Boca Juniors, River Plate e mais sete: confira quais são os 10 clubes com as maiores torcidas da Argentina

Se fosse para considerar a paixão, seriam dois resultados possíveis na lista das maiores torcidas da Argentina: ou ela não sairia, por falta de consenso, ou ela seria tão grande quanto o número de times que o país sedia. E todos empatados em 1º, claro.

Na frieza dos números, porém, a realidade é bem diferente. Assim como na lista dos maiores times da Argentina, há uma grande distância entre os cinco gigantes do país e os demais. Diferença, aliás, que motivou uma separação metedológica, como você verá mais para frente.

Para o conteúdo a seguir, levamos em conta as mais diversas e mais recentes pesquisas, sempre tentando trazer alguma informação a mais sempre que possível. Sem mais delongas, confira a relação dos clubes argentinos com mais torcedores de futebol.

As 5 maiores torcidas da Argetina

  1. Boca Juniors
  2. River Plate
  3. Racing
  4. Independiente
  5. San Lorenzo

5º. San Lorenzo

Torcida do San Lorenzo no bairro de Boedos
(Fernando GENS / TELAM / AFP)

A torcida do San Lorenzo é uma das mais ricas culturalmente em todo mundo. É o time para qual o Papa Francisco torce, afinal de contas. Mas é também aquela que cria a maioria das músicas cantadas durante as partidas da Seleção. Até Maradona os colocou como os “mais engenhosos” do futebol argentino.]

La sinfonia del fútbol, como é conhecida a massa do time Almagro, também tem uma incrível história com o bairro de origem do time, cujo estádio virou um supermercado e depois voltou a ser adquirido pelo clube. Ah! E são cerca de 1,7 milhão de hinchas.

4º. Racing

torcida no estadio do racing

Uma pesquisa de 2012 do Diário Olé calculou que um pouco menos que 6% da população argentina é hincha do Racing de Avellaneda. Com a população argentina batendo os 45 milhões, são aproximadamente 2,5 milhões de fanáticos por La Academia.

Apesar da quarta posição na lista das maiores torcidas da Argentina, a hinchada do Racing é considerada como uma das mais fanáticas do mundo. Foi capaz, por exemplo, de impedir a falência do clube em 1999, quando seus números eram menores que os atuais.

3º. Independiente

torcida no estadio do indepediente

O Independiente vem há um tempo ostentando a posição de terceiro maior clube da Argentina, o que se justifica tanto nos números de títulos nacionais como no número de torcedores.

Uma pesquisa do site Promiedos calculou que são um pouco menos de 3 milhões de torcedores do Rey de Copas, 6,7% da população argentina. Eles lotam com facilidade e assiduidade os 49,5 mil lugares do Estádio Libertadores de America.

2º. River Plate

Se andássemos pelas ruas das cidades argentinas perguntando os times do coração dos transeuntes, de dez deles, apenas três deles diriam os outros oito times dessa lista. Sete deles ficariam, inevitavelmente, entre Boca Juniors e River Plate.

Desses sete, é mais provável que três deles torçam para o River. Um levantamento de 2016 da Conmebol apontou que são 15,2 milhões de Gallinas, um pouco mais que 30% de toda a população Argentina.

1º. Boca Juniors

A Argentina pode até se dividir entre Boca Juniors e River Plate, mas divide mais para o primeiro do que para o segundo. O levantamento de 2016 da Conmebol contabilizou 16,5 milhões de fanáticos xeneizes.

Os bosteros — apelido vindo da rivalidade com o River — são 46% da população. O que isso significa? Que não somente estão no topo  das maiores torcidas da Argentina, mas são proporcionalmente a maior torcida do mundo.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:

Os demais clubes argentinos com mais torcedores

Em 2012, a empresa de consultoria Equis publicou, a pedido do Diario Clarín, a até hoje mais completa pesquisa sobre torcedores argentinos. Ela dá números totais, porcentagens, divisão regional, enfim, um belo pedaço de informação.

Nela, os cinco primeiros times são os mesmos que você viu acima, com números proporcionalmente similares:

  1. Boca Juniors: 40,4 % – 16,4 milhões
  2. River Plate: 32,6 % – 12,6 milhões
  3. Independiente: 5,5 % – 2,2 milhões
  4. Racing: 4,2 % – 1,7 milhões
  5. San Lorenzo: 3,9 % – 1,5 milhões

Da quinta torcida para baixo, porém, as diferenças entre os números são estatisticamente muito baixos para, passados nove anos e diversas transformações nas forças  do futebol argentino, considerarmos como verdade absoluta.

Fora que nos anos seguintes outras pesquisas, essas envolvendo um pouco mais a internet, apontaram para mudança nas ordens apresentadas. Ao mesmo tempo, por sua natureza exclusiva, também não podem representar a total realidade da população argentina.

Assim, o mais prudente é listar quais são as equipes que mais aparecem nessas pesquisas e apontar o que os resultados indicam, ao invés de enumerá-las definitivamente.

Os hinchas do Rosario Central, por exemplo, aparecem como a sexta maior torcida na pesquisa da Equis, com cerca de 690 mil membros. O resultado é similar na pesquisa do app Futbol Para Todos.

No Diário Olé, em 2014, estão na 13ª colocação no método de pesquisa que envolvia a compra do jornal e o recebimento de uma senha pelo celular. No censo nacional do site TyC Sports, de 2015, ficaram em 3º; no ranking do Twitter de 2020, os 10ºs.

As rivalidades nas estatísticas das maiores torcidas da Argetina

Na internet, o rival do Rosario, o Newell’s Old Boys, é o quarto no Twitter e no censo da TyC. No app, fica na sétima posição e na pesquisa do Olé, em 8º. Em 2012, a Equis apontou para 490 mil torcedores, a 10ª maior torcida da Argentina.

Nessa mesma pesquisa, o clássico de La Plata, entre Estudiantes e Gimnasia, ficou empatado, cada um com 650 mil hinchas. Nos demais indicadores, o Estudiantes sai sempre na frente, com destaque no Twitter, onde é o 7º clube com mais torcedores.

O mesmo acontece na rivalidade da cidade de Córdoba. Talleres e Belgrano tinham os mesmos 530 mil fanáticos para a Equis.

Nas redes sociais, o Talleres fica na 8º posição, com o Belgrano na 9º, e no TyC os dois são os 8º e o 11º, respectivamente; no Diario Olé, 7º e 15º. Só muda a pesquisa do Fútbol Para Todos, em que o Belgrano é o 9º e o Talleres nem na lista aparece.

Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Argentina, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:

*Última atualização em 5 de dezembro de 2020

Salvar