrzejczyk chegou ao UFC com o respaldo de ter sido seis vezes campeã mundial de Muay Thai. E não demorou para mostrar que poderia ser muito bem-sucedida também no MMA.

Depois de vencer as brasileiras Juliana Lima e Cláudia Gadelha, Joanna se tornou dona do cinturão peso palha ao derrotar a norte-americana Carla Esparza.

A polonesa foi vitoriosa também nas cinco primeiras defesas de cinturão. Ela só deixou escapar o título no duelo com Rose Namajunas, ao ser derrotada por nocaute técnico.

Jedrzejczyk teve direito a revanche, mas foi novamente superada pela norte-americana.

Numa tentativa de mudança de categoria, a polonesa encarou Valentina Shevchenko e perdeu a disputa pelo título pesa mosca do UFC.

Em março de 2020, Joanna Jedrzejczyk teve a chance de recuperar o cinturão peso palha, mas foi derrotada pela chinesa Zhang Weili em decisão dividida.

Miesha Tate

Miesha Tate melhores lutadoras do UFC na história
Miesha Tate foi campeã da categoria peso galo do UFC

Miesha Tate faz parte da história das lutas femininas do UFC desde o começo. Ela estreou no Ultimate em dezembro de 2013, quando foi derrotada por Ronda Rousey.

Na sequência, com quatro vitórias consecutivas, a norte-americana se tornou dona do cinturão peso galo do UFC. No combate pelo título, Miesha Tate foi a responsável pela primeira derrota da carreira de Holly Holm.

Porém, a trajetória da ex-campeã do Strikeforce como dona do cinturão do UFC durou pouco. Em sua primeira defesa, foi derrotada por Amanda Nunes.

No combate seguinte, Miesha Tate perdeu para Raquel Pennington. Após a derrota para a compatriota, ela anunciou sua aposentadoria.

Rose Namajunas

Rose Namajunas melhores lutadoras do UFC na história
Rose Namajunas foi a campeã mais jovem da história do UFC

A norte-americana Rose Namajunas chegou ao UFC por meio do programa The Ultimate Fighter: A Champion Will Be Crowned. Finalista daquela edição, ela encarou Carla Esparza na disputa pelo cinturão peso palha e foi derrotada por finalização.

Namajunas venceu quatro das suas cinco lutas seguintes e ganhou o direito de enfrentar Joanna Jedrzejczyk em combate válido pelo título da categoria peso palha.

Com nocaute técnico, a norte-americana, aos 25 anos, se tornou a mais jovem campeã da história do UFC.

Na revanche com a polonesa, Namajunas voltou a vencer. O título foi defendido com triunfo por decisão unânime.

A perda do cinturão peso palha aconteceu diante de Jéssica Andrade. A brasileira usou justamente com o golpe que é seu apelido: o bate-estaca.

Jéssica Andrade

Jéssica Andrade melhores lutadoras do UFC na história
Jéssica Andrade, a ‘Bate-estaca’, é um dos grandes nomes da categoria peso palha do UFC

Nos últimos anos, Jéssica Andrade se tornou uma das principais lutadoras do UFC na categoria peso palha. 

Depois de vencer as três primeiras lutas da categoria, a brasileira disputou o cinturão com Joanna Jedrzejczyk e foi derrotada por decisão unânime.

Na sequência, Jéssica “Bate-estaca” voltou a vencer três combates consecutivos e ganhou uma nova chance de brigar pelo título. 

Ao nocautear Rose Namajunas, a brasileira se tornou a dona do cinturão peso palha em maio de 2019.

Na primeira defesa do título, Jéssica Andrade foi superada pela chinesa Zhang Weili por nocaute técnico.

Zhang Weili

Zhang Weili melhores lutadoras do UFC na história
A chinesa Zhang Weili constrói uma das carreiras mais promissoras do UFC

A trajetória de Zhang Weili no UFC ainda é curta, mas impressionante. Até abril de 2020, a chinesa seguia invicta, com vitórias em todas suas cinco lutas.

A estreia de Zhang Weili no Ultimate aconteceu em 2018, com vitória sobre a norte-americana Danielle Taylor por decisão unânime. Na sequência, ela bateu a mexicana Jessica Aguilar e a também norte-americana Tecia Torres.

Os três triunfos seguidos deram a chinesa a oportunidade de brigar pelo cinturão. Com nocaute técnico, ela derrotou a brasileira Jéssica Andrade e se tornou campeã da categoria peso palha. 

Na primeira defesa de cinturão, Zhang Weili venceu a polonesa Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime.

Com Zhang Weili, encerramos nossa lista das 10 melhores lutadoras do UFC na história. Outra asiática poderia estar nessa relação. A japonesa Megumi Fuji é reconhecida como uma das melhores do MMA em todos os tempos, mas não chegou a competir no Ultimate Fighting Championship.  

Se você sentiu falta de alguma lutadora na nossa lista, aproveite o espaço dos comentários para deixar sua opinião. O espaço está aberto para críticas e ponderações.

Agora que você já viu quem são as 10 melhores lutadoras do UFC, aproveite para conferir mais listas de artes marciais:

*Última atualização em 1º de abril de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin