Os laterais-esquerdos são essenciais no esquema tático de um time de futebol. Eles não apenas iniciam as jogadas pelo lado do campo, mas também desempenham um papel importante na defesa, ajudando a neutralizar os ataques adversários, garantindo o equilíbrio da equipe.
Com a reta final da temporada batendo na porta, apresentamos os melhores laterais-esquerdos do Brasil, reunindo tanto os que estão ganhando destaque na atualidade quanto aqueles que já construíram legados marcantes no futebol nacional.
É importante notar que a lista não segue uma ordem específica, ou seja, os jogadores não estão classificados do melhor para o pior.
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade
- Lucas Piton (Vasco da Gama)
- Cuiabano (Botafogo)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Marcelo (Fluminense)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
Lucas Piton
Abrimos a nossa lista dos melhores laterais-esquerdos do Brasil com Lucas Piton. Revelado pelo Corinthians, o defensor é um dos principais destaques do Vasco na temporada atual.
Após viver altos e baixos pelo Timão entre 2019 e 2022, Piton chegou ao Vasco para tomar conta da lateral-esquerda. Contratado por R$ 16 milhões, o defensor tem contrato com o Gigante da Colina até dezembro de 2026.
Fundamental para o Vasco da Gama na Copa do Brasil, Lucas Piton já entrou na mira de algumas equipes do futebol europeu.
Cuiabano
Contratado pelo Botafogo para a temporada 2024, Cuiabano tomou conta da posição no Alvinegro Carioca. Assumindo a titularidade, o lateral-esquerdo tem bons números pelo time alvinegro, se destacando ofensivamente.
Revelado pelo Grêmio, Cuiabano assinou como Botafogo até o fim de 2027. Nesta edição do Brasileirão Série A, o defensor tem chamado a atenção, sendo considerado um dos melhores da posição na atualidade.
Guilherme Arana
Guilherme Arana despontou como uma das grandes promessas da posição em 2017, quando arrebentou com a camisa do Corinthians. Após se transferir para o Sevilla, no entanto, não conseguiu repetir a consistência apresentada no Timão.
Após empréstimo sem brilho pela Atalanta, Arana retornou ao Campeonato Brasileiro em 2020 para defender o Atlético Mineiro.
Arana se firmou como um dos melhores laterais do futebol brasileiro. O destaque do Galo venceu o Brasileirão de 2021 com o clube e estava bem credenciado para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2022.
Porém, uma grave lesão afastou o lateral dos gramados, tirando sua chance de disputar o torneio.
Voltando a desempenhar um bom futebol entre 2023 e 2024, Guilherme Arana foi convocado novamente para a Seleção Brasileira. Convocado por Dorival Jr, o lateral-esquerdo fez parte do elenco que disputou a Copa América.
Marcelo
Marcelo é um dos laterais-esquerdos mais habilidosos que já pisaram nos gramados do futebol. Titular do Real Madrid e da Seleção Brasileira por muito tempo, o craque revelado pelo Fluminense só agora parece dar sinais de que está perdendo fôlego na carreira.
Antes disso, chegou a ser considerado por várias temporadas o melhor da posição. Tomou conta da titularidade nos Merengues e empilhou incríveis quatro taças de Champions League! Sem falar de outros troféus relevantes como La Liga e Copa do Rei.
Mais recentemente, o Marcelo retornou ao Fluminense e ajudou o Tricolor das Laranjeiras na inédita conquista da Copa Libertadores de 2023. É importante lembrar que o experiente lateral-esquerdo tem contrato com o Flu até o fim de 2024.
Ayrton Lucas
Fechando a nossa lista dos melhores laterais-esquerdos do país na atualidade, Ayrton Lucas é um dos principais jogadores da posição. Convocado por Dorival Jr para defender a Seleção Brasileira no início de 2024, o defensor rubro-negro vive um momento especial na carreira.
Revelado pelo Fluminense, Ayrton Lucas foi vendido para o Spartak Moscou por 7 milhões de euros em 2019. Após brilhar pelo Tricolor Carioca na temporada anterior, o lateral-esquerdo chegou a disputar mais de 100 partidas pela equipe russa.
Voltando para o Brasil em 2022, primeiramente por empréstimo, Ayrton Lucas chegou ao Flamengo para disputar a titularidade com Filipe Luís.
Tomando conta da posição, o lateral de apenas 26 anos foi comprado em definito pelo Flamengo, assinado com o Rubro-Negro até dezembro de 2027.
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na história
- Branco
- Everaldo
- Júnior
- Nilton Santos
- Roberto Carlos
Branco
Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Branco, titular da seleção brasileira na Copa de 94 e um dos grandes heróis daquela conquista. Por clubes, se destacou, sobretudo, pelo Fluminense entre 1982 e 1986.
Letal nas bolas paradas, Branco não fugia da responsabilidade. Ajudou o Tricolor a conquistar o tricampeonato carioca de 1983-1985 e o Brasileirão de 84. Também atuou na Europa por clubes como Porto, Genoa e Middlesbrough.
Everaldo
Everaldo foi, sem dúvidas, um grande nome da posição. Titular da Copa do Mundo de 70 e sempre muito eficiente com a camisa do Grêmio, jogou profissionalmente entre 1964 e 1974, quando, infelizmente, nos deixou mais cedo em um acidente de carro.
Lateral-esquerdo tradicional e de extrema capacidade defensiva, sempre foi consistente dentro de campo. Além de ter se tornado o primeiro integrante de um clube do Rio Grande do Sul a vencer a Copa, também faturou o heptacampeonato gaúcho em 1968.
Júnior
Júnior foi um dos melhores-laterais esquerdos brasileiros da história! Dono de uma técnica implacável, passes precisos e lançamentos açucarados, ganhou o apelido de “Maestro”. Pela seleção brasileira, se tornou titular absoluto na era Telê Santana.
Já atuando por clubes, escreveu história bonita e vitoriosa pelo Flamengo. Ganhou títulos de grande expressão como Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca. Já na Europa, vestiu as camisas de Torino e Pescara, da Itália.
Nilton Santos
Especialistas consideram Nilton Santos o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história. Isso porque o jogador, conhecido como “Enciclopédia”, revolucionou a posição com investidas ofensivas – algo não muito comum de se ver nos anos 60.
Além de ter vencido as Copas de 1958 e 1962 com a camisa da seleção brasileira, também empilhou títulos pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu entre 1948 e 1964. Estão no seu currículo, por exemplo, quatro troféus do Campeonato Carioca.
Roberto Carlos
Terminamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Roberto Carlos. Dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, sabia cobrar faltas e finalizar de fora da área como ninguém!
O craque brasileiro fez parte dos “Galáticos”, histórica equipe do Real Madrid que conquistou tudo no começo dos anos 2000. Em seu currículo estão quatro La Ligas, três Champions League e dois Mundiais – além da Copa de 2002 pela seleção.
Ver essa foto no Instagram
Pronto! Agora você sabe quem são os melhores laterais-esquerdos do Brasil! Agora, que tal dar uma conferida em outros textos?
- Melhores bolas de tênis: 10 opções para comprar em 2020
- Melhores levantadores de vôlei: veja o top 10 da história
- Veja os brasileiros que mais ganharam dinheiro no poker
- Melhores alas do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Melhores armadores do NBB: top 5 da história e da atualidade
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.