Harry Maguire, Rio Ferdinand, John Terry e mais: saiba quais são os 10 melhores zagueiros da Inglaterra no presente e no passado

Você já descobriu quais são os craques ingleses que atuaram nas posições de goleiro, lateral-direito e lateral-esquerdo. Agora é hora de dar uma olhada nos melhores zagueiros da Inglaterra!

Se você já leu os últimos capítulos da nossa série, já deve saber como funciona. Primeiro, listaremos os dez defensores que mais estão se destacando na temporada 2019/20 da Premier League. Levaremos em conta todas as nacionalidades.

Depois, para fechar com chave de ouro, vamos te mostrar os dez jogadores (nascidos na terra da rainha) que fizeram sucesso no passado. Lembrando que os atletas não estão organizados em formato de ranking. Justamente para você escolher o seu top 10 perfeito!

Melhores zagueiros da Premier League na atualidade

  • Aymeric Laporte
  • Antonio Rüdiger
  • Caglar Soyuncu
  • Jan Vertonghen
  • John Egan
  • Harry Maguire
  • Lewis Dunk
  • Tyrone Mings
  • Virgil van Dijk
  • Yerry Mina

Aymeric Laporte

Aymeric Laporte City
Aymeric Laporte foi contratado a £57 milhões

Abrimos a lista de melhores zagueiros da Premier League na atualidade com Aymeric Laporte, uma das grandes contratações realizadas pelo Manchester City nos últimos anos. O defensor francês chegou pela quantia de £57 milhões.

Canhoto, técnico e bastante consistente, foi recrutado para se tornar o principal pilar defensivo do time treinado por Pep Guardiola. É titular incontestável dos Citizens e ainda quebra um galho na lateral esquerda.

Antonio Rüdiger

melhores zagueiros da inglaterra rudiger
Rüdiger é o zagueiro mais confiável do Chelsea

O Chelsea não vai bem de zagueiros atualmente – especialmente porque a promessa Fimayo Tomori ainda precisa de regularidade – mas Antonio Rüdiger tem segurado as coisas lá atrás. É o nome mais sólido da posição nos Blues.

O defensor alemão é alto, forte e razoavelmente ágil. Perdeu boa parte da temporada por conta de uma lesão, mas, quando esteve 13 vezes em campo na Premier League, contribuiu com três clean sheets.

Caglar Soyuncu

melhores zagueiros da inglaterra soyuncu
Soyuncu é um dos melhores zagueiros da Inglaterra em atividade

Que temporada faz Caglar Soyuncu! Certamente um dos melhores zagueiros da Inglaterra em atividade. O turco cresceu com a saída de Harry Maguire para o Manchester United, conquistou a confiança de Brendan Rodgers e simplesmente deslanchou.

Soyuncu tem boa técnica, bom posicionamento e saída de bola consistente. Se destaca na recuperação e botes sempre certeiros. É o segundo jogador dos Foxes que mais trocou passes no campeonato até o momento (2.232).

Jan Vertonghen

melhores zagueiros da inglaterra vertonghen
Vertonghen esteve na seleção da PFA em dois anos

Jan Vertonghen não vive a sua melhor fase – até porque se lesionou e sofreu com a troca de técnicos. No entanto, sabemos do que ele é capaz. Tem sido um dos zagueiros mais competentes da Premier League nos últimos tempos.

Não à toa, foi eleito o melhor de sua posição pela PFA em duas temporadas (2012-13 e 2017-18). Assim como Laporte, é um defensor canhoto de extrema capacidade técnica. Às vezes também atua como lateral-esquerdo.

John Egan

melhores zagueiros da inglaterra egan
John Egan é o xerifão do Sheffield United

John Egan é a grande surpresa da posição nesta lista – assim como a performance geral do Sheffield United após o retorno à elite. O zagueiro de 27 anos é um dos destaques do time comandado por Chris Wilder.

Em 27 partidas disputadas, o titular dos Blades acumulou 62% de aproveitamento nos desarmes que tentou efetuar, totalizando 34 tentativas bem-sucedidas. O Sheffield tem a segunda melhor defesa da Premier League e muito disso se deve a Egan.

Harry Maguire

maguire man united
Harry Maguire é o zagueiro mais caro da história do futebol

O próximo da lista é nada mais nada menos que o zagueiro mais caro da história. Pois é! Harry Maguire foi contratado pela bagatela de £80 milhões e desde então veste a camisa do Manchester United.

Não há como afirmar que o defensor inglês valeu cada centavo investido – afinal, é uma quantia estratosférica. Mas podemos dizer que suas atuações continuam sólidas. É excelente no jogo aéreo e tem um ótimo senso de posicionamento.

Lewis Dunk

melhores zagueiros da inglaterra dunk
Lewis Dunk é fortíssimo no jogo aéreo

Desconhecido para muitos, Lewis Dunk também se encaixa no hall de melhores zagueiros da Inglaterra na atualidade. O defensor de 28 anos vive uma das suas temporadas mais consistentes da carreira e segue sendo o principal jogador da posição no Brighton.

Famoso pelo jogo aéreo fortíssimo, Dunk é dominante nas bolas paradas. Já anotou dois gols na edição 2019/20 e distribuiu três assistências – números interessantes parra um zagueiro. Suas atuações até lhe renderam uma convocação para o English Team.

Tyrone Mings

tyrone mings aston villa
Tyrone Mings vem ganhando chances no English Team

Outro jogador que ganhou convocações para o English Team devido às boas atuações na atual temporada é Tyrone Mings. O zagueiro do Aston Villa é um dos poucos que vem se salvando na campanha inconsistente do clube de Birmingham.

Titular incontestável dos Villans, o defensor inglês tem como principais características a intensidade e o vigor físico. Até o momento, contribuiu com dois gols, uma assistência, 11 desarmes e 19 interceptações.

Virgil van Dijk

virgil van dijk
Van Dijk foi eleito o melhor zagueiro da Premier League 2019/29

Virgil van Dijk foi eleito o melhor zagueiro da Premier League 2018/19 e também o melhor jogador da temporada. Além disso, foi finalista das premiações FIFA The Best e Ballon d’Or. É claro que ele apareceria por aqui, né?

O craque do Liverpool continua sendo o melhor de sua posição na Inglaterra. Se destaca por manter todos os fundamentos defensivos afiados: desarmes, interceptações, jogo aéreo e por aí vai. Além disso, tem papel importantíssimo na construção do jogo.

Yerry Mina

yerry mina everton
Mina é um dos melhores zagueiros da Premier League hoje

Após viver momentos de turbulência no Everton, Yerry Mina finalmente conseguiu se firmar na Premier League. E é com o colombiano que encerramos a lista de melhores zagueiros da Inglaterra em atividade.

O defensor dos Toffees possui o jogo aéreo mais letal do campeonato, muito em função de sua estatura e força física. Já balançou as redes em três oportunidades nesta temporada e acumulou 51 desarmes.

Amplie sua visão sobre futebol:

Equipamentos de futebol

Melhores zagueiros ingleses da história

  • Bobby Moore
  • Billy Wright
  • Des Walker
  • Jack Charlton
  • John Terry
  • Mark Wright
  • Rio Ferdinand
  • Sol Campbell
  • Terry Butcher
  • Tony Adams

Bobby Moore

melhor zagueiro do mundo Bobby Moore
Moore foi o capitão da Inglaterra na Copa de 66

Agora é hora de falar dos melhores zagueiros ingleses de todos os tempos! Começando pela lenda Bobby Moore, o grande capitão do English Team na Copa do Mundo de 1966.

O defensor também ostentou a faixa do West Ham, clube pelo qual passou a maior parte de sua carreira. Ele vestiu a camisa dos Hammers entre 1958 e 1974, faturando três grandes títulos: Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra e Recopa Europeia.

Billy Wright

melhores zagueiros da inglaterra billy wright
Wright foi o primeiro a alcançar 100 jogos pela seleção

O próximo da lista é Billy Wright. O zagueiro jogou a vida inteira no Wolverhampton (1939-1959) e foi o pilar defensivo do melhor time da história dos Wolves. Ele ajudou o clube a conquistar três títulos do Campeonato Inglês e uma Copa da Inglaterra.

Wright também deixou sua marca no English Team, se tornando o primeiro atleta a alcançar 100 partidas com a camisa da seleção. Foi o capitão das equipes que disputaram as Copas do Mundo de 1950, 1954 e 1958.

Des Walker

melhores zagueiros da inglaterra des walker
Walker fez história por Sheffield Wednesday e Nottingham Forest

Des Walker foi um dos melhores zagueiros da Inglaterra nos anos 80. Jogando pelo Nottingham Forest, conquistou duas Copas da Liga. Também passou por Sampdoria e Sheffield Wednesday antes de se aposentar em 2004.

Ao todo, foram 801 compromissos disputados por clubes, fora as 59 apresentações com a camisa do English Team. Era um defensor forte, resistente e extremamente cirúrgico nos desarmes – essa última, sua marca registrada.

Jack Charlton

melhores zagueiros da inglaterra jack charlton
Jack Charlton é o irmão mais velho de Bobby Charlton!

Você sabia que o lendário atacante Bobby Charlton tinha um irmão mais velho? E que eles venceram juntos a Copa do Mundo de 1966? Sim! Jack era o nome da fera. Simplesmente um dos melhores zagueiros da Inglaterra de todos os tempos.

Atuou a carreira inteira no Leeds United entre 1950 e 1973, totalizando 762 jogos e 95 gols. E sua história pelo clube seria facilmente roteiro de filme! Ajudou a equipe a subir da segunda divisão e, logo em seguida, faturou vários títulos de grande calibre como o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Community Shield.

John Terry

melhores zagueiros da inglaterra john terry
Terry é considerado por muitos o melhor zagueiro da Premier League

Para muitos, John Terry é considerado o melhor zagueiro da história da Premier League, ou seja, de 1992 em diante. O xerifão inglês defendeu o Chelsea de 1998 a 2017, reclamou a faixa de capitão para si e conquistou tudo o que um jogador almeja na carreira.

Anota aí: cinco Premier Leagues, cinco Copas da Inglaterra, três Copas da Liga, duas Supercopas da Inglaterra, uma Champions League e uma Europa League. Já no English Team, foi titular por mais de uma década, mas não ergueu nenhuma taça.

Mark Wright

melhores zagueiros da inglaterra mark wright
Wright jogou por Liverpool, Derby, Southampton e Oxford

Nossa lista de melhores zagueiros ingleses da história continua com Mark Wright. O atleta defendeu Liverpool, Derby County, Southampton e Oxford United entre os anos 80 e 90, se notabilizando por ser um defensor firme no chão e dominante no jogo aéreo.

Seu único título na carreira foi a Copa da Inglaterra de 1992 pelos Reds, mas pelo menos teve a honra de ser o capitão do time. Na seleção, acumulou 45 partidas e esteve presente no quarto lugar da Copa do Mundo de 1990.

Rio Ferdinand

rio ferdinand
Ferdinand foi um dos zagueiros mais consistentes da história

Existe uma outra parcela dos amantes do futebol inglês que consideram Rio Ferdinand o melhor zagueiro da história da era Premier League. Ficou conhecido pelos botes sempre bem calculados, ferocidade dentro de campo e, sobretudo, liderança.

No Manchester United, fez dupla de zaga com Nemanja Vidic e se tornou um dos grandes ídolos da segunda fase vitoriosa de Alex Ferguson nos Red Devils. Ganhou tudo o que você imagina! De Premier League a Champions League.

Sol Campbell

sol campbell
Sol Campbell atuou por Arsenal e Tottenham

Sol Campbell esbanjava condicionamento físico e firmeza nos gramados. Era difícil passar pelo zagueirão inglês! Sua consistência defensiva foi importantíssima, por exemplo, no título invicto do Arsenal em 2003/04. Ele foi o titular ao lado de Kolo Touré!

O atleta conseguiu a proeza de vestir as camisas dos maiores rivais de Londres. Além dos Gunners, também defendeu o Tottenham! E, de quebra, faturou troféus em ambas as agremiações. Certamente um dos maiores de todos os tempos.

Terry Butcher

terry butcher england
Terry Butcher brilhou com a camisa do Ipswich Town

Você certamente já viu aquela icônica foto de um jogador com o rosto todo ensanguentado em algum momento da vida. Mas talvez não sabia quem ele era. Bom, te apresentamos aqui agora. O rapaz tem nome e ele se chama Terry Butcher.

O atleta atuou entre 1976 e 1993, fazendo sucesso, sobretudo, com a camisa do Ipswich Town. Por lá, faturou a inédita Europa League de 1980/81. Já pela seleção, atingiu a marca de 77 compromissos disputados e chegou a ser capitão.

Tony Adams

tony adams arsenal
Adams jogou 22 temporadas pelo Arsenal!

Finalizamos a lista de melhores zagueiros da Inglaterra na história com o famoso Mr. Arsenal. Senhoras e senhores: Tony Adams!

O defensor marcou época nos Gunners, jogou 22 temporadas pelo clube e conquistou diversas honrarias como três títulos do Campeonato Inglês, três Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga e uma Recopa Europeia.

Continue por aqui! Confira mais textos:

*Última atualização feita em 13 de maio de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin