Aproveitando a reta final da temporada nacional, montamos uma lista especial com os melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade.
Além disso, também destacamos grandes defensores que se sobressaíram nessa posição no passado. Vale ressaltar que as listas estão em ordem aleatória.
Os laterais são fundamentais nos esquemas táticos das equipes, pois não apenas atuam na defesa, bloqueando os ataques adversários e assegurando o equilíbrio do time, mas também iniciam jogadas pelo lado do campo.
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade
- Lucas Piton (Vasco da Gama)
- Alex Telles (Botafogo)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Marcelo (Fluminense)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
Lucas Piton
Em grande estilo, vamos abrir nossa lista dos melhores laterais-esquerdos com Lucas Piton. Iniciando sua carreira no Corinthians, o defensor é um dos principais destaques do Vasco desde o início da temporada passada.
Após viver altos e baixos pelo Timão entre 2019 e 2022, Piton chegou ao Vasco da Gama para tomar conta da lateral-esquerda. Contratado por R$ 16 milhões, o defensor tem contrato com o Gigante da Colina até dezembro de 2026.
Fundamental para o Cruzmaltino na brilhante campanha na Copa do Brasil, Lucas Piton está formando uma poderosa dupla com Pablo Vegetti, distribuindo assistências para o argentino.
Alex Telles
Iniciando sua trajetória no futebol pelo Juventude, Alex Telles tem uma carreira consolidada. Passando pelo Grêmio antes de brilhar no exterior, o defensor logo ganhou destaque como uma das maiores promessas da posição.
Multicampeão pelo Porto, Telles marcou época em Portugal, conquistando quatro títulos. Ainda na Europa, o defensor passou por vários clubes tradicionais: Galatasaray, Inter de Milão, Manchester United e Sevilla.
Em julho de 2023, Alex Telles foi contratado pelo Al-Nassr, encerrando seu ciclo vitorioso no futebol europeu. Na Arábia Saudita, o lateral-esquerdo disputou apenas 44 jogos, optando por reincidir de maneira amigável com a equipe.
Contratado pelo Botafogo na última janela de transferências, o experiente jogador de 31 anos já tomou conta da posição. Titular do Fogão, o lateral-esquerdo já merece destaque na lista dos melhores defensores do país.
Guilherme Arana
Guilherme Arana despontou como uma das grandes promessas da posição em 2017, quando arrebentou com a camisa do Corinthians. Após se transferir para o Sevilla, no entanto, não conseguiu repetir a consistência apresentada no Timão.
Após empréstimo sem brilho pela Atalanta, Arana retornou ao Campeonato Brasileiro em 2020 para defender o Atlético Mineiro.
Arana se firmou como um dos melhores laterais do futebol brasileiro. O destaque do Galo venceu o Brasileirão de 2021 com o clube e estava bem credenciado para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2022.
Porém, uma grave lesão afastou o lateral dos gramados, tirando sua chance de disputar o torneio.
Voltando a desempenhar um bom futebol entre 2023 e 2024, Guilherme Arana foi convocado novamente para a Seleção Brasileira. Convocado por Dorival Jr, o lateral-esquerdo fez parte do elenco que disputou a Copa América.
Marcelo
Marcelo é um dos laterais-esquerdos mais habilidosos que já pisaram nos gramados do futebol. Titular do Real Madrid e da Seleção Brasileira por muito tempo, o craque revelado pelo Fluminense só agora parece dar sinais de que está perdendo fôlego na carreira.
Antes disso, chegou a ser considerado por várias temporadas o melhor da posição. Tomou conta da titularidade nos Merengues e empilhou incríveis quatro taças de Champions League! Sem falar de outros troféus relevantes como La Liga e Copa do Rei.
Mais recentemente, o Marcelo retornou ao Fluminense e ajudou o Tricolor das Laranjeiras na inédita conquista da Copa Libertadores de 2023. É importante lembrar que o experiente lateral-esquerdo tem contrato com o Flu até o fim de 2024.
Ayrton Lucas
Fechando a nossa lista dos melhores laterais-esquerdos do país na atualidade, Ayrton Lucas é um dos principais jogadores da posição. Convocado por Dorival Jr para defender a Seleção Brasileira no início de 2024, o defensor rubro-negro vive um momento especial na carreira.
Revelado pelo Fluminense, Ayrton Lucas foi vendido para o Spartak Moscou por 7 milhões de euros em 2019. Após brilhar pelo Tricolor Carioca na temporada anterior, o lateral-esquerdo chegou a disputar mais de 100 partidas pela equipe russa.
Voltando para o Brasil em 2022, primeiramente por empréstimo, Ayrton Lucas chegou ao Flamengo para disputar a titularidade com Filipe Luís.
Tomando conta da posição, o lateral de apenas 26 anos foi comprado em definito pelo Flamengo, assinado com o Rubro-Negro até dezembro de 2027.
Melhores laterais-esquerdos do Brasil na história
- Branco
- Everaldo
- Júnior
- Nilton Santos
- Roberto Carlos
Branco
Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Branco, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 94 e um dos grandes heróis daquela conquista. Por clubes, se destacou, sobretudo, pelo Fluminense entre 1982 e 1986.
Letal nas bolas paradas, Branco não fugia da responsabilidade. Ajudou o Tricolor a conquistar o tricampeonato carioca de 1983-1985 e o Brasileirão de 84. Também atuou na Europa por clubes como Porto, Genoa e Middlesbrough.
Everaldo
Everaldo foi, sem dúvidas, um grande nome da posição. Titular da Copa do Mundo de 70 e sempre muito eficiente com a camisa do Grêmio, jogou profissionalmente entre 1964 e 1974, quando, infelizmente, nos deixou mais cedo em um acidente de carro.
Lateral-esquerdo tradicional e de extrema capacidade defensiva, sempre foi consistente dentro de campo. Além de ter se tornado o primeiro integrante de um clube do Rio Grande do Sul a vencer a Copa, também faturou o heptacampeonato gaúcho em 1968.
Júnior
Júnior foi um dos melhores laterais-esquerdos brasileiros da história! Dono de uma técnica implacável, passes precisos e lançamentos açucarados, ganhou o apelido de “Maestro”. Pela seleção brasileira, se tornou titular absoluto na era Telê Santana.
Já atuando por clubes, escreveu história bonita e vitoriosa pelo Flamengo. Ganhou títulos de grande expressão como Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca. Já na Europa, vestiu as camisas de Torino e Pescara, da Itália.
Nilton Santos
Especialistas consideram Nilton Santos o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história. Isso porque o jogador, conhecido como “Enciclopédia”, revolucionou a posição com investidas ofensivas – algo não muito comum de se ver nos anos 60.
Além de ter vencido as Copas de 1958 e 1962 com a camisa da seleção brasileira, também empilhou títulos pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu entre 1948 e 1964. Estão no seu currículo, por exemplo, quatro troféus do Campeonato Carioca.
Roberto Carlos
Terminamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Roberto Carlos. Dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, sabia cobrar faltas e finalizar de fora da área como ninguém!
O craque brasileiro fez parte dos “Galáticos”, histórica equipe do Real Madrid que conquistou tudo no começo dos anos 2000. Em seu currículo estão quatro La Ligas, três Champions League e dois Mundiais – além da Copa de 2002 pela Seleção Brasileira.
Ver essa foto no Instagram
Pronto! Agora você sabe quem são os melhores laterais-esquerdos do Brasil! Agora, que tal dar uma conferida em outros textos?
- Maiores artilheiros do mundo: top 20 da história e da atualidade
- Os 10 maiores pegadores de pênalti do mundo na história e na atualidade [2024]
- Melhor técnico do mundo: top 10 da história e da atualidade [2024]
- Melhores volantes do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
- Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.