O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895 e é um dos mais antigos e vitoriosos do país. Dentro da brilhante história rubro-negra, quais seriam os 10 melhores jogadores?

Muitos craques passaram pelo Flamengo e essa é uma discussão complicada de se ter, porém, o Esportelândia se propôs a trazer uma lista com dez nomes, entre eles, com certeza estará o maior de todos, o Galinho de Quintino, Zico!

Com cerca de 40 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, o Flamengo é uma das equipes mais populares ao redor do globo e sua história é repleta de ídolos que marcaram época.

Para chegar a uma lista de melhores jogadores do Flamengo na história com apenas 10 nomes, baseamos as escolhas das posições nas conquistas de cada atleta, sua importância para o clube, e claro, a qualidade do jogador dentro das quatro linhas. 

Veja quem são os 10 de melhores jogadores do Flamengo em todos os tempos!

Melhores jogadores do Flamengo da história

  1. Zico
  2. Júnior
  3. Leandro
  4. Dida
  5. Gabigol
  6. Zizinho
  7. Adílio
  8. Arrascaeta
  9. Andrade
  10. Nunes

Nunes (10° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Nunes finaliza para marcar um dos gols do título mundial de 1981 (Icon Sport)

A seleção do Flamengo nos anos 80, que conquistou os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, é considerada por muitos um dos maiores times da história do futebol. Tirando as unanimidades, que encabeçarão a nossa lista, é difícil escolher quem eram os coadjuvantes mais decisivos.

A escolha por Nunes para iniciar nossa lista de melhores jogadores do Flamengo, é por conta do seu poder de decisão, já que é um atleta conhecido por marcar gols importantes e de títulos pelo Fla.

Nunes marcou dois gols na final do primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo, em 1980, e também anotou dois tentos na grande decisão do Mundial em cima do Liverpool em 1981.

O seu faro de gol e o poder de decisão também foram fundamentais  para a conquista de um título Carioca em 1981, a Libertadores do mesmo ano, o Brasileiro de 1982 e também da polêmica Copa União, de 1987. 

Ao todo, Nunes atuou em 266 jogos com a camisa rubro-negra e marcou 113 gols. Até hoje, ele é apontado como o atacante mais importante da história do clube e considerado pela torcida um dos melhores jogadores do Flamengo na história.

Andrade (9° lugar)

Andrade, ex-jogador do Flamengo
Andrade fez história como jogador e técnico do Flamengo.

Mais um jogador que fazia parte do esquadrão que dominou o futebol brasileiro nos anos 80, Andrade é um dos ídolos mais subestimados da história do Flamengo.

Andrade atuava como volante, mas se destacava pela sua técnica e qualidade nos passes. Com o Flamengo, foi campeão da Libertadores e do Mundial de 1981. Além dessas conquistas, Andrade foi titular absoluto dos títulos do Brasileiro de 1980, 1982, 1983 e dos Cariocas de 1979, 1981, 1986.

Como jogador rubro-negro, Andrade atuou em 570 jogos, sendo o 5° jogador com mais atuações no clube da Gávea. Outro fator que contribui para a sua idolatria é que Andrade era o técnico do Flamengo na conquista do Brasileiro de 2009,  título conquistado 17 anos após o triunfo no Brasileiro de 1992. 

Arrascaeta (8° lugar)

Os 10 maiores jogadores da história do Flamengo
Arrascaeta comemora gol com a camisa do Flamengo (Icon Sport)

Arrascaeta é um dos maiores estrangeiros que já jogou no futebol brasileiro. Vestindo a camisa do Flamengo, o jogador segue atuando no mais alto nível e também enfileirando títulos importantes com o Manto Sagrado.

O camisa 14 esteve presente na equipe que dominou tudo no ano de 2019, que teve Jorge Jesus no comando. No mesmo ano, o Flamengo levou o Campeonato Brasileira tendo feito uma campanha histórica. Além de também ter faturado a Libertadores da América após 38 anos.

O jogador é também o estrangeiro com maior números de assistência da história do brasileirão, tendo superado nomes como Conca, D'Alessandro e Montillo.

Ao todo, o jogador é detentor de onze troféus com a camisa do Flamengo, o que o coloca nesta lista de melhores jogadores do Flamengo. Veja a seguir os títulos do uruguaio pelo Fla até o momento:

Libertadores (2019, 2022), Recopa (2020), Campeonato Brasileiro (2019, 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa do Brasil (2020,2021) e Campeonato Carioca (2019,2020 e 2021).

Adílio (7° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Adílio fez parte da grande geração da década de 1980 (Icon Sport)

Seguindo a lista de melhores jogadores do Flamengo, temos o companheiro de Nunes no ataque do Flamengo e campeão de tudo na década de 80, Adílio é também um dos jogadores mais longevos da história do clube. O atacante iniciou sua carreira profissional subindo das categorias de base do time carioca e permaneceu por lá durante 12 anos, de 1975 a 1987.

O meia-direita, que ostentava a camisa número 8, também foi um jogador decisivo nas conquistas dos principais títulos do clube carioca nos anos 80. Foi de Adílio o segundo gol na final do Mundial de 1981 diante do Liverpool. Além disso, o meia marcou o último gol da conquista do Flamengo no Brasileiro de 1983.

Sendo titular nos títulos Brasileiros de 1980,1982 e 1983, na Libertadores e no Mundial de 1981 e também das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1978, 1979, 1981 e 1986, Adílio está marcado na história com um dos maiores jogadores do Flamengo de todos os tempos. 

Ao todo foram, 616 jogos disputados e 123 gols marcados, número que o credencia para a 3ª colocação do ranking dos jogadores que mais atuaram com a camisa do Flamengo e também para a nossa 7ª posição. 

Zizinho ( 6° lugar)

Zizinh, ex-jogador do Flamengo
Zizinho é um dos grandes meias das história do futebol

O nome de Zizinho na nossa sexta colocação é uma questão de talento. Tomás Soares da Silva, o Zizinho, era maestro, desfilava nos campos do saudoso Maracanã.

Pelé denominou Zizinho como seu grande ídolo de infância, e um cara que foi o maior ídolo do Rei não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Atuando nos anos 1940 e 1950, Zizinho foi o primeiro grande ídolo do Flamengo e o mais renomado até a chegada da geração de ouro dos anos 80. Com a camisa rubro-negra foram 318 jogos disputados e 146 gols marcados. 

Em seus 11 anos de clube, conquistou o primeiro tricampeonato Carioca em 1942, 1943, 1944.

As suas grandes atuações no clube rubro-negro o credenciaram para ser o craque do Brasil no vice-campeonato da Copa do Mundo de 1950, jogo do famoso “Maracanazo”. Naquela ocasião, Zizinho foi eleito o melhor jogador da Copa e se tornando também um dos melhores jogadores do Flamengo.

Gabigol (5° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Gabigol entrou para a história do Flamengo ao marcar os dois gols na final da Libertadores de 2019 (Icon Sport)

Iniciamos o nosso Top 5 com um ídolo atual. Gabriel Barbosa, o Gabigol, já marcou o nome na história como um dos melhores jogadores do Flamengo em todos os tempos. 

O camisa 9 chegou ao clube em 2019 e já no seu primeiro ano ajudou a transformar o Flamengo em um time dominante. Logo de cara, conquistou o Campeonato Carioca diante do Vasco da Gama.

O Flamengo de Gabigol queria mais e, no final da temporada, deu duas voltas olímpicas em uma mesma semana.

Em jogo único disputado no Peru, Gabigol marcou os 2 gols da virada histórica do Flamengo diante do River Plate, na final da Libertadores, dando o título para o clube carioca. Quatro dias depois, o Rubro-negro também se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro.

A frase “hoje tem gol do Gabigol”, estampada nas plaquinhas levadas pelos torcedores para o Maracanã em todos os jogos do Flamengo em 2019, representa bem o que foi a temporada de Gabriel Barbosa.  

O jogador é o brasileiro com mais gols da história da Libertadores da América. Em finais da competição das Américas, o atacante tem quatro gols nas três finais que disputou com a camisa do Flamengo.

Dida (4° lugar)

Dida, ex-jogador do Flamengo
Dida só marcou menos gols que Zico com a camisa do Flamengo

Mais um ídolo saudoso de nossa lista, Dida marcou época no Flamengo nos anos 50 e 60. O franzino meio-campista e um dos principais ídolos de Zico, Dida está fatalmente na galeria de maiores jogadores do Flamengo.

Vindo do CSA (AL), Dida teve dificuldade para se adaptar, sendo inclusive utilizado pelas categorias de base do Flamengo no começo de sua trajetória. Mas, em 1955, um ano após a sua contratação, assumiu a titularidade do time e o resto é história.

Durante os 9 anos de clube, de 1954 a 1963, Dida foi decisivo na conquista de 3 títulos Cariocas (1954, 1955, 1963) e um Torneio Rio-São Paulo (1961). Nesse tempo, foram 257 gols em 364 jogos e o título de segundo maior artilheiro da história do Flamengo. 

Leandro (3° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Leandro é um dos maiores laterais da história do futebol (Icon Sport)

O nosso top 3 de melhores jogadores do Flamengo talvez seja unanimidade entre os mais de 40 milhões de torcedores da nação rubro-negra. Claro, todos faziam parte do time imortal dos anos 80 e são os principais craques daquele esquadrão. 

Para começar, temos o lateral-direito Leandro. Mas você pode estar pensando, um lateral como terceiro lugar na categoria de melhores jogadores da história do Flamengo? Não confunda, Leandro não era apenas um lateral qualquer.

Dono da posição durante 12 anos de Flamengo, o camisa 2 esbanjava categoria, dribles, classe, técnica, visão de jogo, passes e cruzamentos precisos, atributos que seriam suficientes para ele ser o camisa 10 da grande maioria dos times da história. 

O maior lateral-direito da história do Flamengo disputou 415 jogos com a camisa vermelha e preta, de 1978-1990, e foi importantíssimo nas conquistas do Campeonato Carioca de 1978, 1979, 1981 e 1986, da Libertadores e do Mundial de 1981 e dos Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, além da Taça União de 1987. 

Junior (2° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Junior fez história pelo Flamengo e Seleção Brasileira (Icon Sport)

Bom, a escolha do nosso lugar é bastante óbvia e não poderia ser diferente. Leovegildo Lins da Gama Júnior, ou apenas Júnior, é um dos maiores jogadores da história do futebol Brasileiro e certamente um dos melhores jogadores do Flamengo. 

Com uma qualidade sem igual com ambos os pés, Júnior foi lateral-esquerdo em grande parte da carreira, inclusive na sua primeira e grande passagem pela equipe do Flamengo, nos anos 80.

Formado nas categorias de base da Gávea, Júnior jogou no Flamengo de 1974 até 1984, quando foi procurar novos objetivos na Europa. Durante esse período, Júnior foi um dos grandes craques do time que conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1982, 1983, e principalmente da Libertadores e do Mundial de 1981. 

Depois de um período ausente do Rio de Janeiro, Júnior voltou para o Flamengo em 1989, já com 35 de idade. Sua volta foi motivada por conta de seu filho, que ainda não havia visto o pai atuar pela equipe carioca e queria que isso acontecesse. 

Nessa passagem, mais títulos. Jogando agora no meio-campo, como legítimo camisa 10, Júnior comandou o elenco que conquistou a primeira Copa do Brasil para o Flamengo, em 1990. Além disso, mais um Campeonato Brasileiro para a conta, em 1992. 

Além de ser um dos maiores vencedores e, inegavelmente, um dos melhores jogadores do Flamengo da história, Júnior também ostenta a primeira colocação disparada do ranking de jogadores que mais atuaram no clube. São 876 jogos em 14 anos como jogador rubro-negro. 

Zico (1° lugar)

Os 10 melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos
Zico dá entrevista no gramado do Maracanã (Icon Sport)

Chegando ao primeiro lugar da lista de melhores jogadores do Flamengo, não poderia ser diferente. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é sem sombra de dúvidas o maior entre os melhores jogadores do Flamengo em todos os tempos.

O “Galinho de Quintino”, carinhosamente apelidado pelo narrador Waldir Amaral, é uma das grandes estrelas da história do futebol, e o principal craque da equipe flamenguista que encantou o mundo nos anos 80.

Apesar de jogar no meio-campo, a principal característica de Zico era o gol. Batia na bola como ninguém, de perto, de longe, fazia gol de tudo quanto é jeito. A precisão na batida também era fatal nas cobranças de falta e ele até hoje é considerado um dos maiores batedores de falta do Brasil e do mundo. 

Ao todo, foram 509 gols em 732 jogos disputados com a camisa do Flamengo, números que o tornam disparado o maior artilheiro da história do clube, com quase o dobro de gols do segundo colocado Dida, que tem 264 gols marcados pela equipe. 

Zico é mais um que foi formado nas categorias de base do Flamengo e atuou pelo clube em duas passagens. A primeira, de 1971 a 1983, envolveu os anos mais gloriosos do Galinho, com 476 gols marcados e inúmeros troféus, como os Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, além dos títulos mais marcantes da Libertadores e do Mundial de 1981.

Na sua segunda passagem, de 1985 a 1989, conquistou apenas o Carioca de 1986, mas foi o retorno necessário para que o ciclo do grande nome entre os maiores ídolos do Flamengo fosse encerrado.    

E aí, o que achou da nossa lista de maiores jogadores da história do Flamengo? Deixamos alguém de fora? Deixe seu comentário!

E venha conhecer também histórias de outros grandes ídolos do futebol brasileiro: