O futebol brasileiro sempre se destacou por meias habilidosos e atacantes com grande poder de finalização. Thiago Silva mostrou ao mundo que o Brasil produz também grandes zagueiros.
Apelidado de Monstro pela torcida do Fluminense, o defensor se tornou capitão de Milan, PSG e em alguns jogos pelo Chelsea. Também vestiu a braçadeira na Seleção Brasileira, acumulou títulos e premiações ao longo de sua trajetória no futebol.
Porém, a história de Thiago Silva não tem apenas páginas gloriosas. Aqui, relembramos ainda os grandes obstáculos que ele precisou superar. Você se recorda do momento de tensão para o zagueiro na Rússia?
Fique conosco e saiba tudo o que aconteceu naquele episódio e nos demais passos da carreira de Thiago Silva!
Quem é Thiago Silva?
Thiago Silva é um jogador de futebol que se destacou como um dos melhores zagueiros do mundo neste século. Além de defender a Seleção Brasileira em quatro Copas do Mundo, teve passagens vitoriosas por Fluminense, Milan, PSG e Chelsea. Foi no clube inglês que o brasileiro venceu a Champions League.
O atleta nasceu em 22 de setembro de 1984, no Rio de Janeiro. Foi no Fluminense que ele deu os primeiros passos de sua trajetória no futebol. Mas antes de se tornar ídolo no Tricolor, Thiago Silva passou por outros clubes. Relembre, a seguir, quais foram eles!
Biografia de Thiago Silva
Thiago Silva foi criado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. O zagueiro já relatou que acompanhar tiroteios e ver pessoas baleadas na comunidade onde morava era algo comum de sua infância.
Sua trajetória no futebol começou nas categorias de base do Fluminense. Aos 19 anos, passou a integrar o RS Futebol, clube do ex-jogador e técnico Paulo César Carpegiani.
Depois de se destacar no RS Futebol, Thiago Silva defendeu o Juventude. Foi no clube de Caxias do Sul que o zagueiro se destacou no Campeonato Brasileiro de 2004 e chamou a atenção de Jorge Mendes, um dos mais importantes empresários de futebol em todo o mundo.
Thiago Silva foi diagnosticado com tuberculose na Rússia
O agente de Cristiano Ronaldo pagou US$ 3,8 milhões para tirar Thiago Silva do Juventude e levá-lo para o Porto B. Em Portugal, entretanto, ele pouco jogou. Assim, seu destino acabou sendo o Dínamo de Moscou.
Na Rússia, Thiago Silva viveu o momento mais tenso em toda a sua carreira. Ele foi diagnosticado com tuberculose e esteve perto de encerrar precocemente sua trajetória no esporte.
Os médicos que o acompanhavam em Moscou indicaram que ele deveria fazer uma cirurgia, e a intervenção nos pulmões o impediria de continuar jogando futebol.
Eu fiquei muito tempo isolado, achei que não iria sair dali. Eu acordava seis, sete da manhã com duas ou três injeções, um monte de medicamentos. No almoço, um pouco mais. À tarde, novamente, e mais injeções e remédios na hora do jantar. Uma vez por semana, tinha uma limpeza do pulmão. Eles colocavam uma sonda pela boca, uma câmera através do nariz, relembrou Thiago Silva, em entrevista ao site da CBF.
Ex-técnico do zagueiro no Juventude, Ivo Wortmann foi visitá-lo na Rússia e pediu a intervenção de Jorge Mendes. O empresário providenciou o retorno de Thiago para Portugal, onde pôde se recuperar, sem a necessidade de qualquer cirurgia.
De volta ao Brasil, Thiago Silva passou alguns meses treinando no Fluminense até ter o contrato com o Dínamo de Moscou rescindido. No Tricolor Carioca, ele reencontrou Ivo Wortmann e se tornou um dos ídolos da torcida.
Idolatria no Fluminense e capitão de Milan, PSG e Chelsea
Apelidado de “Monstro” pela torcida do Fluminense, Thiago Silva foi campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice-campeão da Copa Libertadores em 2008. Pouco depois do torneio continental, foi negociado com o Milan.
No clube italiano, recebeu a braçadeira de capitão e se tornou um dos melhores da posição no futebol europeu. Foi campeão do Campeonato Italiano na temporada de 2010/2011 e vice no ano seguinte.
Em 2012, o Milan negociou o jogador brasileiro com o Paris Saint-Germain. Na França, mais uma vez, ele se tornou capitão do time e passou a liderar a geração mais vitoriosa da história do clube.
Em suas primeiras sete temporadas em Paris, o zagueiro foi heptacampeão do Campeonato Francês, hexacampeão da Copa da Liga Francesa, pentacampeão da Copa da França e da Supercopa da França.
Antes mesmo do fim da temporada 2019/2020, a diretoria do PSG indicou que o zagueiro não teria seu contrato renovado. Contudo, ele foi o capitão da equipe e responsável por levantar as taças da Copa da França e Copa da Liga da França. Assim, foram 23 títulos de Thiago Silva com a camisa do Paris Saint-Germain.
O zagueiro ainda esteve perto de sua galeria de troféus pelo PSG ao chegar à final da Champions League de 2019/2020, mas o time francês perdeu a final para o Bayern de Munique por 1 a 0.
Na temporada seguinte, tanto ele quanto o treinador Thomas Tuchel foram para o Chelsea da Inglaterra. Com uma equipe muito bem organizada defensivamente e com boas opções ao ataque, o time derrotou o Manchester City na final da Champions League.
Dessa forma, o brasileiro enfim venceu a competição de que tanto almejava.
Times de Thiago Silva
- RS Futebol – 2003
- Juventude – 2004
- Porto B – 2005
- Dínamo de Moscou – 2005
- Fluminense – 2008
- Milan – 2009 a 2012
- PSG – 2012 a 2020
- Chelsea – 2021 – 2024
- Fluminense – 2024-
Vá além do Futebol! Confira também:
- 24 Horas de Le Mans: história, como funciona e vencedores
- Campeonato Mundial de Handebol Masculino: história e campeões
- Como jogar poker Omaha: as regras e como funciona o jogo
- Judô nas Olimpíadas: medalhas do Brasil, quadro geral e regras
- Os 10 melhores pivôs da NBA na história e na atualidade
História de Thiago Silva na Seleção Brasileira
Thiago Silva foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2008, para uma partida contra a Venezuela. Naquele ano, ele também foi escolhido por Dunga como um dos três jogadores acima de 23 anos para integrar a Seleção Olímpica nos Jogos de Pequim.
A zaga titular da seleção principal era formada por Lúcio e Juan, mas eles não conseguiram liberação de seus respectivos clubes.
Na Olimpíada de 2008, o time liderado por Ronaldinho Gaúcho parou nas semifinais diante da Argentina de Messi e acabou ficando com a medalha de bronze. Aquele foi o primeiro de dois pódios olímpicos na carreira de Thiago Silva.
Primeira Copa do Mundo e segunda Olimpíada
Sob o comando de Dunga, o zagueiro também disputou sua primeira Copa. Na África do Sul, ele foi reserva de Juan e Lúcio. O Brasil acabou eliminado nas quartas de final pela Holanda.
Já em 2012, foi a vez de Thiago Silva ser chamado por Mano Menezes para ser um dos líderes da Seleção Olímpica nos Jogos de Londres.
A geração que contava com Neymar chegou até a final e perdeu para o México, ficando com a medalha de prata.
Rótulo de chorão e ausência no 7 a 1
Mano Menezes não conseguiu chegar até a Copa do Mundo de 2014, mas isso não impediu que Thiago Silva seguisse como um dos principais jogadores da Seleção Brasileira. Ele foi campeão da Copa das Confederações de 2013, com vitória sobre a Espanha, e o escolhido por Luiz Felipe Scolari para ser o capitão no mundial disputado no Brasil.
A Copa de 2014 ficou marcada na carreira de Thiago Silva por críticas pelo seu comportamento durante a disputa de pênaltis das oitavas de final, contra o Chile. O capitão da equipe se virou de costas e chorou naquele momento decisivo. Mais tarde, ele rebateu o rótulo de chorão.
Nas quartas de final, Thiago fez um dos gols da vitória sobre a Colômbia, por 2 a 1. Porém, recebeu o segundo cartão amarelo e ficou fora das semifinais.
Sem o capitão suspenso e Neymar lesionado, a Seleção Brasileira sofreu a histórica goleada para a Alemanha por 7 a 1, no Mineirão.
Terceira Copa do Mundo para Thiago Silva
A Seleção Brasileira voltou a ser comandada por Dunga depois da Copa de 2014, mas o treinador não conseguiu chegar ao Mundial de 2018. Tite foi o escolhido para conduzir a equipe até a disputa na Rússia e, mais uma vez, Thiago Silva foi convocado.
Na preparação para a Copa do Mundo de 2018, o capitão do PSG disputou posição com seu companheiro de time Marquinhos. Tite acabou optando por escalar seus zagueiros mais experientes e, assim, a dupla titular foi formada por Thiago Silva e Miranda.
Na terceira Copa disputada por Thiago, o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final.
Quarta Copa do Mundo de Thiago Silva
Após a Copa do Mundo de 2018, muito se falou em reformulação da equipe. Dentre os mais velhos, estava Thiago Silva e muitos acreditavam que o seu ciclo pela seleção já se encerrara.
Entretanto, o zagueiro continuou sendo figura carimbada de Tite nas convocações. Esteve presente na conquista da Copa América no Brasil em 2019. Além disso, convocado para a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Infelizmente, o Brasil terminou parando mais uma vez na fase de quartas de finais, dessa vez para a Croácia. Depois da eliminação, o defensor indicou que não vai mais vestir a amarelinha, pelo menos não mais na função de jogador.
Infelizmente como jogador não vou conseguir erguer essa taça. Quem sabe mais para frente em outra função.
Campeão da Copa América no Brasil
Depois da Copa do Mundo de 2018, a continuidade de Thiago Silva na Seleção Brasileira passou a ser ameaçada por conta de sua idade.
Thiago Silva foi convocado para a disputa da Copa América de 2019 e formou dupla de zaga com Marquinhos no torneio disputado no Brasil.
Na final, a Seleção Brasileira venceu o Peru, no Maracanã, e o zagueiro pôde comemorar seu segundo título com a camisa amarela.
Títulos de Thiago Silva
Fluminense
- Copa do Brasil: 2007
Milan
- Campeonato Italiano: 2010–11
- Supercopa da Itália: 2011
- Trofeo Luigi Berlusconi: 2009
Paris Saint-Germain
- Campeonato Francês: 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2017–18, 2018–19, 2019-20
- Supercopa da França: 2013, 2015, 2017, 2018, 2019
- Copa da Liga Francesa: 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2019-20
- Copa da França: 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18 e 2019-20
- International Champions Cup: 2015
Chelsea
- UEFA Champions League: 2020/2021
- Supercopa da UEFA: 2021
- Mundial de Clubes: 2021
Seleção Brasileira
- Copa das Confederações: 2013
- Copa América: 2019
Seleção Brasileira Olímpica
- Medalha de Bronze na Olimpíada de Pequim 2008
- Medalha de Prata na Olimpíada de Londres 2012
Prêmios individuais de Thiago Silva
- Bola de Prata: 2007
- Seleção do Campeonato Brasileiro: 2008
- Craque da galera do Campeonato Brasileiro: 2008
- Seleção das Américas (El País): 2008
- Melhor defensor do Campeonato Italiano: 2011
- Seleção do Campeonato Italiano: 2010–11, 2011–12
- Time do Ano da UEFA: 2011, 2012, 2013, 2015
- Equipe ideal do Campeonato Francês: 2012–13, 2013–14, 2016–17, 2017–18, 2018–19
- FIFPro World XI: 2013, 2014, 2015
- Bola de Ouro Mundial de Clubes: 2021
- Jogador do ano do Chelsea: 2022-23
- Equipe Ideal Conmebol da década (2011-2022)
- Seleção da Copa das Confederações: 2013
- Seleção da Copa do Mundo FIFA: 2014
- Seleção da Copa América: 2019
Poucos jogadores são capazes de conquistar duas medalhas olímpicas e defender a Seleção Brasileira em quatro Copas do Mundo. Thiago Silva alcançou os três feitos, foi capitão do Milan, PSG, em muitos jogos no Chelsea e ainda acumulou uma série de títulos em seu currículo, dentre eles, a Liga dos Campeões.
Infelizmente para os fãs de futebol, a carreira do Monstro já se aproxima do fim. Enquanto aguardamos as últimas conquistas de Thiago Silva, aproveite para conferir mais detalhes sobre outros astros do esporte mais popular do mundo:
- Melhores laterais-esquerdos da Espanha: conheça o top 8
- Tudo sobre Neymar: biografia, times, títulos e curiosidades
- Jogadores de futebol mais bem pagos do mundo: veja top 10
- Tudo sobre Haaland: títulos, biografia e times do atacante
- Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: quem é melhor? Compare!
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.