As nossas listas estão a todo vapor! Hoje, o tema é bastante interessante para quem é apaixonado pelo futebol. Reunimos os melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade e também na história! Bora dar uma conferida?

Lembrando que os nomes não foram organizados em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior.

Melhores laterais-esquerdos do Brasil na atualidade

  • Lucas Piton
  • Juninho Capixaba
  • Guilherme Arana
  • Marcelo
  • Ayrton Lucas

 

Lucas Piton

Os Melhores laterais-esquerdos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Abrimos a nossa lista dos melhores laterais-esquerdos do Brasil com Lucas Piton. Revelado pelo Corinthians, o defensor é um dos principais destaques do Vasco da Gama nessa temporada.

Após viver altos e baixos pelo Timão entre 2019 e 222, Piton chegou ao Vasco para tomar conta da lateral-esquerda. Contratado por R$ 16 milhões, o lateral tem contrato com o Gigante da Colina até dezembro de 2026.

Desempenhando um bom futebol dentro de campo desde o ano passado, o jovem jogador de apenas 23 anos de idade tem sido monitorado por algumas equipes do futebol europeu.

Juninho Capixaba

Os Melhores laterais-esquerdos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Considerado o melhor lateral-esquerdo da última edição do Campeonato Brasileiro Juninho Capixaba segue em alta pelo Red Bull Bragantino na temporada atual. Importante peça do Massa Bruta, o jogador vive o seu melhor momento na carreira.

 

Antes de assumir a titularidade da lateral-esquerda do RB Bragantino, Capixaba passou por algumas equipes do futebol brasileiro como Bahia, Corinthians, Grêmio e Fortaleza. Inclusive, atuando pelo Leão do Pici, o jogador teve um papel de destaque com Vojvoda, mostrando um bom trabalho ofensivo.

Contratado pelo Bragantino no início de 2023, Juninho Capixaba tem contrato com a equipe até dezembro de 2026.

Guilherme Arana

Guilherme Arana
Icon sport

Guilherme Arana despontou como uma das grandes promessas da posição em 2017, quando arrebentou com a camisa do Corinthians. Após se transferir para o Sevilla, no entanto, não conseguiu repetir a consistência apresentada no Timão.

Após empréstimo sem brilho pela Atalanta, Arana retorna ao Campeonato Brasileiro em 2020 para defender o Atlético Mineiro.

Arana se firmou como um dos melhores laterais do futebol brasileiro. O jogador do Galo venceu o Brasileirão de 2021 com o clube e estava bem credenciado para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2022.

Porém, uma grave lesão afastou o lateral dos gramados, tirando sua chance de disputar o torneio.

Marcelo

Marcelo
Icon sport

Marcelo é um dos laterais-esquerdos mais habilidosos que já pisaram nos gramados do futebol. Há muito tempo titular do Real Madrid e da Seleção Brasileira, o jogador revelado pelo Fluminense só agora parece dar sinais de que está perdendo fôlego na carreira.

Antes disso, chegou a ser considerado por várias temporadas o melhor da posição. Tomou conta da titularidade nos Merengues e empilhou incríveis quatro taças de Champions League! Sem falar de outros troféus relevantes como La Liga e Copa do Rei.

Mais recentemente, o Marcelo retornou ao Fluminense e ajudou o Tricolor das Laranjeiras na inédita conquista da Copa Libertadores de 2023. É importante lembrar que o experiente lateral-esquerdo tem contrato com o Flu até o fim de 2024.

Ayrton Lucas

Os Melhores laterais-esquerdos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Fechando a nossa lista dos melhores laterais-esquerdos do país na atualidade, Ayrton Lucas é um dos principais jogadores da posição. Convocado por Dorival Jr para defender a Seleção Brasileira, o defensor rubro-negro vive um momento especial na carreira.

Revelado pelo Fluminense, Ayrton Lucas foi vendido para o Spartak Moscou por 7 milhões de euros em 2019. Após brilhar pelo Tricolor Carioca na temporada anterior, o lateral-esquerdo chegou a disputar mais de 100 partidas pela equipe russa.

Voltando para o Brasil em 2022, primeiramente por empréstimo, Ayrton Lucas chegou ao Flamengo para disputar a titularidade com Filipe Luís.

Tomando conta da posição, o lateral de apenas 26 anos foi comprado em definito pelo Flamengo, assinado com o Rubro-Negro até dezembro de 2027.

Leia mais sobre futebol:

Melhores laterais-esquerdos do Brasil na história

  • Branco
  • Everaldo
  • Júnior
  • Leonardo
  • Marinho Chagas
  • Nilton Santos
  • Roberto Carlos

Branco

melhores laterais esquerdos do brasil branco

Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Branco, titular da seleção brasileira na Copa de 94 e um dos grandes heróis daquela conquista. Por clubes, se destacou, sobretudo, pelo Fluminense entre 1982 e 1986.

Letal nas bolas paradas, Branco não fugia da responsabilidade. Ajudou o Tricolor a conquistar o tricampeonato carioca de 1983-1985 e o Brasileirão de 84. Também atuou na Europa por clubes como Porto, Genoa e Middlesbrough.

Everaldo

melhores laterais esquerdos do brasil everaldo

Everaldo foi, sem dúvidas, um grande nome da posição. Titular da Copa do Mundo de 70 e sempre muito eficiente com a camisa do Grêmio, jogou profissionalmente entre 1964 e 1974, quando, infelizmente, nos deixou mais cedo em um acidente de carro.

Lateral-esquerdo tradicional e de extrema capacidade defensiva, sempre foi consistente dentro de campo. Além de ter se tornado o primeiro integrante de um clube do Rio Grande do Sul a vencer a Copa, também faturou o heptacampeonato gaúcho em 1968.

Júnior

melhor lateral esquerdo do mundo junior flamengo

Júnior foi um dos melhores-laterais esquerdos brasileiros da história! Dono de uma técnica implacável, passes precisos e lançamentos açucarados, ganhou o apelido de “Maestro”. Pela seleção brasileira, se tornou titular absoluto na era Telê Santana.

Já atuando por clubes, escreveu história bonita e vitoriosa pelo Flamengo. Ganhou títulos de grande expressão como Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca. Já na Europa, vestiu as camisas de Torino e Pescara, da Itália.

Apostar em futebol na Betano >

Leonardo

leonardo milan

Leonardo também garantiu um lugarzinho em nossa lista. Lateral-esquerdo extremamente técnico, começou a carreira na defesa, mas depois foi atuar no meio-campo. Venceu a Copa de 94 com o Brasil e trilhou trajetória bastante vitoriosa.

No Brasil, se destacou junto de Raí e Müller no São Paulo de Telê Santana. No exterior, era considerado um ídolo do Milan até trocar a equipe pelo rival Inter, em 2010, já como técnico. É atual dirigente do Paris Saint-Germain.

Marinho Chagas

melhores laterais esquerdos do brasil marinho chagas

Considerado o sucessor de Nilton Santos na seleção brasileira, Marinho Chagas foi um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil. Dono de uma personalidade forte e extremamente polêmico, o potiguar de Natal era habilidoso e fenomenal nas jogadas ofensivas.

Jogou por equipes como ABC, Náutico, Fluminense, Bangu, São Paulo e Fortaleza, além de três times norte-americanos. Foi o titular da Copa de 74, competição marcada por sua briga com Emerson Leão, e três vezes eleito o melhor da posição pela Bola de Prata.

Nilton Santos

melhor lateral esquerdo do mundo nilton santos

Especialistas consideram Nilton Santos o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história. Isso porque o jogador, conhecido como “Enciclopédia”, revolucionou a posição com investidas ofensivas – algo não muito comum de se ver nos anos 60.

Além de ter vencido as Copas de 1958 e 1962 com a camisa da seleção brasileira, também empilhou títulos pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu entre 1948 e 1964. Estão no seu currículo, por exemplo, quatro troféus do Campeonato Carioca.

Roberto Carlos

roberto carlos real madrid

Apostar em futebol na Betano >

Terminamos a lista de melhores laterais-esquerdos do Brasil na história com Roberto Carlos. Dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, sabia cobrar faltas e finalizar de fora da área como ninguém!

O craque brasileiro fez parte dos “Galáticos”, histórica equipe do Real Madrid que conquistou tudo no começo dos anos 2000. Em seu currículo estão quatro La Ligas, três Champions League e dois Mundiais – além da Copa de 2002 pela seleção.

Pronto! Agora você sabe quem são os melhores laterais-esquerdos brasileiros do presente e do passado! Agora, que tal dar uma conferida em outros textos?