fbpx
Touchdown, field goal, ponto extra, conversão, safety… Saiba todas as pontuações do futebol americano e quanto vale cada uma delas

É touchdown! Esse é o grito mais aguardado por qualquer torcedor de futebol americano que vê seu time no ataque.

Touchdown é a principal e mais famosa forma de se pontuar no futebol americano. Entretanto, há ainda outras maneiras de mexer no placar e com diferentes pontuações.

Se você tem alguma dúvida sobre como se pontua no futebol americano, chegou ao lugar certo!

Fique com a gente para entender como é feito o touchdown, o field goal e as outras pontuações do futebol americano, além, é claro, de saber quanto vale cada uma delas!

Como funciona o ataque no futebol americano

Antes de detalharmos como funciona um ataque no futebol americano, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o tamanho do campo e suas divisões. Afinal, elas são fundamentais para a compreensão das regras básicas do esporte.

O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) — cada jarda equivale a 0,9144 metros. Em relação ao comprimento, há duas endzones (área nas pontas do campo), que equivalem a 10 jardas cada. Assim, o restante do gramado mede 100 jardas.

Campo de futebol americano
O campo de futebol americano tem jardas demarcadas e múltiplos de 10 enumerados no gramado

Conquista da primeira descida

No futebol americano, a equipe que ataca precisa conquistar território e todos os seus avanços são medidos em jardas. Objetivamente, a equipe de ataque deve tentar avançar o máximo possível de jardas em uma jogada.

Porém, para seguir atacando e ter direito a uma nova série de jogadas ofensivas (conhecida como campanha), a equipe que ataca tem 4 tentativas para alcançar 10 jardas.

Se atingir a meta de percorrer 10 jardas, o time que tem a posse de bola terá direito a uma nova primeira descida (First down). Dessa forma, serão mais 4 novas tentativas para avançar 10 jardas.

Se na primeira descida, a equipe de ataque avançar menos de 10 jardas, ela terá a segunda descida para percorrer essa diferença. Se novamente não conseguir as 10 jardas, a equipe terá a terceira descida.

Caso a equipe de ataque não consiga conquistar uma nova primeira descida em 4 tentativas, seu adversário começará a atacar de onde ela parou. Por isso, é mais comum que a equipe use apenas as primeiras três tentativas para buscar um avanço.

Para evitar a perda de bola onde iniciou sua quarta descida, o mais comum é que a equipe dê um “punt”.

O punt é um chutão para o time adversário iniciar seu ataque distante de onde a equipe que o realizou estava em sua quarta descida. Porém, o adversário pode tentar bloqueá-lo.

Punt futebol americano

Mas, se estiver em uma posição confortável no campo de ataque, em vez de um punt, a equipe que ataca pode tentar um field goal, que vale 3 pontos.  

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Pontuações no Futebol Americano

  • Touchdown: 6 pontos
  • Ponto extra: 1 ponto
  • Conversão de dois pontos: 2 pontos
  • Field Goal: 3 pontos
  • Safety: 2 pontos

Você já deve ter entendido que o jogo de futebol americano tem como objetivo conquistar território. Mas o que acontece quando uma equipe chega até o fim do campo? O tão famoso touchdown!

Só que essa não é única forma de pontuar no futebol americano. Confira todas as pontuações!

Touchdown

O touchdown é o principal lance do futebol americano e vale 6 pontos. Ele acontece quando a equipe que ataca atinge a endzone.

Para fazer um touchdown, é preciso que um jogador receba um passe dentro da endzone ou entre nessa área com a posse da bola.

Um touchdown de passe funciona como este:

Touchdown futebol americanoE um touchdown de corrida é como este aqui:

Touchdown de corridaDepois de anotar um touchdown, a equipe tem a possibilidade de aumentar ainda mais a sua pontuação, seja com um ponto extra ou down curto, chamado de conversão de dois pontos.

Ponto extra

Para fazer um ponto extra e marcar mais um ponto no placar, a equipe que já fez um touchdown precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

Ponto extra no futebol americano

Na NFL, os chutes de pontos extras são realizados na linha de 15 jardas, que ficam a 33 jardas dos postes do gol.

A regra foi alterada em 2015. Até lá, o field goal partia da marca de duas jardas. A alteração foi feita justamente para dificultar a vida do kicker.

Conversão de dois pontos

Se não quiser ter a chance de marcar apenas um ponto, o time que ataca pode recorrer a um down curto, que vale dois pontos. Nesse caso, a equipe tem de conseguir entrar na endzone mais uma vez.

A jogada para uma conversão de dois pontos é iniciada a duas jardas da endzone.

Apesar da distância, nem sempre a conversão no futebol americano é fácil:

Conversão de dois pontos no futebol americano

Para surpreender a defesa, o ataque pode tentar uma movimentação diferente:

Conversão 2 pontos

Caso o time de defesa consiga recuperar a bola em um fumble ou interceptação, o retorno também vale dois pontos.

Vá além do Futebol Americano! Confira também outros conteúdos da Esportelândia:

Field Goal

Quando o time que está atacando não consegue atingir a endzone, ele pode arriscar um chute na direção da trave em formato de Y, posicionada nos extremos do campo.

O field goal vale 3 pontos e é a segunda principal pontuação do futebol americano. Para conseguir essa pontuação, é preciso que o time acerte um chute entre as traves do Y.

Field goal futebol americano

O field goal pode ser marcado de qualquer lugar do campo, desde que o kicker (chutador) tenha força suficiente para acertá-lo. O recorde da NFL é um chute de 64 jardas, convertido por Matt Prater, em 8 de dezembro de 2013.

Para considerar a distância do field goal, é preciso fazer uma soma. É necessário considerar: 

  • a distância que a equipe está da endzone; 
  • as 10 jardas entre o Y e o início da endzone;
  • além de 7 jardas entre a linha de ataque e o posicionamento do holder, jogador responsável por receber a bola e posicioná-la para o kicker fazer o chute.

Ou seja, para saber a distância de um field goal, é preciso somar 17 jardas à distância do ataque até a endzone.

Safety

O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo. Ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.

Como isso é possível? Muitas vezes, o ataque começa muito próximo da própria endzone. Assim, os jogadores recuam dentro dessa área para iniciarem a jogada. 

 

Caso o atleta de ataque que tem a posse de bola seja derrubado lá dentro, será um safety!

Safety no Futebol Americano

Entendeu tudo como se pontua no futebol americano? 

Resumidamente, as equipes trabalham para conseguir marcar touchdowns. Se forem bem sucedidas, elas podem tentar o ponto extra, que é o mais comum, ou então buscarem a conversão de dois pontos para ampliarem o marcador.

Caso não seja possível marcar um touchdown, o field goal é o melhor caminho a ser seguido. E, é claro, nenhum time de ataque quer vacilar e sofrer um safety!

Agora que você sabe tudo sobre as pontuações do futebol americano, aumente ainda mais seu conhecimento a respeito do esporte da bola oval:

Ficha Técnica
Resumo
Touchdown, field goal, ponto extra, conversão, safety… Saiba todas as pontuações do futebol americano e quanto vale cada uma delas
Autor

Comentários

Salvar