A cada temporada da NFL, o futebol americano ganha mais fãs no Brasil. E eles não se restringem apenas à torcida pelas equipes da principal liga do esporte no mundo.
Por aqui, também cresce o número de praticantes de futebol americano. Não à toa, o Brasil Futebol Americano (BFA), a versão brasileira da NFL, tem atraído mais público e conquistado mais audiência.
Diante do aumento do número de praticantes, há maior preocupação com os equipamentos que são utilizados em treinamentos e jogos. Neste post, falaremos especificamente sobre a bola de futebol americano.
Você sabe como escolher a melhor bola de futebol americano?
Fique com a gente que vamos te ajudar com todas as dicas!
Tamanho e peso da bola de futebol americano
Um dos principais equipamentos de futebol americano, a bola tem entre 27,4 e 29,2 centímetros ao longo do eixo, com circunferência de 52,7 a 54 centímetros. Já a circunferência medida entre os dois bicos deve ser entre 71 e 72,4 centímeros.
Segundo as regras adotadas no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol Americano, as bolas de futebol americano devem ser infladas à pressão entre 12-½ e 13-½ psi (libras por polegada quadrada). Já o peso deve ficar entre 14 e 15 onças (397 a 425 gramas).
A calibragem das bolas de futebol americano é importante para o desenvolvimento de um jogo, já que, em teoria, uma bola murcha pode facilitar o lançamento e a recepção.
Em 2015, o New England Patriots foi acusado de esvaziar propositalmente as bolas usadas na final de conferência contra o Indianapolis Colts. Segundo as investigações da NFL, o quarterback Tom Brady sabia do esquema.
O padrão da NFL para o enchimento das bolas é de 12,5 a 13,5 libras por polegada quadrada e peso de 396 a 425 gramas.
Material da bola de futebol americano
De acordo com a regra adotada pela CBFA e utilizada no BFA, a bola de futebol americano deve cumprir as seguintes especificações:
- cobertura feita de quatro painéis de couro ou couro sintético rugoso sem dobras que não as costuras.
- costura principal de oito laçadas igualmente espaçadas.
- cor natural marrom.
Embora o material da bola oficial de futebol americano seja couro sintético, é possível encontrar bolas de borracha ou plástico em ligas juvenis.
As bolas de futebol americano de couro sintético são aquelas que oferecem maior durabilidade e resistência. São também que proporcionam os lançamentos mais precisos.
Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Por que a bola de futebol americano é oval?
O fato de a bola de futebol americano ser oval está ligado ao efeito esperado em seu lançamento. As bolas de futebol americano são mais alongadas e aerodinamicamente desenhadas para girar em torno de seu longo eixo ao serem lançadas no ar.
Como lançar a bola de futebol americano?
O lançamento da bola de futebol americano com uma espiral perfeita depende de alguns passos a serem seguidos, desde o posicionamento da mão que segura a bola até à postura corporal. Vamos a eles:
- Mantenha a mão no topo da bola e use a costura como referência. O dedo indicador deve estar o mais próximo possível do bico da bola, enquanto o mindinho deve estar o mais afastado possível do indicador, o que proporcionará um maior controle. Já os outros dois dedos devem ser posicionados sobre os primeiros nós, deixando um nó livre entre eles.
- Nunca toque a palma da mão na bola. Apenas os dedos devem ser mantidos em contato com a bola, deixando um vão entre a palma da mão e a bola.
- Na início da mecânica de lançamento, o cotovelo deverá ser colocado para trás, mantendo um ângulo de 90º em relação ao ombro e deixando a bola em posição horizontal.
- Em sequência, deve ser feito o movimento de subida, para criar uma alavanca, deixando a bola acima da cabeça.
- No ato do arremesso, o quadril deve ser girado na direção do recebedor, assim como o bico da bola deve apontar para o companheiro de equipe que receberá o passe. A não ser quando o passe é longo, e o bico da bola deve apontar para o alto, para haja uma trajetória de subida e descida.
- Tenha atenção às pernas. Grande parte da força num lançamento vem da perna que está posicionada atrás. Além disso, o jogador deve pisar na direção para onde quer lançar a bola.
