A Seleção Francesa segue firme como uma das forças dominantes do futebol mundial na atualidade. Acumulando conquistas importantes, como as Copas do Mundo de 1998 e 2018, o país coleciona inúmeros craques dentro das quatro linhas.
Além de Zinedine Zidane e Kylian Mbappé, você sabe quem são os maiores jogadores da França? Para ficar por dentro dos principais nomes do futebol francês, confira agora a lista atualizada dos maiores destaques da atual vice-campeã mundial!
Maiores jogadores da França
- Zinedine Zidane
- Michel Platini
- Raymond Kopa
- Just Fontaine
- Thierry Henry
- Jean-Pierre Papin
- Éric Cantona
- Didier Deschamps
- Lilian Thuram
- Kylian Mbappé
- Laurent Blanc
- Olivier Giroud
Olivier Giroud (12º)
- Clubes: Grenoble, Istres, Tours, Montpellier, Arsenal, Chelsea, Milan e Los Angeles FC
- Período em atividade: 2006 – Atualmente
- Jogos pela seleção: 137
- Gols pela seleção: 57
- Posição: Atacante
Abrindo nossa lista dos principais jogadores da história do futebol francês, precisamos falar sobre Olivier Giroud. Questionado tecnicamente, o centroavante é o maior artilheiro da história da Seleção Francesa.
Com um inicio de carreira bombástico no pequeno Grenoble, o jogador se mostrava um grande artilheiro, decidindo jogos e tendo bons números. Assim, se transferiu para o mediano Montpellier e por lá continuou jogando muito bem e já começou a ser convocado pela França.
Então, com a ótima passagem pelo clube francês, foi para o Arsenal, onde realmente começou a chamar a atenção do mundo, se tornando um exímio matador, fez parte de toda preparação e foi convocado para a Copa do Mundo de 2014. Porém, não conseguiu marcar nenhum gol.
Continuou no Arsenal e encerrou sua passagem na temporada 2017/18, com 253 partidas e 105 gols. Mas, no Chelsea não se encontrou, começou bem mas foi perdendo espaço e não teve uma grande passagem. Entretanto, fez parte da França que conquistou a Copa do Mundo de 2018, novamente sem marcar nenhum gol.
Continuou no Chelsea e mesmo sem atuar muitas vezes, continuava sendo chamado pela França e por lá conseguia marcar vários gols. Assim, na temporada 21/22 deixou o Chelsea, com 119 partidas e 39 gols marcados e se transferiu para futebol italiano.
Na Serie A, Giroud teve um bom desempenho pelo Milan. onde entrou em campo 132 vezes, balançando a rede em 49 oportunidades diferentes entre 2021 até o fim da temporada 2023/24.
Se despedindo do Campeonato Italiano em alta, o centroavante francês foi contratado pelo Los Angeles FC, sendo mais uma estrela na MLS. Assinando com o clube americano até 2025, o craque espera continuar brilhando dentro das quatro linhas.
Laurent Blanc (11º)
- Clubes: Montpellier, Napoli, Nîmes, Saint-Étienne, Auxerre, Barcelona, Olympique de Marseille, Internazionale e Manchester United
- Período em atividade: 1983-2003
- Jogos pela seleção: 97
- Gols pela seleção: 16
- Posição: Zagueiro
Um maiores jogadores da França de todos os tempos é Laurent Blanc, um dos maiores símbolos da seleção nacional durante a década de 90. Zagueiro de origem, mas que também atuava como líbero, Le Président foi um grande líder dentro de campo.
Vale a pena ressaltar que Laurent Blanc começou a sua carreira como meia-atacante no Montpellier. Curioso, né? Algum tempo depois, foi testado por Michel Mézy na defesa. O jogador se saiu muito bem na nova posição muito por conta de sua alta estatura.
Blanc não tinha velocidade, mas compensava a fraqueza com ótimo posicionamento e técnica refinada na saída de bola. Venceu a Copa do Mundo de 1998 e a Euro 2000 após ser convencido por Aimé Jacquet, em 1994, a voltar da aposentadoria.
Foi dos pés de Le Président que o primeiro Golden Goal da história das Copas, em 1998, contra o Paraguai, foi anotado. Em 2006, o zagueiro foi escolhido, pelos leitores da revista France Football, o quarto melhor jogador francês da história.
Kylian Mbappé (10º)
- Clubes: Mônaco, PSG e Real Madrid
- Período em atividade: 2017 – atualmente
- Jogos pela seleção: 86
- Gols pela seleção: 48
- Posição: Atacante
Um dos mais novos e ainda atuante craque da França é Mbappé, que com apenas 19 anos ao lado de seus companheiros conquistou o segundo título da Copa do Mundo dos franceses.
Fez suas categorias de base no Mônaco e por lá fez história ao desbancar o poderoso e milionário time do PSG, conquistando o Campeonato Francês de 2016/17. Então, logo em seguida foi vendido para o PSG por cerca de R$ 90 milhões de euros.
Assim, continuou jogando muita bola por lá e chamando a atenção de diversos outros clubes. Brilhando pelo Paris Saint Germain, Mbappé conquistou 15 títulos oficiais, sendo hexacampeão francês.
Após uma longa novela, Kylian Mbappé deixou o PSG para fechar com o Real Madrid. Chegando aos Merengues na temporada 2024/25, o atacante francês segue trilhando uma linda história no futebol, mirando a sonhada bola de ouro.
Ver essa foto no Instagram
Lilian Thuram (9º)
- Clubes: Mônaco, Parma, Juventus e Barcelona
- Período em atividade: 1991-2008
- Jogos pela seleção: 142
- Gols pela seleção: 2
- Posição: Zagueiro
Lilian Thuram não poderia ficar de fora desse ranking. Afinal, estamos falando do jogador que mais realizou partidas com a camisa da seleção francesa. Foram 142 compromissos disputados, dois gols anotados e muita raça deixada em campo.
Não tinha tempo ruim para o defensor, que funcionava muito bem tanto como zagueiro quanto lateral-direito. Lilian Thuram se destacava pela força física, agilidade e agressividade, sempre se mostrando um pedra no sapato dos atacantes adversários.
O craque fez parte do elenco nas conquistas de 1998 e 2000, sendo peça fundamental no triunfo de ambos os títulos. Sua carreira na França durou muito tempo: Thuram ainda esteve presente no vice-campeonato mundial de 2006, contra a Itália.
Didier Deschamps (8º)
- Clubes: Nantes, Olympique de Marseille, Bordeaux, Juventus, Chelsea e Valencia
- Período em atividade: 1985-2001
- Jogos pela seleção: 103
- Gols pela seleção: 4
- Posição: Volante
Segundo o colega de seleção Éric Cantona, Didier Deschamps era um jogador “operário” dentro de campo, pois protegia a zaga, neutralizava jogadas ofensivas adversárias e passava a bola para os mais qualificados balançarem as redes.
Um verdadeiro cão de guarda que atuava como volante e carregava o piano como ninguém. Sua liderança também era algo invejável – não à toa, foi o capitão que levantou as taças de 1998 e 2000. Peça vital da Geração de Ouro que nos encantou na década de 90!
Hoje é o atual treinador dos Les Bleus, repetindo o sucesso como atleta e conduzindo a seleção a dois resultados impressionantes: o vice da Euro 2016 e o bicampeonato mundial de 2018. Será que cabe espaço pra mais?
Éric Cantona (7º)
- Clubes: Auxerre, Martigues, Olympique de Marseille, Bordeaux, Montpellier, Nîmes Olympique, Leeds United e Manchester United
- Período em atividade: 1983-1997
- Jogos pela seleção: 45
- Gols pela seleção: 20
- Posição: Atacante
Na sétima posição do ranking de maiores jogadores da França temos o polêmico Éric Cantona. Autor da voadora no torcedor do Crystal Palace, o feroz atacante que marcou época no Manchester United também desfilou seu talento ostentando a azulzinha.
É fato que King Éric poderia ter acumulado mais gols e partidas pela seleção, mas foram justamente suas confusões e consequentes banimentos que o impediram disso. Pelo menos, no tempo que esteve presente, mostrou garra, técnica refinada e faro de gol.
Cantona sabia tratar a bola como poucos. Tinha drible, velocidade, visão de jogo, explosão e excelente arremate. Deve ser por isso que sabia jogar como centroavante e meia-atacante. Faltou um título pela França, claro, mas isso não apaga sua brilhante trajetória.
Jean-Pierre Papin (6º)
- Clubes: RCF Vichy, Valenciennes, Club Brugge, Olympique de Marseille, Milan, Bayern de Munique, Bordeaux, Guingam, Saint-Pierroise, Cap-Ferret e Biganos-Boiens
- Período em atividade: 1984-2001
- Jogos pela seleção: 54
- Gols pela seleção: 30
- Posição: Atacante
Chegamos à metade da lista com Jean-Pierre Papin, centroavante clássico que não perdoava na frente do gol. Letal na pequena área, o atacante francês balançava as redes de todos os jeitos, característica que o concedeu cinco prêmios de artilheiro da Ligue 1.
Jean-Pierre Papin já chegou fazendo barulho logo em sua primeira Copa, ainda jovem, faturando o terceiro lugar em 1986. Com o tempo, se desenvolveu a ponto de ser eleito o melhor jogador do planeta na premiação do Ballon d'Or em 1991.
O azar de Papin foi ter jogado num período em que a França falhou em se classificar para vários torneios, entre eles, as Copas de 90 e 94. Em 98 ele já havia se aposentado da seleção. Nada que comprometa seu lindo legado nos Les Bleus.
Thierry Henry (5º)
- Clubes: Mônaco, Arsenal, Barcelona e NY Red Bulls
- Período em atividade: 1994-2012
- Jogos pela seleção: 123
- Gols pela seleção: 51
- Posição: Atacante
Na quinta posição temos Thierry Henry, o maior artilheiro da história da França. Se você teve a oportunidade vê-lo jogar, sinta-se sortudo: o homem era imparável. Um dos grandes craques que já pisaram nos gramados europeus. Falo com tranquilidade!
O centroavante, ídolo do Arsenal, ficou negativamente marcado pelo toque de mão intencional que gerou o gol da classificação para a Copa de 2010, mas isso não chega nem perto das coisas que ele já fez pela seleção francesa.
Henry marcou presença nos títulos de 98 e 2000, além de ter conduzido a França, junto de Zinedine Zidane, ao vice-campeonato de 2006. Os brasileiros não se lembram disso com sorriso no rosto, claro, mas precisam tirar o chapéu para este grandioso atleta.
Just Fontaine (4º)
- Clubes: USM Casablanca, Nice e Reims
- Período em atividade: 1950-1962
- Jogos pela seleção: 21
- Gols pela seleção: 30
- Posição: Atacante
Continuamos a lista de maiores jogadores da França na história com Just Fontaine. É uma pena que muita gente não tenha o visto jogar, pois o homem tinha faro de gol. Tanto é que possui mais tentos anotados do que partidas realizadas pela seleção.
Defendendo os Les Bleus, Just Fontaine cravou um recorde que provavelmente nunca será alcançado: o de mais gols marcados em uma única edição de Copa do Mundo. O centroavante balançou as redes 13 vezes em 1958.
Na história da competição, apenas Miroslav Klose, Ronaldo Fenômeno e Gerd Müller acumularam mais gols que Fontaine. É por essas e outras que o atacante merece um lugar de honra entre os melhores de todos os tempos.
Raymond Kopa (3º)
- Clubes: Angers, Reims e Real Madrid
- Período em atividade: 1949-1967
- Jogos pela seleção: 45
- Gols pela seleção: 18
- Posição: Meia
Raymond Kopa abre o pódio na terceira colocação da lista. Trata-se do único atleta da história a ter vencidos os prêmios de Melhor Jogador Jovem e Melhor Jogador em duas edições diferentes de Copa do Mundo (1954 e 1958, respectivamente).
Vale destacar que, em 1958, Kopa superou nomes de peso como Pelé, Garrincha e seu próprio companheiro de time, Just Fontaine. Naquela mesma temporada, ele ainda foi eleito melhor jogador do mundo em premiação do Ballon d'Or.
O meia-atacante não só marcava gols, como também armava o jogo. Abria defesas com seus dribles desconcertantes, colocava os companheiros na cara do goleiro e só não fazia chover no gramado. É considerado um dos maiores playmakers da história do futebol.
Michel Platini (2º)
- Clubes: Nancy, Saint-Étienne e Juventus
- Período em atividade: 1972-1987
- Jogos pela seleção: 72
- Gols pela seleção: 41
- Posição: Meia
Três vezes melhor do mundo no Ballon d'Or. Multicampeão por clubes. Líder da seleção francesa no título da Euro 84. Esses são apenas alguns itens do vasto currículo de Michel Platini, um dos maiores craques europeus de todos os tempos!
Apenas naquela Euro, Michel Platini marcou nove gols – incluindo dois hat-trick perfeitos, ou seja, tentos de cabeça, perna direita e perna esquerda na mesma partida. Também foi o capitão da seleção francesa nas Copas de 82 e 86.
O maestro era habilidade pura. Com a cabeça sempre erguida, passava a bola com genialidade, cobrava faltas e organizava as ações no meio-campo.
Infelizmente manchou a sua carreira no futebol após ter se envolvido em esquemas de corrupção em seus tempos de dirigente na UEFA. Platini foi banido e nunca mais poderá se envolver com o esporte.
Zinedine Zidane (1º)
- Clubes: Cannes, Bordeaux, Juventus e Real Madrid
- Período em atividade: 1989-2006
- Jogos pela seleção: 108
- Gols pela seleção: 31
- Posição: Meia
Não há o que discutir: Zinedine Zidane é o melhor jogador francês da história! Em campo, era um artista. Ou mágico, se assim preferirem. Ainda jovem, aproveitou o banimento de Éric Cantona, pegou a posição para si e nunca mais abandonou o protagonismo.
Zidane tem no currículo dois grandiosos títulos: a Copa de 98 e a Euro 2000. Foi eleito melhor jogador do mundo na premiação do Ballon d'Or, faturou todos os troféus possíveis por clubes e inspirou gerações com sua genialidade dentro de campo.
Zizou marcou gols importantes, liderou equipes e carregou a responsabilidade debaixo do braço, embora tenha se despedido dos Les Bleus com aquela cabeçada vexatória em Marco Materazzi. Cá entre nós? O episódio foi apenas um pequeno ponto fora da curva.
Agora que você conhece os maiores jogadores da França de todos os tempos, que tal dar uma conferida em outros conteúdos interessantes?
- Cleveland Browns: história, títulos e elenco
- Os 10 maiores jogadores da história do Botafogo
- 4 iniciativas tecnológicas para dar emoção ao futebol sem público
- Tênis pós-pandemia: a bolha do US Open 2020
- Washington Wizards: elenco, história, resultados e ídolos
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.