Alexander-Arnold, Walker, Neville e mais: saiba quem são os 10 melhores laterais-direitos da Inglaterra no presente e no passado

Nossa série especial sobre craques do futebol inglês continua! No texto de hoje, vocês irão conhecer os melhores laterais-direitos da Inglaterra no presente e no passado.

Na primeira parte, escolhemos dez nomes que estão se destacando na atual temporada Premier League, ou seja, edição 2019-20. Levamos em consideração atletas de todas as nacionalidades.

Na segunda parte, focamos no país do futebol. Reunimos dez craques do passado que marcaram época. A relação só terá jogadores ingleses como Gary Neville, Lee Dixon e outras lendas.

Importante lembrar que os escolhidos não estão dispostos em formato de ranking, isto é, do melhor para o pior. Justamente para você escolher o seu top 10 perfeito. Bora lá?

Melhores laterais-direitos da Inglaterra na atualidade

  • Alexander-Arnold
  • César Azpilicueta
  • George Baldock
  • Héctor Bellerín
  • Kyle Walker
  • Matt Doherty
  • Max Aarons
  • Ricardo Pereira
  • Serge Aurier
  • Wan-Bissaka

Alexander-Arnold

melhor lateral direito do mundo alexander arnold
Arnold é o melhor lateral-direito da Inglaterra na atualidade

Abrimos a lista com o melhor lateral-direito da Inglaterra na atualidade: Trent Alexander-Arnold. Nascido e criado em Liverpool, o defensor saiu das categorias de base, ganhou chances no time principal e rapidamente tornou-se titular absoluto.

Arnold aprimorou os seus cruzamentos a um nível absurdo. Na temporada 2018/19, foi o terceiro maior garçom da Premier League com 12 assistências. Na atual edição, já alcançou essa marca faltando nove rodadas para o fim to torneio.

César Azpilicueta

cesar azpilicueta
Azpilicueta é um dos melhores laterais-direitos da Inglaterra hoje

Após passar algumas temporadas na zaga, César Azpilicueta voltou para a lateral direita – sua posição de origem – e merecidamente está aqui para compor nosso ranking. Afinal, é um dos poucos jogadores regulares do Chelsea na atual temporada.

O defensor espanhol é capitão e símbolo de liderança dos Blues. Além da experiência acumulada na primeira divisão inglesa, também se destaca por ser um lateral equilibrado. Sabe defender, sobe para apoiar e nunca deixou a desejar.

George Baldock

melhores laterais-direitos da inglaterra baldock
Baldock é um dos destaques defensivos do Sheffield

George Baldock é um dos responsáveis pela boa campanha do Sheffield United no retorno à Premie League. Os Blades estão realizando temporada formidável e orgulham-se de ter a segunda melhor defesa do campeonato (só perde para o Liverpool).

A equipe treinada por Chris Wilder atua no esquema de três zagueiros. Baldock foi deslocado para a ala direita, função um pouco diferente da sua posição de origem, mas ainda sim está rendendo bastante. Baita performance até o momento!

Héctor Bellerín

melhores laterais-direitos da inglaterra bellerin
Bellerín vem acumulando temporadas sólidas pelo Arsenal

Titular absoluto do Arsenal, Héctor Bellerín perdeu grande parte da temporada 2019/20 por conta de uma grave lesão no joelho. Isso explica o fato de ter se apresentado em apenas oito partidas. Ele entra na lista, todavia, por ser um atleta constante na liga.

Quando esteve saudável, ninguém o ameaçou na lateral direita dos Gunners em seis temporadas disputadas. Sua dominância é evidente, mas não pense que o espanhol é um jogador completo. Ainda deixa espaços na defesa e peca na marcação.

Kyle Walker

kyle walker manchester city
Walker foi eleito o melhor lateral-direito da Premier League 2017/18

Kyle Walker é definitivamente um dos melhores laterais-direitos da Inglaterra dos últimos tempos – tanto no Campeonato Inglês quanto no English Team. A sua dominância vem desde os seus tempos de Tottenham, quando, em 2009, estreou no elenco principal.

Foi vendido ao Manchester City e conseguiu manter as boas atuações. A diferença é que agora ele conquistou títulos, entre eles, duas Premier Leagues e uma Copa da Inglaterra. Foi eleito o melhor lateral-direito da Premier League 2017/18 pela PFA.

Matt Doherty

melhores laterais-direitos da inglaterra doherty
Doherty vem atuando de ala-direito no Wolverhampton

O Wolverhampton está dando o que falar nesta temporada. Além de ter se classificado para os playoffs da Europa League, anda brigando no topo da tabela do Campeonato Inglês. Podemos falar de vários bons nomes do elenco dos Lobos – e Matt Doherty é um deles.

Assim como George Baldock, do Sheffield United, Doherty também atua como ala-direito no esquema de três zagueiros armado por Nuno Espírito Santo. Já marcou quatro gols e anotou uma assistência na edição 2019/20. Peça vital dos Wolves!

Max Aarons

melhores laterais-direitos da inglaterra aarons
Aarons é um jovem inglês com muito futuro pela frente

Max Aarons, de apenas 20 anos, é outro ótimo lateral-direito da Inglaterra em atividade. Mesmo defendendo a camisa do lanterna Norwich, tem se destacado na elite britânica. É titular do esquadrão treinado por Daniel Farke e jogador insubstituível.

Aarons é o quarto atleta dos Canários que mais trocou passes no torneio (1.012). É veloz, incisivo e habilidoso. Participa da construção de jogadas do time e sempre se apresenta para atacar o espaço vazio. Olho nele, Gareth Southgate!

Ricardo Pereira

ricardo pereira leicester city
Ricardo Pereira é um dos pilares do Leicester nesta temporada

Ricardo Pereira certamente estaria entre os três melhores laterais-direitos da Inglaterra se precisássemos ranquear os selecionados desta lista. Defensor extremamente equilibrado, tanto ataca bem quanto se aplica na marcação. Jogando o fino!

Muito da construção ofensiva do Leicester se passa nos pés do português. Não à toa, já acumula três gols e duas assistências na Premier League. Pereira também se destaca lá atrás. É o líder de desarmes da temporada 2019/20 com 119 tackles.

Serge Aurier

melhores laterais-direitos da inglaterra aurier
Aurier é o jogador do Tottenham com mais desarmes na liga

Temos que concordar que Serge Aurier é o lateral-direito menos convincente dessa lista, mas o atleta do Tottenham ainda leva a melhor em cima dos concorrentes de posição. Até o momento, disputou 24 partidas de Premier League e anotou quatro assistências.

Além disso, é o jogador dos Spurs que mais acumulou desarmes na temporada (74). A diferença para o segundo colocado é grande (Davinson Sánchez, 41), o que evidencia a sua boa intensidade defensiva. No ataque, também ajuda criando jogadas.

Wan-Bissaka

aaron wan bissaka manchester united
Wan-Bissaka é um dos melhores laterais da Premier League

Finalizamos a lista de melhores laterais-direitos da Inglaterra na atualidade com Wan-Bissaka, contratado a peso de ouro pelo Manchester United. O jovem inglês ganhou destaque vestindo a camisa do Crystal Palace e por isso chamou a atenção dos Red Devils.

Na nova casa, deu prosseguimento à boa fase. Se destaca pelos desarmes, presença defensiva, explosão e, sobretudo, velocidade de recuperação. Precisa acertar as investidas ao ataque, mas já é um dos melhores do mundo. Fácil!

Leia mais sobre futebol:

Camisas de Futebol

Melhores laterais-direitos ingleses na história

  • Alf Ramsey
  • Bob Crompton
  • Don Howe
  • Gary Neville
  • George Cohen
  • Glen Johnson
  • Jimmy Armfield
  • Lee Dixon
  • Phil Neal
  • Tom Cooper

Alf Ramsey

melhores laterais-direitos ingleses de todos os tempos
Ramsey foi um dos melhores laterais-direitos ingleses de todos os tempos

Abrimos a lista de melhores laterais-direitos ingleses de todos os tempos com Alf Ramsey. Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse nome. Afinal, ele foi o técnico da Inglaterra no inédito título da Copa do Mundo de 1966.

Ramsey, entretanto, também foi um grande defensor. Um dos mais consistentes de sua geração. Não era tão ágil e veloz como os atletas atuais da posição, mas possuía uma consciência tática invejável. Por isso ganhou o apelido “General”.

Atuou profissionalmente entre 1943 e 1955, servindo a Southampton, Tottenham e English Team. Ganhou o Campeonato Inglês de 1950/51 com os Spurs, foi capitão da seleção em três oportunidades e jogou a Copa do Mundo de 1950.

Bob Crompton

melhores laterais-direitos ingleses da história
Crompton atuou no Blackburn entre 1896 e 1920

Bob Crompton se destacou nos primórdios do futebol inglês, quando o esporte começava a se profissionalizar na Terra da Rainha. Foi jogador do Blackburn Rovers a vida inteira, tendo atuado entre 1896 e 1920. Ao todo, disputou 530 jogos pelo clube.

O lateral-direito foi o capitão da equipe nos dois títulos do Campeonato Inglês conquistados em 1911/12 e 1913/14. Além disso, também capitaneou a seleção. Vestiu a camisa dos Três Leões em 41 compromissos oficiais.

Don Howe

Don Howe
Howe defendeu Arsenal e West Bromwich na carreira

Considerado um das figuras mais importantes da história do futebol inglês, Don Howe precisa estar nessa lista. O lateral-direito iniciou sua carreira em 1952 pelo West Bromwich e por lá conquistou a Copa da Inglaterra de 1953/54.

Após 342 partidas pelos Baggies, se transferiu para o Arsenal, tornou-se capitão do clube londrino, realizou 70 jogos e finalmente se aposentou em 1966. Howe poderia ter acumulado mais minutos em campo, mas infelizmente fraturou a perna.

Gary Neville

melhores laterais-direitos da inglaterra
Neville foi o melhor lateral-direito inglês da era Premier League

Gary Neville é o melhor lateral-direito da história da Premier League. É verdade que o defensor inglês não foi um primor técnico – era até tachado de “caneleiro” – mas trilhou uma carreira extremamente bem-sucedida no Manchester United.

Neville compensava a falta de habilidade com liderança, determinação, trabalho duro e raça. Não entrava de “corpo mole” nas divididas, era aplicado taticamente e sempre deu tudo de si para representar os Red Devils.

Anota aí os títulos dele: oito Premier Leagues, três Copas da Inglaterra, três Supercopas da Inglaterra, duas Copas da Liga, duas Champions League e dois Mundiais. Foi integrante da famosa Classe de 92′ e jogou 85 vezes pela seleção inglesa.

George Cohen

George Cohen
Cohen dando um carrinho em Wagstaffe, do Wolverhampton

Lateral-direito titular da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966, George Cohen foi certamente um dos melhores full backs da história! O defensor jogou a carreira inteira no Fulham entre 1956-1969 (totalizando 459 jogos) e defendeu a seleção em 37 duelos.

George Best, lenda do Manchester United, considerava George Cohen o lateral mais difícil de se enfrentar na década de 60. Já Alf Ramsey, treinador da Inglaterra, o achava o melhor lateral inglês de todos os tempos. Não ganhou nenhum título pelos Cottagers.

Glen Johnson

melhores laterais-direitos ingleses
Glen Johnson se aposentou em 2018 no Stoke

Hora de retornar a tempos mais recentes. Você definitivamente já viu Glen Johnson jogar em algum clube da Premier League, já que o defensor acumulou passagens por seis times da elite inglesa, entre eles, Liverpool, Chelsea, Stoke e Portsmouth.

O lateral-direito não era nem um pouco genial, porém tinha uma marcada registrada: consistência. Em todas as agremiações que defendeu, sempre se apresentou de forma sólida. Disputou 459 partidas, marcou 17 gols e aposentou-se em 2018.

Conquistou uma Premier League, duas Copas da Liga e uma Copa da Inglaterra. Esteve presente na Seleção do Ano da PFA em 2008/09, foi eleito o Melhor Jogador do Portsmouth na mesma temporada e acumulou 54 cotejos pela seleção inglesa.

Jimmy Armfield

Jimmy Armfield
Armfield foi um dos melhores laterais-direitos ingleses da história

Sabe aquele atleta de um time só que é raro encontrar nos dias de hoje? Jimmy Armfield era um deles. Defendeu o Blackpool a vida inteira, foi capitão da equipe durante uma década, realizou 627 partidas por todas as competições e marcou seis gols.

Lateral-direito reserva da conquista de 66, o defensor foi considerado o melhor de sua posição entre 1962 e 1964 na Europa. Disputou 43 jogos pelo English Team e chegou a capitaneá-lo em 15 oportunidades.

Sua carreira como jogador começou em 1954 e terminou em 1971. Não ganhou títulos, mas fez parte da melhor campanha dos Tangerines na história da primeira divisão inglesa: o vice-campeonato de 1955/56. Pouco tempo depois, tornou-se técnico.

Lee Dixon

melhor lateral-direito inglês da história
Dixon foi um dos melhores laterais-direitos ingleses da história

Lee Dixon foi o melhor lateral-direito inglês na década de 90. Após acumular passagens por Burnley, Chester City, Bury e Stoke, chegou ao Arsenal. E foi em Londres que o jogador escreveu o capítulo mais bonito de sua história!

O defensor fez parte dos históricos times treinados por George Graham e Arsène Wenger. Venceu quatro títulos do Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopas da Inglaterra e a extinta Recopa Europeia de 1993/94.

Dixon era um lateral extremamente equilibrado. Sabia defender bem e chegar ao ataque, já que atuou como ponta no início da carreira. Finalizava com excelência e até se tornou cobrador de pênaltis. Ao todo, acumulou 830 partidas por clubes e anotou 41 gols.

Phil Neal

Phil Neal Liverpool
Neal é o jogador mais vitorioso da história do Liverpool

Phil Neal foi um dos melhores laterais-direitos ingleses de todos os tempos. E o atleta mais vitorioso da história do Liverpool! Jogou profissionalmente entre 1968 e 1989, empilhando várias taças ao longo da carreira.

O defensor faturou nada mais nada menos que 22 troféus vestindo a camisa dos Reds. Os títulos mais importantes foram: quatro Champions Leagues, oito Campeonatos Ingleses, quatro Copas da Liga e uma Copa UEFA. Dá pra acreditar?

Brilhante nas finalizações, ficou conhecido como “Sr. Consistência” por ter sido extremamente regular em sua estadia na terra dos Beatles. Na seleção, foi o dono da posição nos anos 70 e 80, acumulando um total de 50 aparições.

Tom Cooper

Tom Cooper
Tom Cooper (careca) atuou entre 1924 e 1940

Finalizamos a lista de melhores laterais-direitos ingleses da história com Tom Cooper. Outro integrante da velha guarda, atuou entre 1924 e 1940 por Port Vale, Derby County e Liverpool. Disputou 430 partidas nas três passagens que acumulou.

Cooper se destacava nos desarmes e nos passes. Um defensor bem difícil de passar. Não ganhou nenhum título. Sua melhor campanha na carreira foi o vice-campeonato da primeira divisão inglesa em 1929/30 pelo Derby.

Agora você conhece os melhores laterais-direitos da Inglaterra no presente e no passado! E aí? Faltou algum nome? Qual o seu top 10 preferido? Participe nos comentários!

Confira também:

*Última atualização em 6 de maio de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin