As nossas listas estão a todo vapor! Hoje, o tema é bastante interessante para quem é apaixonado pelo futebol. Reunimos os melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade e também na história! Bora dar uma conferida?
Lembrando que os nomes não foram organizados em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior. A ideia é que você, internauta, registre o seu top 10 perfeito nos comentários! Se faltou algum nome, não deixe de citar também.
Escolhemos os 10 melhores da posição em atividade e os 7 melhores de todos os tempos. Além de descobrir que está arrasando na atualidade, você também ficará por dentro dos craques do passado.
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade
- Alex Sandro
- Alex Telles
- Caio Henrique
- Filipe Luís
- Guilherme Arana
- Marcelo
- Reinaldo
- Renê
- Renan Lodi
- Wendell
Alex Sandro
Abrimos nossa lista de melhores-laterais esquerdos do Brasil em atividade com Alex Sandro. É verdade que o jogador da Juventus não vive sua melhor fase, mas ainda sim merece destaque. Muito em função do seu jogo ofensivo dominante.
Quando está saudável, é o titular incontestável da Vecchia Signora. Desde que chegou ao clube italiano em 2015 – após ótimas temporadas pelo Porto – tomou conta da posição. Até o momento disputou 128 partidas e ajudou a equipe a faturar quatro scudetti.
Alex Telles
Outro jogador que merece espaço na lista é Alex Telles, cria do Juventude e atual jogador do Porto. Dono da lateral-esquerda no clube português, o gaúcho de Caxias do Sul, inclusive, está creditado a figurar nas próximas convocações da seleção.
Exímio cruzador, o defensor se destaca pelos passes apurados. Não à toa, anotou 10 assistências na temporada 2016-17 e outras 20 na 2017-18. Alex Telles também domina a arte das bolas paradas, sempre preciso nas faltas e pênaltis.
Caio Henrique
Caio Henrique se destacou nas categorias de base do Santos e rapidamente atraiu a atenção de gigantes europeus. Em 2016, sem ter atuado pelo time profisisonal do Peixe, foi vendido ao Atlético de Madrid. Desde então, tem peregrinado por empréstimos.
O jogador começou a carreira como meio-campista, mas, nas mãos de Fernando Diniz, quando atuou pelo Fluminense em 2019, foi deslocado para a lateral-esquerda. E desde então se tornou um dos melhores da posição. É técnico, veloz e bom apoiador.
Filipe Luís
Após ter construído uma carreira brilhante na Europa, Filipe Luís retornou ao país e continua sendo um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade. Inteligente taticamente e bom marcador, se tornou um dos pilares defensivos do Flamengo.
Com o Rubro-Negro, conquistou Brasileirão e Libertadores – ambos em 2019. No Atlético de Madrid, venceu La Liga, Copa do Rei e duas edições da Europa League. Por fim, com a amarelinha, faturou Copa América e Copa das Confederações.
Apostar em futebol na Betano >Guilherme Arana
Guilherme Arana despontou como uma das grandes promessas da posição em 2017, quando arrebentou com a camisa do Corinthians. Após se transferir para o Sevilla, no entanto, não conseguiu repetir a consistência apresentada no Timão.
Após empréstimo sem brilho pela Atalanta, Arana retorna ao Campeonato Brasileiro em 2020 para defender o Atlético Mineiro. Mesmo com a temporada ainda no início, já merece entrar na lista dos melhores laterais-esquerdos do Brasil em atividade.
Marcelo
Marcelo é um dos laterais-esquerdos mais habilidosos que já pisaram nos gramados do futebol. Há muito tempo titular do Real Madrid e da seleção brasileira, o jogador criado no Fluminense só agora parece dar sinais de que está perdendo fôlego na carreira.
Antes disso, chegou a ser considerado por várias temporadas o melhor da posição. Tomou conta da titularidade nos Merengues e empilhou incríveis quatro taças de Champions League! Sem falar de outros troféus revelantes como La Liga e Copa do Rei.
Apostar em futebol na Betano >Reinaldo
Reinaldo se firmou como um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade. Titular do São Paulo, o jogador se destaca por chutes de fora da área e chegadas ofensivas, além de ter se tornado o homem da bola parada no Tricolor.
Falta ao atleta aprimorar o seu jogo defensivo, setor que ainda deixa a desejar. Ainda sim, é um dos mais confiáveis da posição em solo brasileiro. Pelo clube paulista, disputou cinco temporadas completas. Foram 220 jogos realizados e 14 gols anotados.
Renê
Renê, o lateral-esquerdo reserva do Flamengo, também merece estar na lista – o que comprova a grande força do elenco Rubro-Negro na atualidade.
O defensor de 27 anos chegou ao clube carioca em 2017 vindo do Sport e, desde então, disputou 151 partidas. Quando Filipe Luís não está apto a entrar em campo, Renê não costumar deixar a desejar – sempre disposto a dar raça pela equipe.
Renan Lodi
Renan Lodi é a grata surpresa da posição nos últimos tempos. Após colocar o seu nome nos holofotes vestindo a camisa do Athlético Paranaense, é tido como o grande sucessor de Marcelo na lateral-esquerda da seleção brasileira.
Atualmente no Atlético de Madrid, Lodi já mostrou para o que veio. Antes da paralisação da temporada, já havia se tornado o titular de Diego Simeone. Se destacou, sobretudo, nas partidas contra o Liverpool nas oitavas da Champions League.
Wendell
Finalizamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade com Wendell. Com passagens por Iraty, Londrina, Paraná e Grêmio, o jogador não chegou a ser conhecido no país, pois rapidamente se transferiu ao Bayer Leverkusen.
De 2014 para cá, acumulou performances interessantes na Bundesliga, a ponto de se tornar o brasileiro com mais partidas realizadas no clube alemão. Já completou a marca de 200 jogos pelo Bayer e tem tudo para construir uma história interessante por lá.
Apostar em futebol na Betano >Leia mais sobre futebol:
- Conheça os 10 melhores laterais-direitos da Inglaterra
- Melhores volantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
- Melhores zagueiros do Brasil: top 10 do presente e passado
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na história
- Branco
- Everaldo
- Júnior
- Leonardo
- Marinho Chagas
- Nilton Santos
- Roberto Carlos
Branco
Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Branco, titular da seleção brasileira na Copa de 94 e um dos grandes heróis daquela conquista. Por clubes, se destacou, sobretudo, pelo Fluminense entre 1982 e 1986.
Letal nas bolas paradas, Branco não fugia da responsabilidade. Ajudou o Tricolor a conquistar o tricampeonato carioca de 1983-1985 e o Brasileirão de 84. Também atuou na Europa por clubes como Porto, Genoa e Middlesbrough.
Everaldo
Everaldo foi, sem dúvidas, um grande nome da posição. Titular da Copa do Mundo de 70 e sempre muito eficiente com a camisa do Grêmio, jogou profissionalmente entre 1964 e 1974, quando, infelizmente, nos deixou mais cedo em um acidente de carro.
Lateral-esquerdo tradicional e de extrema capacidade defensiva, sempre foi consistente dentro de campo. Além de ter se tornado o primeiro integrante de um clube do Rio Grande do Sul a vencer a Copa, também faturou o heptacampeonato gaúcho em 1968.
Júnior
Júnior foi um dos melhores-laterais esquerdos brasileiros da história! Dono de uma técnica implacável, passes precisos e lançamentos açucarados, ganhou o apelido de “Maestro”. Pela seleção brasileira, se tornou titular absoluto na era Telê Santana.
Já atuando por clubes, escreveu história bonita e vitoriosa pelo Flamengo. Ganhou títulos de grande expressão como Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca. Já na Europa, vestiu as camisas de Torino e Pescara, da Itália.
Apostar em futebol na Betano >Leonardo
Leonardo também garantiu um lugarzinho em nossa lista. Lateral-esquerdo extremamente técnico, começou a carreira na defesa, mas depois foi atuar no meio-campo. Venceu a Copa de 94 com o Brasil e trilhou trajetória bastante vitoriosa.
No Brasil, se destacou junto de Raí e Müller no São Paulo de Telê Santana. No exterior, era considerado um ídolo do Milan até trocar a equipe pelo rival Inter, em 2010, já como técnico. É atual dirigente do Paris Saint-Germain.
Marinho Chagas
Considerado o sucessor de Nilton Santos na seleção brasileira, Marinho Chagas foi um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil. Dono de uma personalidade forte e extremamente polêmico, o potiguar de Natal era habilidoso e fenomenal nas jogadas ofensivas.
Jogou por equipes como ABC, Náutico, Fluminense, Bangu, São Paulo e Fortaleza, além de três times norte-americanos. Foi o titular da Copa de 74, competição marcada por sua briga com Emerson Leão, e três vezes eleito o melhor da posição pela Bola de Prata.
Nilton Santos
Especialistas consideram Nilton Santos o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história. Isso porque o jogador, conhecido como “Enciclopédia”, revolucionou a posição com investidas ofensivas – algo não muito comum de se ver nos anos 60.
Além de ter vencido as Copas de 1958 e 1962 com a camisa da seleção brasileira, também empilhou títulos pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu entre 1948 e 1964. Estão no seu currículo, por exemplo, quatro troféus do Campeonato Carioca.
Roberto Carlos
Terminamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Roberto Carlos. Dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, sabia cobrar faltas e finalizar de fora da área como ninguém!
O craque brasileiro fez parte dos “Galáticos”, histórica equipe do Real Madrid que conquistou tudo no começo dos anos 2000. Em seu currículo estão quatro La Ligas, três Champions League e dois Mundiais – além da Copa de 2002 pela seleção.
Pronto! Agora você sabe quem são os melhores laterais-esquerdos brasileiros do presente e do passado! Agora, que tal dar uma conferida em outros textos?
- Melhores bolas de tênis: 10 opções para comprar em 2020
- Melhores levantadores de vôlei: veja o top 10 da história
- Veja os brasileiros que mais ganharam dinheiro no poker
- Melhores alas do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Melhores armadores do NBB: top 5 da história e da atualidade
*Última atualização em 12 de abril de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!