- O braço de apoio também merece atenção especial, para dar equilíbrio no momento do lançamento. É preciso formar uma linha reta entre o ombro e o cotovelo na direção para onde a bola será lançada. Isso ajudará a dar precisão no passe.
- O segredo do espiral perfeito está no dedo indicador. Ele deve ser o último a tocar na bola, fazendo o movimento de “spinning”, para que a bola aproveite sua aerodinâmica e gire no ar. No fim do movimento, o dedo indicador deve estar apontando na direção do receptor.
Vá além do Futebol Americano! Confira também nossos conteúdos:
- Os melhores sites para assistir vôlei ao vivo e online
- As 23 camisas mais bonitas da NBA e todos uniformes 2019/2020
- Como conseguir os melhores prognósticos de Futebol
- Camisas da NFL: os uniformes das 32 franquias e modelos retrô
- Tipos de empunhadura no tênis: o grip ideal para cada estilo
Melhores bolas de Futebol Americano
A maioria das bolas de futebol americano oficiais é fabricada pela Wilson. Inclusive, é ela que fornece as bolas usadas na NFL e, consequentemente, no Super Bowl.
Também há modelos da Nike, da Spalding e da Penalty disponíveis no mercado.
Entre os preços de bolas de futebol americano, os valores nas principais lojas de materiais esportivos variam desde R$ 50 até R$ 150.
Confira, a seguir, quais são as melhores bolas de futebol americano!
Bola de futebol americano Wilson NFL Super Grip
Grip é o mesmo que firmeza. Esse modelo de bola de futebol americano da Wilson garante aos quarterbacks e recebedores a firmeza e o controle necessário para o máximo desempenho nos treinamentos e em jogos.
A Bola de Futebol Americano Wilson NFL Super Grip é idêntica às usadas nas competições, com peso e dimensões oficiais.
Entre as mais vendidas no Brasil, essa bola não poderia faltar na lista das melhores!
Bola de futebol americano Nike All-Field 3.0 Official
O mercado de bolas de futebol americano é dominado pela Wilson, mas a Nike também oferece ótimos modelos para os fãs do esporte da bola oval.
A All-Field 3.0 FB 9 Official é uma das principais bolas de futebol americano da marca norte-americana. Ela possui relevo para melhor aderência e forro com duas camadas, para maior firmeza nos passes.
Feita de borracha e também com couro sintético, a bola de futebol americano tem peso e dimensões oficiais.
Bola de futebol americano NFL Avenger Junior
Se você busca uma bola de futebol americano infantil, a NFL Avenger Junior é uma ótima escolha!
Fabricada em PVC, ela é desenvolvida para que os pequenos jogadores aprimorem seus passes e suas habilidades.
Além do modelo em branco e prata, a bola feita pela Wilson é vendida também em vermelho ou azul!
Bola Futebol Americano Wilson TN Oficial
A bola de futebol americano TN Oficial não segue os modelos oficiais, feitos de couro sintético.
Fabricada em borracha de alta durabilidade, ela carrega a marca “Indrestucto”, com a promessa de ser indestrutível.
Entre as bolas de futebol americano fabricadas pela Wilson, esse é um dos melhores mais baratos!
Bola de Futebol Americano dos times da NFL
Os fãs dos times da NFL têm a possibilidade de adquirir bolas de futebol americano com as cores dos seus times.
O modelo das bolas de New England Patriots, Green Bay Packers, Pittsburgh Steelers, Denver Broncos, San Francisco 49ers e demais equipes é feito de borracha de alta durabilidade e possui peso e tamanho oficiais.
Para ter a bola do seu time de coração, basta usar os links abaixo:
Agora que você sabe tudo sobre só a bola de futebol americano, aproveite para alimentar sua paixão pelo futebol americano com outros conteúdos:
- Camisas da NFL: os uniformes das 32 franquias e modelos retrô
- Entenda como se pontua no Futebol Americano (com vídeos)
- Posições do futebol americano: entenda as funções [com fotos]
- Livros de Futebol Americano: Veja os 23 melhores (com notas)
- Filmes de Futebol Americano: lista dos 26 melhores da história
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!