Quando se fala em Flamengo, um dos primeiros nomes que vem à mente de qualquer fã de futebol é Arthur Antunes Coimbra, popularmente conhecido como Zico.
Considerado o maior atleta da história do time carioca e um dos maiores da história do futebol, o Galinho de Quintino é mais do que apenas um ídolo da torcida do Fla.
Além de ser um dos maiores da história do futebol, Zico teve um papel crucial no desenvolvimento do futebol asiático, sendo um dos maiores divulgadores do esporte no continente e um ícone até hoje.
História de Zico
Formado nas categorias de base do Flamengo, Zico fez praticamente toda a sua carreira no clube carioca. Após um começo avassalador, ele comandou uma geração que conquistou todos os títulos possíveis com o Fla.
Em 1983, o jogador decidiu se aventurar na Europa, indo para o Udinese, na Itália. Apesar de suas boas atuações, Zico optou por retornar ao seu time de coração, o Flamengo.
Em 1985, o Galinho de Quintino voltou ao Fla e novamente conquistou diversos títulos. O atleta se aposentou em 1991, mas, após receber um convite do Kashima Antlers, do Japão, atuou por mais três anos no futebol japonês, aposentando-se definitivamente em 1994.
Uma geração comandada por Zico
Desde que subiu para o profissional em 1971, Zico era visto como um jogador muito promissor que poderia render muitos frutos ao Flamengo, e o destino provou que estavam certos.
Com uma finalização impecável, velocidade, precisão nos passes e um talento inigualável para cobranças de faltas, Zico levou o Flamengo aos voos que a torcida esperava há muito tempo.
Os grandes anos do Flamengo com Zico, Nunes, Leandro, Júnior e outras grandes estrelas aconteceram na década de 80. Em 1980, o time carioca conquistou seu primeiro título brasileiro, superando um dos melhores times da época, o Atlético-MG de Reinaldo.
Já em 1981, mesmo sem o título brasileiro, o Flamengo conquistou dois dos seus maiores títulos: a Copa Libertadores da América e o que é considerado a maior conquista do clube, o Mundial de Clubes, vencendo o Liverpool por 3×0 em solo japonês, com Zico dando um show.
Em 1982 e 1983, o Flamengo continuou sendo quase imbatível, conquistando o título brasileiro nos dois anos, novamente com Zico como o grande maestro do clube carioca. No entanto, foi em 1983 que o Galinho decidiu se aventurar no futebol europeu.
Trajetória de Zico na Europa
Após conquistar tudo pelo Flamengo, Zico decidiu se aventurar no futebol europeu em 1983, aceitando uma proposta irrecusável da Udinese, que buscava montar um grande elenco.
Em dois anos pelo time italiano, o Galinho de Quintino teve grandes atuações, marcando 30 gols e dando cinco assistências em 54 jogos. No entanto, apesar de suas performances brilhantes, ele não conquistou títulos e, em 1985, decidiu voltar para o Flamengo.
Volta para o Flamengo, ida para o Japão e fim de carreira
Quando voltou para o Flamengo, Zico foi recebido como um rei, novamente se tornando o principal atleta do time carioca. Em 1987, com Zico, Bebeto e Renato Gaúcho no elenco, o Flamengo conquistou o título da Copa União, uma conquista bastante discutida até hoje devido a problemas entre clubes e a CBF.
No entanto, desde seu retorno ao Flamengo, Zico não foi mais o mesmo devido a diversos problemas no joelho, que limitaram sua participação. Mesmo assim, quando jogava, ele sempre entregava tudo de si.
Em 1989, o Galinho de Quintino decidiu aposentar-se, fazendo seu último jogo oficial contra o Fluminense. O Flamengo venceu por 5×0, com o primeiro gol marcado por Zico.
Mas, em 1990, outro jogo de despedida foi realizado, desta vez no Maracanã, onde Zico brilhou muitas vezes. Em um amistoso entre Flamengo e um combinado de grandes estrelas do futebol brasileiro e mundial, o placar ficou em 2×2.
Entretanto, essa aposentadoria durou pouco tempo, pois em 1991 o Galinho de Quintino foi convidado pelo Kashima Antlers para atuar no time japonês e ajudar no desenvolvimento do futebol no país.
Esse convite foi motivado pelo marcante título do Flamengo no Japão, onde Zico foi o grande destaque da final. Em dois anos pelo time japonês, além de dar visibilidade ao futebol no país asiático, Zico também conquistou um título do campeonato nacional em 1993.
Finalmente, em 1994, Zico se aposentou definitivamente, deixando grandes marcas no futebol mundial e mantendo-se isolado no posto de Rei do Flamengo até hoje.
Trajetória de Zico na seleção brasileira
Além de ser um craque no Flamengo, Zico também é ídolo na seleção brasileira, mesmo sem conquistar grandes títulos. Desde 1976, o jogador começou a ser convocado, fazendo parte do elenco em três Copas do Mundo.
Ele participou da Copa de 1978 e das marcantes seleções de 1982, considerada por muitos a melhor seleção brasileira de todos os tempos, embora não tenha conquistado o título mundial.
Zico também jogou na Copa de 1986, onde ficou marcado por perder o pênalti que contribuiu para a eliminação do Brasil contra a França nas quartas de final.
Por fim, mesmo sem conquistar algum título com a seleção, Zico fez 71 jogos com a camisa amarelinha do Brasil, tendo marcado 48 gols e dado 21 assistências.
Times de Zico
- Flamengo (1971-1983 e 1985 – 1989)
- Udinese (1983 – 1985)
- Kashima Antlers (1991 – 1994)
Titulos de Zico
Flamengo
- Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983 e 1987)
- Copa Libertadores da América 1981
- Mundial de Clubes 1981
- Campeonato Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979, 1981 e 1986)
Kishama Antlers
- Campeonato Japonês (1993)
Para todo flamenguista, Zico é considerado um Deus, sendo o maior jogador que atuou no time carioca. No entanto, muitos questionam suas atuações na seleção brasileira.
Mesmo assim, não há dúvidas de que o Galinho de Quintino é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, sendo ídolo de diversas estrelas do esporte e respeitado por onde passou.
Após conferir toda a trajetória de Zico como jogador, veja a história de outros grandes atletas do futebol brasileiro e mundial.
- Adriano Imperador: história, títulos, gols marcados e curiosidades
- Tudo sobre Neymar: biografia, times, títulos e curiosidades
- Cristiano Ronaldo: gols, títulos, recordes e biografia
- Lionel Messi: gols, títulos, recordes e a biografia do craque
- Arrascaeta: história, títulos, gols marcados e curiosidades
- Tudo sobre Haaland: títulos, biografia e times do atacante
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.