Já pensou em algum momento, quais são as camisas mais bonitas do Corinthians em toda a história do clube? São muitos uniformes desde 1910, não é mesmo? Foram inúmeros modelos, patrocinadores, materiais esportivos e títulos que marcam as camisas durante todo esse período.
Ainda assim, montamos uma lista com oito camisas que se destacaram pela beleza estética e por conquistas importantes. Quer ver como ficou nossa lista? Confira abaixo em ordem cronológica, ou seja, da mais antiga para a mais atual.
Camisas mais bonitas do Corinthians
- 1910
- 1971
- 1993
- 2001
- 2010
- 2012
- 2013
- 2018
1910
Abrimos a lista de camisas mais bonitas do Corinthians na história com o primeiro uniforme do Timão! O design de 1910 seguiu fielmente o modelo utilizado pelo Corinthian Football Club naquela época, time inglês que inspirou a fundação da agremiação paulista. No tecido temos o bege predominante, detalhes em preto e o brasão original.
1971
Um uniforme do Corinthians que é muito bonito e não pode ficar de fora é o modelo titular de 1971. Rivellino, Zé Maria, Tião… foram vários os craques que vestiram o manto naquela temporada. E o design não tinha muito segredo: listras pretas em perfeita sintonia com o branco característico do clube paulista. Obra de arte!
1993
Ronaldo, Viola, Neto, Tupãzinho… alguns jogadores históricos do Corinthians tiveram a honra vestir o manto alvinegro na década de 90. E que período emblemático para o Timão! O clube venceu seus três primeiros títulos do Campeonato Brasileiro e entregou vários momentos de euforia ao torcedor. Escolhemos o lindo modelo de 1993 para representar essa época: Finta, Kalunga e detalhes geométricos estampados no peito.
2001
Pode admitir, vai: o primeiro jogador que vem à sua mente quando olhamos para essa camisa é Ricardinho. Escolhemos o modelo de 2001 por diversos motivos: as listras pretas contornando o uniforme, o icônico logo da Pepsi, a era Topper e os títulos faturados na virada do século: Brasileirão (1999), Mundial (2000) e Copa do Brasil (2002).
2010
Em 2010, o Corinthians decidiu lançar uma camisa em comemoração aos 100 anos do clube. E podemos dizer tranquilamente que os designers da Nike deitaram o cabelo no modelo! O fardamento resgatou as raízes do clube mesclando o bege com detalhes pretos, além do brasão utilizado pelo Timão nos primeiros anos de sua história. Coisa linda!
2012
O bicampeonato mundial do Corinthians em 2012 foi conquistado com uma camisa pra lá de bonita. E o fardamento ficou ainda mais belo com o patch dourado da FIFA! O modelo titular não fugiu muito das cores tradicionais, mas inovou ao distribuir texturas onduladas ao longo do tecido. Uniforme que ficará marcado para sempre no coração do torcedor.
2013
Continuamos nosso hall da fama com o uniforme reserva de 2013. O design se inspirou nos tempos noventistas e resgatou as finas listras brancas intercaladas com o preto no tecido. Com este fardamento, o Timão faturou o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana.
2018
Fechamos a lista de camisas mais bonitas do Corinthians na história com o modelo comemorativo de 2018 em homenagem a Ayrton Senna. O uniforme já é maneiro apenas por ostentar a assinatura do piloto brasileiro no tecido – além da carga simbólica, claro. Estamos falando de um dos ídolos mais reverenciados do país. Mas a estética do fardamento também ficou igualmente incrível. O conjunto da obra é nota 10!
E aí, faltou alguma camisa na sua opinião? Então nos bombardeie de comentários! Queremos saber o seu ranking perfeito também.
Outras sugestões de leitura:
- Bam Adebayo: biografia, números e como joga o pivô do Heat
- Conheça Petra Kvitova: biografia, títulos e números no tênis
- Terceiro uniforme de times europeus: top 15 temporada 20/21
- Quiz: Acerte os maiores artilheiros da história do Cruzeiro
- Melhores jogadores do FIFA 21: veja o top 100 do jogo
*Última atualização feita em 05 de novembro de 2023
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!