fbpx
Bola, rede, uniforme, manguito, joelheira, tênis.. saiba quais são todos os equipamentos de vôlei necessários para treinar e jogar

Nas últimas décadas, o voleibol se tornou um dos esportes que mais crescem em popularidade e em número de praticantes no Brasil. Para que os iniciantes e antigos atletas consigam alcançar o melhor desempenho, é fundamental contar com os equipamentos de vôlei adequados.

O uniforme e suas proteções devem oferecer conforto e permitir que os jogadores se movimentem em quadra da melhor forma. Já a bola e a rede devem atender às exigências e certificações impostas pela Federação Internacional de Voleibol.

Você sabe quais são todos os equipamentos de vôlei?

Fique com a gente e acabe com qualquer dúvida sobre quais são os equipamentos ideais para jogar voleibol!

Camisa de vôlei

Camisa da Seleção Brasileira de Vôlei Retrô

Para jogar vôlei, é necessário vestir o uniforme adequado. As camisas de vôlei, atualmente, seguem a tecnologia mais avançada em materiais esportivos, com tecidos leves, que facilitam a transpiração e mantêm o corpo seco.

Para os fãs mais nostálgicos de vôlei, está à disposição a camisa retrô da Seleção Brasileira. Com ela, revivemos as primeiras conquistas olímpicas de nossas estrelas do esporte!

Para comprar a camisa da Seleção Brasileira de Vôlei retrô, basta usar este link!

Se você quer ter a camisa de alguns dos times de vôlei do Brasil, não perca tempo e use os links abaixo:

Camisa do Sada Cruzeiro

Camisa do Sada Cruzeiro

Camisa do Sesi

Camisa do Sesi-SP

Camisa de vôlei do Botafogo

Camisa de vôlei do Botafogo

Camisa do Vôlei Um Itapetininga

Camisa do Vôlei UM Itapetininga

Camisa do São Cristóvão Saúde/São Caetano

Camisa São Cristóvão Saúde São Caetano

Short de vôlei

Short de vôlei

Assim como as camisas, os shorts de vôlei são leves e produzidos com material para deixar os atletas mais confortáveis em quadra.

É importante que o short proporcione mobilidade aos jogadores, tanto para se posicionar rapidamente na recepção, quanto para correr e saltar em ataques ou bloqueios.

Para comprar o short de vôlei, use este link!

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Tênis de vôlei

Ao procurar um tênis para jogar vôlei, você pode receber indicações de calçados para outros esportes, especialmente handebol e tênis. Se você for um atleta amador ou uma jogadora iniciante, esses modelos podem te ajudar. Já se estiver buscando um tênis para profissionais, há alternativas de diferentes marcas.

Para quem quer começar a jogar vôlei, mas não sabe qual tênis usar, nós preparamos uma lista dos melhores tênis para vôlei. A seguir, apresentamos 3 ótimos opções!

Tênis Adidas Stabil Bounce

Tênis para jogar vôlei Adidas Stabil Bounce

Se você busca um tênis que te ajude no impulso ao saltar, esse modelo da Adidas deve ser uma opção considerada. 

O Stabil Bounce tem um sistema de amortecimento justamente para auxiliar no início de um movimento de ataque ou bloqueio. Ele permite o retorno da energia otimizada às passadas em treinos mais longos e com menos esforço. 

Para comprar o seu Adidas Stabil Bounce é só clicar neste link!

Tênis Asics Gel-Volley Elite FF

Tênis Asics Gelvolley Elite FF

As letras FF no nome desse tênis para jogar vôlei da Asics se referem a FlyteFoam, uma tecnologia que utiliza fibras orgânicas na estrutura das células, deixando a entressola 55% mais leve e resistente. 

O amortecimento em gel na região do calcanhar ajuda na volta ao chão depois de bloqueios, cortes e saques. Sua entressola responsiva ajuda tanto a absorver os impactos durante os pulos quanto impulsionar o atleta para cima.

Além disso, esse modelo tem composto de borracha que não deixa marcas e proporciona excelente tração em todas as superfícies indoor. 

A Asics oferece também Trusstic System, um componente ultraleve que reduz o peso do solado e fornece maior estabilidade. Com esse tênis, as passadas se tornam mais estáveis.

Para comprar o seu Asics Gel-Volley Elite FF é só clicar neste link!

Tênis Mizuno Cyclone Speed

Tênis de vôlei Mizuno Cyclone Speed

O Tênis Mizuno Cyclone Speed é projetado para atletas profissionais de vôlei. Ele traz um design moderno que garante maior estabilidade e amortecimento. 

Esse modelo da Mizuno melhora a flexibilidade e a estabilidade por meio de ranhuras estrategicamente posicionadas na lateral e na parte central do calçado.

Como o próprio nome Cyclone Speed indica, esse tênis da Mizuno é feito para jogadores ágeis, que precisam de um tênis confiável, oferecendo uma dimensão maior de movimentos. 

Além de ser considerado leve, é um tênis de vôlei bastante durável.

Para comprar o seu Mizuno Cyclone Speed é só clicar neste link!

Meias de vôlei

Meias de vôlei

Não basta escolher um ótimo tênis se a meia utilizada gera desconforto. Para alcançar o melhor desempenho em quadra, é imprescindível que as meias de vôlei sejam confortáveis.

As meias ainda exercem papel importante para dar firmeza e permitir que os atletas se movimentem em quadra com segurança. 

Para ter suas meias de vôlei, basta usar este link!

Manguito

Manguito de vôlei

Com atacantes cada vez mais fortes, o manguito se tornou uma peça indispensável no vôlei. Afinal, nem sempre é fácil suportar as pancadas vindo dos adversários.

O manguito para vôlei é ideal para proteger e minimizar o impacto da bola no antebraço.

Compre o seu manguito usando este link!

Joelheira

Joelheira de vôlei

As joelheiras são desenvolvidas para proteger os atletas e evitar lesões durante os treinamentos e os jogos de vôlei. 

Elas são importantes principalmente para jogadores que se jogam a todo momento na quadra para defender, como os líberos, mas podem ser úteis aos atletas de quaisquer posições do vôlei.

Atualmente, as joelheiras são produzidas com material respirável e têm material que protege tanto o menisco quanto a rótula. 

Para ter sua joelheira, basta usar este link!

Cotoveleira

Cotoveleira de vôlei

Assim como as joelheiras, as cotoveleiras são importantes para proteger articulações que estão sempre expostas ao choque quando o atleta de vôlei realiza uma ação de defesa.

Os materiais usados nas cotoveleiras de vôlei amenizam o impacto com o chão e permitem que a transpiração aconteça sem qualquer incômodo.

Compre sua cotoveleira de vôlei usando este link!

Bola de vôlei

Bola de vôlei

Equipamento essencial para um bom treinamento e para os jogos de vôlei, a bola evoluiu ao longo da história do esporte. Atualmente, são utilizados materiais sintéticos, que proporcionam maior durabilidade e garantem mais precisão aos jogadores.

É possível encontrar inúmeras opções de bolas de vôlei no mercado, mas é recomendável que seja uma bola com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e aprovada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

De acordo com as regras do vôlei, a circunferência da bola será de 65 centímetros a 67 centímetros e seu peso de 260 gramas a 280 gramas.

A pressão interna da bola medirá entre 0,30 a 0,325 kg/cm² (4.26 a 4.61 psi ou 294,3 a 318,82mbar ou hPa). 

Para comprar a bola de vôlei, basta usar este link!

Rede de vôlei

Rede de vôlei

Se a bola é imprescindível, a rede também merece atenção especial entre os equipamentos de vôlei. Afinal, é impossível praticar o esporte da melhor forma sem a rede.

Oficialmente, o tamanho da rede é 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior, há uma faixa horizontal de 7 centímetros de largura em toda a sua extensão.

No vôlei masculino profissional, a altura da rede é de 2,43 metros. Já no vôlei feminino, é de 2,24 metros.

Compre a rede de vôlei usando este link!

Kit para jogar vôlei

Nem sempre quem que jogar vôlei tem uma quadra já preparada à disposição, mas isso não pode ser desculpa para não praticar o esporte. Você pode encontrar um kit para jogar vôlei com tudo o que precisa para começar.

O kit de vôlei portátil vem com? 

  • 2 Mastros de tubo de ferro redondo desmontavéis com pintura eletrostática; 
  • Cordas de polietileno para sustentação dos mastros;
  • Rede em polietileno.

Para comprar o kit para jogar para jogar vôlei, basta usar este link!

Placar de vôlei

Placar de vôlei

Em jogos profissionais ou amadores, é fundamental que a contagem dos pontos esteja visível para todos os jogadores, membros da comissão técnica e também para o público. E isso somente é possível com o uso do placar.

O placar de mesa apresenta toda a numeração necessária para que ninguém perca a conta dos pontos em jogo de vôlei.

Para ter seu placar de vôlei, basta usar este link!

Prancheta de vôlei

Prancheta de vôlei

As equipes mais vitoriosas são aquelas que estão mais preparadas em relação aos sistemas táticos de vôlei. Os atletas sabem como se movimentar em quadra, quais espaços devem ser cobertos e como se preparar tanto para atacar quanto para defender.

Para que todos esses movimentos sejam bem orquestrados, os treinadores utilizem as pranchetas, onde mostram aos atletas qual posicionamento deve ser adotado.

A prancheta magnética vem acompanhada por uma caneta com sistema de limpeza seco, para que novos posicionamentos sejam rapidamente desenhados.

Compre sua prancheta magnética de vôlei usando este link!

Vá além do Basquete! Confira também outros conteúdos da Esportelândia:

Equipamentos de vôlei de praia

  • Bola de vôlei de praia
  • Rede de vôlei de praia
  • Kit de vôlei de praia

Bola de vôlei de praia

Bola de vôlei de praia

Para quem quer jogar vôlei na areia, é importante contar com os equipamentos adequados.

Há poucas diferenças entre as bolas de vôlei de praia e de quadra. Porém, a bola de vôlei de praia é preparada para o jogo em ar livre. Assim, ela sofrerá menos variantes no ar devido ao seu peso.

A bola de vôlei de praia é composta principalmente de PVC para torná-la mais resistente a choques na areia. Sua circunferência terá entre 66 e 68 centímetros, enquanto a pressão deve ser de aproximadamente 200 milibares (2,90 lbs), em vez de 318 (4,7 lbs) milibares para uma bola de vôlei de quadra.

Assim como no vôlei de quadra, é recomendável que as bolas do vôlei de praia sejam aquelas com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Compre a bola de vôlei de praia usando este link!

Rede de vôlei de praia

Rede de vôlei de praia

A rede do vôlei de praia deve ser resistente às variações de vento e à constante exposição a raios solares. Por isos, é importante ter atenção ao material que será escolhido.

No vôlei de praia, a parte superior da rede deve ter altura de 2,43 metros em jogos masculinos e de 2,24 metros em partidas disputadas por duplas femininas.

Para jogos de duplas sub-15, a altura da rede diminui e fica em 2,12 metros, tanto para homens quanto para mulheres. Já em competições sub-13, a altura é de 2 metros.

Para comprar a rede de vôlei de praia, basta usar este link!

Kit de vôlei de praia

Kit de vôlei de praia

Para quem quer ter todos os equipamentos de vôlei de praia, há a opção de adquirir todos eles em um kit.

Esse equipamento de vôlei de praia tem pintura especial para evitar a corrosão e também ponteiras em seu acabamento para impedir que detritos como areia, terra e água penetrem em seu interior.

Além da rede, o kit de vôlei de praia conta com cordas para demarcação da quadra e fixadores de corda para mastros.

Compre seu kit de vôlei de praia usando este link!

Lembre-se que a escolha dos materiais adequados é fundamental para que os treinamentos e jogos sejam desenvolvidos da melhor forma.

Agora que você já conhece todos os equipamentos de vôlei e os que também são utilizados em treinamentos, aproveite para desfrutar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

Ficha Técnica
Título
Equipamentos de vôlei: tudo o que você precisa para jogar
Resumo
Bola, rede, uniforme, manguito, joelheira, tênis.. saiba quais são todos os equipamentos de vôlei necessários para treinar e jogar
Autor

Comentários

Salvar