PSG, Olympique de Marselha, Saint-Étienne e mais sete: confira a lista das 10 maiores torcidas da França e seus números

As maiores torcidas da França são um recorrente objeto de estudo no país bicampeão da Copa do Mundo.

Afinal, no século XXI a Ligue 1 passou por duas dinastias — a do Lyon heptacampeão e do PSG octocampeão — e por um louco período de seis campeões em seis anos no meio, o que impede qualquer projeção linear de número de torcedores dos grandes clubes.

Mal há um consenso sobre a quantidade de torcedores no país. Neste texto, que encaramos o desafio de listar as 10 maiores torcidas da França, tomamos a média de países como a Alemanha, Espanha e Itália, que têm cerca de 60% da população acompanhando futebol regularmente.

Da mesma maneira, partimos de duas pesquisas, do portal Statista e da Liga de Futebol Profissional (LPF), para calcularmos os números. Então prepare seu vinho, seu queijo e sua calculadora e vamos nessa!

Qual a maior torcida da França?

A maior torcida da França neste momento é a do PSG. Cruzando os dados das pesquisas do Statista de 2018 e da LPF em 2019 temos que cerca de 30% dos torcedores franceses apoiam o time de Neymar, aproximadamente 12 milhões de pessoas.

Maiores torcidas da França

  1. PSG
  2. Olympique de Marselha
  3. Lyon
  4. Saint-Étienne
  5. Monaco
  6. Bordeaux
  7. Lille
  8. Nantes
  9. Toulouse
  10. Nice

Nice (10º)

O Nice tem uma das maiores torcidas da França
(FIFA.com/imago)

Abrimos a lista das maiores torcidas da França com a do Nice, que hoje conta com por volta de 1,5 milhão de apaixonados, ou 4% dos torcedores do país.

Por mais que o projeto do time seja interessante nos dias de hoje, com um futebol moderno, aposta em jovens e num estilo de jogo técnico e veloz, é por conta da tradição que conta com tal número de torcedores.

O Nice simplesmente dominou o futebol francês na década de 1950, quando foi tetracampeão nacional e bicampeão da Copa da França. A grande população da cidade de Nice, a quinta maior do país, certamente ajuda.

Toulouse (9º)

O Toulouse tem uma das maiores torcidas da França

A presença do Toulouse logo no começo da lista das maiores torcidas da França é bastante útil para explicar um pouco de como funciona o futebol francês, ou melhor, suas arquibancadas.

Ao contrário do que acontece em países como Alemanha, Espanha e Itália (Brasil, Argentina e Inglaterra são pontos fora da curva), as grandes cidades francesas só contam com um grande time, que rivalizam não com seus munícipes, mas com equipes da região.

O Toulouse, por exemplo, que não tem um título sequer em sua história e em 2019/2020 foi rebaixado para a Ligue 2, está situado na quarta mais populosa região metropolitana da França. Assim, tem por volta de 2 milhões de torcedores, provavelmente menos, ou 5% da torcida francesa.

Nantes (8º)

O Nantes tem uma das maiores torcidas da França

Ao contrário dos times anteriores, o Nantes tem uma das maiores torcidas da França mais pelo que faz dentro de campo do que sua representação fora dele.

Claro que ser o time da sexta região metropolitana do país (800 mil habitantes) faz diferença. Mas para chegar aos mais de dois milhões de torcedores (6%), é preciso uma certa projeção nacional.

Será que ser o quarto maior campeão do Campeonato Francês (oito títulos em cinco décadas diferentes) é o suficiente? Bom, tem mais três títulos da Copa da França, qualquer coisa…

Lille (7º)

O Lille tem uma das maiores torcidas da França

Lembra que falamos dos seis campeões da Ligue 1 em seis anos? O Lille foi um dos que melhor soube capitalizar o fato.

O time, que experimentou um certo sucesso nos anos 1950 — década que bateu tricampeão nacional e tetra da Copa — soube investir em seu crescimento e se consolidar não só como um dos players do futebol nacional mas também dono de uma das maiores torcidas da França.

Com um ótimo programa de captação e desenvolvimento de jovens jogadores — que revelou Eden Hazard, por exemplo — o Lille consegue montar times competitivos e manter a temporada interessante para seus aproximadamente 2,8 milhões de torcedores.

Bordeaux (6º)

O Bordeaux tem uma das maiores torcidas da França

Há um empate estatístico entre Bordeaux e Lille mas, na lista das maiores torcidas da França, o time alviceleste sai na frente.

Primeiro por ser um time mais tradicional no futebol do país, hexacampeão nacional e recorrente candidato ao título em décadas anteriores, depois por ter uma população um pouco maior em sua região metropolitana, com cerca de 100 mil habitantes a mais.

Vá além do futebol:

Monaco (5º)

O Monaco tem, surpreendentemente, uma das maiores torcidas da França

O Monaco é um dos casos mais interessantes do futebol mundial. Para começar, tem uma das maiores torcidas da França, sendo que nem do país é; trata-se do clube único de uma cidade-Estado independente.

Depois, o Principado mal bate os 40 mil habitantes. O que faz ser um tanto intrigante os seus cerca de 3,6 milhões de torcedores, ou 9% dos apaixonados pelo ballon.

O “segredo” tem duas faces. A primeira, títulos e grandes jogadores. O Monaco, afinal, é o quinto maior campeão da Ligue 1 e revelou nomes como Thierry Henry e Kyllian Mbappé. Depois, o clube sempre está atento às novas tendências da comunicação no futebol para capitalizar seu sucesso e captar novos torcedores. É só olhar para seus perfis nas redes sociais.

Saint-Étienne (4º)

O Saint-Étienne tem uma das maiores torcidas da França

Não são necessárias grandes explicações para o motivo do Saint-Étienne estar entre as maiores torcidas da França. Na verdade, rende mais falar do porquê o time não tem a maior torcida do país. É, afinal, o maior campeão da Ligue 1…

A cidade de Saint-Étienne não é das maiores (400.000 habitantes na região metropolitana), mas é uma mais das populares, reconhecida até pela UNESCO como uma das mais criativas da Europa.

Imagine então a projeção nacional de um time de lá que dominou o futebol francês nas décadas de 1960 e 1970, levando dez títulos nacionais mais seis Copas da França no processo.

O problema que o último título significativo foi conquistado ainda nos anos 1980, com exceção de uma Copa da Liga Francesa em 2013. Tanto tempo sem conquistas fez a massa verde diminuir, mas ainda ficar com mais ou menos 4 milhões de torcedores.

Lyon (3º)

O Lyon tem uma das maiores torcidas da França

A conta para o Lyon ter uma das maiores torcidas da França é bastante simples, na verdade. Pegue o principal time da segunda região com mais habitantes do país (mais de 2 milhões de pessoas) e adicione uma hegemonia de sete títulos nacionais consecutivos há mais de uma década.

O resultado é praticamente toda uma geração de torcedores franceses convertidos em Gones, que dá quase 6,5 milhões de pessoas apaixonadas pelo clube que consagrou Juninho Pernambucano e revelou Karim Benzema

Olympique de Marselha (2º)

O Olympique de Marselha tem uma das maiores torcidas da França
(Eric Gaillard/Reuters)

Saímos de um Olympique para o outro e chegamos no segundo lugar da lista das maiores torcidas da França. O que é curioso, já que, segundo a pesquisa do Statista, o time de Marselha é o mais popular do país.

Motivos para o posto não faltam: o Olympique foi o principal clube do país na década de 1990, quando disparou para se tornar o segundo maior campeão da Ligue 1 e, de quebra, se tornou o único francês a ser campeão da Liga dos Campeões (1992/1993).

Além disso, a cidade de Marselha é uma das maiores do país. Tudo isso contribui para o time ter cerca de 25% dos torcedores franceses, algo em torno de 10 milhões de pessoas. O motivo do número não ser maior? Está logo abaixo.

PSG (1º)

O PSG está em primeiro na lista das maiores torcidas da França
(Reprodução/Getty)

“Paris est magique!” (“Paris é mágica”), cantam os apaixonados do PSG. Mas não é preciso mágica para explicar o porque ficam na primeira colocação do ranking das maiores torcidas da França. Tampouco dá para ficar só na explicação do dinheiro.

Afinal, quando Nasser Al-Khelaïfi e a Qatar Sports Investment (QSI) compraram o clube em 2011, encontraram uma instituição já bastante popular, o principal time da principal cidade do país.

Fora que a equipe já tinha experimentado o sucesso nacional e internacional nos anos 1990 — confira o texto “Como o PSG chegou à final da Champions League” para entender melhor.

Aí sim, foi juntar a fome com a vontade de comer. O PSG recebeu um aporte bilionário, craques como Ibrahimovic, Thiago Silva, Neymar e Mbappé, enfileirou oito títulos consecutivos da Ligue 1 e, bom, fez explodir seu número de torcedores, que hoje em dia é estimado em 12 milhões de pessoas.

Depois de conhecer as maiores torcidas da França, que tal conferir outros conteúdos sobre futebol? Acesse:

*Última atualização em 11 de maio de 2021

Salvar