Compreender quem são os melhores zagueiros do Brasil na atualidade é mergulhar em um mar de talento e história.

Reunimos nomes que estão brilhando intensamente nos gramados atualmente, lado a lado com craques que deixaram uma marca indelével no passado.

Não se trata de uma competição entre eles, e sim de destacar os talentos que moldam e moldaram a defesa brasileira, imprimindo sua marca no esporte mais apaixonante do mundo.

Queremos mergulhar nessa trajetória repleta de jogadores excepcionais, sem organizar em formato de ranking, afinal, cada um deles carrega consigo uma história única e um legado valioso para o futebol.

Prepare-se para conhecer e relembrar nomes que marcaram e continuam a marcar essa posição fundamental em campo.

Melhores zagueiros do Brasil na atualidade

  • Éder Militão
  • Gabriel Magalhães
  • Lucas Beraldo
  • Lucas Veríssimo
  • Marquinhos
  • Murillo
  • Nino
  • Robert Renan
  • Thiago Silva

Éder Militão

eder militao real madrid
Éder Militão está atualmente no Real Madrid

Você encontrou Éder Militão em nossa lista de melhores laterais-direitos brasileiros na atualidade e também o encontrará aqui, no ranking de zagueiros. Isso porque o defensor do Real Madrid é extremamente versátil e sabe atuar em ambas as posições!

O atleta se destacou no São Paulo e rapidamente foi comprado pelo Porto. Suas boas atuações em solo português chamaram a atenção dos Merengues, que rapidamente o contrataram. Ainda não ganhou muitas chances, mas tem belíssimo futuro.

Gabriel Magalhães

Gabriel Magalhães
Icon Sport

Gabriel Magalhães foi contratado pelo Arsenal após boas temporadas no Lille da França. O zagueiro chegou empolgando no clube inglês e logo assumiu a titularidade.

Algumas temporadas depois, Gabriel é um dos zagueiros consolidados do elenco e também da poderosa Premier League. Além disso, é constantemente convocado para a Seleção Brasileira.

Lucas Beraldo

Lucas Beraldo
Icon Sport

Grande revelação do São Paulo, Lucas Beraldo esbanja talento na zaga do tricolor. O jovem é mais um dessa lista com um enorme potencial para o futuro da posição.

Beraldo é um zagueiro clássico, que joga de cabeça erguida e consegue achar bons passes para servir seus companheiros e sair de situações apertadas.

Chamando a atenção do Paris Saint Germain, Lucas Beraldo foi contratado por 20 milhões de euros para defender o time parisiense. Assinando até junho de 2028, o zagueiro brasileiro espeta brilhar no futebol europeu.

Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo
Icon Sport

Lucas Veríssimo brilhou com a camisa do Santos e logo foi vendido para o Benfica de Portugal. Na Europa, começou voando e com muito potencial, frequentando até a Seleção Brasileira.

No entanto, uma grave lesão impediu o zagueiro de atuar por um bom tempo. Quando voltou, acabou perdendo espaço e foi emprestado ao Corinthians. No clube paulista recuperou a forma e foi eleito um melhores zagueiros do Brasileirão 2023.

Em uma negociação polêmica, Lucas Veríssimo optou por assinar com o Al-Duhail, do Catar. Deixando o Corinthians no início de 2024, o zagueiro deixou a Fiel Torcida magoada após não renovar com o Timão.

Marquinhos

melhor zagueiro do brasil marquinhos
Marquinhos é o melhor zagueiro brasileiro na Europa

Marquinhos talvez seja o melhor zagueiro do Brasil em atividade. Apesar da baixa estatura para jogadores da posição, conseguiu se tornar um dos pilares do elenco do Paris Saint-Germain.

O atleta é o líder do setor na seleção brasileira durante. Se destaca pela técnica apurada, velocidade e visão de jogo – podendo atuar, inclusive, como volante. Já tem no currículo sete títulos do Campeonato Francês.

Murillo

Murillo
Icon Sport

Assim como Marquinhos, Murillo foi revelado pelo Corinthians. O jovem subiu ao time principal e logo se destacou por um incrível tempo de reação e velocidade surreal para um defensor.

Murillo não ficou muito tempo no Corinthians e logo foi vendido para o Nottingham Forest da Inglaterra. Na Premier League, o brasileiro vem ganhando destaque e deve se transferir para um clube maior em breve.

Nino

Nino
Icon Sport

Craque do Fluminense, Nino foi criado no tricolor e ajudou o clube a conquistar o maior título da sua história, a Copa Libertadores de 2023.

Deixando o Tricolor das Laranjeiras no início de 2024, Nino aceitou o convite para atuar pelo Zenit, da Rússia. Agora, atuando na Europa, o zagueiro espera continuar recebendo oportunidades na Seleção Brasileira.

Robert Renan

Robert Renan
Icon Sport

Mais um jogador revelado pela base do Corinthians nessa lista. Robert Renan pouco jogou pelo alvinegro, sendo logo vendido ao Zenit da Rússia.

Sem muito espaço na Europa, Robert Renan voltou para o futebol brasileiro no início da temporada 2024. Contratado pelo Internacional, o zagueiro tem a chance de voltar a recuperar o bom futebol, podendo ser convocado para a Seleção Brasileira.

Thiago Silva

Thiago Silva
Icon Sport

Fechamos a lista de melhores zagueiros do Brasil na atualidade com Thiago Silva. O craque do Chelsea está em reta final de carreira, mas ainda merece lugar no ranking.

Revelado nas categorias de base do Fluminense, o defensor carioca rapidamente atraiu olhares da Europa. Passou pelo Milan antes de chegar à França, sempre se destacando pelo tempo de bola, posicionamento, força física e técnica refinada.

Amplie sua visão sobre o futebol:

Melhores zagueiros do Brasil na história

  • Aldair
  • Bellini
  • Domingos da Guia
  • Lúcio
  • Luís Pereira
  • Mauro
  • Mauro Galvão
  • Orlando
  • Ricardo Rocha
  • Roberto Dias

Aldair

melhores zagueiros do brasil aldair
Aldair foi um grande ídolo na Roma

Abrimos nossa lista de melhores zagueiros do Brasil na história com Aldair. O defensor trilhou carreira vitoriosa tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Pela seleção, foi titular no tetra de 94. Foram 81 jogos e 3 gols acumulados no total.

O atleta baiano foi revelado nas categorias de base do Flamengo e, inclusive, chegou a jogar junto de Zico, Júnior e Leandro. No exterior, tornou-se grande ídolo na Roma, por onde realizou 415 partidas, ganhou Campeonato Italiano e ficou 13 anos.

Bellini

brasil bellini
Bellini venceu a primeira Copa brasileira

Você sabia que Bellini foi o primeiro capitão da história do futebol a popularizar o gesto de “erguer ” a taça da Copa do Mundo? Isso aconteceu em 1958, quando o Brasil sagrou-se campeão mundial pela primeira vez na história!

O líder da seleção não era um defensor técnico, mas compensava as limitações com muita raça e dedicação dentro de campo. Em 1962, chegou a faturar outra Copa. Já em solo nacional, se destacou com as camisas do Vasco e do São Paulo.

Domingos da Guia

Domingos da Guia copa
Domingos se destacava pela qualidade técnica

Domingos da Guia é considerado por especialistas o melhor zagueiro do Brasil de todos os tempos. Extremamente técnico, possuía habilidade de sobra para driblar atacantes – sua marca registrada. Ajudou a seleção a conquistar o terceiro lugar na Copa de 1938.

Por clubes, o defensor carioca brilhou com os uniformes de Bangu, Vasco, Flamengo, Corinthians e até mesmo clubes estrangeiros como Nacional (Uruguai) e Boca Juniors (Argentina). É o pai de Ademir da Guia, maior craque da história do Palmeiras.

Lúcio

melhores zagueiros do lucio
Lúcio esteve na campanha do penta em 2002

Nossa lista de melhores zagueiros brasileiros continua com Lúcio,  que se aposentou recentemente em 2020. O jogador ficou conhecido pela força física, presença ofensiva e consistência nas bolas aéreas, além do senso de liderança.

Não à toa, tornou-se capitão da seleção brasileira. Foi titular no penta de 2002, é o terceiro atleta que mais vestiu a amarelinha (105 jogos) na história e cravou passagens vitoriosas por Bayern de Munique e Internazionale de Milão.

Luís Pereira

luis pereia atletico madrid
Pereira jogou no Atlético de Madrid entre 75 e 80

Luís Pereira foi um dos melhores zagueiros do Brasil na história. Defensor de extremo vigor físico, apresentou performances dominantes, sobretudo, entre os anos 70 e 80. Não chegou a faturar uma Copa do Mundo, mas marcou o seu nome no futebol.

O baiano de Juazeiro foi um dos primeiros brasileiros a se transferir para o futebol europeu. Após se destacar no Palmeiras, arrumou as malas rumo ao Atlético de Madrid – clube pelo qual defendeu entre 1975 e 1980. Por lá venceu La Liga e Copa do Rei.

Mauro

zagueiro mauro copa
Mauro ergueu a Copa de 1962 com a amarelinha

Mauro é outro integrante da lista de melhores zagueiros brasileiros de todos os tempos. O capitão do Santos de Pelé e do Brasil de 1962 era muito técnico e habilidoso – um defensor clássico que sabia marcar e, de quebra, sair jogando. Também ganhou a Copa de 58.

No Peixe, o mineiro de Poços de Caldas conquistou tudo: Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Também jogou no São Paulo, clube que defendeu entre 1948 e 1960. No Tricolor, faturou mais quatro estaduais e quase completou a marca de 500 partidas.

Mauro Galvão

melhores zagueiros do brasil mauro galvao
Mauro Galvão virou ídolo no Vasco da Gama

Dono de uma visão de jogo absurda e passes refinados, Mauro Galvão também merece estar na lista de melhores zagueiros do Brasil no passado. O gaúcho de Porto Alegre, cria do Internacional, também conseguiu ser ídolo no Vasco da Gama.

Pelo Colorado, esteve presente no título brasileiro de 1979. Já no Cruzmaltino, tornou-se capitão do esquadrão carioca e faturou a inédita Libertadores de 98, além de outros dois troféus do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000).

Orlando

orlando
Orlando foi o companheiro de Bellini na Copa de 58

Orlando foi o grande companheiro de Bellini na conquista de 58. Participou de todas as partidas do Mundial e foi peça importantíssima no título inédito. A exemplo do colega, atuou pelo Vasco da Gama nos anos 50 e 60.

Fato curioso: o defensor se transferiu para o Boca Juniors em 1961 e isso impossibilitou a sua presença na Copa de 62. Naquela época, podiam ser convocados apenas atletas que jogavam em solo nacional. Orlando também vestiu a camisa do Santos.

Oscar

melhores zagueiros do brasil oscar
Oscar em ação contra a Itália em 1982

Ídolo no São Paulo, clube pelo qual jogou entre 1980 e 1987 – formando dupla de zaga histórica com Darío Pereyra – Oscar foi outro grande nome da posição. O atleta foi capitão da seleção brasileira e esteve presente na história equipe de 82.

Além do Tricolor, o defensor também acumulou passagens por Ponte Preta e clubes norte-americanos. Faturou quatro Paulistões e o Brasileiro de 1986.

Ricardo Rocha

melhores zagueiros do ricardo rocha
Ricardo Rocha foi um dos melhores zagueiros do Brasil

Ricardo Rocha merece um lugarzinho especial no ranking de melhores zagueiros do Brasil de todos os tempos. Dono de um ótimo posicionamento na defesa e dotado de certa técnica, também se destacou pela liderança dentro de campo.

O atleta era relativamente pequeno para os padrões da posição, mas a baixa estatura nunca atrapalhou o seu futebol. Ricardo foi titular na Copa do Mundo de 1994, brilhou com a camisa do Vasco e ainda chegou a atuar pelo Real Madrid.

Pronto! Agora você já conhece os melhores zagueiros do Brasil que atuaram tanto no passado quanto no presente. Que tal conferir outros textos, então?