Diversos jogadores talentosos brilharam no cenário do futebol utilizando a perna esquerda, especialmente na posição de lateral-esquerdo. No entanto, você sabe quais são os maiores laterais-esquerdos de todos os tempos?

Embora possa parecer um desafio identificar esses nomes, não se preocupe. O Esportelândia preparou uma lista exclusiva para você!

Nossa análise abrange os principais campeonatos de futebol para selecionar os laterais-esquerdos que marcaram a história do esporte.

10 melhores laterais-esquerdos do mundo

  • Ashley Cole
  • Eddie Hapgood
  • José Antonio Camacho
  • Júnior
  • Karl-Heinz Schnellinger
  • Nilton Santos
  • Paul Breitner
  • Philipp Lahm
  • Roberto Carlos
  • Silvio Marzolini

Ashley Cole

Os melhores laterais-esquerdos da história
Ashley Cole é um dos maiores ídolos da história do Chelsea (Icon Sport)

Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos da história com Ashley Cole. O inglês é considerado por muitos um dos melhores defensores de sua geração. Fez sucesso, sobretudo, com as camisas de Arsenal e Chelsea.

Cole esteve nos Invencíveis de 2003/04. Depois, se transferiu para o rival londrino em uma negociação que gerou polêmicas. Na nova casa, foi campeão da Premier League novamente e levantou a tão sonhada taça da Champions League. .

Eddie Hapgood

Eddie Hapgood
Hapgood foi capitão do Arsenal e da Inglaterra (Divulgação/Internet)

Continuando na Inglaterra, é hora de falar de Eddie Hapgood. O jogador britânico foi capitão do Arsenal e do English Team durante os anos 30 e 40. Conquistou cinco títulos do Campeonato Inglês e duas taças da FA Cup.

Hapgood disputou 440 partidas pelos Gunners e marcou dois gols. O lateral-esquerdo se destacava pela força física e pelo poder de marcação.

José Antonio Camacho

Os melhores laterais-esquerdos da história
Camacho foi o titular do Real Madrid entre os anos 70 e 90 (Icon Sport)

Partindo para a Espanha, chegou a vez de apresentarmos José Antonio Camacho. O espanhol foi o lateral-esquerdo titular do Real Madrid entre os anos 70 e 90. Faturou nove títulos da La Liga, cinco Copas do Rei e duas Copas UEFA.

Se destacou pela parceria com o ponta-esquerda Rafael Gordillo, foi um grande marcador dentro de campo e nunca deixou de se entregar ao clube Merengue. Pela Fúria, Camacho acumulou 81 partidas e duas Copas do Mundo.

Júnior

melhor lateral esquerdo do mundo junior flamengo
Júnior é um dos maiores ídolos da história do Flamengo (Divulgação/Flamengo)

O primeiro brasileiro da lista de melhores laterais-esquerdos de todos os tempos é um velho conhecido da torcida Rubro-Negra: Maestro Júnior. O defensor vestiu as camisas de Flamengo, Torino e Pescara. Começou a carreira em 1974 e aposentou-se em 1993.

Júnior tinha como principais características o passe, o cruzamento e a visão de jogo. Graças a sua técnica refinada, sabia organizar jogadas ofensivas como ninguém. Em seu currículo estão títulos da Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca.

Karl-Heinz Schnellinger

Karl-Heinz Schnellinger
Schnellinger levantou as principais taças do futebol com o Milan (Divulgação/UEFA)

Karl-Heinz Schnellinger foi um dos melhores laterais-esquerdos do mundo. O alemão combinava força, versatilidade e resistência. Não à toa, foi apelidado de “Volkswagen”.

Schnellinger atuou entre 1958 e 1975. Sua equipe de maior destaque foi o Milan, por onde faturou um título da Serie A, três Copas da Itália, uma Champions League, um Mundial e uma Recopa Europeia. Na seleção, foi vice-campeão do mundo em 1966.

Nilton Santos

melhor lateral esquerdo do mundo nilton santos
Nilton Santos foi o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história (Divulgação/CBF)

Nilton Santos foi o melhor lateral-esquerdo brasileiro de todos os tempos. O craque jogou a vida inteira no Botafogo (1948-1964) e revolucionou os esquemas táticos da época, se tornando um dos primeiros defensores a participar da fase ofensiva.

Conhecido como “Enciclopédia”, Nilton Santos era um profundo conhecedor do jogo. Sabia marcar, atacar e dar passes. Com a seleção, venceu as Copas de 1958 e 1962.

Paul Breitner

Paul Breitner
Breitner foi campeão do mundo em 74 com a Alemanha (Divulgação/Internet)

Outro alemão de destaque na posição foi Paul Breitner, que assumiu a titularidade deixada por Karl-Heinz Schnellinger na seleção. O lateral-esquerdo atuou profissionalmente entre 1970 e 1983, com passagens brilhantes por Bayern de Munique e Real Madrid.

Polêmico fora dos gramados e habilidoso dentro dos estádios, Breitner também jogava no meio-campo. Conquistou a Copa do Mundo de 1974 – marcando gol na final – e a Euro de 1972. Já em 1981, foi eleito o segundo melhor jogador do planeta.

Philipp Lahm

Os melhores laterais-esquerdos da história
Lahm é considerado um dos melhores laterais-esquerdos do futebol moderno (Icon Sport)

Opa! Mais um alemão por aqui. Philipp Lahm foi um dos melhores laterais-esquerdos da era moderna do futebol. Com exceção de um empréstimo ao Stuttgart no começo dos anos 2000, trilhou a carreira profissional inteira no Bayern de Munique.

Lahm conquistou tudo o que tinha que conquistar nos Bávaros: Bundesliga, Copa da Alemanha, Champions League, Mundial e por aí vai. Pela seleção, teve a honra de levantar o troféu da Copa do Mundo em 2014 como capitão.

Roberto Carlos

Os melhores laterais-esquerdos da história
Roberto Carlos foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol (Icon Sport)

O último brasileiro da lista é o glorioso Roberto Carlos. Ídolo do Real Madrid – por onde disputou 370 partidas e marcou 57 gols – foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol. Suas faltas de longa distância eram espetaculares.

Pelos Merengues, Roberto Carlos levantou troféus da La Liga (4x), Champions League (3x) e Mundial (2x). Pela seleção, foi o titular absoluto da posição na campanha que culminou em título da Copa do Mundo de 2002.

Silvio Marzolini

Silvio Marzolini argentina
Marzolini foi o melhor lateral-esquerdo que a Argentina já viu (Divulgação/Instagram/AFA)

Fechamos a lista com o melhor lateral-esquerdo que a Argentina já viu! Estamos falando de Silvio Marzolini, que jogou entre 1959 e 1972 com as camisas de Ferro Carril Oeste, Boca Juniors e seleção. Venceu cinco títulos do Campeonato Argentino e uma Copa da Argentina.

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores laterais esquerdos da história, veja mais conteúdos sobre futebol: