A Argentina é, sem dúvida, uma terra fértil para o surgimento de grandes craques que fizeram história no futebol mundial, deixando seu legado em clubes ao redor do globo. Mas quem são, de fato, os maiores jogadores argentinos de todos os tempos?
Com talentos reconhecidos em todos os continentes, muitos se destacaram, mas apenas alguns conquistaram um lugar eterno na história do esporte. Confira a seguir a lista definitiva dos melhores jogadores da Argentina em todos os tempos.
Melhores jogadores da Argentina em todos os tempos
- Diego Maradona
- Lionel Messi
- Alfredo Di Stéfano
- Mario Kempes
- Ubaldo Fillol
- Daniel Passarella
- Gabriel Batistuta
- Javier Zanetti
- Omar Sívori
- Juan Román Riquelme
Juan Román Riquelme (10º)
- Clubes que atuou: Boca Juniors, Barcelona, Villareal e Argentinos Juniors
- Período em atividade: 1996-2015
- Jogos pela seleção: 51
- Gols pela seleção: 17
- Posição: Meia
Juan Román Riquelme é considerado o 10º melhor jogador da história da Argentina, um reconhecimento poético dado seu domínio da camisa 10.
Conhecido por sua frieza, habilidade excepcional e personalidade forte, Riquelme tinha o poder de controlar completamente um jogo.
Sua combinação de talento e força mental o permitiu substituir Diego Maradona no Boca Juniors, onde conquistou duas Copas Libertadores e um Mundial Interclubes em três anos.
Riquelme também levou o Villarreal a uma campanha histórica na Liga dos Campeões de 2006 e conquistou outro título da Libertadores com o Boca em 2007. No entanto, ele não conseguiu replicar o mesmo sucesso na Seleção Argentina.
Omar Sívori (9º)
- Clubes que atuou: River Plate, Juventus e Napoli
- Período em atividade: 1954-1969
- Jogos pela seleção: 11
- Gols pela seleção: 9
- Posição: Meia
Omar Sívori, considerado o 9º melhor jogador da história da Argentina, foi um meia baixinho e canhoto que encantou o futebol antes de Maradona.
Apelidado de “Maradona dos anos 60”, Sívori ajudou o River Plate a conquistar títulos e financiou as obras do Estádio Monumental com sua transferência para a Juventus.
Na Itália, ele mostrou o impacto que um jogador de sua qualidade pode ter em um clube e cidade. Apesar de sua naturalização italiana ter limitado seu sucesso na Seleção Argentina, Sívori se destacou como o primeiro vencedor da Bola de Ouro, estando bem destacado nesta lista de melhores jogadores da Argentina de todos os tempos.
Javier Zanetti (8º)
- Clubes que atuou: Banfield, Talleres RE e Inter de Milão
- Período em atividade: 1992-2014
- Jogos pela seleção: 143
- Gols pela seleção: 5
- Posição: Lateral-direito
Seguindo a lista, Javier Zanetti ocupa a oitava posição dos melhores jogadores da Argentina de todos os tempos.
Javier Zanetti, volante e lateral-direito, pode não ter exibido o talento extraordinário de outros jogadores, mas se destacou como um líder confiável e consistente ao longo de sua carreira.
Um atleta notável, Zanetti é um dos três jogadores com mais atuações pela Seleção Argentina, somando 143 jogos, e detém o recorde de partidas pela Inter de Milão, com 858 aparições.
Apesar de sua grandeza, ele atuou durante um período de seca de títulos para a Argentina, não tendo grandes conquistas em seu país.
Gabriel Batistuta (7º)
- Clubes que atuou: Newell's, River Plate, Boca Juniors, Fiorentina, Roma, Inter de Milão e Al-Arabi
- Período em atividade: 1987-2004
- Jogos pela seleção: 77
- Gols pela seleção: 54
- Posição: Centroavante
Gabriel Batistuta foi o mais próximo que a Seleção Argentina chegou de ter um Ronaldo Fenômeno para chamar de seu.
O hermano tinha o mesmo faro de gol do brasileiro e um talento grande o bastante para se virar nas mais diversas situações, sendo muito comparado com ele durante um tempo, não só pelos gols, mas também pelos severos problemas no joelho.
Mas Batistuta tem méritos próprios para estar entre os melhores jogadores da Argentina na história. O íntimo relacionamento com o gol o fizeram ser, por muitos anos, o maior artilheiro da história da alviceleste.
Daniel Passarella (6º)
- Clube que atuou: River Plate, Inter de Milão e Fiorentina
- Período em atividade: 1972-1989
- Jogos pela seleção: 70
- Gols pela seleção: 22
- Posição: Zagueiro
Daniel Passarella, fica na 6ª posição da lista de melhores jogadores da história da Argentina. O atleta é o único a conquistar dois títulos mundiais pela Seleção.
Considerado o melhor defensor do país, foi capitão na Copa de 1978 e um importante reserva em 1986. Mesmo com apenas 1,74m, Passarella dominava a própria área com técnica, posicionamento preciso e impulsão impressionante.
Na área adversária, destacava-se por sua habilidade, tornando-se o maior zagueiro artilheiro da história do futebol argentino, com 99 gols, incluindo 22 pela Seleção.
Ubaldo Fillol (5º)
- Principais clubes: Quilmes, River Plate, Argentinos Juniors, Flamengo, Atlético de Madrid, Racing e Velez Sarsfield
- Período em atividade: 1969-1991
- Jogos pela seleção: 58
- Posição: Goleiro
Ubaldo Fillol é o único goleiro entre os melhores jogadores da Argentina, uma tarefa desafiadora em um país onde até os defensores são conhecidos por marcar gols.
Idolatrado por suas atuações na Copa do Mundo de 1978, Fillol é referência na posição, especialmente por sua agilidade, reflexo e habilidade em usar os pés para defesas improváveis.
Suas habilidades foram consagradas em grandes times, como a Seleção de 78, o River Plate dos anos 70 e 80, e o Flamengo dos anos 80.
Mario Kempes (4º)
- Clubes que atuou: Rosario Central, Valencia, River Plate, Hercules, First Viena, VSE St. Polten, Kremser SC, CDF Vial e Pelita Jaya,
- Período em atividade: 1972-1996
- Jogos pela seleção: 43
- Gols pela seleção: 20
- Posição: Centroavante
Mario Kempes garantiu seu lugar entre os melhores jogadores da Argentina por rivalizar com Diego Maradona em uma era dourada do futebol argentino.
Nos anos 80, enquanto Maradona brilhava no Boca Juniors, Kempes dava seus últimos passos no River Plate. Antes dessa disputa, Kempes já era um dos maiores jogadores do país, destacando-se como artilheiro e craque da Copa do Mundo de 1978, marcando seis gols nos últimos três jogos.
Além de suas façanhas na Seleção e no River, Kempes conquistou títulos e liderou artilharias no Rosario Central e no Valencia, na Espanha.
Alfredo Di Stéfano (3º)
- Clubes que atuou: Huracan, River Plate, Millionarios, Real Madrid e Espanyol.
- Período em atividade: 1943-1966
- Jogos pela seleção: 6
- Gols pela seleção: 6
- Posição: Atacante
Na 3ª posição da lista de melhores jogadores da Argentina, temos Alfredo Di Stéfano é um dos melhores jogadores da história da Argentina, mas seu talento transcendeu nacionalidades.
Ele é um dos maiores artilheiros do Real Madrid, da Seleção Espanhola, do Millionários da Colômbia e do Campeonato Espanhol, além de ter conquistado títulos e artilharias com o River Plate, onde brilhou nos anos 40.
Atuou por várias seleções nacionais, incluindo a colombiana, o que o fez ser punido pela FIFA e perder as Copas de 1950 e 1954.
Naturalizado espanhol, Di Stéfano não jogou a Copa de 1958 por lesão, mas foi eleito o melhor jogador europeu do século XX, se consolidando como um dos melhores jogadores da Argentina.
Lionel Messi (2º)
- Principais clubes: Barcelona, PSG e Inter Miami
- Período em atividade: 2005-
- Jogos pela seleção: 180
- Gols pela seleção: 106 gols
- Posição: Atacante
Lionel Messi, o segundo melhor jogador da história da Argentina, poderia facilmente estar em primeiro lugar.
Com seis prêmios de melhor do mundo, quatro títulos da Liga dos Campeões, um Mundial Interclubes, dez campeonatos espanhóis e inúmeros recordes de artilharia, ele é o jogador argentino mais bem-sucedido de todos os tempos.
Messi combinou a habilidade sul-americana com a objetividade europeia, criando uma nova posição em campo e transformando o futebol.
Em 2022, realizou o sonho de vencer uma Copa do Mundo, derrotando a França na final. Com essa conquista, Messi se consolida entre os maiores nomes do futebol mundial e se consolidando como um dos melhores jogadores da Argentina da história.
Ver essa foto no Instagram
Diego Maradona (1º)
- Principais clubes: Boca Juniors, Napoli
- Período em atividade: 1976-1998
- Jogos pela seleção: 91
- Gols pela seleção: 34
- Posição: Meia-atacante
Diego Armando Maradona foi um jogador incomparável, humanamente falível e divinamente talentoso, um verdadeiro “Díos” do futebol. Ele representou como ninguém a paixão do povo argentino, transcendendo o esporte com a mesma habilidade com que driblava adversários.
Maradona merece ser o líder indiscutível da lista dos melhores jogadores da Argentina. Revelado no Argentinos Juniors, seu nome se tornou símbolo de estádios, como no caso de Nápoles, onde foi homenageado postumamente.
No Boca Juniors, ganhou um camarote na Bombonera; no Gimnasia, seu último clube, recebeu um trono. Esse reconhecimento não foi apenas pelo carisma, mas por gols, títulos e jogadas geniais.
Maradona deu ao Napoli seus primeiros títulos italianos, e no Boca e Barça, momentos preciosos de seu auge. Na Seleção Argentina, entregou sua vida, conquistando a Copa do Mundo de 1986 com atuações inesquecíveis, especialmente contra a Inglaterra, onde marcou o gol da “Mano de Díos” e outro antológico, driblando vários adversários.
A dualidade entre seus feitos divinos e erros humanos marca sua lenda. Por tudo isso, Maradona é, e provavelmente sempre será, o maior jogador da história da Argentina.
E aí, o que achou da lista dos melhores jogadores da Argentina? Confira outras listas de craques do futebol mundial:
- Os 10 maiores jogadores da França de todos os tempos
- Os 10 maiores jogadores da história do Botafogo
- Brasil x Argentina: maiores jogos, goleadas e quem mais venceu
- Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol
- Os 10 maiores batedores de falta do mundo em todos os tempos
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeira apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e a três anos no Esportelândia, e tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes, sempre com entusiasmo e dedicação!