Nilton Santos, Renan Lodi, Filipe Luís e mais: saiba quem são os melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade e na história

As nossas listas estão a todo vapor! Hoje, o tema é bastante interessante para quem é apaixonado pelo futebol. Reunimos os melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade e também na história! Bora dar uma conferida?

Lembrando que os nomes não foram organizados em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior. A ideia é que você, internauta, registre o seu top 10 perfeito nos comentários! Se faltou algum nome, não deixe de citar também.

Escolhemos os 10 melhores da posição em atividade e os 7 melhores de todos os tempos. Além de descobrir que está arrasando na atualidade, você também ficará por dentro dos craques do passado.

Melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade

  • Alex Sandro
  • Alex Telles
  • Caio Henrique
  • Filipe Luís
  • Guilherme Arana
  • Marcelo
  • Reinaldo
  • Renê
  • Renan Lodi
  • Wendell

Alex Sandro

alex sandro juventus
Alex Sandro é o titular da posição na Juve

Abrimos nossa lista de melhores-laterais esquerdos do Brasil em atividade com Alex Sandro. É verdade que o jogador da Juventus não vive sua melhor fase, mas ainda sim merece destaque. Muito em função do seu jogo ofensivo dominante.

Quando está saudável, é o titular incontestável da Vecchia Signora. Desde que chegou ao clube italiano em 2015 – após ótimas temporadas pelo Porto – tomou conta da posição. Até o momento disputou 128 partidas e ajudou a equipe a faturar quatro scudetti.

Camisas de Futebol

Alex Telles

alex telles porto
Alex Telles já merece figurar nas convocações da seleção

Outro jogador que merece espaço na lista é Alex Telles, cria do Juventude e atual jogador do Porto. Dono da lateral-esquerda no clube português, o gaúcho de Caxias do Sul, inclusive, está creditado a figurar nas próximas convocações da seleção.

Exímio cruzador, o defensor se destaca pelos passes apurados. Não à toa, anotou 10 assistências na temporada 2016-17 e outras 20 na 2017-18. Alex Telles também domina a arte das bolas paradas, sempre preciso nas faltas e pênaltis.

Caio Henrique

caio henrique lateral
Caio Henrique se destacou na base do Santos

Caio Henrique se destacou nas categorias de base do Santos e rapidamente atraiu a atenção de gigantes europeus. Em 2016, sem ter atuado pelo time profisisonal do Peixe, foi vendido ao Atlético de Madrid. Desde então, tem peregrinado por empréstimos.

O jogador começou a carreira como meio-campista, mas, nas mãos de Fernando Diniz, quando atuou pelo Fluminense em 2019, foi deslocado para a lateral-esquerda. E desde então se tornou um dos melhores da posição. É técnico, veloz e bom apoiador.

Filipe Luís

melhores laterais-esquerdos do brasil filipe luis
Filipe Luís é um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade

Após ter construído uma carreira brilhante na Europa, Filipe Luís retornou ao país e continua sendo um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade. Inteligente taticamente e bom marcador, se tornou um dos pilares defensivos do Flamengo.

Com o Rubro-Negro, conquistou Brasileirão e Libertadores – ambos em 2019. No Atlético de Madrid, venceu La Liga, Copa do Rei e duas edições da Europa League. Por fim, com a amarelinha, faturou Copa América e Copa das Confederações.

Guilherme Arana

melhores laterais-esquerdos do brasil arana
Arana retorna ao país após passagem inconsistente na Europa

Guilherme Arana despontou como uma das grandes promessas da posição em 2017, quando arrebentou com a camisa do Corinthians. Após se transferir para o Sevilla, no entanto, não conseguiu repetir a consistência apresentada no Timão.

Após empréstimo sem brilho pela Atalanta, Arana retorna ao Campeonato Brasileiro em 2020 para defender o Atlético Mineiro. Mesmo com a temporada ainda no início, já merece entrar na lista dos melhores laterais-esquerdos do Brasil em atividade.

Marcelo

melhor lateral esquerdo do mundo marcelo
Marcelo é um dos melhores laterais-esquerdos da história

Marcelo é um dos laterais-esquerdos mais habilidosos que já pisaram nos gramados do futebol. Há muito tempo titular do Real Madrid e da seleção brasileira, o jogador criado no Fluminense só agora parece dar sinais de que está perdendo fôlego na carreira.

Antes disso, chegou a ser considerado por várias temporadas o melhor da posição. Tomou conta da titularidade nos Merengues e empilhou incríveis quatro taças de Champions League! Sem falar de outros troféus revelantes como La Liga e Copa do Rei.

Reinaldo

melhores laterais-esquerdos do brasil reinaldo

Reinaldo se firmou como um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade. Titular do São Paulo, o jogador se destaca por chutes de fora da área e chegadas ofensivas, além de ter se tornado o homem da bola parada no Tricolor.

Falta ao atleta aprimorar o seu jogo defensivo, setor que ainda deixa a desejar. Ainda sim, é um dos mais confiáveis da posição em solo brasileiro. Pelo clube paulista, disputou cinco temporadas completas. Foram 220 jogos realizados e 14 gols anotados.

Renê

melhores laterais-esquerdos do brasil rene

Renê, o lateral-esquerdo reserva do Flamengo, também merece estar na lista – o que comprova a grande força do elenco Rubro-Negro na atualidade.

O defensor de 27 anos chegou ao clube carioca em 2017 vindo do Sport e, desde então, disputou 151 partidas. Quando Filipe Luís não está apto a entrar em campo, Renê não costumar deixar a desejar – sempre disposto a dar raça pela equipe.

Renan Lodi

melhores laterais-esquerdos do brasil renan lodi

Renan Lodi é a grata surpresa da posição nos últimos tempos. Após colocar o seu nome nos holofotes vestindo a camisa do Athlético Paranaense, é tido como o grande sucessor de Marcelo na lateral-esquerda da seleção brasileira.

Atualmente no Atlético de Madrid, Lodi já mostrou para o que veio. Antes da paralisação da temporada, já havia se tornado o titular de Diego Simeone. Se destacou, sobretudo, nas partidas contra o Liverpool nas oitavas da Champions League.

Wendell

wendell bayer leverkusen

Finalizamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade com Wendell. Com passagens por Iraty, Londrina, Paraná e Grêmio, o jogador não chegou a ser conhecido no país, pois rapidamente se transferiu ao Bayer Leverkusen.

De 2014 para cá, acumulou performances interessantes na Bundesliga, a ponto de se tornar o brasileiro com mais partidas realizadas no clube alemão. Já completou a marca de 200 jogos pelo Bayer e tem tudo para construir uma história interessante por lá.

Leia mais sobre futebol:

Melhores laterais-esquerdos do Brasil na história

  • Branco
  • Everaldo
  • Júnior
  • Leonardo
  • Marinho Chagas
  • Nilton Santos
  • Roberto Carlos

Branco

melhores laterais esquerdos do brasil branco

Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Branco, titular da seleção brasileira na Copa de 94 e um dos grandes heróis daquela conquista. Por clubes, se destacou, sobretudo, pelo Fluminense entre 1982 e 1986.

Letal nas bolas paradas, Branco não fugia da responsabilidade. Ajudou o Tricolor a conquistar o tricampeonato carioca de 1983-1985 e o Brasileirão de 84. Também atuou na Europa por clubes como Porto, Genoa e Middlesbrough.

Everaldo

melhores laterais esquerdos do brasil everaldo

Everaldo foi, sem dúvidas, um grande nome da posição. Titular da Copa do Mundo de 70 e sempre muito eficiente com a camisa do Grêmio, jogou profissionalmente entre 1964 e 1974, quando, infelizmente, nos deixou mais cedo em um acidente de carro.

Lateral-esquerdo tradicional e de extrema capacidade defensiva, sempre foi consistente dentro de campo. Além de ter se tornado o primeiro integrante de um clube do Rio Grande do Sul a vencer a Copa, também faturou o heptacampeonato gaúcho em 1968.

Júnior

melhor lateral esquerdo do mundo junior flamengo

Júnior foi um dos melhores-laterais esquerdos brasileiros da história! Dono de uma técnica implacável, passes precisos e lançamentos açucarados, ganhou o apelido de “Maestro”. Pela seleção brasileira, se tornou titular absoluto na era Telê Santana.

Já atuando por clubes, escreveu história bonita e vitoriosa pelo Flamengo. Ganhou títulos de grande expressão como Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca. Já na Europa, vestiu as camisas de Torino e Pescara, da Itália.

Leonardo

leonardo milan

Leonardo também garantiu um lugarzinho em nossa lista. Lateral-esquerdo extremamente técnico, começou a carreira na defesa, mas depois foi atuar no meio-campo. Venceu a Copa de 94 com o Brasil e trilhou trajetória bastante vitoriosa.

No Brasil, se destacou junto de Raí e Müller no São Paulo de Telê Santana. No exterior, era considerado um ídolo do Milan até trocar a equipe pelo rival Inter, em 2010, já como técnico. É atual dirigente do Paris Saint-Germain.

Marinho Chagas

melhores laterais esquerdos do brasil marinho chagas

Considerado o sucessor de Nilton Santos na seleção brasileira, Marinho Chagas foi um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil. Dono de uma personalidade forte e extremamente polêmico, o potiguar de Natal era habilidoso e fenomenal nas jogadas ofensivas.

Jogou por equipes como ABC, Náutico, Fluminense, Bangu, São Paulo e Fortaleza, além de três times norte-americanos. Foi o titular da Copa de 74, competição marcada por sua briga com Emerson Leão, e três vezes eleito o melhor da posição pela Bola de Prata.

Nilton Santos

melhor lateral esquerdo do mundo nilton santos

Especialistas consideram Nilton Santos o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história. Isso porque o jogador, conhecido como “Enciclopédia”, revolucionou a posição com investidas ofensivas – algo não muito comum de se ver nos anos 60.

Além de ter vencido as Copas de 1958 e 1962 com a camisa da seleção brasileira, também empilhou títulos pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu entre 1948 e 1964. Estão no seu currículo, por exemplo, quatro troféus do Campeonato Carioca.

Roberto Carlos

roberto carlos real madrid

Terminamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Roberto Carlos. Dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, sabia cobrar faltas e finalizar de fora da área como ninguém!

O craque brasileiro fez parte dos “Galáticos”, histórica equipe do Real Madrid que conquistou tudo no começo dos anos 2000. Em seu currículo estão quatro La Ligas, três Champions League e dois Mundiais – além da Copa de 2002 pela seleção.

Pronto! Agora você sabe quem são os melhores laterais-esquerdos brasileiros do presente e do passado! Agora, que tal dar uma conferida em outros textos?

*Última atualização em 12 de abril de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin