A NFL tem se aproximado cada vez mais dos fãs brasileiros, refletindo o crescente interesse pelo futebol americano no país. A realização do segundo jogo da temporada regular de 2024 no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, marca um momento histórico para o esporte no país.
No entanto, além das milhares de camisas das duas equipes vendidas, a chegada da NFL no Brasil significa a expansão de um mercado na América Latina, tendo São Paulo como o primeiro objetivo da National Football League.
Pensando nisto, o Esportelândia conversou com algumas personalidades especializadas tanto em futebol americano brasileiro quanto NFL para tentar entender qual o impacto para o Brasil com a chegada da liga esportiva mais lucrativa do mundo.
Especialistas em futebol americano analisam a chegada da NFL no Brasil
Quando se trata de falar sobre NFL, muitos brasileiros mostram grande habilidade, afinal, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do futebol americano no mundo, segundo a própria NFL, com aproximadamente 38 milhões de fãs, perdendo apenas para EUA e México.
Mas quando o assunto é futebol americano no Brasil, o buraco é mais embaixo. Isso porque a modalidade é pouquíssimo difundida por aqui, seja pela falta de investimento governamental ou pela pouca mídia atribuída ao esporte.
Porém, dois nomes são destaques para falar com autoridade sobre o FABR: Victor Francisco (jornalista e editor-chefe do Salão Oval, maior site de futebol americano brasileiro do país, e ex-jogador do Corinthians Steamrollers) e Matheus Ornellas (jornalista e maior influenciador da modalidade). Afinal, o que acham eles sobre a chegada de uma partida da NFL no Brasil?
Victor Francisco e Matheus Ornellas enxergam como positiva a chegada da NFL no Brasil, mas com ressalvas
Locutor oficial do jogo da NFL no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, Matheus Ornellas é muito otimista com o futuro da modalidade com a chegada de um jogo de alto nível em São Paulo.
O impacto é gigante e pode se potencializar, ajudando ainda mais no crescimento da popularidade. Se conseguirmos ter mais jogos, seja de temporada regular ou até mesmo de pré-temporada, com certeza serão sucessos garantidos, em qualquer lugar do Brasil.
Um dos percursores da mídia quando se trata do futebol americano brasileiro é Victor Francisco, campeão brasileiro com o Corinthians Steamrollers em 2011. Para o ex-jogador, a chegada da NFL no Brasil anima muito o público, considerando o impacto disso como gigantesco.
Com certeza a chegada da NFL no Brasil traz uma injeção de ânimo gigantesca para quem já pratica ou acompanha o esporte. E vai trazer ainda mais interessados da nova geração.
Ornellas reforça que a chegada da NFL no Brasil tem como reflexo de uma gestão profissional da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Segundo o jornalista, “o futuro é belo” para a modalidade.
A gente vê a Confederação Brasileira trabalhando de forma mais séria, cada dia mais. A NFL no Brasil tem uma expectativa muito alta e o cenário para o futuro deve ser ainda maior, como termos regularmente jogos aqui, ao menos uma vez por ano. O futuro é belo.
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O impacto negativo que a pandemia trouxe para o futebol americano no Brasil
Victor Francisco tem esperança de que a partida da NFL no Brasil seja um recomeço para o esporte. A saber, por conta da pandemia da COVID-19, boa parte dos projetos de futebol americano no Brasil foram arruinados pela desistência de investidores, que já estavam apostando no esporte há 10 anos.
Para o FABR em si, a NFL no Brasil dá ânimo, mas não é a melhor fase dos times. As equipes viviam um ótimo momento técnico antes a pandemia.
Para mim, o Brasil Bowl de 2019 é o ápice do jogo que nós jamais produzimos no país. Muitos dirigentes e jogadores cansaram, equipes acabaram se fundindo e projetos foram paralisados.
CEO de futebol americano do Atlético Mineiro, Eddie Aragão vai na mesma linha de raciocínio de Victor, exaltando como positivo a chegada da NFL no Brasil, mas relembrando o impacto negativo e a dificuldade e manter o esporte vivo.
O futebol americano é um dos esportes que mais tem crescido no Brasil e nós estávamos em uma ascensão gigantesca até a pandemia. As ligas estavam fortes, televisão, jornais e sites em cima, com um espaço muito significativo nas mídias e em todos os segmentos da imprensa.
A pandemia nos prejudicou em muito setores, não somente no desenvolvimento dos atletas, como também nas situações comerciais e nas valorizações das marcas oriundas do futebol americano.
Um recomeço para os clubes brasileiros com a chegada da NFL no Brasil
Para Eddie Aragão, o impacto não poderia ser melhor. Os números, de forma geral, cresceram expressivamente, bem como o consumo de souvenirs da NFL. Além disso, teve aumento nas pesquisas no Google, o que traz os times brasileiros de volta ao jogo, já que tem NFL no Brasil uma vez ao ano, mas FABR quase o ano todo.
As pessoas estão querendo saber, estão pesquisando, investigando, querendo se envolver e saber mais sobre essa novidade que chegou ao Brasil. E chegou para ficar! Acreditamos que será um divisor de águas para os times aqui de futebol americano no Brasil.
Os times precisam saber se promover em cima desse jogo para fomentar ainda mais o futebol americano no Brasil e transformar essa novidade em algo mais sólido, concreto e futurado, para não permitir que seja apenas uma aventura internacional no Brasil.
Poderemos, sim, desenvolver vários projetos para alcançar novos negócios e novos atletas. Com isso, o esporte vai se tornar cada vez mais firme, forte e estruturado, conquistando cada vez mais o carinho e atenção do espectador brasileiro.
Além do CEO do Galo estar muito convicto de que a NFL no Brasil será um sucesso, ele garante que o Atlético Mineiro está preparado para surfar a nova onda do futebol americano no Brasil.
Pelo calor do momento, a NFL no Brasil tende a ser um grande sucesso. Se os times souberem aproveitar essa onda, vão surfar de forma eficiente, colhendo frutos para suas respectivas equipes.
Aqui no Galo estamos prontos para poder aproveitar o que há de melhor nesse jogo. Estamos preparados para aproveitar o máximo possível desse momento abençoado.
Jogadores brasileiros na NFL no futuro? Há esperança!
Com o jogo da NFL no Brasil e o aumento da procura pelo esporte, bem como crescimento de investimento, o jogador da Seleção Brasileira de futebol americano, Victor Hugo “Mega”, acredita que o Brasil possa voltar a ter brasileiros na NFL, como aconteceu com Cairo Santos e Duzão.
Quem sabe num futuro não tão muito distante a gente consiga ter mais jogadores que tenham a possibilidade e a chance estar entrando na NFL?! Após a vinda da NFL ao Brasil aumentará a procura de pessoas querendo conhecer a modalidade e isso é ótimo.
Trabalhamos com esperança de que o jovem tendo essa dinâmica com a NFL, a liga se mostrando muito interessada no Brasil em si, aumentará o número de adeptos a nossa modalidade também. É muito importante pensando em ciclos, ainda mais agora que o esporte se tornou olímpico.
O futuro do futebol americano brasileiro com a NFL no Brasil: flag football
Como alguns especialistas já disseram, o futuro do futebol americano deve ser promissor com a este jogo da NFL no Brasil. Assim, a modalidade deve crescer ainda mais. Mas o esporte ganhou uma variante que tem ganhado muita popularidade no país: o flag fooball.
Primeiramente, o custo-benefício do esporte é um dos fatores para fazer com que a nova modalidade ganhe notoriedade. Viagens que antes envolviam 40, 50 pessoas no futebol americano, no flag envolvem de 10 a 15, e os equipamentos são muito mais baratos e simples, conta Victor Francisco.
A modalidade sempre foi popular em São Paulo e entre o público feminino, mas agora começa a tomar o Brasil inteiro e também o público masculino.
Se souber explorar direito, os times podem ter mais retornos financeiros com essa versão do que a full-pads (menos custos, ganhos exponenciais e potencialmente maiores).
O apoio da Olimpíada para o crescimento do flag football
Para quem não sabe, o flag football foi incluído no programa olímpico para a Olimpíada de Los Angeles 2028, ou seja, muitos atletas do futebol americano migraram para o flag football na esperança de disputar os Jogos Olímpicos pelo seu país. Victor Francisco comentou o crescimento do flag no país.
Agora é um esporte olímpico e tem menor custo, é muito mais fácil de replicar em escala. É praticamente feito para ser ensinado em escolas e projetos sociais. Deve receber muito mais recursos públicos e patrocínios até 2028 do que a versão full-pads.
Um dos melhores jogadores flag football é Victor Hugo “Mega”, hoje na Seleção Brasileira de flag. O jogador acredita que a chegada da NFL no Brasil é de suma importância para os mais jovens no FA e no flag, principalmente com as escolas aderindo à prática.
A NFL criando uma possibilidade para os jovens fazerem intercâmbios e trocarem experiências clínicas da NFL Flag, será de grande importância para os times, os atletas e a NFL também.
O flag tem muito potencial, vem crescendo muito rápido. Já está sendo incluído em algumas escolas como modalidade de educação física, sendo frequentado cada vez mais cedo por garotos sub-10, 11 e 12.
Precisamos cultivar essa mentalidade de esporte e a educação caminhem juntos. O futuro é muito promissor para flag football no Brasil. Temos muito material humano e se começarmos mais cedo, o flag vai tomar conta do futebol americano no Brasil.
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NFL Flag já teve seu campeão no Brasil em 2024
Quando se fala de futebol americano no Brasil, o flag football automaticamente entra na conversa pela similaridade entre as duas disciplinas. Adaptado para ser um jogo com menos contato, basta puxar uma das bandeiras que ficam presas a um cinto do adversário para paralisar sua jogada.
O Campeonato Nacional NFL Flag 2024 aconteceu no último fim de semana no Parque Ceret, em São Paulo, e teve o São Domingos Hornets, do Mato Grosso, como campeão. Ângelo Santos, presidente do clube, comentou o crescimento do flag no Brasil.
O flag é um esporte mais acessível, com menos atletas viajando e menos lesões em comparação ao full pad, o que realmente sugere uma tendência de migração de alguns clubes, tornando o flag maior nos próximos anos.
Precisamos aproveitar esse hype da NFL no Brasil para consolidar o FABR e o flag football, atraindo patrocinadores para melhorar os resultados esportivos. Muitos atletas ainda bancam sua própria estrutura. Esperamos que a chegada da NFL no Brasil ajude a abrir esse mercado, seja por leis de incentivo ou patrocínios diretos.
O que atrai o público na NFL não é apenas o jogo, mas tudo o que acontece ao redor. As equipes no Brasil precisam adotar essa mentalidade de oferecer espetáculos como os da NFL, mesmo dentro das nossas limitações, para manter o público interessado no FABR, incluindo o flag e o full pad.
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Já que agora você sabe tudo sobre NFL no Brasil e flag footbal na Olimpíada, se aprofunde na modalidade:
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Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.