Continuando nossa série especial sobe craques do futebol por posição, chegou a vez de listarmos os melhores zagueiros do Brasil! Reunimos nomes que estão arrebentando na atualidade e craques que deixaram saudades no passado.
É bom ressaltar que não organizamos os jogadores em formato de ranking, isto é, do melhor para o pior. Justamente para você poder participar nos comentários! Não deixe de registrar seu top 10 perfeito da atualidade e da história.
O que você vai conferir neste post:
Melhores zagueiros do Brasil na atualidade
- Éder Militão
- Felipe
- Gabriel Magalhães
- Gustavo Henrique
- Léo Pereira
- Lucas Veríssimo
- Marquinhos
- Pedro Geromel
- Rodrigo Caio
- Thiago Silva
Éder Militão

Você encontrou Éder Militão em nossa lista de melhores laterais-direitos brasileiros na atualidade e também o encontrará aqui, no ranking de zagueiros. Isso porque o defensor do Real Madrid é extremamente versátil e sabe atuar em ambas as posições!
O atleta se destacou no São Paulo e rapidamente foi comprado pelo Porto. Suas boas atuações em solo português chamaram a atenção dos Merengues, que rapidamente o contrataram. Ainda não ganhou muitas chances, mas tem belíssimo futuro.
Felipe

Felipe não somente é um dos melhores zagueiros brasileiros em atividade como também é um dos principais destaques do Campeonato Espanhol até o momento.
O defensor mal se transferiu para o Atlético de Madrid e já se tornou titular absoluto de Diego Simeone. Ele se destaca pela força no jogo aéreo e no tempo de recuperação.
Gabriel Magalhães

Gabriel é a grata surpresa da temporada 2019/20. Constantemente convocado para a seleção olímpica, o zagueiro firmou-se como titular do Lille, vem atuando em grande nível e já começa a ser cobiçado por grandes da Inglaterra.
O defensor tem como principais características a agressividade na marcação, a força física e a seriedade dentro de campo. Com apenas 22 anos de idade, é um jovem muito promissor.
Gustavo Henrique
Gustavo Henrique é um dos melhores zagueiros brasileiros atuando em solo nacional. O atleta se destacou no Santos de Sampaoli e agora está de casa nova.
Revelado na base do Peixe, o defensor se mudou para a Gávea, onde defenderá as cores do Flamengo. Chega com moral para disputar uma vaga no plantel de Jorge Jesus. A tendência é que mantenha – ou até eleve – o nível apresentado até aqui.
Léo Pereira

Gustavo Henrique terá a concorrência de Léo Pereira na corrida pela titularidade no Flamengo. O zagueiro vem de ótima campanha no Athlético Paranaense, clube pelo qual disputou 124 jogos, marcou 8 gols e conquistou a Sul-Americana.
Torcedor declarado do Furacão, Léo se destaca pela qualidade técnica, saída de bola e frieza nos botes. Sabe construir o jogo e certamente será ainda mais lapidado no Rubro-Negro.
Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo é outro nome que cabe perfeitamente nessa lista de melhores zagueiros do Brasil na atualidade. O jogador do Santos aprimorou o seu jogo sob o comando técnico de Jorge Sampaoli e foi um dos grandes nomes do vice-campeonato de 2019.
Consistente na marcação e um dos líderes de interceptações do campeonato, o defensor de 24 anos decerto se desenvolverá ainda mais. E já desperta olhares tanto de adversários do país quanto de clubes da Europa.
Luiz Felipe

Talento promissor da vice-colocada do Campeonato Italiano, Lazio, Luiz Felipe está cada vez mais consistente sob o comando técnico de Simone Inzaghi.
O defensor ex-Ituano é atualmente um dos melhores zagueiros do Brasil em atividade. Não à toa, foi lembrado nas últimas convocações olímpicas de Tite.
Marquinhos

Marquinhos talvez seja o melhor zagueiro do Brasil em atividade. Apesar da baixa estatura para jogadores da posição, conseguiu se tornar um dos pilares do elenco do Paris Saint-Germain. Principalmente por atuar ao lado do conterrâneo Thiago Silva.
O atleta possivelmente será o líder do setor na seleção brasileira durante os próximos anos. Se destaca pela técnica apurada, velocidade e visão de jogo – podendo atuar, inclusive, como volante. Já tem no currículo cinco títulos do Campeonato Francês.
Pedro Geromel

Pedro Geromel é, de longe, um dos zagueiros brasileiros mais consistentes dos últimos anos – pelo menos em solo nacional. Extremamente técnico, ele ainda se destaca na posição mesmo com a idade avançada.
O defensor chegou ao Grêmio em 2016, vindo da Alemanha, para se firmar como titular na equipe de Renato Gaúcho. Desde então realizou mais de 180 partidas e, de quebra, faturou Libertadores e Copa do Brasil.
Rodrigo Caio

Após alguns anos de inconsistência, sobretudo no São Paulo, Rodrigo Caio finalmente conseguiu provar o seu valor vestindo a camisa do Flamengo. Junto de Pablo Marí, seu ex-companheiro de defesa, foi extremamente sólido em 2019.
O atleta paulista já se destacava pela técnica acima da média. Na temporada gloriosa pelo Rubro-Negro, entretanto – que terminou com títulos do Brasileirão e da Libertadores – Rodrigo Caio conseguiu aprimorar outras características que lhe faltavam.
Thiago Silva

Fechamos a lista de melhores zagueiros do Brasil na atualidade com Thiago Silva. O craque do Paris Saint-Germain está em reta final de carreira, mas ainda merece lugar no ranking.
Revelado nas categorias de base do Fluminense, o defensor carioca rapidamente atraiu olhares da Europa. Passou pelo Milan antes de chegar à França, sempre se destacando pelo tempo de bola, posicionamento, força física e técnica refinada.
Amplie sua visão sobre o futebol:
- Melhores volantes da Inglaterra: top 10 atual e do passado
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Conheça os 10 melhores laterais-direitos da Inglaterra
- Os 10 times com mais pontos na história da Premier League
Melhores zagueiros do Brasil na história
- Aldair
- Bellini
- Domingos da Guia
- Lúcio
- Luís Pereira
- Mauro
- Mauro Galvão
- Orlando
- Ricardo Rocha
- Roberto Dias
Aldair

Abrimos nossa lista de melhores zagueiros do Brasil na história com Aldair. O defensor trilhou carreira vitoriosa tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Pela seleção, foi titular no tetra de 94. Foram 81 jogos e 3 gols acumulados no total.
O atleta baiano foi revelado nas categorias de base do Flamengo e, inclusive, chegou a jogar junto de Zico, Júnior e Leandro. No exterior, tornou-se grande ídolo na Roma, por onde realizou 415 partidas, ganhou Campeonato Italiano e ficou 13 anos.
Bellini

Você sabia que Bellini foi o primeiro capitão da história do futebol a popularizar o gesto de “erguer ” a taça da Copa do Mundo? Isso aconteceu em 1958, quando o Brasil sagrou-se campeão mundial pela primeira vez na história!
O líder da seleção não era um defensor técnico, mas compensava as limitações com muita raça e dedicação dentro de campo. Em 1962, chegou a faturar outra Copa. Já em solo nacional, se destacou com as camisas do Vasco e do São Paulo.
Domingos da Guia

Domingos da Guia é considerado por especialistas o melhor zagueiro do Brasil de todos os tempos. Extremamente técnico, possuía habilidade de sobra para driblar atacantes – sua marca registrada. Ajudou a seleção a conquistar o terceiro lugar na Copa de 1938.
Por clubes, o defensor carioca brilhou com os uniformes de Bangu, Vasco, Flamengo, Corinthians e até mesmo clubes estrangeiros como Nacional (Uruguai) e Boca Juniors (Argentina). É o pai de Ademir da Guia, maior craque da história do Palmeiras.
Lúcio

Nossa lista de melhores zagueiros brasileiros continua com Lúcio, que se aposentou recentemente em 2020. O jogador ficou conhecido pela força física, presença ofensiva e consistência nas bolas aéreas, além do senso de liderança.
Não à toa, tornou-se capitão da seleção brasileira. Foi titular no penta de 2002, é o terceiro atleta que mais vestiu a amarelinha (105 jogos) na história e cravou passagens vitoriosas por Bayern de Munique e Internazionale de Milão.
Luís Pereira

Luís Pereira foi um dos melhores zagueiros do Brasil na história. Defensor de extremo vigor físico, apresentou performances dominantes, sobretudo, entre os anos 70 e 80. Não chegou a faturar uma Copa do Mundo, mas marcou o seu nome no futebol.
O baiano de Juazeiro foi um dos primeiros brasileiros a se transferir para o futebol europeu. Após se destacar no Palmeiras, arrumou as malas rumo ao Atlético de Madrid – clube pelo qual defendeu entre 1975 e 1980. Por lá venceu La Liga e Copa do Rei.
Mauro

Mauro é outro integrante da lista de melhores zagueiros brasileiros de todos os tempos. O capitão do Santos de Pelé e do Brasil de 1962 era muito técnico e habilidoso – um defensor clássico que sabia marcar e, de quebra, sair jogando. Também ganhou a Copa de 58.
No Peixe, o mineiro de Poços de Caldas conquistou tudo: Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Também jogou no São Paulo, clube que defendeu entre 1948 e 1960. No Tricolor, faturou mais quatro estaduais e quase completou a marca de 500 partidas.
Mauro Galvão

Dono de uma visão de jogo absurda e passes refinados, Mauro Galvão também merece estar na lista de melhores zagueiros do Brasil no passado. O gaúcho de Porto Alegre, cria do Internacional, também conseguiu ser ídolo no Vasco da Gama.
Pelo Colorado, esteve presente no título brasileiro de 1979. Já no Cruzmaltino, tornou-se capitão do esquadrão carioca e faturou a inédita Libertadores de 98, além de outros dois troféus do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000).
Orlando

Orlando foi o grande companheiro de Bellini na conquista de 58. Participou de todas as partidas do Mundial e foi peça importantíssima no título inédito. A exemplo do colega, atuou pelo Vasco da Gama nos anos 50 e 60.
Fato curioso: o defensor se transferiu para o Boca Juniors em 1961 e isso impossibilitou a sua presença na Copa de 62. Naquela época, podiam ser convocados apenas atletas que jogavam em solo nacional. Orlando também vestiu a camisa do Santos.
Oscar

Ídolo no São Paulo, clube pelo qual jogou entre 1980 e 1987 – formando dupla de zaga histórica com Darío Pereyra – Oscar foi outro grande nome da posição. O atleta foi capitão da seleção brasileira e esteve presente na história equipe de 82.
Além do Tricolor, o defensor também acumulou passagens por Ponte Preta e clubes norte-americanos. Faturou quatro Paulistões e o Brasileiro de 1986.
Ricardo Rocha

Ricardo Rocha merece um lugarzinho especial no ranking de melhores zagueiros do Brasil de todos os tempos. Dono de um ótimo posicionamento na defesa e dotado de certa técnica, também se destacou pela liderança dentro de campo.
O atleta era relativamente pequeno para os padrões da posição, mas a baixa estatura nunca atrapalhou o seu futebol. Ricardo foi titular na Copa do Mundo de 1994, brilhou com a camisa do Vasco e ainda chegou a atuar pelo Real Madrid.
Pronto! Agora você já conhece os melhores zagueiros do Brasil que atuaram tanto no passado quanto no presente. Que tal conferir outros textos, então?
- Melhores bolas de tênis: 10 opções para comprar em 2020
- Melhores armadores do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Melhores levantadores de vôlei: veja o top 10 da história
- Veja os brasileiros que mais ganharam dinheiro no poker
- Melhores volantes do Brasil: top 10 do presente e passado
*Última atualização em 14 de abril de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários