Você já parou para pensar quais são as camisas mais bonitas da história do Flamengo? Bom, o torcedor rubro-negro certamente lembra de alguns mantos históricos, que marcaram os mais de 120 anos do clube com maior torcida no Brasil.
Obviamente, cada manto rubro-negro tem um significado particular para cada torcedor. Muitas vezes, aquele uniforme específico remete a uma memória de emoção de uma vitória, de um título ou de algum jogo marcante, e isso precisa ser levado em consideração.
Para encontrarmos os uniformes mais bonitos da história do Flamengo, precisamos começar lá atrás, nos primórdios da existência do clube, chegando até os dias atuais. Aqui, selecionamos 8 uniformes bem elegantes e que foram utilizados em alguns momentos marcantes da trajetória do rubro-negro.
Confira quais são as 8 camisas mais bonitas do Flamengo!
Camisas mais bonitas do Flamengo
- 1916
- 1963
- 1981 – 1ª camisa
- 1982 – 2ª camisa
- 1992
- 2009
- 2017
- 2019
1916
Além das listras em destaque, a gola com cadarço é um detalhe bem diferente e atrativo. As cores fortes da camisa dão o contraste ideal do clássico CRF (Clube de Regatas Flamengo), em branco, no símbolo do uniforme.
1963
Na década de 1960, o Flamengo ainda era um time com pouca expressão no cenário nacional, mas que se destacava dentro do estado. Apesar disso, o manto com listras vermelhas e pretas, com gola V um pouco aberta e um estilo polo, com certeza se destacava.
Belíssima camisa que fez parte das conquistas do Campeonato Carioca (1963 e 1965).
1981 – 1ª camisa
Provavelmente, o ano mais marcante da história do Flamengo também marca a utilização de um dos uniformes mais bonitos do clube em todos os tempos. Vestido por craques como Zico e Júnior, o manto rubro-negro de 1981 é um dos mais lembrados até hoje.
Com um estilo diferente das demais, a camisa de 1981 possuía fundo vermelho, uma listra preta grande e centralizada, detalhes da mesma cor nas mangas, parte inferior e nos ombros, contrastando perfeitamente com o CRF em branco no escudo.
1981- 2ª camisa
Além do belíssimo uniforme titular, muito utilizado na conquista da Libertadores em 1981 pelo Flamengo, a segunda camisa do clube, usada na final do Mundial de Clubes do mesmo ano, também é histórica.
Diferentemente da primeira, que era formada pelo estilo rubro-negro tradicional, a segunda camisa era branca, com detalhes em vermelho no ombro e na manga, e um complemento em preto também nas mangas. Além disso, a camisa possuía o clássico escudo no peito em vermelho.
Não fique apenas no futebol! Confira conteúdos de esportes variados em nosso site:
- As 23 camisas mais bonitas da NBA e todos uniformes 2019/2020
- Camisas da NFL: os uniformes das 32 franquias e modelos retrô
- 10 camisas mais bonitas do Los Angeles Lakers na história
- Conheça 10 celebridades donas de franquias no esporte
- LeBron James: biografia, títulos, estatísticas e recordes
1992
Na conquista do Campeonato Brasileiro de 1992, o Flamengo possuía um dos uniformes mais bonitos da história rubro-negra. Com mangas pretas, traços em vermelho e o tradicional estilo listrado rubro-negro no abdômen, a camisa passou a ter esse design em 1984, durando até a conquista do campeonato nacional em 1992.
Um detalhe importante em relação às outras camisas apresentadas até aqui é a presença do patrocínio na parte central da vestimenta, algo que não era muito comum na época, tornando esse uniforme ainda mais diferente dos demais.
2009
Após longo período com o patrocínio da Petrobrás no centro da camisa, o clube rompeu a parceria e passou a utilizar um uniforme limpo no ano de 2009. O manto, que ostentava listras vermelhas e pretas mais finas e em maior quantidade, trouxe sorte à equipe, que se sagrou campeã do Campeonato Brasileiro daquele ano após 17 temporadas.
2017
Inspirada no manto utilizado nos anos 80, a camisa do Flamengo de 2017 também é bastante interessante. Apesar de não ser um período vitorioso da história do clube, vale destacar a beleza do uniforme.
O fundo vermelho, a grossa listra preta na parte central da camisa, as mangas pretas com detalhes em vermelho, e a ausência de muitos patrocínios, incluindo o patrocínio master, dão um aspecto mais “clean” ao uniforme. Além disso, o detalhe dos botões brancos na gola também se destaca.
2019
O ano de 2019 também foi um dos mais marcantes da história do Flamengo, com as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. Além disso, o 2° uniforme dessa temporada também merece um destaque especial.
O uniforme branco, com uma listra rubro-negra centralizada e pequenas listras em vermelho nas mangas, foi bastante utilizado durante essas importantes conquistas desse ano. Outro detalhe que se destaca é a utilização do escudo do remo no peito, fugindo um pouco do tradicional CRF.
E aí, lembra de alguma camisa do Flamengo que poderia entrar na lista das mais bonitas da história do Rubro-Negro? Comente!
E aproveite para conferir outras listas de camisas de clubes de futebol:
- As 8 camisas mais bonitas do Corinthians na história
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Barcelona na história
- Camisas mais bonitas do Liverpool: veja o top 10 da história
- Top 10 camisas mais bonitas da Juventus na história
- Elegemos as 10 camisas mais bonitas do Bayern de Munique
Estudante de Jornalismo na Unesp de Bauru, participou de projetos de extensão como a Rádio Unesp Virtual (RUV), onde era editor de texto e áudio, produtor, locutor e comentarista no setor de esportes. Foi colaborador no projeto Atlas da Notícia e participa de trabalhos freelancers de conteúdos diversos. Na universidade, apresentou um documentário como TCC, sobre as torcidas organizadas dos grandes times de São Paulo, inseridas na cidade de Bauru. É apaixonado por esportes, essencialmente futebol, basquete e tênis, acompanha o noticiário regularmente e é fanático pelas histórias que envolvem esses esportes.