As maiores torcidas do Uruguai são um reflexo da paixão vibrante e fervorosa pelo futebol que permeia o país.
Este texto explora as quatro principais torcidas uruguaias, destacando os clubes que conquistaram não apenas títulos, mas também o coração de milhões de torcedores.
Liderando o ranking, temos o Club Atlético Peñarol e o Club Nacional de Football, cujas rivalidades épicas dominam o cenário esportivo nacional.
Seguem-se o Defensor Sporting Club e o Danubio Fútbol Club, que também possuem bases de fãs dedicadas e orgulhosas.
Qual a maior torcida do Uruguai?
A maior torcida do Uruguai é a do Barcelona de Guayaquil. O número de torcedores da equipe representa 32,14% da população do país. Veja quais são as outras equipes entre as maiores torcidas do Uruguai.
Maiores torcidas do Uruguai
- Peñarol
- Nacional
- Defensor
- Danubio
Danubio (4º)
Em quarto lugar no ranking das maiores torcidas do Uruguai está o Danubio. A equipe conta com 74 mil torcedores.
O Danubio Fútbol Club, de Montevidéu, é um tradicional clube uruguaio que atualmente compete na Primeira Divisão Uruguaia.
Fundado em 1º de março de 1932, por um grupo de estudantes do bairro Curva de Maroñas, o clube recebeu seu nome em homenagem ao rio Danúbio, sugerido por María Mincheff de Lazaroff, de origem búlgara.
Com quatro títulos do campeonato uruguaio, o Danubio protagoniza o “Clásico de los Medianos” contra o Defensor Sporting e tem uma rivalidade menor com o Villa Española.
É o único clube uruguaio a ter vencido em todas as divisões do futebol local. Além disso, o Danubio é conhecido como “la Universidad del fútbol” e “la Cuna de crácks”, sendo reconhecido pela formação de jogadores notáveis como Rubén Sosa, Edinson Cavani, Álvaro Recoba, entre outros.
O clube participou da Copa Libertadores da América em seis ocasiões, alcançando as semifinais em 1989.
Em 2015, enfrentou um grupo difícil com Corinthians, São Paulo e San Lorenzo. A tradição e a capacidade de revelar talentos fazem do Danubio um clube de grande relevância no cenário do futebol uruguaio.
Defensor (3º)
Com 97 mil adeptos, o Defensor abre o top 3 de maiores torcidas do Uruguai.
O Defensor Sporting Club é um clube poliesportivo uruguaio sediado em Montevidéu, fundado em 15 de março de 1989 pela fusão do Club Atlético Defensor com o Sporting Club Uruguay.
No futebol, o Defensor foi o primeiro a quebrar a hegemonia de Nacional e Peñarol ao vencer o Campeonato Uruguaio em 1976, conquistando quatro títulos nacionais no total e chegando às semifinais da Copa Libertadores.
O Sporting, fundado em 1910, e o Defensor, estabelecido em 1913, uniram-se para formar um clube forte e multifacetado.
O Defensor Sporting disputa com o Danubio o “Clásico de los Medianos” e continua a ser uma das principais agremiações esportivas do Uruguai.
Nacional (2º)
O Nacional é o segundo clube entre as maiores torcidas do Uruguai. São, ao todo, 1,3 milhão de torcedores.
O Club Nacional de Football, fundado em 1899 em Montevidéu, Uruguai, foi estabelecido por jovens estudantes com o objetivo de criar uma instituição de futebol para uruguaios criollos, em contraposição ao domínio de clubes estrangeiros.
É considerado o primeiro time criollo do país e um dos primeiros da América. No futebol, obteve sucesso significativo, sendo premiado nacional e internacionalmente. É reconhecido por sua rivalidade com o Peñarol.
O clube possui uma impressionante lista de conquistas, incluindo 49 títulos do Campeonato Uruguaio e 22 títulos internacionais, tornando-se o clube com mais títulos oficiais no mundo.
É também notável por nunca ter sido rebaixado desde sua estreia em 1901. Além disso, é o único clube uruguaio presente em todas as conquistas da Seleção Uruguaia em competições importantes.
Sua sede, o Estádio Gran Parque Central, é um local histórico no futebol mundial, tendo sediado partidas importantes da Copa do Mundo e da Copa América.
A rivalidade com o Peñarol é uma das mais antigas e importantes do futebol mundial, sendo considerada um dos três clássicos mais atrativos do mundo pela revista FourFourTwo.
Peñarol (1º)
O Peñarol é o clube que está no topo das maiores torcidas do Uruguai. Já que conta com 1,6 milhão de torcedores.
O Club Atlético Peñarol, fundado em 1891 como Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC), é um clube de futebol uruguaio sediado em Montevidéu.
Renomeado para Peñarol em 1914, o nome é derivado do bairro de Peñarol. É o maior campeão do Campeonato Uruguaio, com 51 títulos, e um dos clubes mais tradicionais da América do Sul.
Além de suas conquistas nacionais, possui 5 títulos da Copa Libertadores da América e 3 da Copa Intercontinental.
O clube teve início como um clube de críquete, mas logo se voltou para o futebol. Desde a sua fundação, o Peñarol manteve as cores amarelo e preto, em homenagem à Locomotiva Rocket.
Nos anos 30 e 40, o clube teve sucesso significativo, conquistando vários títulos nacionais. Na década de 60, teve um período de domínio, vencendo múltiplas vezes tanto o Campeonato Uruguaio quanto a Copa Libertadores.
Nos anos seguintes, continuou a acumular títulos, incluindo mais campeonatos nacionais e internacionais.
Nos anos 80, apesar de problemas financeiros, o clube continuou a se destacar, conquistando mais títulos nacionais e internacionais, incluindo a Copa Libertadores em 1987.
O Peñarol teve um período de sucesso nos anos 90, vencendo o Campeonato Uruguaio por cinco anos consecutivos.
No século XXI, o clube continuou a ser competitivo, conquistando mais títulos nacionais e chegando à final da Copa Libertadores em 2011.
Ver essa foto no Instagram
Após conhecer as maiores torcidas do Uruguai, quer saber quais são as maiores de países na Europa? Acesse nossos outros conteúdos:
- As maiores torcidas de Portugal
- As 10 maiores torcidas da França
- As 10 maiores torcidas da Alemanha
- As 10 maiores torcidas da Itália
- Saiba quais são as maiores torcidas da Inglaterra
- As maiores torcidas da Espanha
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.