As maiores torcidas da França são frequentemente objeto de análise no país, que já conquistou duas Copas do Mundo.

A Ligue 1 presenciou duas hegemonias marcantes nos últimos anotes, a do Lyon, com sete títulos consecutivos, e a do PSG, com oito títulos, além de um período caótico onde seis equipes diferentes foram campeãs em seis anos. Isso torna difícil estimar de forma linear o número de torcedores dos principais clubes.

Não há um consenso claro sobre a quantidade de fãs no país. Neste texto, assumimos o desafio de listar as 10 maiores torcidas da França, utilizando como base a média de países como Alemanha, Espanha e Itália, onde aproximadamente 60% da população acompanha futebol com frequência.

Então, reunimos algumas pesquisas recentes e fizemos a lista das 10 maiores torcidas da França, veja a seguir.

Qual a maior torcida da França?

A maior torcida da França neste momento é a do PSG. Cruzando os dados das pesquisas do Statista de 2018 e da LPF em 2019 temos que cerca de 30% dos torcedores franceses apoiam o time de Dembele e companhia, aproximadamente 12 milhões de pessoas.

Maiores torcidas da França

  1. PSG
  2. Olympique de Marselha
  3. Lyon
  4. Saint-Étienne
  5. Monaco
  6. Bordeaux
  7. Lille
  8. Nantes
  9. Toulouse
  10. Nice

Nice (10º)

O Nice tem uma das maiores torcidas da França
(FIFA.com/imago)

Iniciamos a lista das maiores torcidas da França com a do Nice, que atualmente reúne cerca de 1,5 milhão de torcedores, representando 4% do total de fãs no país.

Embora o projeto atual do clube seja promissor, com um futebol moderno, focado em jovens talentos e um estilo de jogo técnico e veloz, é a tradição do clube que sustenta esse número de seguidores.

O Nice dominou o cenário do futebol francês na década de 1950, quando conquistou quatro títulos nacionais e duas Copas da França. Além disso, a grande população da cidade de Nice, a quinta maior do país, também contribui para o número expressivo de torcedores.

Toulouse (9º)

O Toulouse tem uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Redes Sociais)

A presença do Toulouse logo no início da lista das maiores torcidas da França é um bom exemplo para entender a dinâmica do futebol francês, ou melhor, de suas arquibancadas.

Diferente de países como Alemanha, Espanha e Itália (com Brasil, Argentina e Inglaterra sendo exceções), as grandes cidades da França costumam ter apenas um clube de destaque, competindo não com times locais, mas com equipes de outras regiões.

O Toulouse, por exemplo, mesmo sem ter conquistado nenhum título em sua história e tendo sido rebaixado para a Ligue 2 na temporada 2019/2020, está localizado na quarta maior região metropolitana da França. Isso lhe garante cerca de 2 milhões de torcedores, ou possivelmente um pouco menos, representando 5% do total de fãs no país.

Nantes (8º)

O Nantes tem uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Redes Sociais)

Diferente dos times mencionados anteriormente, o Nantes possui uma das maiores torcidas da França, muito mais pelo seu desempenho em campo do que pela sua influência fora dele.

É claro que estar localizado na sexta maior região metropolitana do país, com 800 mil habitantes, faz diferença. No entanto, para alcançar mais de dois milhões de torcedores (6%), é necessário ter uma presença significativa em nível nacional.

Ser o quarto maior campeão do Campeonato Francês, com oito títulos conquistados em cinco décadas diferentes, certamente ajuda. E, para complementar, o clube ainda soma três títulos da Copa da França.

Lille (7º)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LOSC (@losclive)

Lembra dos seis campeões da Ligue 1 em seis anos? O Lille foi um dos que mais soube aproveitar essa fase.

O clube, que viveu um período de sucesso nos anos 1950, quando conquistou três títulos nacionais e quatro Copas da França, investiu de forma estratégica para crescer e se consolidar não apenas como uma força do futebol francês, mas também como detentor de uma das maiores torcidas do país.

Com um excelente programa de desenvolvimento de jovens talentos, que revelou nomes como Eden Hazard, o Lille consegue formar equipes competitivas e manter suas temporadas atrativas para seus cerca de 2,8 milhões de torcedores.

Bordeaux (6º)

O Bordeaux tem uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Lille)

Bordeaux e Lille estão empatados em números estatísticos, mas na lista das maiores torcidas da França, o Bordeaux leva vantagem, com 2,9 milhões de torcedores.

Isso se deve, primeiramente, à sua tradição no futebol francês, sendo hexacampeão nacional e frequentemente candidato ao título em décadas passadas.

Além disso, a região metropolitana de Bordeaux conta com uma população um pouco maior, cerca de 100 mil habitantes a mais, o que também influencia o número de fãs.

Mônaco (5º)

O Monaco tem, surpreendentemente, uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Mônaco)

O Monaco é um dos casos mais peculiares no futebol mundial. Para começar, apesar de ser um dos clubes com as maiores torcidas da França, ele não pertence ao país, já que representa uma cidade-Estado independente.

Além disso, o Principado de Mônaco tem menos de 40 mil habitantes, o que torna surpreendente o fato de o clube contar com cerca de 3,6 milhões de torcedores, ou 9% dos apaixonados por futebol no país.

O “segredo” por trás disso tem dois aspectos. Primeiro, seus títulos e a revelação de grandes jogadores. O Monaco é o quinto maior campeão da Ligue 1 e lançou astros como Thierry Henry e Kylian Mbappé.

Segundo, o clube sempre acompanha as tendências de comunicação no futebol, utilizando-as para expandir sua base de fãs, como pode ser observado em seus perfis nas redes sociais.

Saint-Étienne (4º)

Não é difícil entender por que o Saint-Étienne está entre as maiores torcidas da França. Na verdade, o mais interessante é discutir por que o clube não possui a maior torcida do país, já que é o maior campeão da Ligue 1.

A cidade de Saint-Étienne não é das mais populosas (com 400 mil habitantes em sua região metropolitana), mas é bastante conhecida, sendo até reconhecida pela UNESCO como uma das cidades mais criativas da Europa.

Agora, imagine o impacto nacional de um clube que dominou o futebol francês nas décadas de 1960 e 1970, conquistando dez títulos da Ligue 1 e seis Copas da França.

O problema é que o último título relevante do Saint-Étienne foi nos anos 1980, com a exceção de uma Copa da Liga Francesa em 2013. Esse longo período sem grandes conquistas fez sua torcida encolher um pouco, mas ainda conta com cerca de 4 milhões de torcedores.

Lyon (3º)

O Lyon tem uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Lyon)

A explicação para o Lyon ter uma das maiores torcidas da França é bastante direta. Basta combinar o fato de ser o principal clube da segunda região mais populosa do país (com mais de 2 milhões de habitantes) com uma hegemonia de sete títulos nacionais consecutivos conquistados há pouco mais de uma década.

O resultado é uma geração inteira de torcedores franceses que se tornaram fãs dos Gones, somando cerca de 6,5 milhões de apaixonados pelo clube que consagrou Juninho Pernambucano e revelou Karim Benzema.

Olympique de Marselha (2º)

O Olympique de Marselha tem uma das maiores torcidas da França
(Reprodução/Olympique de Marselha)

O Olympique de Marselha ocupa o segundo lugar entre as maiores torcidas da França, embora, segundo a pesquisa do Statista, seja o time mais popular do país.

O clube brilhou na década de 1990, tornando-se o segundo maior campeão da Ligue 1 e o único francês a conquistar a Liga dos Campeões (1992/1993).

Além disso, Marselha é uma das maiores cidades da França, o que ajuda a explicar seus cerca de 10 milhões de torcedores, representando 25% dos fãs franceses.

PSG (1º)

O PSG está em primeiro na lista das maiores torcidas da França
(Reprodução/PSG)

“Paris est magique!” (“Paris é mágica”), cantam os fãs do PSG. No entanto, não é preciso mágica para entender por que o clube lidera o ranking das maiores torcidas da França. E a explicação vai além do dinheiro.

Quando Nasser Al-Khelaïfi e a Qatar Sports Investment (QSI) compraram o PSG em 2011, o clube já era bastante popular, sendo o principal time da capital do país. Além disso, o PSG já havia experimentado o sucesso nos anos 1990, tanto nacional quanto internacionalmente.

Com a injeção bilionária, o clube passou a atrair craques como Ibrahimovic, Thiago Silva, Neymar e Mbappé, conquistando 10 títulos da Ligue 1 desde 2012/13. Isso fez sua torcida crescer significativamente, chegando a cerca de 12 milhões de torcedores, o maior número entre os clubes franceses.

 

Depois de conhecer as maiores torcidas da França, que tal conferir outros conteúdos sobre futebol? Acesse: