Muitos pro players já tiveram a honra de disputar o CBLoL. Poucos, entretanto, entraram, de fato, para a história. É por isso que decidimos elencar os dez melhores jogadores brasileiros de LoL de todos os tempos!
O game virou febre no país no início da última década. Então não demorou para que os primeiros campeonatos começassem a ser disputados. A Série A do League of Legends no Brasil, como conhecemos atualmente, existe desde 2012.
Foi difícil selecionar os grandes craques do cenário nacional. Ainda mais em ordem. Mas aqui estão os escolhidos! Reunimos números, estatísticas, títulos e muito mais. Fique à vontade para concordar (ou não) com a lista nos comentários. Combinado?
Melhores jogadores brasileiros de LoL
- brTT
- tockers
- micaO
- Revolta
- Kami
- Mylon
- Jockster
- Yang
- dyNquedo
- takeshi
takeshi (10º)
- Nome: Murilo Alves
- Posição: meio
- Período: 2011-2019
Abrimos a lista de melhores jogadores brasileiros de LoL com Murilo Alves.
Takeshi foi um dos atletas mais antigos do cenário e muito contribuiu para o crescimento do League of Legends no país. Querido pelo público, companheiros e rivais, pendurou o mouse em 2019 para se tornar comentarista.
“Capita” passou por Insight eSports, CNB, Keyd Stars, paiN Gaming e Team oNe. Disputou 244 partidas oficiais, jogou majoritariamente na rota central e foi um dos players mais consistentes do competitivo.
dyNquedo (9º)
- Nome: Matheus Rossini
- Posição: meio
- Período: 2016-presente
- Status: na paiN Gaming
- CBLoL: 2x campeão (2018)
Matheus Rossini é o jogador mais novo da lista de melhores jogadores brasileiros de LoL.
Sua carreira profissional começou em 2016, mas o tempo já foi o suficiente para garantir um lugar entre os melhores da história. Afinal, estamos falando de um atleta bicampeão e MVP do CBLoL.
Ver essa foto no Instagram
Habilidoso e extremamente consistente dentro de Summoner's Rift, dyNquedo foi a grande estrela da KaBuM em 2018. Naquela temporada, os Ninjas venceram ambas as etapas do Campeonato Brasileiro e disputaram as duas competições internacionais do calendário.
Yang (8º)
- Nome: Felipe Zhao
- Posição: topo
- Período: 2016-2020
- CBLoL: 3x campeão (2015 e 2016)
Felipe Zhao é um dos melhores jogadores brasileiros de LoL tanto na história quanto na atualidade.
Yang viveu o seu ápice em 2016, quando se tornou uma das principais peças do “Exódia“. O ex-atleta da INTZ revolucionou a rota superior e foi o maior craque da posição durante alguns anos. Hoje tenta se firmar novamente como referência.
Jockster (7º)
- Nome: Luan Cardoso
- Posição: suporte
- Período: 2013-2020
- CBLoL: 3x campeão (2015 e 2016)
Luan Cardoso também ganhou notoriedade ao se tornar pilar da INTZ tricampeã brasileira em 2016. Por tudo que fez no cenário – e não só pelos Intrépidos – certamente merece estrar entre os melhores jogadores brasileiros de LoL.
Jockster foi um suporte mais agressivo do que os colegas de posição. Além disso, tinha uma champion pool bem vasta. Também chegou a atuar em outras posições – tamanho era o seu conhecimento sobre o jogo. Não à toa se tornou técnico.
Mylon (6º)
- Nome: Matheus Borges
- Posição: topo
- Período: 2012-2023
- CBLoL: 3x campeão (2012, 2014 e 2015)
Há quem diga que Matheus Borges foi o melhor top laner que o Brasil já viu. E de fato Mylon se sobressaiu em relação aos adversários enquanto esteve ativo no cenário. Sagrou-se tricampeão brasileiro e, de quebra, disputou o Mundial 2015.
O ex-atleta fez parte da vTi Ignis, a primeira campeã da história do CBLoL. Depois, se transferiu para Keyd Stars e paiN Gaming – onde também faturou títulos. Se destacou pelo estilo agressivo, personalidade forte e senso de liderança.
Mylon também se orgulha (ou não) de ter sido um dos jogadores mais polêmicos de todos os tempos. Trash talk era com ele mesmo! Por fim, seu backdoor de Shen foi considerado uma das plays mais marcantes de todos os tempos. Confira abaixo:
Kami (5º)
- Nome: Gabriel Bohm
- Posição: meio
- Período: 2011-2020
- CBLoL: 2x campeão (2013 e 2015)
Gabriel Bohm é o quinto colocado em nossa lista de melhores jogadores brasileiros de LoL.
Mesmo após quase uma década de trajetória, continua sendo um dos grandes arquitetos do cenário nacional, sempre contribuindo para o desenvolvimento dos esports a nível profissional.
O curioso sobre Kami é que ele defendeu apenas um time na carreira inteira, por onde, inclusive, ainda permanece fiel: paiN Gaming.
Foi lapidado, ganhou dois splits do CBLoL, aposentou-se temporariamente e já voltou à ativa. Tudo por lá.
Ganhou o apelido de “Brazilian Faker” por ser um player muito habilidoso e mecanicamente diferenciado. Por fim, foi o primeiro atleta de League of Legends a se declarar abertamente gay no Brasil, marco extremamente importante para o competitivo.
Revolta (4º)
- Nome: Gabriel Henud
- Posição: caçador
- Período: 2013-2020
- CBLoL: 3x campeão (2015 e 2016)
“Roubou! É incrível! É o Revolta!” Se você acompanha o cenário brasileiro há algum tempo, certamente já ouviu esse famoso bordão imortalizado pela voz do narrador Diego Toboco.
Gabriel Henud, caçador hoje na KaBuM, foi o pivô de vários momentos emocionantes como esse e tem seu ligar de destaque entre os melhores jogadores brasileiros de LoL.
O jungler se notabilizou pelos roubos de Barão em momentos decisivos. Além disso, foi a cabeça pensante do “Exódia”, quinteto da INTZ que se sagrou tricampeão brasileiro – e é considerado um dos melhores de todos os tempos.
micaO (3º)
- Nome: Micael Rodrigues
- Posição: atirador
- Período: 2013-presente
- Status: na Liberty Academy
- CBLoL: 4x campeão (2015, 2016, 2020 e 2023)
Poucos atletas atuaram tanto tempo em alto nível como Micael Rodrigues, atual atirador da Liberty Academy.
O mineiro de Caratinga também foi membro do “Exódia”, o histórico quinteto o qual já mencionamos várias vezes ao longo do ranking de melhores jogadores brasileiros de LoL.
MicaO ostenta o status de tricampeão brasileiro, mas o ad carry também se destaca por outro grande feito: mil abates na carreira.
Nossa medalha de bronze está muito bem nas mãos do craque – que por vezes fica “fora de posição.” Entendedores entenderão.
tockers (2º)
- Nome: Gabriel Claumann
- Posição: meio
- Período: 2013-2019
- CBLoL: 4x campeão (2015, 2016 e 2017)
Gabriel Claumann ficou com a medalha de prata em nossa lista de melhores jogadores brasileiros de LoL da história. Quatro vezes campeão brasileiro (três com a INTZ e uma com a RED Canids), o habilidoso mid laner definitivamente merece o segundo lugar.
Tockers só não ergueu mais troféus que o primeiro lugar (sem spoilers, continue a leitura). O pro player tinha como marca registrada o seu variado leque de campeões assassinos, sempre mecanicamente preparado para explodir adversários.
Hoje técnico da Havan Liberty City, Claumann nunca escondeu seus gostos, críticas e ideais. O “anti-herói”do cenário brasileiro já deu entrevistas pra lá de polêmicas, mas sempre fez questão de expor seus pensamentos sobre o competitivo.
brTT (1º)
- Nome: Felipe Gonçalves
- Posição: atirador
- Período: 2012-2022
- CBLoL: 5x campeão (2013, 2014, 2015, 2017 e 2019)
Finalizamos a lista de melhores jogadores brasileiros de LoL com Felipe Gonçalves, indiscutivelmente o melhor jogador brasileiro de LoL da história.
O atirador carioca é um dos mais experientes do cenário e sempre deu raça em campo independente do time que defendeu.
Dono de uma fan base gigantesca no país, brTT não só coleciona milhões de seguidores nas redes sociais, mas também títulos. Ele é o maior campeão do CBLoL de todos os tempos, considerando atletas e organizações. São cinco troféus no total, erguidos entre 2013 e 2019.
O “Pai” também foi um dos poucos craques do mundo a alcançar a incrível marca de mil abates em jogos oficiais. Participou de dois Mundiais, um Mid-Season Invitational e do extinto International Wildcard. Uma verdadeira lenda dos esports!
Agora que você já conhece os melhores jogadores brasileiros de LoL, aprenda mais sobre outros esports:
- Mapa do Fortnite: conheça os sete melhores locais para pegar loot
- Legends of Runeterra: conheça tudo sobre o card game do LoL
- Mapas do CS GO: nomes das posições e todas as curiosidades
- 7 melhores jogadores de Fortnite do mundo
- 12 dicas de Football Manager para você ficar craque no jogo
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.